quarta-feira, 12 de setembro de 2018

LUCAS 15


Lucas 15

A parábola da ovelha perdida
1 Todos os publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo.
2 Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".
3 Então Jesus lhes contou esta parábola:
4 "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
5 E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros
6 e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida'.
7 Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.

Lucas 15: 1-32. Publicanos e pecadores acolhidos por Cristo – Três parábolas para explicar isso.

1 E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvirem.
aproximou-se … de todos os publicanos e pecadores, etc. – ao redor Dele pela extraordinária adaptação de Seus ensinamentos ao caso deles, que, até que Ele apareceu – pelo menos Seu precursor – poderia muito bem dizer: “Ninguém se importa com a minha alma.”

2 E os fariseus e escribas murmuravam, dizendo: Este recebe aos pecadores, e come com eles.
murmurou, dizendo, etc. – adoeceu, escandalizou-se para Ele e insinuou (sobre o princípio que um homem é conhecido pela companhia que ele mantém) que Ele deve ter alguma simpatia secreta com seu caráter. Mas oh, que verdade de preciosa indescritível faz seus lábios, como em outras ocasiões, inconscientemente proferem. Agora siga três parábolas representando o pecador:
(1) em sua estupidez;
(2) como totalmente inconsciente de sua condição perdida;
(3) consciente e voluntariamente alienado de Deus [Bengel].
Os dois primeiros estabelecem o amor em busca de Deus; o último, seu receber o amor [Trench].

3 E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Lucas 15: 3-7 I. A ovelha perdida.
Ocorrendo novamente (Mateus 18: 12-14); mas ali mostro quão preciosa é a sua ovelha para o bom pastor; aqui, para mostrar que o pastor, embora a ovelha nunca se desvie tão amplamente, vai procurá-lo, e quando ele encontrar, vai se alegrar com isso.

4 Quem de vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai em busca da perdida, até que a encontre?
deixe os noventa e nove – incline toda a sua atenção e cuidado, por assim dizer, ao único objetivo de recuperar a ovelha perdida; não dizendo. “É apenas um; Deixe ir; o suficiente permanece. ”
vá atrás de … até, etc. – apontando para todos os meios diversificados que Deus coloca em operação para a recuperação dos pecadores.

5 E encontrando-a, não a ponha sobre seus ombros, com alegria?

6 E vindo para casa, não convoque aos amigos, e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei minha ovelha perdida?
Regozijem-se comigo, etc. – O princípio aqui é que se sente alegria exuberante por ser quase demais para si próprio, e fica positivamente aliviado por ter outros para compartilhar com ele. (Veja em Lucas 15:10).

7 Digo-vos, que assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.
não precisando de arrependimento – nem anjos, cujo lugar nessas parábolas é muito diferente disso; mas aqueles representados pelo bem-comportado irmão do pródigo, que “serviu ao Pai” por muitos anos e em nenhum momento transgrediu Seu mandamento (no sentido ultrajante do pródigo). (Veja em Lucas 15:29; veja em Lucas 15:31). Em outras palavras, tais como cresceram desde a infância no temor de Deus e como as ovelhas de Seu pasto. Nosso Senhor não diz “os fariseus e escribas” eram tais; mas como havia indubitavelmente tal classe, enquanto “os publicanos e pecadores” eram confessadamente as ovelhas perdidas e os filhos pródigos, Ele os deixa para preencher o lugar da outra classe, se pudessem.



A moeda perdida
8 "Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?
9 E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida'.
10 Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

8 Ou que mulher, tendo dez moedas de prata, se perder a uma moeda, não acende a lâmpada, e varre a casa, e busca cuidadosamente até a achar?
Lucas 15: 8-10. II. A moeda perdida.
varrer a casa – “não feito sem poeira na parte do homem” [Bengel].

9 E achando -a , não chame as amigas e as vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a moeda perdida!

10 Assim vos digo, que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Da mesma forma – no mesmo princípio.
alegria, etc. – Observe cuidadosamente a linguagem aqui – não “alegria da parte”, mas “alegria na presença dos anjos de Deus”. Fiel à idéia das parábolas. O grande pastor O Grande Proprietário, Ele mesmo, é aquele cuja alegria está propriamente sobre sua própria propriedade recuperada; mas tão vasto e exuberante é isto (Zacarias 8:17), que como se Ele não pudesse guardá-lo para Si mesmo, Ele “chama os seus amigos e vizinhos juntos” – Toda a sua família celestial – dizendo: “Alegrai-vos COMIGO, pois tenho encontrei a Minha ovelha, minha peça ”etc. Neste sublime sentido, é“ alegria ”, antes“ ou na presença dos anjos ”; eles apenas “captam a alegria voadora”, compartilhando-a com Ele! A aplicação disto para a recepção daqueles publicanos e pecadores que estavam ao redor de nosso Senhor é grandiosa ao extremo: “Vós, com desdém, destes desorientados, e porque eu não faço o mesmo, murmurais: mas um diferente O sentimento é valorizado no céu. Lá, a recuperação de um desses párias é observada com interesse e saudada com alegria; nem são deixados para voltar para casa ou perecer; por isso! mesmo agora, o grande Pastor está indo atrás de Suas ovelhas perdidas, e o Proprietário está fazendo uma busca diligente pela propriedade perdida; e Ele também a está encontrando e trazendo de volta com alegria, e todo o céu está cheio dela. ”(Deixe o leitor marcar o que sublime afirma a si mesmo que o nosso Senhor coloca secretamente aqui – como se n’Ele eles vissem, tudo desconhecido para eles mesmos, nada menos que o céu nos preparativos da terra, o Grande Pastor acima, vestido com um manto de carne, vem “buscar e salvar o que se perdeu”)!

O filho perdido
11 Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
12 O mais novo disse ao seu pai: 'Pai, quero a minha parte da herança'. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
13 "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.
16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
17 "Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados'.
20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai.
"Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
21 "O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho'.
22 "Mas o pai disse aos seus servos: 'Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos.
24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado'. E começaram a festejar o seu regresso.
25 "Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
27 Este lhe respondeu: 'Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo'.
28 "O filho mais velho encheu-se de ira e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
29 Mas ele respondeu ao seu pai: 'Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
30 Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!'
31 "Disse o pai: 'Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
32 Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado' ".

O filho pródigo.

11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos.

12 E disse o mais jovem deles ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertencem. E ele lhe repartiu os bens.
disse… cansado do controle, ofegante pela independência, incapaz de suportar a observância do pai. Este é o homem impaciente do controle divino, desejando ser independente de Deus, procurando ser seu próprio mestre; aquele “pecado dos pecados, no qual todos os pecados subsequentes são incluídos como em seu germe, pois eles são apenas o desdobramento deste aqui” [Trench].
ele repartiu… Assim, “Deus, quando Seu serviço não mais parece uma perfeita liberdade, e o homem se promete algo muito melhor em outro lugar, permite que ele faça o julgamento; e ele descobrirá, se necessário por mais triste prova, que se apartar Dele não é jogar fora o jugo, mas trocar um jugo leve por um pesado, e um gracioso Mestre por mil tiranos e senhores imperiosos ”[Trincheira ].

13 E depois de não muitos dias, o filho mais jovem, juntando tudo, partiu-se para uma terra distante, e ali desperdiçou seus bens, vivendo de forma irresponsável.
Não muitos dias – intoxicado com seus novos recursos, e ansioso pelo luxo de usá-los em Will.
um país distante – além de todo perigo de interferência de casa.
desperdiçado, etc. – Enquanto durasse, o monitor interno (Isaías 55: 2) seria silenciado (Isaías 9:10; Isaías 57:10; Amós 4: 6-10).
vida tumultuosa – (Lucas 15:30), “com prostitutas”. Ah! mas isso vai além do sensualista; pois “na linguagem simbólica profunda da fornicação das Escrituras está a imagem permanente da idolatria; eles são de fato mencionados como um e o mesmo pecado, considerado agora em sua carne, agora em seu aspecto espiritual ”(Jeremias 3: 1-15; Ezequiel 16: 1-17: 24) [Trench].

14 E ele, tendo já gastado tudo, houve uma grande fome naquela terra, e ele começou a sofrer necessidade.
uma poderosa fome – uma misteriosa providência que retinha a fome até que ele estivesse em condições de senti-la em todo o seu rigor. Assim, como Jonas, a quem a tempestade não alcançou até nas profundezas das profundezas à mercê das ondas, o pecador se sente como se “as estrelas em seus caminhos estivessem lutando contra ele” (Juízes 5:20).
em falta – o primeiro estágio de sua amarga experiência e preparação para uma mudança.

15 E foi, se chegou a um dos cidadãos daquela terra; e este o mandou a seus campos para alimentar porcos.
juntou-se a si mesmo, etc – o seu orgulho ainda não humilhado, incapaz de tolerar a vergonha de um retorno.
para alimentar os porcos – feliz de manter a vida de qualquer maneira, eis que o filho afundou em um suinoceronte – entre os judeus, por causa da proibição da carne de porco, enfaticamente vil! “Aquele que começa usando o mundo como um servo, para ministrar a seu prazer, termina invertendo o relacionamento” [Trench].

16 E ele ficava com vontade de encher seu estômago com os grãos que os porcos comiam, mas ninguém as dava para ele.
teria ficado satisfeita – em vez disso, “era um prazer preencher”, com avidez da única comida que ele poderia receber.
as cascas – “os cascos de uma planta leguminosa que no Oriente é a comida de gado e porcos, e freqüentemente o alimento dos mais pobres em tempos de aflição” [Stier].
nenhum homem deu … a ele – não este alimento, por que ele tinha, mas qualquer coisa melhor (Jeremias 30:14). Esta era a sua profundidade mais baixa – perecendo sem ser sepultado, sozinha no mundo, e pronta para desaparecer do que é imperdível! Mas este é apenas o ponto de viragem abençoado; meia noite antes do alvorecer do dia (2 Crônicas 12: 8; 2 Crônicas 33: 11-13; Jeremias 2:19).

17 E ele, pensando consigo mesmo, disse: Quantos empregados de meu pai tem pão em abundância, e eu aqui morro de fome!
veio a si mesmo – Antes, ele tinha sido “fora de si mesmo” (Eclesiastes 9: 3), em que sentido irá aparecer em breve.
Quantos contratados, etc. – Que testemunho da natureza da casa que ele deixou! Mas ele não sabia de tudo isso antes de partir e todos os dias de seu exílio voluntário? Ele fez, e ele não fez. Com o coração completamente afastado de casa e impregnado de gratificação egoísta, a casa de seu pai nunca chegou ao alcance de sua visão, ou apenas como outro nome para a servidão e a tristeza. Agora vazio, desolado, murcho, perecendo, em casa, com toda a sua paz, abundância, liberdade, dignidade, começa a ver, preenche todas as suas visões como uma realidade quente e viva, e quebra seu coração.

18 Eu levantarei, e irei a meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu, e diante de ti.
Vou me levantar e ir para o meu PAI – A mudança chegou finalmente, e que mudança! – expressa em termos de simplicidade e poder tão requintados como se expressamente enquadrada para todos os penitentes de coração partido.
Pai, etc. – Marque o termo. Embora “não mais digno de ser chamado seu filho”, o pecador pródigo é ensinado a reivindicar o relacionamento corrompido, mas ainda existente, pedindo para não ser feito um servo, mas permanecendo um filho para ser feito “como um servo”, disposto a ocupe o lugar mais baixo e faça o trabalho mais mau. Ah! e é chegado a isso? Era uma vez: “Qualquer lugar em vez de lar.” Agora, “Oh, aquela casa! Poderia eu, mas ousar, esperar que a porta dela não fosse fechada contra mim, como eu ficaria feliz em ir a qualquer lugar e fazer qualquer trabalho, feliz apenas em estar lá. ”Bem, isso é conversão – nada absolutamente novo, ainda. tudo novo; velhas coisas familiares vistas sob uma nova luz e pela primeira vez como realidades de magnitude e poder esmagadores. Como isso é trazido a parábola diz não. (Temos isso abundantemente em outro lugar, Filemom 2:13 etc.). Seu único objetivo é pintar o lar bem-vindo dos maiores pecadores, quando (não importa para o presente como) eles “se levantam e vão para o seu Pai”.

19 E já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como a um de teus empregados.

20 E levantando-se, foi a seu pai. E quando ainda estava longe, o seu pai o viu, e teve compaixão dele; e correndo, caiu ao seu pescoço, e o beijou.
um grande caminho fora – Oh sim, quando, mas o rosto está voltado para casa, embora ainda longe, longe, nosso Pai reconhece Seu próprio filho em nós, e nos obriga a encontrar-nos – não dizendo: Deixe-o vir a Mim e processá-lo primeiro perdão, mas Ele mesmo dando o primeiro passo.
caiu em seu pescoço e o beijou – O que! Em toda a sua sujeira? Sim. Em todos os seus trapos? Sim. Em toda a sua abatida e despedaçada desgraça? Sim. “Pai nosso que estais no céu”, esse é o teu retrato? É assim mesmo (Jeremias 31:20). E porque é assim, não me admiro que tal ensinamento incomparável tenha tornado o mundo novo.

21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu, e diante de ti; e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Pai, eu pequei, etc. – “Esta confissão é proferida após o beijo da reconciliação” (Ezequiel 16:63) [Trench].

22 Mas o pai disse a seus servos: Trazei a melhor roupa, e o vesti; e ponde um anel em sua mão, e sandálias nos seus pés.
Mas o Pai disse, etc. – O filho não disse tudo o que ele propôs, nem tanto, porque as demonstrações do pai reacenderam a filial, e engoliram todo sentimento servil [Trench] (na palavra “Pai”, veja em Lucas 15:18), mas porque o coração do pai é feito para parecer muito cheio para ouvir, naquele momento, para mais nesta tensão.
o melhor manto – Compare Zacarias 3: 4, Zacarias 3: 5, “Tire as roupas imundas dele; eis que te vesti com mudança de vestes; e vestiram-no de vestes ”(Isaías 61:10; Apocalipse 3:18).
um anel – (Compare Gênesis 41:42; Tiago 2: 2).
sapatos – os escravos andavam descalços. Assim, temos aqui um tríplice símbolo de liberdade e honra, restaurado, como fruto da perfeita reconciliação.

23 E trazei o bezerro engordado, e o matai; e comamos, e nos alegremos.
o bezerro cevado – mantido para ocasiões festivas.

24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a se alegrar.
meu filho – agora duas vezes seu filho.
morto … perdido – para mim; para si mesmo – ao meu serviço, minha satisfação; para sua própria dignidade, paz, lucro.
vivo de novo … encontrado – para todos estes.
alegre – (veja em Luke 15:10).

25 E seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, chegou perto da casa, ouviu a música, e as danças.
no campo – engajado nos negócios de seu pai: compare Lucas 15:29, “Estes muitos anos eu te sirvo”.

26 E chamando para si um dos servos, perguntou-lhe: O que era aquilo?

27 E ele lhe disse: Teu irmão chegou; e teu pai matou o bezerro engordado, porque ele voltou são.

28 Porém ele se irritou, e não queria entrar. Então o seu pai, saindo, rogava-lhe que entrasse .
veio seu pai fora e suplicou-lhe – “Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem” (Salmos 103: 13). Como é o irmão mais velho que agora erra, também é a mesma compaixão paterna que caiu sobre o pescoço do mais novo que surge e implora ao ancião.

29 Mas o filho respondendo, disse ao pai: Eis que eu te sirvo há tantos anos, e nunca desobedeci tua ordem, e nunca me deste um cabrito, para que eu me alegrasse com meus amigos.
nem eu transgredi em nenhum momento teu mandamento – As palavras não devem ser pressionadas demais. Ele está apenas contrastando sua constância de amor e serviço com a conduta de seu irmão; assim como Jó, ressentindo-se da acusação de hipocrisia por parte de seus amigos, fala como se nada pudesse ser imposto a seu cargo (Jó 23: 10-12), e Davi também (Salmo 18: 20-24). O pai atesta a verdade de tudo o que ele diz.
nunca … uma criança – eu digo não um bezerro, mas nem mesmo uma criança.
que eu possa fazer feliz com meus amigos – Aqui está sua mal-entendida. Não foi entretenimento para a gratificação do pródigo: foi a expressão do pai da alegria que ele sentiu em sua recuperação.
teu filho … teu viver – Como indigno é um reflexo sobre o pai comum de ambos, pois um não só deserdar o outro, mas arremessá-lo sobre seu pai, como se ele dissesse: Toma-o e tenha alegria dele!

30 Porém, vindo este teu filho, que gastou teus bens com prostitutas, tu lhe mataste o bezerro engordado.

31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas.
Filho, etc. – O pai não se ressente do insulto – como ele poderia, depois da grandeza do coração que beijara o pródigo que retornara? Ele calmamente expõe com ele: “Filho, ouça a razão. Que necessidade de alegria especial e exuberante sobre ti? Disseste: ‘Por quantos anos te sirvo?’ Naquele momento você disse; mas apenas por essa razão não coloco toda a família em regozijo por ti. Para ti está reservado o que é mais alto ainda – uma tranquila e eterna satisfação em ti, como um filho fiel de coração sincero na casa de teu pai, nem da herança reservada para ti é algo alienado por esta alegria festiva e apropriada sobre o outrora insensato mas agora sábio e recém recuperado. ”

32 Mas era necessário se alegrar e animar; porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha se perdido, e foi encontrado.
Foi encontro – era possível que ele simplesmente ocupasse seu longo lugar vago na família sem um sinal especial de admiração e deleite com a mudança? Isso teria sido natureza? Mas sendo este o significado da festividade, seria por isso mesmo temporário. Com o tempo, a obediência até mesmo ao filho mais novo se tornaria a lei e não a exceção; ele também pode se aventurar a dizer: “Por muitos anos eu te sirvo”; e dele o pai diria: “Filho, tu estás sempre comigo”. Nesse caso, portanto, não seria “encontrar que eles deveriam se alegrar e se alegrar”. As lições são óbvias, mas quão belas!
(1) Quanto mais profundo afundado e quanto mais afastado for o pecador, mais exuberante é a alegria que a sua recuperação ocasiona.
(2) Tal alegria não é a porção daqueles cuja vida inteira foi gasta no serviço de seu Pai no céu.
(3) Em vez de relutarem a falta disto, eles devem considerar o mais alto testemunho de sua fidelidade ao longo da vida, que algo melhor está reservado para eles – a complacência profunda e duradoura de seu Pai no céu.



REFLEXÃO PARA DEVOCIONAL:
Para cada dia da semana escolha uma parábola. Para “decodificá-la” tente responde as seguintes perguntas:
·         Para quem a parábola foi contada?
·         Porque a parábola foi contada?
·         Qual é a moral da parábola?
·         Existe algum ponto culminante na parábola?
·         Alguma interpretação é dada na passagem para a parábola?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.