LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS 4º Trimestre de 2018
Título: Batalha Espiritual — O povo de Deus e a guerra contra as potestades do
mal – Comentarista: Esequias Soares
Lição
2: A natureza dos anjos — A beleza do
mundo espiritual
TEXTO ÁUREO
“Bendizei
ao SENHOR, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens,
obedecendo à voz da sua palavra” (Sl 103.20).
20 Bendizei ao SENHOR, ó anjos dele; vós, fortes
valentes, que guardais sua palavra, ao ouvirem a voz de sua palavra.
palavra… ou, literalmente, “para ouvir”, etc., isto é,
seus atos de obediência são imediatos, de modo que estejam sempre prontos para
ouvir, conhecer e seguir implicitamente Sua vontade declarada (compare Dt 26:17 Lc 1:19)
VERDADE PRÁTICA
Os
anjos são seres reais, espirituais e celestiais a serviço de Deus e enviados
para ajudar os que vão herdar a salvação.
LEITURA DIÁRIA
Ne
9.6 Os anjos pertencem a uma ordem da criação de Deus
6"Bendito
seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de
louvor.
Só tu és o Senhor. Fizeste os
céus, e os mais altos céus, e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela
existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e
os exércitos dos céus te adoram.
Jó
38.6,7 Os anjos testemunharam a criação do
universo físico
6 E os seus fundamentos, sobre o que foram
postos?
E
quem colocou sua pedra de esquina, 7 enquanto as estrelas matutinas
juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?
juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?
Lc
2.13,14 Os anjos estão organizados em
milícias espirituais que povoam o céu
13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com
o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14 "Glória a Deus nas alturas, e paz na
terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".
Cl
1.16 Os anjos são identificados na Bíblia de diversas
formas
15 Ele
é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, 16 pois nele foram criadas todas
as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
1Tm
3.16 Os anjos assistiram o Senhor Jesus desde o anúncio
do seu nascimento até a sua ascensão
16 Não há dúvida de que é grande o mistério da
piedade: Deus foi manifestado
em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações,
crido no mundo, recebido na glória.
em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações,
crido no mundo, recebido na glória.
Hb
1.14 Os anjos são espíritos que servem a Deus e ao seu
povo
14 Os anjos não são, todos eles,
espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a
salvação?
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 1.26-35.
26 — E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel
enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
27 — a uma virgem desposada com um varão cujo
nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28 — E, entrando o anjo onde ela estava, disse:
Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29 — E, vendo-o ela, turbou-se muito com
aquelas palavras e considerava que saudação seria esta.
30 — Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não
temas, porque achaste graça diante de Deus,
31 — E eis que em teu ventre conceberás, e
darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32 — Este será grande e será chamado Filho do
Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai,
33 — e reinará eternamente na casa de Jacó, e o
seu Reino não terá fim.
34 — E disse Maria ao anjo: Como se fará isso,
visto que não conheço varão?
35 — E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá
sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua
sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de
Deus.
26 E no sexto mês o anjo Gabriel
foi enviado da parte de Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
(Veja em Mt 1: 18-21).
sexto mês – do tempo de Elisabeth.
José,
da casa de Davi – (Veja em Mt 1:16).
27 a uma virgem prometida em
casamento com um homem chamado José, da descendência de Davi; e o nome da
virgem era Maria.
28 O
anjo entrou onde ela estava, e disse: Alegra-te, agraciada; o Senhor é contigo
.
agraciada – uma palavra usada apenas uma vez em outro
lugar (Ef 1:6,
“aceita”): compare Lc 1:30:
“Tu achaste graça diante de Deus.” O erro da tradução da Vulgata, “cheia de
graça, ”Tem sido amplamente aproveitado pela Igreja Romana. Como a mãe de nosso
Senhor, ela era a mais “abençoada entre as mulheres” em distinção externa; mas
deixe-os ouvir as próprias palavras do Senhor. “Bem-aventurados os que ouvem a
palavra de Deus e a guardam.” (Veja Lc 11:27).
29 Ela perturbou-se muito por
essas palavras, e se perguntava que saudação seria esta.
30 Então o anjo lhe disse:
Maria, não temas, porque encontraste graça diante de Deus.
31 E
eis que em teu ventre conceberás, darás à luz um filho, e chamarás o seu nome
de Jesus.
O anjo propositalmente conforma sua linguagem à famosa
profecia de Isaías (Is 7:14)
[Calvino].
32 Ele
será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o
trono de Davi, seu ancestral.
33 E reinará eternamente na casa
de Jacó; o seu reino não terá fim.
34 Maria
disse ao anjo: Como será isso? Pois não conheço intimamente homem algum.
Como…etc – não a incredulidade de Zacarias, “Por que
devo saber isso?”, Mas, tendo o fato como certo: “Como deve ser, tão contrária
à lei ininterrupta do nascimento humano?” Em vez de repreensão, portanto , sua
pergunta é respondida em detalhes misteriosos.
35 O
anjo lhe respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te
cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que nascerá será chamado Filho de
Deus.
Espírito Santo – (Veja em Mt 1:18).
poder do mais alto – a energia imediata da
divindade transmitida pelo Espírito Santo.
ofuscar – uma palavra que sugere quão gentil,
embora eficaz, seria este Poder [Bengel]; e seu misterioso segredo, retirado,
como se por uma nuvem, do escrutínio humano [Calvin].
Aquela santa coisa nascida de ti – aquela sua santa
descendência.
Por
isso…Filho de Deus – Que
Cristo é o Filho de Deus em Sua natureza divina e eterna é claro em todo o Novo
Testamento; no entanto, vemos aqui que a filiação se transforma em manifestação
humana e palpável ao nascer, por meio do “poder do Altíssimo”, uma criança de
muitos dias. Não devemos pensar em uma dupla filiação, como fazem alguns,
duramente e sem todo fundamento, nem negar o que está aqui claramente expresso,
a conexão entre Seu nascimento humano e Sua própria filiação pessoal.
HINOS SUGERIDOS
21, 489 e 620 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar os anjos como seres
espirituais reais, cujo serviço glorifica a Deus e auxilia seu povo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· I. Expor a
identidade dos anjos;
· II. Explicar a
natureza e o ofício dos anjos;
· III. Elencar a
ordem hierárquica dos anjos;
· IV. Destacar a
relação de Jesus com os anjos a partir do Arcanjo Miguel.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A época contemporânea está em volta
em misticismos de diversas origens. O Ocidente tem sido influenciado por
religiões orientais e, por isso, há inclinações sobejas para uma
espiritualidade centrada em criaturas espirituais e não no Criador. Porém, a
Bíblia mostra que os anjos não são mitos nem lendas, mas seres espirituais que
atuam na vida dos que se entregam a Cristo e o tem como Senhor de suas vidas.
Portanto, nesta lição, devemos falar a respeito da identidade dos anjos, a
natureza e ofício, a organização e a relação de Jesus, o Filho de Deus, com
eles. Nesta semana contemplaremos a beleza do mundo espiritual.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Os
anjos estão presentes na Bíblia desde o livro de Gênesis até o livro de
Apocalipse, e o número deles é incontável. Eles apareceram a muitas pessoas na
história do povo de Deus, trazendo uma missão específica. A presente lição
pretende mostrar que eles não são mitos nem lendas, mas seres reais, e
continuam atuando na vida da Igreja.
PONTO CENTRAL
Os anjos são seres celestiais a serviço
de Deus para auxiliar os salvos em Cristo.
I. Expor a
identidade dos anjos
1.
Quem são eles? Os
anjos são uma classe de seres criados por Deus, assim como os seres humanos
foram também criados. A palavra “anjo” chegou à nossa língua pelo latim angelus, uma transliteração do termo grego angelos, que a Septuagintaempregou para
traduzir o hebraico mal‘ak, “mensageiro, anjo”. Na nossa
cultura, quando se fala em anjo, todos entendemos o que isso significa; vêm à
nossa mente os seres espirituais e sobrenaturais que habitam o céu. Mas o termo
tem significado mais amplo.
2.
Os gregos e os romanos. O
mundo grego usava angelos para um mensageiro ou
embaixador em assuntos humanos, alguém que fala ou age em nome de quem o
enviou. Foi essa a palavra usada na Septuaginta para traduzir
o hebraico mal‘ak. Entre os romanos, a ideia não era
diferente dos gregos.
3.
Na Bíblia. O termo mal‘ak, na cultura judaica, indicava um ser celeste e
espiritual dotado de poderes sobrenaturais e acima de qualquer humano
(Sl
103.20 Bendigam
o Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.
2
Pe 2.11 9 Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação
e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo, 10
especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e
desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de
difamar os seres celestiais; 11 contudo,
nem os anjos, embora sendo maiores em força e poder, fazem acusações injuriosas
contra aqueles seres na presença do Senhor.).
Eles
pertencem à corte de Javé no céu, onde o louvam e o servem
(Is
6.2,3 2 Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com
duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.
3 E proclamavam uns aos outros:
"Santo, santo, santoé o Senhor dos Exércitos,a terra inteira está cheia da
sua glória".
Ap
5.11 11 Então
olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões.
Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, 12e
cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder,
riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!"
Ap
7.11 11Todos
os anjos estavam em pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres
viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a
Deus, 12dizendo:
"Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força
sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!").
Convém
nunca perder de vista que essa palavra se aplica também a mensageiros humanos;
o profeta Ageu foi chamado de mal‘al
Yahweh,
“o
embaixador do SENHOR” (ARC)
ou
“enviado
do SENHOR” (ARA).
João
Batista é outro exemplo do uso do termo para os humanos
(Ml
3.1
Mc
1.2-4).
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
A palavra anjo significa mensageiros.
Nas Escrituras, os anjos sempre desempenharam essa função.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Quem são os anjos? O que eles fazem?
Essas perguntas podem ser elaboradas na lousa ou em um slide, ou ainda, em um
retroprojetor. Iniciar a aula fazendo essas perguntas, levando os alunos à
reflexão acerca da identidade das criaturas espirituais que eles conhecem desde
a infância. É possível que haja na classe pessoas que ouviram sobre a
existência de anjos em outras tradições religiosas, mas nunca tiveram a
oportunidade de refletirem de maneira madura sobre o que a Bíblia diz a
respeito deles. Esta é uma grande oportunidade de apresentar o que as
Escrituras dizem a respeito desses seres espirituais.
Aproveite também para mostrar a
herança da palavra portuguesa “anjo” pela palavra latina “angelus”.
Mostre como exemplo de quanto somos devedores ao idioma que ajudou a fundar o
Ocidente: o Latim.
II. OS SERES CELESTIAIS PARA SERVIR
II. Explicar a
natureza e o ofício dos anjos
1.
Natureza. Os anjos são
criaturas espirituais e invisíveis aos seres humanos. Eles são sobrenaturais e,
como os humanos, possuem natureza racional. São em grandes multidões no céu
(Hb
12.22
Ap
5.11).
Como
criaturas, não são autônomos nem independentes; não agem como tal e nunca
receberam adoração. A habitação deles é o céu, e eles veem sempre a face do Pai
(Mt
18.10).
Não
possuem corpo físico ou material, mas podem se apresentar na forma humana, quando
ocorrem as manifestações angelofânicas. Essas aparições ocasionais são bíblicas
(Jz
13.6
Hb
13.2).
Os
anjos são assexuados, não se reproduzem nem estão sujeitos à morte
(Mc
12.25
Lc
20.36).
2.
Ofício. Não é
possível descrever todas as atividades dos anjos em tão pouco espaço. A Bíblia
mostra a atuação deles nas diversas esferas no céu e na terra. Uma de suas
atividades, e a principal delas, é louvar e glorificar a Deus
(Sl
148.2
Ap
7.11,12).
Eles
executam obras em favor de homens e mulheres para socorrer e ajudar nas suas
dificuldades, e são eles que levam os salvos ao lar eterno (Lc 16.22).
3.
A ação dos anjos durante o ministério de Jesus. Sua participação já começa
antes mesmo do nascimento de Jesus, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias o
nascimento de João Batista
(Lc
1.18,19),
e
seis meses depois, o nascimento de Jesus a Maria
(Lc
1.26-31).
Os
anjos assistiram a Jesus durante todo o seu ministério terreno, na tentação do
deserto, na agonia do Getsêmani, na sua ressurreição e na ascensão ao céu
(Mc
1.13
Lc
22.43
Mt
28.2-6
At
1.10).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Os anjos são criaturas espirituais
invisíveis às pessoas. As principais funções deles são glorificar a Deus e
fazer obras em favor dos seres humanos.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
“Esses seres angelicais executam as
obras de Deus tanto no julgamento dos inimigos do povo de Deus como também dos
crentes quando estes desobedecem a Deus. Eles revelam e comunicam a mensagem de
Deus aos seres humanos. Há inúmeros fatos dessa natureza nas Escrituras, como o
anúncio a Zacarias sobre o nascimento de João Batista e a Maria, sobre o
nascimento do Senhor Jesus. Esses mensageiros celestiais assistiram os
apóstolos Pedro e Paulo e o próprio Senhor Jesus. Foram eles que anunciaram às
mulheres a ressurreição de Jesus e estiveram presentes na sua ascensão. […] A
Bíblia mostra diversas vezes os anjos socorrendo os servos e servas de Deus em
suas lutas e dificuldades” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. RJ:
CPAD, 2017, p.87).
III.
AS HOSTES ANGELICAIS
III. Elencar a ordem hierárquica dos anjos
A
Bíblia menciona as categorias angelicais sem apresentar detalhes de sua
natureza; somente se manifesta em alguns casos, como veremos a seguir.
1.
As hierarquias angelicais. O
apóstolo Paulo inclui nessas hierarquias duas duplas de seres: “tronos e
dominações” e “principados e potestades”
(Cl
1.16).
Alguns
acham que a primeira dupla seja uma referência às “coisas visíveis”; e as
outras duas, às “coisas invisíveis”. Uma tentativa sem sucesso. Os tronos estão
localizados no céu
(Dn
7.9
Ap
4.4),
mas
a literatura pseudoepígrafa dos antigos rabinos tem os tronos como seres
celestes. A maioria dos expositores do Novo Testamento reconhece o termo
“tronos” nesse contexto como classificação angelical. As dominações se referem
aos poderes celestes
(Ef
1.20,21).
A
explicação sobre os principados e potestades foi dada na lição passada.
2.
Serafins e querubins. São
outras duas categorias de anjos sobre as quais a Bíblia revela algo mais do que
as categorias anteriores. O termo serafim significa
“flamejante, brilhante, refulgente”. Os serafins são criaturas sobrenaturais
associadas à glória de Javé e representam a presença, a grandeza e a majestade
divinas
(Is
6.2).
Os
querubins simbolizam a transcendência de Deus, o qual “habita entre os
querubins”
(1Sm
4.4).
Eles
são representados como criaturas aladas colocadas no propiciatório da Arca do
Concerto
(Êx
25.18-20
Êx
37.7-9).
3.
Arcanjos. Esse termo
significa chefe ou líder dos anjos. Essa palavra só aparece duas vezes na
Bíblia, em: “com voz de arcanjo”
(1Ts
4.16)
e
“mas o arcanjo Miguel, quando contendia…”
(Jd
9).
Os
tratados de teologia costumam incluir Gabriel como arcanjo. Miguel e Gabriel
são os únicos anjos mencionados por nome na Bíblia. O nome “Miguel”, mikhael em hebraico, significa “quem é semelhante a
Deus?”; e “Gabriel”, gvriel, “varão de Deus”. As Escrituras
Sagradas revelam existir mais seres no céu, da mesma natureza e com a mesma
posição de arcanjo: “e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para
ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”
(Dn
10.13).
Veja
que a expressão “um dos primeiros príncipes” mostra existirem outros como
Miguel.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Há uma organização clara dos anjos no
céu, mas sobre a natureza dessa hierarquia a Bíblia nos revela muito pouco.
IV.
Destacar a relação de Jesus com os anjos a partir do Arcanjo
Miguel.
O
ministério dos anjos em relação a Jesus vem desde o anúncio do seu nascimento
até a sua ascensão ao céu. Miguel é anjo e se inclui também nesse ministério.
1.
A identidade de Miguel. As
Escrituras falam muito pouco a respeito desse anjo. O seu nome aparece cinco
vezes na Bíblia, como “príncipes”
(Dn
10.13,21
Dn
12.1),
arcanjo
(Jd
9)
e
combatente contra Satanás e seus anjos
(Ap
12.7).
Alguns
grupos religiosos ensinam que Miguel é o próprio Jesus Cristo. Esse pensamento
não nos surpreende, pois um desses grupos é arianista. O que nos chama a
atenção é o fato de outros grupos cristãos, que afirmam crer na Trindade,
confundam o Criador com a criatura.
2.
Uma diferença abissal. Não
é verdade que o Senhor Jesus Cristo seja o mesmo Miguel, pois há uma diferença
abissal entre ambos: Jesus é Deus, o Criador e transcendente, Miguel é anjo,
portanto, criatura
(Jo
1.1-3
Cl
1.16,17
Jd
9).
Jesus
é adorado até pelos anjos, e isso inclui o próprio Miguel; no entanto, Miguel,
sendo anjo, não pode ser adorado
(Hb
1.6
Ap
19.10
Ap
22.8,9).
Jesus
é o Senhor dos senhores, e Miguel é príncipe
(Ap
17.14
Dn
10.13,21).
Não
se deve, portanto, confundir o Criador com a criatura.
SÍNTESE DO TÓPICO (IV)
Há uma diferença abissal entre Jesus
Cristo e o Arcanjo Miguel: este é príncipe, aquele é o Senhor dos senhores.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
“A Bíblia afirma com frequência que
Jesus é Deus: ‘No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo
era Deus’ (Jo 1.1); ‘Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da
divindade’ (Cl 2.9). […] As suas obras revelam também a sua divindade. Ele é o
absoluto soberano e criador de todas as coisas, Ele é a fonte de vida, autor do
novo nascimento, habita nos fiéis, dá a vida eterna, inspirou também os
profetas e apóstolos, perdoa pecados, é adorado pelos humanos, pelos anjos, na
terra e no céu. Possui títulos divinos, como ‘Eu Sou’, o Alfa e o Ômega, o
Princípio e o Fim, e o Senhor dos Senhores” (Declaração de Fé das
Assembleias de Deus. RJ: CPAD, 2017, p.51).
CONCLUSÃO
A
Bíblia traz muitas informações acerca dos anjos e, apesar das inúmeras referências
bíblicas, ainda muito pouco sabemos a respeito de quem eles são e do que fazem.
A diferença entre os anjos e os humanos está, entre outras, no fato de que a
nós o Criador deu a capacidade reprodutiva e, para tal, quando criou o ser
humano, criou um casal que geraria outros da mesma espécie. Os anjos não se
reproduzem.
PARA REFLETIR
A respeito de “A Natureza dos Anjos” responda:
O que indica, na cultura judaica, o termo hebraico
para anjo?
O termo mal‘ak, na cultura judaica, indicava um ser celeste
e espiritual dotado de poderes sobrenaturais e acima de qualquer humano (Sl
103.20; 2Pe 2.11).
O que são as manifestações angelofânicas na Bíblia?
Manifestações angelofânicas são os anjos, que não possuem corpo físico
ou material, se apresentarem na forma humana.
Que são os serafins e os querubins?
Os serafins são criaturas sobrenaturais associadas à glória de Javé e
representam a presença, a grandeza e a majestade divinas (Is 6.2). Os querubins
são representados como criaturas aladas colocadas no propiciatório da arca do
concerto (Êx 25.18-20; 37.7-9).
Cite uma passagem bíblica que mostra existirem mais
seres angelicais da mesma categoria do arcanjo Miguel.
“E eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu
fiquei ali com os reis da Pérsia” (Dn 10.13).
Por que o Senhor Jesus não pode ser o mesmo arcanjo
Miguel? Cite duas razões e as respectivas citações bíblicas.
Jesus é adorado até pelos anjos, e isso inclui o próprio Miguel; no
entanto, Miguel, sendo anjo, não pode ser adorado (Hb 1.6; Ap 19.10; 22.8,9).
Jesus é o Senhor dos senhores, e Miguel é príncipe (Ap 17.14; Dn 10.13,21).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
A natureza dos anjos — A beleza do mundo
espiritual
Caro professor, prezada professora, o
assunto desta semana é objeto de muitos desvios doutrinários. Fundamentalmente,
há uma disposição mística no Brasil para cultos a diferentes criaturas. Os
anjos entram nessa dinâmica porque há no Brasil um cruzamento sincrético
religioso que perpassa o catolicismo romano, o candomblé e o espiritismo
kardecista. Nunca foi tão atual em nossa terra a advertência do apóstolo Paulo
acerca do culto aos anjos (Cl 2.18,19). Assim, o melhor caminho para demover as
falsas compreensões sobre o assunto é identificar com clareza o que o texto
bíblico ensina a respeito dos anjos.
Da identidade bíblica dos anjos
Em primeiro lugar, é preciso
reconhecer que em relação às outras doutrinas da Bíblia, como Cristologia (doutrina
da pessoa de Jesus) ou Soteriologia (doutrina da salvação), as informações a
respeito da doutrina dos anjos são mais escassas. Em segundo, talvez essa
constatação deva nos ensinar a sermos cuidadosos quando o assunto refere-se ao
mundo espiritual.
O teólogo pentecostal Myer Pearlman,
em sua obra “Conhecendo as Doutrinas da Bíblia”, mostra que a Bíblia apresenta
os anjos como criaturas, ou seja, seres criados (Ap 19.10; 22.8,9); como
espíritos, pois eles não se encontram nas condições naturais e físicas do homem
(Gn 19.1-3); como imortais, ou seja, os anjos não estão sujeitos à morte (Lc
20.34-36); como numerosos, pois eles são “milhares de milhares, […] milhões de
milhões” (Dn 7.10), bem como Mateus 26.53, Lucas 2.13 e Hebreus 12.22 mostram
que há legiões de anjos que fazem parte de uma multidão dos exércitos
celestiais; como sem sexo, ou seja, não podem se reproduzir (Lc 20.34,35).
Essas informações são importantes para que no primeiro tópico, prezado
professor, prezada professora, a identidade e a natureza dos anjos sejam
elucidadas para a classe.
Da função dos anjos
A epístola aos Hebreus diz o seguinte
acerca da função dos anjos: “Não são porventura, todos eles espíritos
ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
(1.14). Essa promessa de auxílio não quer dizer que temos um anjo protetor
individual como ensina uma conhecida tradição cristã. Entretanto, sabemos pelas
Escrituras que de acordo com a vontade de Deus, Ele dá ordem aos anjos a nosso
respeito (Sl 91.11-13).
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