segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Naamã: O lider da aparencia



Naamã é curado da lepra – 2 Rs 5.v.1-19
Geazi é atacado da lepra – 2 Rs 5. v.20-27

Naamã: O Líder da Aparência
II Reis 5:1-19

DEUS NÃO PRECISA DE HOMENS MASCARADOS, MAS DE HOMENS CURADOS.
Naamã é o perfeito exemplo de um líder que anda segundo as aparências.
  • Comandante do Exército;
  • Era um Grande Homem;
  • De Muito Conceito.

NAS IGREJAS, “OS NAAMôS”, SÃO AQUELAS PESSOAS QUE PREGAM UMA COISA, MAS EM CASA (OU LÁ FORA) SE DESPEM DE SUA ROUPAGEM DE SANTIDADE.

Os “Naamã´s” de hoje, se preocupam com a postura, se preocupam apenas como são vistos pelos outros, e não como realmente são. Querem manter a posição, o prestígio, o reconhecimento, o poder, a farda. Ao invés disso, deveriam ser curados por dentro para poderem ser livres e verdadeiros.

Há uma grande inversão de valores, onde a aparência vale mais que o conteúdo.
Para ser puro é necessário se banhar nas sujas águas do Rio Jordão. Isso significa que é preciso se humilhar, é preciso afundar nas águas, para afogar, para matar o velho homem e ressurgir limpo, puro, com uma nova pele como de criança.  

NAAMÃ
Comandante do exército do rei da Síria - v.1
Era grande homem - v.1
De muito conceito – v.1
Por ele o Senhor dera vitória a Síria – v.1
Herói de guerra – v.1
Porém leproso – v.1
Ao ouvir a mensagem do profeta, mostra-se:
Orgulhoso – v.11
Descrente – v.11
Arrogante – v.12
Voltou-se indignado – v.12
Ao ouvir o conselho de seus servos:
Humilha-se – v.14
Obedece a voz de Deus – v.14
Foi curado – v.14
Reconhece o Deus de Israel como o único – v.15
Oferece uma grande oferta ao profeta Eliseu; que não a recebe – v.15
Levou uma carga da terra de Israel – v.17

UMA MENINA
Foi levada cativa; prisioneira – v.2
Ficou a serviço da mulher de Naamã – v.2
Perdoou e amou a Naamã – v.3
Tinha um excelente testemunho – v.4

ELISEU
Estava em Samaria – v.3
(Sig. Deus é Salvação)
Discípulo e sucessor de Elias – Cap.2 v.12-15
Repreende o rei de Israel – v.8
Confirma seu ministério profético – v.8
Não recebeu o grande homem com honrarias (Enviou um mensageiro) – v.10
Eliseu mandou Naamã lavar-se nas águas turvas do rio Jordão como uma simples demonstração de humildade e obediência – v.10
Eliseu recusa a oferta de Naamã – v.16

REI DE ISRAEL
Provavelmente Jorão (Jeorão)
Rasgou as suas vestes – v.7
Sem fé – v.7
Sem visão – v.7
Observou o milagre do ponto de vista pessoal (foi egocêntrico) – v.7
Esqueceu-se do simples homem de Deus – v.7

REI DA SÍRIA
Provavelmente Ben-Hadade III, 860-841 a.C
Enviou uma carta ao rei de Israel – v.5
O rei da Síria estava enganado ao supor que Eliseu trabalhava sob as ordens do rei de Israel – v.5
Acreditou no testemunho da menina – v.4

OS SERVOS DE NAAMÃ
Agiram com Empatia para com Naamã (Amaram a Naamã como a eles mesmos) – v.13
Aconselharam como quem quer o melhor para o amigo – v.13
Creram nas palavras do homem de Deus – v.13

GEAZI
Moço de Eliseu – v.20
Deixou a cobiça tomar conta do seu coração – v.20
Mentiu para Naamã usando o nome de Eliseu – v.22
Mentiu para Eliseu dizendo que não tinha ido a lugar nenhum – v.25
Por causa da Ganância e Desobediência, a lepra que estava em Naamã veio sobre Geazi – v.27

RIOS
Rio Jordão – O principal rio da Palestina – o rio Jordão é um rio lodoso, cheio de lama e com águas barrentas - Foi atravessado milagrosamente pelos israelitas; por Elias e Eliseu; Jesus Cristo foi batizado nesse rio por João Batista. – v.10

Rio Abana e Farfar - Os rios Abana e Farfar são rios límpidos, grandes e muito melhores aparentemente que o sujo rio Jordão,eu nunca tinha pensado nisso! Eles, Abana e Farfar, só tem um probleminha muito pequeno, eles não curam. Adoramos o caminho límpido, largo e bonito de se mergulhar, o único problema é que esses caminhos não levam a DEUS. – v.12

Esboço de Personagens Bíblicos

Texto: 2 Reis 5
1 E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
8 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
16 Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
17 E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.
18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
19 E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.
20 Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
21 E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
22 E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
23 E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.
24 E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.
25 Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
26 Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

Ruber Alberto Tadeu de Araújo – janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.