quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Evangeliques para principiantes


Evangeliquês para principiantes (com sinônimos em português)

Nem sempre é fácil entender algumas frases e expressões usadas na igreja. Esses termos muito específicos, que não são usados na linguagem comum, são por vezes chamados de "evangeliquês". Mas não desespere! Você não precisa ficar repetindo coisas sem entender. Veja em baixo o que algumas das coisas mais faladas na igreja significam em português corrente:

Saudar com a paz do Senhor
2 Graça e paz, de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, sejam convosco.
(Rm 1: 7; 1Co 1: 3; 2Co 1: 2; Gl 1: 3).

7 A todos que estais em Roma, amados de Deus, e chamados de santos: convosco haja graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
amado de Deus – (Compare Dt 33:12; Cl 3:12).
Graça, etc. – (Veja em Jo 1:14).
e paz – a paz que Cristo fez através do sangue da sua cruz (Cl 1:20), e que reflete no seio crente “a paz de Deus que excede todo o entendimento” (Filemon 4: 7).
de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo – “Nada fala mais decisivamente para a divindade de Cristo do que estas justaposições de Cristo com o Deus eterno, que perpassa toda a linguagem das Escrituras, e a derivação de influências puramente divinas Dele também . O nome de nenhum homem pode ser colocado ao lado do Todo-Poderoso. Ele somente, em quem a Palavra do Pai que é Ele mesmo Deus se fez carne, pode ser nomeada ao lado Dele; pois os homens são ordenados a honrá-lo, assim como honram o Pai (Jo 5:23) ”(Olshausen).

3 Graça seja convosco, e a paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
paz…peculiarmente necessária na igreja de Corinto, devido às suas dissensões. Neste verso ver em Rm 1: 7.

2 Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

3 Graça seja convosco, e também a paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,
de… de – Omit o segundo “de.” O grego junta Deus Pai e nosso Senhor Jesus Cristo em união de armário, lá sendo mas a uma preposição.

Significado: dizer bom dia/boa tarde/boa noite

Origem: Os judeus se cumprimentavam desejando paz vinda de Deus uns aos outros. Isso era uma forma de mostrar amor e preocupação pelo bem-estar do outro. Essa prática continuou entre os cristãos, que também reconheciam que a paz de Deus só pode ser alcançada através de Jesus.

Termos parecidos: "Deus te abençoe" - desejar que a pessoa receba coisas boas de Deus.


Unção de Deus

21 Mas o que nos confirma convosco, e o que nos ungiu, é Deus.
em Cristo – isto é, na fé de Cristo – em crer em Cristo.
nos ungiu – Como “Cristo” é o “Ungido” (que Seu nome significa), assim “Ele ungiu (grego,” chrisas “) nós”, ministros e pessoas crentes igualmente, com o Espírito (2Co 1: 22; 1Jo 2:20, 1Jo 2:27). Por isso, nos tornamos “um doce sabor de Cristo” (2Co 2:15).

22 O qual também nos selou, e nos deu o penhor do Espírito em nosso corações.
selou – Um selo é um símbolo assegurando a posse da propriedade a um; “Selado” aqui responde a “nos confirma” (2Co 1:21; 1Co 9: 2).
o penhor do Espírito – isto é, o Espírito como o penhor (isto é, dinheiro dado por um comprador como penhor pelo pagamento integral da quantia prometida). O Espírito Santo é dado ao crente agora como uma primeira parcela para assegurar-lhe sua herança completa como um filho de Deus será seu futuro (Ef 1:13, Ef 1:14). “Selado com o Espírito Santo da promessa, que é o penhor de nossa herança até a redenção da possessão adquirida” (Rm 8:23). O Espírito é o penhor do cumprimento de “todas as promessas” (2Co 1:20).

Significado: a escolha de alguém para um propósito especial de Deus

Origem: No Antigo Testamento, quando uma pessoa ou um objeto era consagrado para servir a Deus de maneira especial, era ungido com óleo. Reis, sacerdotes e profetas eram ungidos para marcar o início de seu serviço a Deus. No Novo Testamento, a unção espiritual representa a consagração de cada cristão a Deus quando se converte. Quem ama Jesus tem um propósito especial: servir a Deus e dar glória a ele.

Termos parecidos: "Sentir um chamado de Deus" - quando alguém sente que está sendo orientado por Deus para fazer alguma coisa. "Ministério" - um trabalho ou uma área a que uma pessoa se dedica com o propósito de ajudar outras pessoas espiritualmente ou contribuir para o trabalho da igreja.


Coberto pelo sangue do cordeiro
18 e sabei que não foi por coisas destrutíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que recebestes dos vossos pais,
Outro motivo para o medo reverente e vigilante (1Pe 1:17) de desagradar a Deus, a consideração do preço caro de nossa redenção do pecado. Observe, somos nós que somos comprados pelo sangue de Cristo, não o céu. O sangue de Cristo não está nas Escrituras, disse para comprar o céu para nós: o céu é a “herança” (1Pe 1: 4) dado a nós como filhos, pela promessa de Deus.
destrutíveis – Compare 1Pe 1: 7, “ouro que perece”, 1Pe 1:23.
prata e ouro – grego, “ou”. Compare as próprias palavras de Pedro, At 3: 6: uma coincidência indesejada.
resgatados – O ouro e a prata estão sujeitos à corrupção, não podem libertar ninguém da morte espiritual e corporal; eles são, portanto, de muito pouco valor. Contraste 1Pe 1:19, o “sangue precioso” de Cristo. Os israelitas foram resgatados com meio siclo cada um, que foram em direção a comprar o cordeiro para o sacrifício diário (Êx 30: 12-16; compare Nm 3: 44-51 ). Mas o Cordeiro que redime os israelitas espirituais o faz “sem dinheiro nem preço”. Dedicado pelo pecado à justiça de Deus, a Igreja do primogênito é redimida do pecado e da maldição com o sangue precioso de Cristo (Mt 20: 28; 1 ​​Timóteo 2: 6; Tt 2:14; Ap 5: 9). Em todas essas passagens há a idéia de substituição, a doação de uma para outra por meio de um resgate ou equivalente. O homem é “vendido sob o pecado” como escravo; cale-se sob condenação e a maldição. O resgate foi, portanto, pago ao Juiz justamente enfurecido, e foi aceito como uma satisfação vicária pelo nosso pecado por Deus, visto que era o Seu próprio amor bem como a justiça que o designava. Um israelita vendido como servo por dívida poderia ser resgatado por um de seus irmãos. Portanto, como não pudemos nos redimir, Cristo assumiu nossa natureza para nos tornar o parente mais próximo de nossos irmãos e irmãs e, portanto, nosso Deus ou Redentor. A santidade é o fruto natural da redenção “da nossa conversa vã”; porque aquele por quem somos redimidos é também aquele por quem somos redimidos. “Sem a justa abolição da maldição, ou não se encontrava livramento, ou, o que é impossível, a graça e a justiça de Deus devem ter entrado em colisão” [Steiger]; mas agora, tendo Cristo levado a maldição do nosso pecado, liberta-se daqueles que são feitos filhos de Deus pelo Seu Espírito.
vã maneira – auto-enganador, irreal e não-lucrativo: promete o bem que não executa. Compare com os gentios, At 14:15; Rm 1:21; Ef 4:17; quanto aos filósofos humanos, 1Co 3:20; quanto aos judeus desobedientes, Jr 4:14.
de viver – curso da vida. Para saber qual é o nosso pecado, precisamos saber o que custa.
que recebestes dos vossos pais – as tradições dos judeus. “A piedade humana é uma blasfêmia vã e o maior pecado que um homem pode cometer” [Lutero]. Há apenas um Pai a ser imitado, 1Pe 1:17; compare Mt 23: 9, a mesma antítese (Bengel).

19 mas sim, pelo sangue precioso, como de um cordeiro sem falha e sem contaminação: o sangue de Cristo.
precioso – de valor inestimável. A ordem grega é: “Com sangue precioso, como de um cordeiro sem mácula (em si mesmo) e sem mancha (contraído pelo contato com outros), (mesmo o sangue) de Cristo.” Embora muito homem, permaneceu puro em si mesmo ( “Sem defeito”), e não infectado por qualquer impressão de pecado de fora (“sem mancha”), que o teria inutilizado por ser nosso Redentor expiatório: assim o cordeiro pascal, e toda vítima sacrificial; da mesma forma, a Igreja, a Noiva, por sua união com Ele. Como a redenção de Israel do Egito exigia o sangue do cordeiro pascal, assim nossa redenção do pecado e da maldição requeria o sangue de Cristo; “Preordenado” (1Pe 1:20) desde a eternidade, como o cordeiro pascal foi retomado no décimo dia do mês.

20 Ele já era conhecido desde antes da fundação do mundo, mas foi manifesto no fim dos tempos por causa de vós,
A pré-ordenação eterna de Deus ao sacrifício redentor de Cristo e a sua conclusão nestes últimos tempos para nós são uma obrigação adicional para a nossa manutenção de uma caminhada sagrada, considerando quão grandes coisas foram feitas para nós. A linguagem de Pedro na história corresponde a isso aqui: uma coincidência indesejada e marca de genuinidade. Redenção não foi uma reflexão tardia, ou remédio de um mal imprevisto, planejado no momento de seu surgimento. A predestinação de Deus do Redentor refuta a difamação de que, na teoria cristã, há um período de quatro mil anos de nada além de um Deus indignado. Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo (Ef 1: 4).
conhecido – em Sua encarnação na plenitude do tempo. Ele existiu desde a eternidade antes de ser manifestado.
no fim dos tempos – 1Co 10:11, “os confins do mundo”. Esta última dispensação, composta de “tempos” marcados por grandes mudanças, mas ainda mantendo uma unidade geral, estende-se desde a ascensão de Cristo até a Sua vinda. a julgamento.

21 que, por meio dele, credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
por meio dele – Compare “a fé que é por ele”, At 3:16. Através de Cristo: Seu Espírito, obtido por nós em Sua ressurreição e ascensão, nos capacitando a crer. Este versículo exclui todos os que não “por ele acreditam em Deus”, e inclui todas as épocas e climas que o fazem. Literalmente, “são crentes em Deus”. “Acreditar em (grego, {Deus}”) expressa uma confiança interna: “por crer em amar a Deus, entrar nele, e apegar-se a ele, incorporado em seus membros. Por esta fé o ímpio é justificado, de modo que desde então a própria fé começa a trabalhar pelo amor ”[P. Lombard] Para acreditar em (grego,“ {(epi}, ou caso dativo) Deus expressa a confiança, que fundamenta se em Deus, repousando sobre Ele. “Fé em (grego, {{en})” Seu sangue “(Rm 3:25) implica que o Seu sangue é o elemento em que a fé tem o seu lugar próprio e permanente. verso, At 20:21, “Arrependimento para (grego, ‘eis,’‹ em, ‘virando e entrando) Deus e fé para (grego,’ eis, ‘‹em’) Cristo”: onde, como há mas um artigo tanto para o arrependimento quanto para a fé, os dois estão inseparavelmente unidos enquanto juntos formam uma verdade, onde “arrependimento” existe, existe “fé” quando alguém conhece a Deus o Pai espiritualmente. então ele deve conhecer o Filho por quem somente nós podemos ir ao Pai. Em Cristo temos vida: se não temos a doutrina de Cristo, não temos Deus. O único caminho vivo para Deus é através de Cristo e Seu sacrifício.
que o ressuscitou – A ressurreição de Jesus por Deus é a base especial de nosso “crer”:
(1) porque por meio dela Deus declarou abertamente Sua aceitação Dele como nosso substituto justo;
(2) porque, por meio dela e da Sua glorificação, Ele recebeu o poder, a saber, o Espírito Santo, para transmitir à sua “fé” eleita: o mesmo poder que nos capacita a crer como ressuscitou dentre os mortos. Nossa fé não deve ser somente em Cristo, mas por e através de Cristo. “Já que na ressurreição de Cristo e no domínio conseqüente nossa segurança é fundamentada, a fé e a esperança encontram sua permanência; (Calvino)
para que a vossa fé e esperança estejam em Deus – o objeto e o efeito da criação de Cristo por Deus. Ele afirma qual foi o resultado real e o fato, não uma exortação, exceto indiretamente. Sua fé flui da ressurreição dele; sua esperança de que Deus tenha “dado a ele glória” e “quo”; (compare 1Pe 1:11, “glórias”). Lembre-se de que Deus criou e glorificou Jesus como a âncora da sua fé e esperança em Deus, e assim mantenha viva estas graças. Além de Cristo, poderíamos apenas temer, não acreditar e esperar em Deus. Compare 1Pe 1: 3, 1Pe 1: 7-9, 1Pe 1:13, na esperança em conexão com a fé; o amor é introduzido em 1Pe 1:22.

Significado: salvo/protegido por Jesus

Origem: No Antigo Testamento, Deus instituiu sacrifícios para que quem se arrependesse pudesse receber perdão de seus pecados. Quando uma pessoa pecava e se arrependia, podia oferecer um cordeiro para morrer simbolicamente em seu lugar, derramando seu sangue. Esses sacrifícios apontavam para o sacrifício que um dia Jesus iria fazer na cruz. No Novo Testamento, Jesus é comparado com esses cordeiros sacrificados, porque ele veio para tirar o pecado do mundo. Quem é salvo está coberto pelo sangue de Jesus, que purifica de todos os pecados.

Termos parecidos: "O sangue de Jesus tem poder" - o sacrifício de Jesus na cruz nos trouxe salvação.










Aleluia
1 Aleluia! Louvai, vós servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.
A ganância e o zelo são denotados pelas repetições enfáticas.
servos do SENHOR – ou, todo o povo de Deus.
nome do SENHOR – perfeições (Sl 5:11; Sl 111: 9).

Salmo 5.11 Mas se alegrem todos os que confiam em ti; clamai de alegria para sempre; porque tu os proteges; e fiquem contentes em ti aqueles que amam o teu nome.

Salmo 111.9 Ele enviou resgate a seu povo, ordenou seu pacto para sempre; santo e temível é o seu nome.
A libertação que Ele proporcionou concedeu a Sua aliança estabelecida. Assim Ele se manifestou na soma de Suas perfeições (Sl 20: 1, Sl 20: 7; Salmo 22: 3) digno de reverência.

A majestade de Deus contrastava com sua condescendência e graciosa conduta em relação à matéria humilde e um pedido de louvor. Dizem que os judeus usavam isso e os Salmos 114-118 em seus grandes festivais, e os chamavam de o Grande Hallel, ou Hino.

Significado: Deus seja louvado

Origem: A palavra aleluia aparece no Antigo Testamento e é usada várias vezes nos Salmos. É uma expressão de louvor a Deus, convidando as pessoas a se voltarem para Deus em gratidão.

Termos parecidos: "Glória a Deus/exaltado seja Deus" - dar honra a Deus, colocando-o acima de todas as coisas.

Aleluia significa louvem ao Senhor. Assim, sempre que dizemos aleluia, estamos convidando quem está à nossa volta a louvar a Deus junto conosco. Essa é uma forma de mostrar nossa alegria e nossa gratidão a Deus.




As coisas do mundo

15 Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Não ameis o mundo – que jaz no maligno (1Jo 5:19), a quem vocês, jovens, venceram. Tendo uma vez por todas, através da fé, vencido o mundo (1Jo 4:41Jo 5:4), prossiga a conquista não amando-o. “O mundo” aqui significa “homem e mundo do homem” (Henry Alford), em seu estado e como caído de Deus. “Deus amou (com o amor da compaixão) o mundo”, e devemos sentir o mesmo tipo de amor pelo mundo caído; mas não devemos amar o mundo com simpatia em seu afastamento de Deus; não podemos ter este último tipo de amor pelo mundo separado de Deus, e ainda ter também “o amor do Pai” em nós.
nem as – Um homem pode negar em geral que ele ama o mundo, ao mesmo tempo em que busca intensamente algumas das SUAS COISAS: riquezas, honras ou prazeres.
Se alguém  – portanto, a advertência, embora dirigida principalmente aos jovens, aplica-se a todos.
o amor do Pai não está nele. – isto é, para “o Pai”. Os dois, Deus e o mundo (pecaminoso), são tão opostos que ambos não podem ser amados de uma só vez. [JFB]

16 Pois tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos, e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
Pois tudo o que há no mundo – pode ser classificado em um ou outro dos três; o mundo contém estes e não mais.
a cobiça da carne – isto é, o desejo que tem sua sede e fonte em nossa natureza carnal. Satanás usou essa tentação em Cristo: Lc 4:3“Ordena a esta pedra que se transforme em pão”. A juventude está especialmente sujeita a desejos carnais.
a cobiça dos olhos – a avenida através da qual as coisas exteriores do mundo, riquezas e beleza, nos inflamam. Satanás usou essa tentação em Cristo quando mostrou a Ele os reinos do mundo. Pela cobiça dos olhos, Davi (2Sl 11:2) e Acã caíram (Js 7:21). Compare a oração de Davi, Sl 119:37Mt 5:28. O único bem das riquezas do mundo para seu possuidor é vê-las com os olhos. Compare Lc 14:18: “preciso ir e vê-lo”.
soberba da vida – literalmente, “presunção arrogante”: exibição vaidosa. O orgulho era o pecado de Satanás pelo qual ele caiu e forma o elo entre os dois inimigos do homem, o mundo (respondendo à “cobiça dos olhos”) e o diabo (como “a cobiça da carne” é o terceiro inimigo). Satanás usou essa tentação em Cristo ao colocá-lo no pináculo do templo que, em orgulho e presunção espiritual, com base no cuidado de Seu Pai, Ele deveria se lançar para baixo. Os mesmos três inimigos aparecem nas três classes de solo em que a semente divina cai: os ouvintes do caminho, o diabo; os espinhos, o mundo; o subsolo rochoso, a carne (Mt 13:18-23Mc 4:3-8). A horrenda antitrindade do mundo, a “cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida” são similarmente apresentadas na tentação de Eva por Satanás: “Quando ela viu que a árvore era boa para comida, agradável aos olhos e uma árvore a ser desejada para tornar um sábio,” Gn 3:6 (uma manifestação do” orgulho da vida”, o desejo de saber acima do que Deus revelou, Cl 2:8, o orgulho do conhecimento não santificado).
não é do Pai, mas do mundo – não nasce do “Pai” (usado em relação aos “filhinhos” precedentes, 1Jo 2:12). Somente aquele que é nascido de Deus se volta para Deus; aquele que é do mundo se volta para o mundo; as fontes de amor a Deus e amor ao mundo são irreconciliavelmente distintas. [JFB]

Significado: tudo que não agrada a Deus

Origem: No Novo Testamento, o mundo às vezes representa as coisas ruins do mundo, que está corrompido pelo pecado. As coisas do mundo são coisas erradas, que levam ao pecado e que o cristão deve evitar. A Bíblia diz que nosso mundo está debaixo do poder do diabo mas quem ama Jesus vive para as coisas de Deus.

Termos parecidos: "A carne" - os impulsos e as inclinações erradas da natureza humana.


Repreender
18 E Jesus o repreendeu. Então o demônio saiu dele, e o menino sarou desde aquela hora.

Significado: parar a ação de um demônio ou de uma coisa ruim

Origem: Durante seu ministério, Jesus expulsou muitos demônios de pessoas. Ele costumava os mandar calar e ir embora. Quando os demônios ouviam a repreensão de Jesus, não tinham opção senão obedecer e ir embora. Os discípulos também mandavam os demônios embora dessa maneira, no nome de Jesus.

Termos parecidos: "Está amarrado" - afirmar que o demônio não tem mais poder (possivelmente uma referência a uma parábola de Jesus sobre amarrar um homem forte antes poder assaltar sua casa).


Amém

48 Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, desde sempre e para sempre! E todo o povo diga Amém! Aleluia!

Significado: assim seja; concordo

Origem: No Antigo Testamento amém era uma forma de concordar com o que foi dito. Na oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus, a oração acaba com amém, para confirmar que a pessoa realmente deseja e concorda com o que disse. Por isso, se tornou comum dizer amém no fim de uma oração.

Termos parecidos: "Que Deus ouça" - desejar que algo que alguém disse se cumpra, com a ajuda de Deus.

Não, amém não significa então até à próxima, Deus! A palavra amém não é uma forma de dizer que a oração acabou (nem de mostrar que você está acordado no culto).
Amém significa assim seja. Quando dizemos amém, estamos dizendo que concordamos plenamente com o que foi dito e queremos que aconteça. Dizer amém é uma forma de confirmar e apoiar totalmente o que foi dito. Por isso, pense duas vezes antes de dizer amém!


Hosana
9 E os que iam adiante, e os que seguiam, clamavam: Hosana, bendito o que vem no Nome do Senhor!

Originalmente, em hebraico hosana significava salva, por favor!. Mas depois hosana passou a ser algo um pouco diferente - obrigado pela salvação. Ao dizer hosana, estamos declarando que a salvação está em Jesus, que cremos que ele nos salva.

Hosana! O Salvador Chegou - estudo bíblico sobre a alegria da salvação
  
Quando Jesus entrou em Jerusalém no Domingo de Ramos, o povo aclamou-o como rei, gritando Hosana! e colocando ramos de palmeiras no chão diante dele. Hosana é uma expressão hebraica que significa salva-nos, Senhor!, que vem do Salmo 118:
Com o tempo, hosana passou a ser usado como expressão de louvor a Deus pela salvação. As pessoas de Jerusalém sabiam que Jesus era a salvação que Deus tinha prometido trazer. Seu rei, sua salvação tinha chegado. E isso era um bom motivo para fazerem festa!
Assim como o povo de Jerusalém celebrou a chegada de seu Salvador, nós também podemos celebrar e alegrar-nos com a salvação.


A alegria da salvação
A salvação é a bênção mais maravilhosa que Deus oferece. Quando tudo estava perdido e não havia mais esperança, Jesus veio e mudou tudo! Se você crê em Jesus, você está livre do pecado e da condenação e tem a esperança da vida eterna. Como não ficar alegre com isso?
A salvação enche o coração de alegria. Quando você se entrega a Jesus, ele traz esperança eterna para sua vida. A salvação em Jesus é mais poderosa que todos os problemas e as dificuldades, supera todo pecado e vence todo desespero. Nem a morte consegue destruir quem ama Jesus!
Muitas vezes procuramos alegria em outras coisas, mas essa alegria nunca dura. Todas as coisas neste mundo falham. Mas a salvação nos dá uma alegria que não pode ser destruída. Sim, ainda passamos por tempos de tristeza, mas sabemos que, em Jesus, não vai durar para sempre. A salvação é nossa segurança e a vida eterna com Jesus é o motivo de nossa alegria. Jesus é nosso salvador e isso nos traz grande alegria.

Agradeça a Deus hoje pela salvação!

Louve a Deus de coração mas também com entendimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.