O Significado Bíblico da
Ceia do Senhor
Tema: Santa Ceia do
Senhor
Texto: Mateus 26:26-30: 26 E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o
partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
27 E, tomando o cálice, e dando
graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 Porque
isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos,
para remissão dos pecados.
29 E digo-vos que, desde agora, não
beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no
reino de meu Pai.
30 E, tendo cantado o hino, saíram
para o Monte das Oliveiras.
Introdução:
Antes de o Senhor Jesus Cristo deixar a terra, ele
estabeleceu duas ordenanças para a igreja local. Elas são o Batismo e a Ceia do
Senhor.
Nenhuma ordenança tem qualquer poder salvador, mas, o batismo é uma ordenança
de identificação, enquanto a Ceia
do Senhor é uma ordenança de
comemoração!
Enquanto muitos cristãos podem ter participado centenas de vezes da Ceia do Senhor, isso não significa necessariamente que eles
entendem tudo o que há para saber sobre ela!
Vamos buscar na Palavra de Deus, e ver se podemos
descobrir o significado bíblico desta comemoração, a ceia do Senhor.
I. Considere a origem da ordenança.
(Vv. 26-28: 26 E,
quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos
discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
27 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei
dele todos; 28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo
testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.).
1. A instituição veio do próprio Jesus. Não é um ritual religioso feito pelo homem. Em
vez disso, ela se originou no Cenáculo de Jerusalém, a poucas centenas de
metros do jardim onde Cristo seria traído e o jardim, onde Ele seria
crucificado e sepultado!
2. A instrução para a Ceia do Senhor veio do próprio Jesus.
II. Considere a observância da ordenança.
(Vv. 24-26: 24 Em
verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele
homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não
houvera nascido.
25 E, respondendo Judas, o que o
traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o
disseste.
26 E, quando comiam, Jesus tomou o
pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei,
isto é o meu corpo.).
1. Serve como um lembrete da redenção do corpo de
nosso Salvador
(Lucas 24:26, 46: 26 Porventura não convinha que o Cristo padecesse
estas coisas e entrasse na sua glória?
27 E, começando por Moisés, e por todos os
profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
45 Então abriu-lhes o entendimento
para compreenderem as Escrituras.
46 E disse-lhes: Assim está escrito,
e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre
os mortos, 47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e
a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48 E destas coisas sois vós
testemunhas.).
2. Serve como um lembrete do resgate sangue de nosso Salvador
(Atos 20:28: 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o
Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que
ele resgatou com seu próprio sangue.).
3. Serve como um lembrete do retorno abençoado de
nosso Salvador (1 Coríntios 11:26: 26 Porque todas as vezes que comerdes este pão
e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.)
Quando um crente participa da Ceia
do Senhor, ele está se lembrando
de e declarando aos outros a obra consumada de Cristo na cruz! A ordenança foi
dada como um lembrete para manter fresco em nossas mentes tudo o que Jesus fez
por nós.
III. Considere os observadores da ordenança.
(1 Coríntios 11:27-31: 27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do
Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si
mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 Porque o que come e bebe
indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo
do Senhor.
30 Por causa disto há entre vós
muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.).
O versículo 27 poderia ser parafraseado em uma
pergunta simples pergunta:
"Por que uma pessoa
perdida quer comemorar um evento que ressalta a sua própria perdição e rebelião
contra o plano redentor de Deus?”.
1. A Ceia do Senhor confronta o observador que não foi salvo
(vv. 27, 29: 27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do
Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
29 Porque o que come e bebe
indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo
do Senhor.).
2. A Ceia do Senhor desafia o observador, que é indigno
(v. 28: 28 Examine-se,
pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.).
Assim como seria insensato para homens perdidos
comemorar a morte de Cristo, participando da Ceia do Senhor, seria insensato
para os homens salvos celebrar o seu perdão, enquanto vive uma vida de rebeldia
e pecado aberto (1 Co 11. 30-31: 30 Por
causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31 Porque, se nós nos julgássemos a
nós mesmos, não seríamos julgados.).
Conclusão:
A Ceia do Senhor é um momento de reflexão,
lembranças e regozijo! Ela nunca deve ser celebrada sem um exame aprofundado do
nosso coração.
Você está salvo?
Você está em pecado?
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