Dominando
a Lição
Para inicio
do nosso artigo vamos falar sobre como dominar o assunto da lição da Ebd, Temos
diante de nós o texto bíblico da lição e a revista da Escola Dominical. Como
desenvolveremos o tema da lição? Considere as seguintes sugestões:
1. Comece
logo no início da semana e estude diariamente
Um plano
excelente é você dedicar meia hora por dia, no mínimo, para o estudo da lição
do próximo domingo. Será melhor ainda se você puder estudar sempre à mesma
hora, todos os dias, a partir de segunda-feira. Por que começar tão cedo, na
segunda-feira? Começar cedo dá tempo para um estudo consciencioso, com oração e
meditação, para que a lição penetre na mente e no coração do professor, e
chegue a fazer parte dele.
Assim como
uma criança pode dominar uma bicicleta e rodar nela com espantosa habilidade,
podemos dominar em nossa mente as verdades da lição pelo estudo e meditação
contínuos.
É o que
acontece quando começamos a estudar a lição logo na segunda-feira. Passamos,
digamos, meia hora examinando a lição. Na terça descobrimos que, não estando
conscientes do fato, nossa mente esteve trabalhando na lição, e esta nos parece
agora mais clara. Além disso, durante o dia, incidentes acontecerão enquanto
fazemos nossas obrigações diárias, que servirão de ilustração, ou referências;
serão talvez coisas que leremos em um livro, ou ideias interessantes. Quando
nos sentarmos para estudar a lição, na terça-feira, o texto da lição não nos
será estranho.
Imagine que
hoje, enquanto você estuda, encontra alguns problemas e questões complexos,
acerca dos quais você se esforça em vão, e acaba deixando-os de lado, talvez
com desalento. Você não deve desanimar-se, porque é provável que na
quarta-feira estas questões terão sido esclarecidas só pela oração e
meditação.
Além da
vantagem conquistada pelo estudo diário, há a vantagem extra da lei conhecida
como lei da "função cerebral subconsciente". O subconsciente nos
ajuda muito. Sabe-se que por meio do subconsciente aprendemos muito. Depois de
havermos feito um estudo árduo e consciente de um assunto, nossa mente
continuará trabalhando na questão, enquanto dormimos ou cuidamos de outras
coisas. O ditado muito conhecido que diz "consulte o travesseiro"
acerca de uma decisão ou problema, está certo. É exemplo do que vimos dizendo
sobre o subconsciente. Mas acima de tudo, lembre-se de que por meio da oração é
possível estimular sobrenaturalmente as nossas faculdades mentais. "Ele
os guiará em toda verdade", diz-nos Cristo. Note que a palavra
"guiar" subentende que devemos estar procurando a verdade, ou em
outras palavras: estudando.
O que um
escritor famoso disse da preparação de um discurso aplica-se bem ao preparo da
lição: "Comece a examinar a lição uma semana antes. Estude-a todos os
dias. Arranje tempo para pensar nela todos os dias. Relembre a lição — a última
coisa antes de orar e dormir. Pense na lição na manhã seguinte, enquanto se
barbeia, toma banho, vai ao trabalho, espera o elevador ou almoça. Dialogue
sobre a lição com seus amigos. Faça dela seu tema de conversa. Faça a si mesmo
todas as perguntas prováveis, referentes à lição."
Em resumo:
vamos nos lembrar do processo da "automatização no uso da bicicleta".
Comecemos a estudar a lição logo no primeiro dia da semana, e estudemo-la todos
os dias meia hora pelo menos.
2. Estude
conscienciosamente
"O
professor em uma metalúrgica", é o título de um dos capítulos de um livro
de Marion Lawrence para obreiros da Escola Dominical. O livro descreve bem a
atitude a ser assumida por alguém que quer ter grande êxito como professor da
Escola Dominical. Diz o autor: "Quatro quilos de aço darão um machado, mas
quatro quilos de aço não são um machado. Três coisas são exigidas: forma, fio e
polimento. O estudo diário consciencioso faz isto para o professor da Escola
Dominical. O professor é o eixo em torno do qual a Escola Dominical gira. Se o
professor estiver bem preparado, então o eixo está bem lubrificado e o
rolamento de esferas gira bem. O trabalho de ensinar será mais fácil."
Eis algumas
sugestões quanto ao estudo do professor:
Estude o texto bíblico da lição antes de ler a revista. Estude o texto bíblico como se você não tivesse a revista para
ajudá-lo. Será que quando alguns estudantes ambiciosos foram visitar Agassiz, o
grande naturalista, ele deu a cada um deles um manual sobre ciências naturais?
Não! Ele entregou a cada um deles um peixe e lhes pediu que averiguassem tudo o
que pudessem acerca dele. Os alunos puseram-se a trabalhar e depois de um ou
dois dias estavam prontos para dar seus relatórios. Mas Agassiz não apareceu.
Para passar
o tempo reiniciaram seus trabalhos; observaram, dissecaram, experimentaram, e
no fim de duas semanas, quando finalmente Agassiz apareceu, eles achavam que
seu conhecimento sobre o peixe era completo. Mas os comentários breves do
professor foram que haviam feito apenas um princípio, e de novo os deixou. Eles
continuaram suas pesquisas e depois de alguns meses de investigação declararam
que o peixe era o mais fascinante dos estudos.
Embora para
a maioria de nós falte tempo para dedicarmo-nos ao trabalho de investigação
profunda de cada lição, devemos tirar a seguinte lição do método de Agassiz: os
melhores pensamentos — os que nos impressionam com maior força — são os que
foram forjados no fogo de nossa própria meditação, virados e revirados na forja
de nossa experiência pessoal. Só depois de pesquisar, ler e estudar duramente a
lição é que a revista chega a ter valor para nós, porque chegamos a ela
preparados.
Para que
serve então a revista de Escola Dominical? Ela nos ajuda a organizar sistematicamente
a matéria que obtivemos de nosso estudo pessoal do texto. A revista explica
alguns detalhes que talvez nos tenham parecido obscuros. A revista nos provê
novos pensamentos e ilustrações.
Ajunte mais material do que você acha que vai precisar para sua aula. A primeira guerra mundial foi ganha não
apenas pelos soldados nos campos de combate, mas também pelas pessoas na
retaguarda e em casa. Para cada soldado nas fileiras, e nas trincheiras, em
luta, havia pelo menos dez pessoas que o sustentavam, como reservas,
administradores, médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos, mecânicos,
espiões, cozinheiros etc. Em casa havia um exército de pessoas trabalhando no
esforço de guerra.
Da mesma
forma, todo o material reunido para uma aula de quarenta e cinco minutos deve
ser abundante, maior do que o professor precisará para o bom desenvolvimento de
seu tema na aula. É que "o capital credor", ou a reserva de
conhecimentos dá força a cada palavra que o professor disser. A confiança do
professor se transmite à classe toda.
O que
escreveu Dale Carnegie acerca do preparo de um discurso aplica-se ao preparo da
lição de Escola Dominical: "Colha mais material, mais informações do que
tenha necessidade de usar. Exagere, para inspirar confiança à sua classe e
despertar nela o amor ao estudo, pois só quem conhece a fundo a matéria pode
inspirar esse amor e confiança. Se você amar o estudo, saberá o efeito que tal
amor exercerá sobre sua mente e coração e sobre suas aulas."
"Preparei
centenas de vendedores, promotores e demonstradoras — disse Artur Dunn— e a
principal fraqueza que descobri na maioria deles foi esta: não percebiam a
tremenda importância de conhecer a fundo seu produto, e que precisavam adquirir
esse conhecimento antes de tentar vender."
Uso
linguagem figurada agora: Os
professores da Escola Dominical são vendedores das bênçãos espirituais do reino
de Deus. Portanto, devem dominar "o produto" do reino — a Bíblia —
onde estão registrados os deveres, os perigos, os enganos, as bênçãos — enfim,
as mercadorias espirituais relacionadas à nossa vida aqui e na eternidade.
Estude afundo a lição. Se, por exemplo, a lição se encontra na
epístola aos Gálatas, estude a epístola inteira; se vai começar uma série de
aulas acerca de um dos Evangelhos, seria excelente ler primeiro o Evangelho
inteiro. Se a lição trata de um dos acontecimentos da vida de Josias, estude
todos os capítulos nos livros de Reis e de Crônicas que falam de seu reinado, e
também as profecias em Jeremias e Sofonias, que foram pronunciadas durante este
período. Para que todo esse trabalho? Por que quanto melhor conhecermos o todo,
mais compreensível nos será a parte.
Uma pessoa
quer ser especialista em coração, e ingressa em uma escola de medicina. Começa
esse aluno de imediato a estudar o coração? Não. Primeiro ele recebe, durante
anos, aulas e mais aulas sobre o corpo humano; sobre todas as partes e órgãos.
É lógico que deve ser assim, porque o coração está conectado tão intimamente
com todo o corpo, que as funções e disfunções cardíacas não podem ser bem
compreendidos se o médico não conhecer os demais órgãos. O estudante de
medicina tem que "generalizar-se" antes que possa
"especializar-se". Então, aplicando este princípio ao nosso caso:
quanto mais conhecimento o professor tiver da Bíblia, mais estará capacitado a
expor uma de suas partes.
Neste ponto
surge talvez a pergunta: Como posso adquirir este conhecimento profundo?
Isto nos
leva a tratar do preparo do professor. O professor eficiente de Escola
Dominical deve adquirir os seguintes conhecimentos bíblicos: as histórias e
incidentes que a Bíblia narra desde o Gênesis até o Apocalipse; o propósito e
conteúdo de cada livro da Bíblia; a vida de Cristo e a de Paulo; as doutrinas
da Bíblia; a geografia e os costumes bíblicos.
Como se
obtêm tais conhecimentos?
(1) O melhor
método é fazer um curso de preparação de professores, na igreja local, se esta
o tiver em funcionamento, ou num Instituto Bíblico.
(2) Pode-se
fazer cursos por correspondência.
(3) O
professor pode adquirir livros excelentes acerca dos temas mencionados acima, e
estudá-los por si.
3. Escreva
de modo completo os resultados de seu estudo
Este método
estimula a sua memória. Também faz que os temas fiquem mais claros em sua
mente. Discutiremos mais este assunto em um capítulo posterior.
4. Prepare
sua aula em oração
Seu primeiro
objetivo, como professor da Escola Dominical, não é de ordem intelectual, mas
espiritual: a edificação do caráter cristão em seus alunos. Mas tentar
partilhar conhecimento espiritual com êxito, sem o poder espiritual que vem
pela oração, seria como tentar locar um órgão de tubos sem que haja
eletricidade. A necessidade da oração foi explicada por Suter. Embora o que ele
disse fosse dirigido a uma classe de rapazes, o princípio é aplicável a todas
as pessoas.
"Durante
este curso você vai fazer 35 impressões nas mentes destes jovens. (Em nossas
Escolas Dominicais, em que as classes se reúnem todos os domingos do ano, o
número de impressões seria 52). Sendo você um guerreiro do Senhor, a Espada do
Espírito, que é a Palavra de Deus, foi posta em suas mãos e o Senhor lhe pede
que desfira 35 golpes contra o inimigo do reino de Deus. Cada vez que você se
reúne com sua classe trava-se uma batalha. São experiências especiais para os
jovens, porque o curso é único no gênero.
Tudo
vai depender de como você se comportar ao dirigir sua classe. Se você o fizer
nobremente, porá nas almas dos rapazes 35 ímpetos na direção da lealdade a
Cristo. Você porá suas almas em contato com o poder divino que os salvará da
calamidade no dia da provação.
"Ao
contrário, se você dirigir mal sua classe, por falta de preparo, se você
titubear, sem respostas adequadas durante os 45 minutos de cada aula, se o seu
trabalho carecer de propósito e de lógica, se você não tiver habilidade, se
você ficar nervoso ou distraído, com preguiça ou inseguro, você não somente
perderá sua oportunidade, mas pior ainda, poderá causar um dano irreparável.
Estou
dizendo que por causa da negligência do professor; ou por causa de sua moral
indigna de confiança; ou por causa de seus atos, que falam mais alto do que
suas palavras, dir-se-á que a comunidade conhecida como adeptos da religião
cristã tem tão poucos méritos, que não injeta entusiasmo em seus alunos nem os
motiva a exercer seus melhores esforços no aprendizado. O professor é um
exemplo vivo, porque ele ensina muito mais pelo que ele é do que pelo que sabe.
"O
professor não pode 'apagar-se', isto é, deixar de exercer sua influência em
certo domingo, só porque não se sente bem preparado para sua tarefa, pois, cada
vez que os alunos se reúnem, recebem as influências dele, as quais ele exerce
ainda que não pronuncie uma palavra. Terá de influenciá-los no próximo domingo,
queira ou não. O importante é que a influência que o professor exerça seja
dirigida para Cristo. Por isso é preciso ter certeza de estar preparado. Mas
você, professor, não poderá executar esse trabalho sem a ajuda de Deus."
5. Prepare a
si mesmo
O que foi
dito acerca da oração nos faz pensar no que é o ensino na Escola Dominical. O
professor é mais importante que a própria aula, o trabalhador é mais importante
que seu trabalho. Emerson disse: "Deixe-me escolher o professor e não
importa quem escolha a matéria." A vida do professor é que dá força a seu
ensino; o que ele é, influi com mais força sobre a classe do que o que ele diz.
"Use a linguagem que quiser — disse o famoso escritor — ela nunca dirá
mais nada além daquilo que você é.
Conclusão
O professor
deve perguntar a si mesmo: Sou um exemplo da verdade que tento inculcar em meus
alunos? Procuro ensinar-lhes a ser pacientes? E eu, sou paciente? Esforço-me
para ensinar-lhes a orar? Eu oro? Baseado neste princípio, um homem que havia
sido convidado a falar a um grupo de professores acerca do tema
"Conduta", falou da conduta dos professores e obreiros, em vez da
conduta dos alunos. O que é o arco para a flecha, é o professor para o aluno.
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