Evangeliquês
para principiantes (com sinônimos em português)
Nem sempre é fácil
entender algumas frases e expressões usadas na igreja. Esses termos muito
específicos, que não são usados na linguagem comum, são por vezes chamados de
"evangeliquês". Mas não desespere! Você não precisa ficar repetindo
coisas sem entender. Veja em baixo o que algumas das coisas mais faladas na
igreja significam em português corrente:
Saudar com a paz do Senhor
2 Graça e paz, de Deus nosso Pai, e do Senhor
Jesus Cristo, sejam convosco.
7 A todos que estais em Roma,
amados de Deus, e chamados de santos: convosco haja graça e paz da parte de
Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Graça,
etc. – (Veja em Jo 1:14).
e
paz – a paz que Cristo fez através
do sangue da sua cruz (Cl 1:20), e que reflete no seio crente “a
paz de Deus que excede todo o entendimento” (Filemon 4: 7).
de
Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo – “Nada fala mais decisivamente para a
divindade de Cristo do que estas justaposições de Cristo com o Deus eterno, que
perpassa toda a linguagem das Escrituras, e a derivação de influências
puramente divinas Dele também . O nome de nenhum homem pode ser colocado ao lado do Todo-Poderoso. Ele
somente, em quem a Palavra do Pai que é Ele mesmo Deus se fez carne, pode ser
nomeada ao lado Dele; pois os homens são ordenados a honrá-lo, assim como
honram o Pai (Jo 5:23)
”(Olshausen).
3 Graça seja convosco, e a paz de Deus nosso
Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
paz…peculiarmente necessária na igreja de Corinto,
devido às suas dissensões. Neste verso ver em Rm 1: 7.
2 Graça
e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3 Graça seja convosco, e também a paz de Deus nosso
Pai, e do Senhor Jesus Cristo,
de… de – Omit o segundo “de.” O grego junta Deus
Pai e nosso Senhor Jesus Cristo em união de armário, lá sendo mas a uma
preposição.
Significado: dizer bom dia/boa tarde/boa
noite
Origem: Os judeus se cumprimentavam desejando
paz vinda de Deus uns aos outros. Isso era uma forma de mostrar amor e
preocupação pelo bem-estar do outro. Essa prática continuou entre os cristãos,
que também reconheciam que a paz de Deus só pode ser alcançada através de
Jesus.
Termos
parecidos: "Deus te
abençoe" - desejar que a pessoa receba coisas boas de Deus.
Unção de Deus
21 Mas
o que nos confirma convosco, e o que nos ungiu, é Deus.
em Cristo – isto é, na fé de Cristo – em crer em
Cristo.
nos ungiu – Como “Cristo” é o “Ungido” (que Seu nome
significa), assim “Ele ungiu (grego,” chrisas “) nós”, ministros e pessoas
crentes igualmente, com o Espírito (2Co 1: 22; 1Jo 2:20, 1Jo 2:27). Por isso, nos tornamos “um doce
sabor de Cristo” (2Co 2:15).
22 O qual também nos selou, e nos deu o penhor
do Espírito em nosso corações.
selou – Um selo é um símbolo assegurando a posse da
propriedade a um; “Selado” aqui responde a “nos confirma” (2Co 1:21; 1Co 9: 2).
o penhor do Espírito – isto é, o Espírito como o
penhor (isto é, dinheiro dado por um comprador como penhor pelo pagamento
integral da quantia prometida). O Espírito Santo é dado ao crente agora como
uma primeira parcela para assegurar-lhe sua herança completa como um filho de
Deus será seu futuro (Ef 1:13, Ef 1:14). “Selado com o
Espírito Santo da promessa, que é o penhor de nossa herança até a redenção da
possessão adquirida” (Rm 8:23).
O Espírito é o penhor do cumprimento de “todas as promessas” (2Co 1:20).
Significado: a escolha de alguém para um propósito
especial de Deus
Origem: No Antigo Testamento, quando
uma pessoa ou um objeto era consagrado para servir a Deus de maneira especial,
era ungido com óleo. Reis, sacerdotes e profetas eram ungidos para marcar o
início de seu serviço a Deus. No Novo Testamento, a unção espiritual representa
a consagração de cada cristão a Deus quando se converte. Quem ama Jesus tem um
propósito especial: servir a Deus e dar glória a ele.
Termos
parecidos: "Sentir
um chamado de Deus" - quando alguém sente que está sendo orientado por
Deus para fazer alguma coisa. "Ministério" - um trabalho ou uma área
a que uma pessoa se dedica com o propósito de ajudar outras pessoas espiritualmente
ou contribuir para o trabalho da igreja.
Coberto pelo sangue do cordeiro
18 e
sabei que não foi por coisas destrutíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que recebestes dos vossos pais,
Outro
motivo para o medo reverente e vigilante (1Pe 1:17) de desagradar a Deus, a
consideração do preço caro de nossa redenção do pecado. Observe, somos nós que
somos comprados pelo sangue de Cristo, não o céu. O sangue de Cristo não está
nas Escrituras, disse para comprar o céu para nós: o céu é a “herança” (1Pe 1: 4) dado a nós como filhos, pela
promessa de Deus.
prata
e ouro – grego,
“ou”. Compare as próprias palavras de Pedro, At 3: 6: uma coincidência indesejada.
resgatados – O ouro e a prata estão
sujeitos à corrupção, não podem libertar ninguém da morte espiritual e
corporal; eles são, portanto, de muito pouco valor. Contraste 1Pe 1:19, o “sangue precioso” de Cristo. Os
israelitas foram resgatados com meio siclo cada um, que foram em direção a
comprar o cordeiro para o sacrifício diário (Êx 30: 12-16;
compare Nm 3: 44-51
). Mas o Cordeiro que redime os israelitas espirituais o faz “sem dinheiro nem
preço”. Dedicado pelo pecado à justiça de Deus, a Igreja do primogênito é
redimida do pecado e da maldição com o sangue precioso de Cristo (Mt 20: 28; 1
Timóteo 2: 6; Tt 2:14; Ap 5: 9). Em todas
essas passagens há a idéia de substituição, a doação de uma para outra por meio
de um resgate ou equivalente. O homem é “vendido sob o pecado” como escravo;
cale-se sob condenação e a maldição. O resgate foi, portanto, pago ao Juiz justamente
enfurecido, e foi aceito como uma satisfação vicária pelo nosso pecado por
Deus, visto que era o Seu próprio amor bem como a justiça que o designava. Um
israelita vendido como servo por dívida poderia ser resgatado por um de seus
irmãos. Portanto, como não pudemos nos redimir, Cristo assumiu nossa natureza
para nos tornar o parente mais próximo de nossos irmãos e irmãs e, portanto,
nosso Deus ou Redentor. A santidade é o fruto natural da redenção “da nossa
conversa vã”; porque aquele por quem somos redimidos é também aquele por quem
somos redimidos. “Sem a justa abolição da maldição, ou não se encontrava
livramento, ou, o que é impossível, a graça e a justiça de Deus devem ter
entrado em colisão” [Steiger]; mas agora, tendo Cristo levado a maldição do nosso
pecado, liberta-se daqueles que são feitos filhos de Deus pelo Seu Espírito.
vã
maneira –
auto-enganador, irreal e não-lucrativo: promete o bem que não executa. Compare
com os gentios, At 14:15; Rm 1:21; Ef 4:17; quanto aos
filósofos humanos, 1Co 3:20; quanto aos judeus desobedientes, Jr 4:14.
de
viver – curso da
vida. Para saber qual é o nosso pecado, precisamos saber o que custa.
que
recebestes dos vossos pais –
as tradições dos judeus. “A piedade humana é uma blasfêmia vã e o maior pecado
que um homem pode cometer” [Lutero]. Há apenas um Pai a ser imitado, 1Pe 1:17; compare Mt 23: 9, a mesma
antítese (Bengel).
19 mas
sim, pelo sangue precioso, como de um cordeiro sem falha e sem contaminação: o
sangue de Cristo.
precioso – de valor inestimável. A ordem
grega é: “Com sangue precioso, como de um cordeiro sem mácula (em si mesmo) e
sem mancha (contraído pelo contato com outros), (mesmo o sangue) de Cristo.”
Embora muito homem, permaneceu puro em si mesmo ( “Sem defeito”), e não
infectado por qualquer impressão de pecado de fora (“sem mancha”), que o teria
inutilizado por ser nosso Redentor expiatório: assim o cordeiro pascal, e toda
vítima sacrificial; da mesma forma, a Igreja, a Noiva, por sua união com Ele.
Como a redenção de Israel do Egito exigia o sangue do cordeiro pascal, assim
nossa redenção do pecado e da maldição requeria o sangue de Cristo;
“Preordenado” (1Pe 1:20) desde a eternidade, como o
cordeiro pascal foi retomado no décimo dia do mês.
20 Ele
já era conhecido desde antes da fundação do mundo, mas foi manifesto no fim dos
tempos por causa de vós,
A
pré-ordenação eterna de Deus ao sacrifício redentor de Cristo e a sua conclusão
nestes últimos tempos para nós são uma obrigação adicional para a nossa
manutenção de uma caminhada sagrada, considerando quão grandes coisas foram
feitas para nós. A linguagem de Pedro na história corresponde a isso aqui: uma
coincidência indesejada e marca de genuinidade. Redenção não foi uma reflexão
tardia, ou remédio de um mal imprevisto, planejado no momento de seu
surgimento. A predestinação de Deus do Redentor refuta a difamação de que, na
teoria cristã, há um período de quatro mil anos de nada além de um Deus
indignado. Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo (Ef 1: 4).
conhecido – em Sua encarnação na
plenitude do tempo. Ele existiu desde a eternidade antes de ser manifestado.
no
fim dos tempos – 1Co 10:11, “os confins do mundo”. Esta
última dispensação, composta de “tempos” marcados por grandes mudanças, mas
ainda mantendo uma unidade geral, estende-se desde a ascensão de Cristo até a
Sua vinda. a julgamento.
21 que,
por meio dele, credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória,
para que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
por
meio dele – Compare “a
fé que é por ele”, At 3:16. Através de Cristo: Seu Espírito,
obtido por nós em Sua ressurreição e ascensão, nos capacitando a crer. Este
versículo exclui todos os que não “por ele acreditam em Deus”, e inclui todas
as épocas e climas que o fazem. Literalmente, “são crentes em Deus”. “Acreditar
em (grego, {Deus}”) expressa uma confiança interna: “por crer em amar a Deus,
entrar nele, e apegar-se a ele, incorporado em seus membros. Por esta fé o
ímpio é justificado, de modo que desde então a própria fé começa a trabalhar
pelo amor ”[P. Lombard] Para acreditar em (grego,“ {(epi}, ou caso dativo) Deus
expressa a confiança, que fundamenta se em Deus, repousando sobre Ele. “Fé em
(grego, {{en})” Seu sangue “(Rm 3:25)
implica que o Seu sangue é o elemento em que a fé tem o seu lugar próprio e
permanente. verso, At 20:21, “Arrependimento para (grego,
‘eis,’‹ em, ‘virando e entrando) Deus e fé para (grego,’ eis, ‘‹em’) Cristo”:
onde, como há mas um artigo tanto para o arrependimento quanto para a fé, os
dois estão inseparavelmente unidos enquanto juntos formam uma verdade, onde
“arrependimento” existe, existe “fé” quando alguém conhece a Deus o Pai
espiritualmente. então ele deve conhecer o Filho por quem somente nós podemos
ir ao Pai. Em Cristo temos vida: se não temos a doutrina de Cristo, não temos
Deus. O único caminho vivo para Deus é através de Cristo e Seu sacrifício.
que
o ressuscitou –
A ressurreição de Jesus por Deus é a base especial de nosso “crer”:
(1)
porque por meio dela Deus declarou abertamente Sua aceitação Dele como nosso
substituto justo;
(2)
porque, por meio dela e da Sua glorificação, Ele recebeu o poder, a saber, o
Espírito Santo, para transmitir à sua “fé” eleita: o mesmo poder que nos
capacita a crer como ressuscitou dentre os mortos. Nossa fé não deve ser
somente em Cristo, mas por e através de Cristo. “Já que na ressurreição de
Cristo e no domínio conseqüente nossa segurança é fundamentada, a fé e a
esperança encontram sua permanência; (Calvino)
para
que a vossa fé e esperança estejam em Deus – o objeto e o efeito da criação de Cristo
por Deus. Ele afirma qual foi o resultado real e o fato, não uma exortação,
exceto indiretamente. Sua fé flui da ressurreição dele; sua esperança de que
Deus tenha “dado a ele glória” e “quo”; (compare 1Pe 1:11, “glórias”). Lembre-se de que Deus
criou e glorificou Jesus como a âncora da sua fé e esperança em Deus, e assim
mantenha viva estas graças. Além de Cristo, poderíamos apenas temer, não
acreditar e esperar em Deus. Compare 1Pe 1: 3, 1Pe 1: 7-9, 1Pe 1:13, na esperança em conexão com a fé;
o amor é introduzido em 1Pe 1:22.
Significado: salvo/protegido por Jesus
Origem: No Antigo Testamento, Deus
instituiu sacrifícios para que quem se arrependesse pudesse receber perdão de
seus pecados. Quando uma pessoa pecava e se arrependia, podia oferecer um
cordeiro para morrer simbolicamente em seu lugar, derramando seu sangue. Esses
sacrifícios apontavam para o sacrifício que um dia Jesus iria fazer na cruz. No
Novo Testamento, Jesus é comparado com esses cordeiros sacrificados, porque ele
veio para tirar o pecado do mundo. Quem é salvo está coberto pelo sangue de
Jesus, que purifica de todos os pecados.
Termos
parecidos: "O sangue de
Jesus tem poder" - o sacrifício de Jesus na cruz nos trouxe salvação.
Aleluia
1 Aleluia! Louvai, vós servos do
SENHOR, louvai o nome do SENHOR.
A
ganância e o zelo são denotados pelas repetições enfáticas.
servos
do SENHOR – ou, todo o
povo de Deus.
Salmo 5.11 Mas se alegrem todos os que confiam em ti; clamai de
alegria para sempre; porque tu os proteges; e fiquem contentes em ti aqueles
que amam o teu nome.
Salmo 111.9 Ele enviou resgate a seu povo, ordenou seu
pacto para sempre; santo e temível é o seu nome.
A libertação que Ele proporcionou concedeu a Sua
aliança estabelecida. Assim Ele se manifestou na soma de Suas perfeições (Sl 20: 1, Sl 20: 7; Salmo 22:
3) digno de reverência.
A
majestade de Deus contrastava com sua condescendência e graciosa conduta em
relação à matéria humilde e um pedido de louvor. Dizem que os judeus usavam
isso e os Salmos 114-118 em seus grandes festivais, e os chamavam de o Grande
Hallel, ou Hino.
Significado: Deus seja louvado
Origem: A palavra aleluia aparece no Antigo
Testamento e é usada várias vezes nos Salmos. É uma expressão de louvor a Deus,
convidando as pessoas a se voltarem para Deus em gratidão.
Termos
parecidos: "Glória a
Deus/exaltado seja Deus" - dar honra a Deus, colocando-o acima de todas as
coisas.
Aleluia
significa louvem ao Senhor. Assim, sempre que
dizemos aleluia, estamos convidando quem está à nossa volta a louvar a Deus
junto conosco. Essa é uma forma de mostrar nossa alegria e nossa gratidão a
Deus.
As coisas do mundo
15 Não
ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do
Pai não está nele.
Não
ameis o mundo –
que jaz no maligno (1Jo 5:19), a quem vocês, jovens, venceram.
Tendo uma vez por todas, através da fé, vencido o mundo (1Jo 4:4; 1Jo 5:4), prossiga a conquista não
amando-o. “O mundo” aqui significa “homem e mundo do
homem” (Henry Alford), em seu estado e como caído de Deus. “Deus
amou (com o amor da compaixão) o mundo”, e devemos sentir
o mesmo tipo de amor pelo mundo caído; mas não devemos amar o mundo com
simpatia em seu afastamento de Deus; não podemos ter este último tipo de amor
pelo mundo separado de Deus, e ainda ter também “o amor do Pai” em
nós.
nem
as – Um homem pode
negar em geral que ele ama o mundo, ao mesmo tempo em que busca intensamente
algumas das SUAS COISAS: riquezas, honras ou prazeres.
Se
alguém –
portanto, a advertência, embora dirigida principalmente aos jovens, aplica-se a
todos.
o
amor do Pai não está nele. –
isto é, para “o Pai”. Os dois, Deus e o mundo (pecaminoso), são tão opostos que
ambos não podem ser amados de uma só vez. [JFB]
16 Pois
tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos, e a soberba da
vida, não é do Pai, mas do mundo.
Pois
tudo o que há no mundo –
pode ser classificado em um ou outro dos três; o mundo contém estes e não mais.
a
cobiça da carne –
isto é, o desejo que tem sua sede e fonte em nossa natureza carnal. Satanás
usou essa tentação em Cristo: Lc 4:3: “Ordena a
esta pedra que se transforme em pão”. A juventude está especialmente
sujeita a desejos carnais.
a
cobiça dos olhos –
a avenida através da qual as coisas exteriores do mundo, riquezas e beleza, nos
inflamam. Satanás usou essa tentação em Cristo
quando mostrou a Ele os reinos do mundo. Pela cobiça dos olhos, Davi (2Sl 11:2) e Acã caíram (Js 7:21). Compare a oração
de Davi, Sl 119:37; Mt 5:28. O único bem das
riquezas do mundo para seu possuidor é vê-las com os olhos. Compare Lc 14:18: “preciso
ir e vê-lo”.
soberba
da vida –
literalmente, “presunção arrogante”: exibição vaidosa. O orgulho era o pecado
de Satanás pelo qual ele caiu e forma o elo entre os dois inimigos do homem, o
mundo (respondendo à “cobiça dos olhos”) e o diabo (como “a cobiça da carne” é
o terceiro inimigo). Satanás usou essa tentação em Cristo ao colocá-lo no pináculo do templo que, em orgulho e presunção
espiritual, com base no cuidado de Seu Pai, Ele deveria se lançar para baixo.
Os mesmos três inimigos aparecem nas três classes de solo em que a semente
divina cai: os ouvintes do caminho, o diabo; os espinhos, o mundo; o subsolo
rochoso, a carne (Mt 13:18-23; Mc 4:3-8). A horrenda antitrindade do mundo,
a “cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida” são similarmente
apresentadas na tentação de Eva por Satanás: “Quando ela viu que a
árvore era boa para comida, agradável aos olhos e uma árvore a ser desejada
para tornar um sábio,” Gn 3:6 (uma
manifestação do” orgulho da vida”, o desejo de saber acima do que Deus
revelou, Cl 2:8, o orgulho do conhecimento não
santificado).
não
é do Pai, mas do mundo –
não nasce do “Pai” (usado em relação aos “filhinhos” precedentes, 1Jo 2:12). Somente aquele que é nascido de
Deus se volta para Deus; aquele que é do mundo se volta para o mundo; as fontes
de amor a Deus e amor ao mundo são irreconciliavelmente distintas. [JFB]
Significado: tudo que não agrada a Deus
Origem: No Novo Testamento, o mundo às
vezes representa as coisas ruins do mundo, que está corrompido pelo pecado. As
coisas do mundo são coisas erradas, que levam ao pecado e que o cristão deve
evitar. A Bíblia diz que nosso mundo está debaixo do poder do diabo mas quem
ama Jesus vive para as coisas de Deus.
Termos
parecidos: "A
carne" - os impulsos e as inclinações erradas da natureza humana.
Repreender
18 E
Jesus o repreendeu. Então o demônio saiu dele, e o menino sarou desde aquela
hora.
Significado: parar a ação de um demônio ou de uma
coisa ruim
Origem: Durante seu ministério, Jesus
expulsou muitos demônios de pessoas. Ele costumava os mandar calar e ir embora.
Quando os demônios ouviam a repreensão de Jesus, não tinham opção senão
obedecer e ir embora. Os discípulos também mandavam os demônios embora dessa
maneira, no nome de Jesus.
Termos
parecidos: "Está
amarrado" - afirmar que o demônio não tem mais poder (possivelmente uma
referência a uma parábola de Jesus sobre amarrar um homem forte antes poder
assaltar sua casa).
Amém
48 Bendito
seja o SENHOR, Deus de Israel, desde sempre e para sempre! E todo o povo diga
Amém! Aleluia!
Significado: assim seja; concordo
Origem: No Antigo Testamento amém era uma
forma de concordar com o que foi dito. Na oração do Pai Nosso, ensinada por
Jesus, a oração acaba com amém, para confirmar que a pessoa realmente deseja e
concorda com o que disse. Por isso, se tornou comum dizer amém no fim de uma
oração.
Termos
parecidos: "Que Deus
ouça" - desejar que algo que alguém disse se cumpra, com a ajuda de Deus.
Não,
amém não significa então até à próxima, Deus! A palavra amém não é uma forma de
dizer que a oração acabou (nem de mostrar que você está acordado no culto).
Amém
significa assim seja. Quando dizemos amém,
estamos dizendo que concordamos plenamente com o que foi dito e queremos que
aconteça. Dizer amém é uma forma de confirmar e apoiar totalmente o que foi
dito. Por isso, pense duas vezes antes de dizer amém!
Hosana
9 E os que
iam adiante, e os que seguiam, clamavam: Hosana, bendito o que vem no Nome do
Senhor!
Originalmente,
em hebraico hosana significava salva, por favor!. Mas depois hosana passou a
ser algo um pouco diferente - obrigado pela salvação.
Ao dizer hosana, estamos declarando que a salvação está em Jesus, que cremos
que ele nos salva.
Hosana! O Salvador Chegou - estudo bíblico sobre a
alegria da salvação
Quando
Jesus entrou em Jerusalém no Domingo de Ramos, o povo aclamou-o como rei,
gritando Hosana! e colocando ramos de palmeiras no chão diante dele. Hosana é
uma expressão hebraica que significa salva-nos, Senhor!, que vem do Salmo 118:
Com
o tempo, hosana passou a ser usado como expressão de louvor a Deus pela
salvação. As pessoas de Jerusalém sabiam que Jesus era a salvação que Deus
tinha prometido trazer. Seu rei, sua salvação tinha chegado. E isso era um bom
motivo para fazerem festa!
Assim
como o povo de Jerusalém celebrou a chegada de seu Salvador, nós também podemos
celebrar e alegrar-nos com a salvação.
A alegria da salvação
A
salvação é a bênção mais maravilhosa que Deus oferece. Quando tudo estava
perdido e não havia mais esperança, Jesus veio e mudou tudo! Se você crê em
Jesus, você está livre do pecado e da condenação e tem a esperança da vida
eterna. Como não ficar alegre com isso?
A
salvação enche o coração de alegria. Quando você se entrega a Jesus, ele traz
esperança eterna para sua vida. A salvação em Jesus é mais poderosa que todos
os problemas e as dificuldades, supera todo pecado e vence todo desespero. Nem
a morte consegue destruir quem ama Jesus!
Muitas
vezes procuramos alegria em outras coisas, mas essa alegria nunca dura. Todas
as coisas neste mundo falham. Mas a salvação nos dá uma alegria que não pode
ser destruída. Sim, ainda passamos por tempos de tristeza, mas sabemos que, em
Jesus, não vai durar para sempre. A salvação é nossa segurança e a vida eterna
com Jesus é o motivo de nossa alegria. Jesus é nosso salvador e isso nos traz
grande alegria.
Agradeça
a Deus hoje pela salvação!
Louve
a Deus de coração mas também com entendimento!
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