quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ALEGRIA EM FILIPENSES


FILIPENSES: BOAS NOVAS DE ALEGRIA

 

A primeira igreja na Europa foi fundada em Filipos (At 16.11-40). Nesta cidade, Paulo estabeleceu uma igreja muito dinâmica. Chegou a receber ajuda financeira dos filipenses (2 Co 11.9, Fp 1.5, 4.15-16).

Além de agradecer pela ajuda, Paulo escreveu a eles, estando na prisão (Fp 1.7, 13, 20), exortando aos filipenses á uma vida cheia de alegria cristã, vivendo corretamente na presença de Deus (Fp 1.10, 27, 2.12-18, 3.1, 4.4).

Leia Fp 2.5-11. Esta é uma das passagens mais lindas do Novo Testamento.

Mas, na igreja de Filipos, havia adversários (1.28, 3.2, 18-19). Estes eram pessoas mundanas, e Paulo ensina que “nossa pátria está nos céus”(3.20), e nosso pensamento deve se ocupar com coisas virtuosas (4.8-9).

 

Amados, julgo importante notar que a palavra ALEGRIA aparece 16 vezes (incluindo seus sinônimos) nos 4 capítulos do livro de Filipenses. A seguir estão as referências.

 

1.               Agradecendo pelos Filipenses. Fp 1.3-4 (Gozo na oração, 1.4)

1:3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,
1:4 fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas,

1.5 Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.


2.              Quando Cristo é anunciado. Fp. 1.18 (Gozo no evangelho, 1:18)

1:18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda.

 

3.              Pela Hora de sua Morte. Fp. 1.23 (Gozo na vida ou na morte, 1.23)

1.23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

 

4.              Pela fé dos seus irmãos - Fp. 1.25 (Gozo na convivência cristã, 1.25)

1:25 E, tendo esta confiança, sei que ficarei e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,

 

5.               Sobre a Unidade dos Crentes - Fp. 2.1-2 (Gozo na comunhão cristã, 2:1-2)

2:1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
2:2 completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

 

6.              Sobre no Ministério Cristão - Fp. 2.14 (Gozo na ação ministerial, 2:14)

2.14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;

 

7.               Sobre o sacrifícios pelos irmãos – Fp 2.17 (Gozo nos sacrifícios pela causa, 2:17-18)

2:17 E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.

2:18 E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.

 

8.               Alegria plena no senhor – Fp. 1.25 (Gozo da Fé, 2:25)

2: 25. Persuadido disto, sei que ficarei e continuarei com todos vós para o vosso progresso e gozo da fé, 26. a fim de que o motivo da vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus pela minha presença de novo convosco.

 

8. A alegria de receber e de honrar um amado servo de Deus – Fp 2.28, 29 (Gozo de Servo do Altissimo, não somente em conhecer a vontade de Deus, porem em praticar.)

2:28 Por isso, vo-lo enviei mais depressa para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza.

2:29 Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra.

 

9.              Na comunhão do Senhor – Fp 3.1 (Gozo no Senhor, 3:1)

3:1 Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.

 

10.           Na compaixão – Fp 3.16 (Gozo no Servir, 3:16)

3.16 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.

 

11.             Nos irmãos – Fp 4.1(Gozo nos irmãos, 4.1)

4:1 Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor amados.

 

12.            É motivada pela alegria permanente – Fp. 4.4 (Gozo na motivação fraternal, 4.4)

4:4 Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez vos digo: regozijai-vos!

 

13.            Ações na vida cristã – Fp. 4.8 (Gozo pela salvação e reconciliação com o Eterno em Cristo Jesus, 4.8)

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” – Fp. 4.8.

 

14.            Sobre o Cuidado dos irmãos – Fp. 4.10 (Gozo no cuidado entranhável pela igreja, 4:10)

4:10 Ora, muito me regozijarei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.

 

15.            Na confiança plena no Senhor – Fp. 4.10 (Gozo na confiança que já tenho tudo que posso no meu Senhor, 4:10)

4.13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

 

Finalizando, queremos sinalizar que a alegria não depende de circunstâncias, mas de estar em Cristo. E a alegria é fruto do Espírito. E quais os elementos que contribuem para a alegria?  - a oração incessante, a pregação de Cristo, a fé, a fraternidade entre os irmãos, o sofrimento;  sim, o sofrimento, o sofrimento é alegria, também; a fidelidade de um companheiro, servo de Cristo, o ganhar almas para Cristo, o sustento de missionários, a liberalidade nas ofertas e nada e ninguém poderá tirar do crente essa alegria em Cristo! Que o Senhor vos abençoe!

 

A carta tem vários conselhos práticos, como, por exemplo:

“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo” – Fp. 1.27

“Considerando cada um os outros superiores a si mesmo” – Fp 2.3

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”- Fp. 2.5

 

 

 

Comunidade Messiânica Ebenezer

“Até aqui nos ajudou o Senhor”


Alberto Araújo

(65)9206-4383 – alberttoaraujo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.