As cinco
ofertas em ordem:
1 – O
Holocausto. Com sangue, Lv 1.1-17 e 6.8-13.
2 – A Oferta
de Manjares. Sem sangue, Lv. 2.1-16 e 6.14-23.
3 – A Oferta
Pacífica. Com sangue, Lv. 3.1-17 e 7.11-34.
4 – A Oferta
pelo Pecado. Com sangue, Lv. 4.1-35.
5 – A oferta
pela Culpa. Com sangue, Lv 5.14-19.
II -
INTERPRETAÇÃO
1 – Cristo
como Holocausto. Lv 1.3, oferta queimada – Holocausto – A primeira oferta
descrita em Levítico é o Holocausto. O termo hebraico para Holocausto é “Olah”,
que significa “fazer subir”. Na vulgata aparece como holocaustum. O
sentido geral da oferta é que ela subia para Deus como cheiro suave e era
totalmente queimada. Em primeiro lugar tipificava Cristo oferecendo-se sem
mácula a Deus tinha satisfação em fazer a vontade do Seu Pai, ainda que na
morte. Em segundo era um sacrifício expiatório. O crente não teve este prazer
na vontade de Deus.
E em
terceiro foi substitutivo (v.4) porque Cristo o fez em lugar do pecador. Em
Levítico 1.3-5 observa-se: “sacrifício queimado” e “voluntário” para que fosse
aceito.
As
exigências de Deus quanto aos animais que eram aceitos para os sacrifícios
estão reiteradas em Lv 22.18-20, 22, 24-25 e indicam que estes sacrifícios
deveriam ser fisicamente perfeitos.
Os quatro
tipos de animais tipificavam a obediência perfeita de Cristo. São eles:
a – O
novilho – Tipo de Cristo como servo paciente e sofredor (ver Hb 12.2,3).
Obediente até a morte (ver Is 53.1-7 e Atos 8.32-35).
b – O
cabrito – Tipo do pecador (ver Mt 25.33, 41-46).
Sacrificialmente,
Cristo foi contado entre os transgressores (ver. Is 53.12).
Aquele que
não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós (II Co 5.21).
O Santo de
Deus foi feito “maldição” em nosso lugar (Gl 3.13) quando foi pregado na cruz.
c - As aves:
rola e pomba – São naturalmente símbolos da inocência (Is 38.14, 59.11,
Mt 23.37, Hb 7.26).
Estão
associados com a pobreza em Lv 5.7, 12.8 e falam dEle que por amor a nós se
tornou pobre (Lc 9.58).
Esse caminho
voluntário para a pobreza começou quando se esvaziou de Sua glória pré-encarnada
e terminou no sacrifício através do qual nos tornamos ricos (II Co 8.9, Fp
2.6-8, Jo 17.5).
Em Levítico 1.8-9, fala das ofertas queimadas de aroma agradável. São assim
chamadas porque tipificam Cristo em Suas próprias perfeições e em Sua devoção
afetuosa para com a vontade do Pai.
Estes graus
de sacrifício típicos testam a medida de nossa apropriação dos variados
aspectos do único sacrifício de Cristo na cruz. O cristão amadurecido vê o
Cristo crucificado em todos estes aspectos.
2 – Ofertas
de Manjares descritas em Lv 2.1-16, 6.14,23, Sl 16.
Muitas são
as características dessas ofertas nos seus aspectos:
a – Flor de
Farinha. Descreve a uniformidade e equilíbrio do caráter de Cristo. Para se
obter uma farinha de qualidade, era necessário um esmagamento do trigo.
Isto faz lembrar o sofrimento de Jesus na cruz.
b – O fogo.
Descreve a prova de Seu sofrimento até a morte.
c – O
incenso. Descreve a fragrância de Sua vida diante de Deus. Em Ex 30.34 se
observa também Sua pureza infalível.
d – A
ausência de fermento. Tem a ver com Sua atitude para com a verdade (Jo 14.6).
e – A
ausência de mel. Tem a ver com a origem de Sua doçura. Esta não era natural. A
natural pode existir totalmente à parte da graça.
f – O azeite
misturado. Simboliza Cristo nascido do Espírito Santo (Mt 1.18-23).
g – O azeite
por cima. Simboliza o batismo com o Espírito Santo (Jô 1.1-32, 6.27).
h – O forno.
Simboliza o sofrimento invisível de Cristo. Sua agonia interior (Mt 27.45,46,
Hb 2.18).
i – A
assadeira. Tem a ver com os Seus sofrimentos mais evidentes (Mt 27.27,31).
j – O sal.
Explicita a pungência da verdade de Deus àquilo que impede a ação do fermento.
O sal é um elemento tão importante que além de preservar, simboliza a eterna e
incorrupta aliança com Deus.
3 – Ofertas
Pacíficas. Lv 3.1-17, 7.11-33 e Sl 85.
Toda a obra
de Cristo em relação a paz do crente está aqui tipificada. Representa a oferta
pacífica – a comunhão com Deus. Cristo:
a – Fez a
paz (Cl 1.20)
b –
Proclamava a paz (Ef 2.17).
c – Ele é a
paz do cristão (Ef 2.14). Em Cristo, Deus e o pecador se encontram em paz.
Porque? Por que Deus é propício e o pecador é reconciliado. Ambos são
igualmente satisfeitos com o que Cristo fez. Tudo isto tem o preço de sangue e
fogo. Veja os detalhes dessa oferta. O termo “pacífico” traduzido é “shelami”
do verbo “shalom” e significa ser completo, estar em paz, fazer paz. Por outro
lado, podia reafirmar a comunhão com Deus. Era a festa de comunhão daqueles que
andavam em harmonia com o Senhor, com o próximo. Eis os motivos da oferta
pacífica: ações de graça, votivas e volutárias. O banquete, como ponto alto da
oferta, fala da comunhão, da paz, da harmonia. E o fato de se comer desse
banquete junto, tipifica a união entre Deus e o homem. A oferta pacífica é
apresentada como alimento próprio dos sacerdotes (Lv 7.31-34). Observe que é do
peito (os afetos) e dos ombros (a força) que os cristãos como sacerdotes (I Pe
2.9), se alimentam em comunhão com o Pai. Em Lv 7.11-13 inspira o cristão a
apresentar uma oferta de gratidão a Deus (Rm 12.1).
4 – Oferta
pelo Pecado. Lv 4.1-35.
A
oferta pelo pecado simboliza Cristo sobrecarregado com o pecado do crente. Isto
é Cristo ocupando absolutamente no lugar do pecador. É a morte de Cristo
conforme vista em Is 53, Sl 22, Mt 26.28, I Pe 2.24. Ele foi feito pecado pelo
pecador. As ofertas pelo pecado são expiatórias, substitutivas e eficazes,
conforme Lv 4.12, 29, 35. A oferta pelo pecado é queimada fora do arraial e
tipifica o aspecto da morte de Cristo.
Passos do
ritual do sacrifício pelo pecado:
a –
Apresentação da vítima. Conforme Lv 4.4, 14, 23, 28. É a decisão do devedor.
b – A
imposição da mão. Conforme Lv 4.4, 15, 24, 29 simboliza a confissão do pecado.
c – O ato de
imolar o animal. Conforme Lv 4.4, 15, 24, o pecador tem um substituto.
d – A
apresentação do sangue. Conforme Lv 4.4-7, 16-18, 25, o pecador é favorecido
pelo sangue.
e – A
gordura queimada do animal. Tudo agora pertence a Deus (Rm 12.1).
f – O
tratamento da carne do animal. Conforme Lv 4.11,12, significa vida limpa, santidade
completa (Rm 8.3).
5 – Oferta
pela Culpa.
Tem em vista
a injúria que o pecado opera. Outrossim, a oferta pelo pecado tem em vista a
culpa do indivíduo.
Aqui se
considera a dívida de cada ser humano por direito para com Deus conforme Lv 5.6
e Sl 51.
Diferenças
entre a oferta de pecado e a oferta de culpa: O pecado, aqui, significa
condições de impureza e fraqueza. Já a culpa, é um ato, uma dívida.O
pecado é a natureza má. A culpa é o erro. O pecado torna o pecador rejeitado
por Deus pelo que é. A culpa pelo que ele faz (Is 41.24). Este é o valor do
homem para Deus, menor do que nada. Por isso precisa da oferta de pecado,
para se habilitar perante Deus. As obras dos homens perante Deus nada valem.
Por isso ele precisa da oferta de culpa para pagar sua dívida. Por tudo isso,
Deus fez Jesus Cristo, Seu Filho, pecado por nós. Ler Hb 9 e 10 e II Co
5.21. O Salmo 69 é o Salmo da oferta de culpa. O valor da obra de Cristo no
calvário, cumpriu simbolicamente em todas as ofertas de Levítico.
RESUMO
a - No Holocausto,
havia quatro animais. O homem podia fazer a escolha.
b - Na
Pacífica. Era gado miúdo; macho ou fêmea.
c - Na
oferta pelo pecado era oferecido uma cabra, mas pela culpa, só um carneiro sem
mancha. Era requerido um carneiro. Uma oferta menor não tinha valor para esse
tipo de culpa.
A palavra
usada para descrever este sacrifício, que é traduzida “oferta pela culpa”
é “Asham” que significa culpa, prejuízo, erro cometido ou ofensa.
Boas
intenções não reparam erros.
Concluindo
este estudo sobre as ofertas:
a – Jesus é
o cumprimento do Holocausto. Ele se oferece voluntariamente ao Pai.
b – Jesus é
o cumprimento da Oferta de Manjares. Ele representa a perfeição de
caráter e humanidade.
c – Jesus é
o cumprimento da Oferta Pacífica. Ele é a paz do crente realizada per meio de
Seu sangue.
d – Jesus é
o cumprimento da Oferta do Pecado. Ele é o cordeiro sem mancha que tira o
pecado.
e – Jesus é
o cumprimento da Oferta de Culpa. Ele derramou Seu sangue para dar o perdão ao
homem.
2 – Ofertas
de M.3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.