sexta-feira, 3 de agosto de 2018

10 Maneiras de usar uma arma para a Gloria de Deus



"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)

01. Tenha-a dentro da legalidade, pois precisamos obedecer aos magistrados (Romanos 13:1-2 A submissão às autoridades – 1 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
2 Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
3 Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.);

02. Saiba manuseá-la e guardá-la de forma segura, pois somos responsáveis por isso (1 Timóteo 5:8 8 Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.);

03. Não a use como instrumento de vingança pessoal, pois esta pertence ao Senhor (Romanos 12:19
9 O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.);

04. Não haja precipitadamente com ela, pois esta é a atitude dos tolos (Provérbios 25:8
6 Não se engrandeça na presença do rei
e não reivindique lugar entre os homens importantes;
7 é melhor que o rei lhe diga: "Suba para cá!", do que ter que humilhá-lo diante de uma autoridade.
O que você viu com os olhos
8 não leve precipitadamente ao tribunal, pois o que você fará se o seu próximo o desacreditar?
9 Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo e não revele o segredo de outra pessoa, 10 caso contrário, quem o ouvir poderá recriminá-lo, e você jamais perderá sua má reputação.);

05. Use-a para defender sua esposa, pois se for necessário, devemos até mesmo dar nossa vida por elas (Efésios 5:25
25 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.);

06. Não tenha prazer na morte, pois se Deus assim não tem, nós também não devemos (Ezequiel 33:11
11 Diga-lhes: Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que o seu povo haveria de morrer, ó nação de Israel?);
07. Pratique tiros ao alvo, a fim de ser corretamente instruído e preparado (1 Samuel 17:33-37 33Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade".
34Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, 35eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo.
36Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.
37O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu".
Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você".);

08. Fale com os outros sobre como, biblicamente, é lícito defender-se (Êxodo 22:2-4
2"Se o ladrão que for pego arrombando for ferido e morrer, quem o feriu não será cul­pado de homicídio,
"O ladrão terá que restituir o que rou­bou, mas, se não tiver nada, será vendido para pagar o roubo. 3 mas, se isso acontecer de­pois do nascer do sol, será culpado de homicí­dio.
4 Se o que foi roubado for en­contrado vivo em seu poder, seja boi, seja ju­mento, seja ovelha, ele deverá restituí-lo em dobro.);

09. Faça manutenções regulares em sua arma, pois é necessário cuidar dos bens dados pelo Senhor, pois são como que emprestados a nós (2 Reis 6:5 5 Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: "Ah, meu senhor, era emprestado!");

10. Não confie em sua arma, mas no Senhor (Salmos 20:7 7Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos
no nome do Senhor, o nosso Deus.
).

Nota:
Por favor, não pense que esta postagem é uma apologia à morte ou para se atirar sem qualquer motivo. A única coisa biblicamente defensável é a legítima defesa.

Assim lemos claramente:
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira [de Deus], porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:19-21)

Paulo é preciso em suas palavras e ensina todos os cristãos a não serem "justiceiros particulares", de modo a não violarem a ordem do Senhor ao Estado. O apóstolo coloca um ponto sumário para nosso entendimento; isto é, o motivo pelo qual o cristão não deve ser vingativo é porque "Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor". Desta forma, o cristão não precisa desesperar-se ao ver a impunidade crescente em nossos dias – embora tenha de lutar contra ela –, afinal, é o Todo Poderoso quem está no controle de Sua criação e Ele a julgará com justiça no dia estabelecido:

"Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar." (Deuteronômio 32:35)

Para informações mais detalhadas, recomendamos o livro "Armas, Defesa Pessoal e Bíblia".

Fonte: 2 Timóteo 3:16
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.