quarta-feira, 18 de maio de 2022

ANALISANDO COLOSSENSES 1. 21

 

Colossenses 1.21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou 22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, 23 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

 

 

separados dele – de Deus e da salvação: objetivamente banidos de Deus, através da barreira que a justiça de Deus interpôs contra o seu pecado: subjetivamente alienados através da alienação de suas próprias vontades de Deus.

O primeiro é o pensamento proeminente

(Romanos 5:10: 10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.),

como o segundo segue, “inimigos em sua mente”.

 

no entendimento – grego, “em sua compreensão” ou “pensamento”

(Efésios 2:33 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Efésios 4:18: 18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.).

 

em más obras – um pouco como grego, “em suas obras iníquas” (obras perversas eram o elemento em que sua inimizade subsistiu).

 

Porém agora – Apesar da alienação anterior, agora que Cristo veio, Deus reconciliou completamente, ou restaurou a Sua amizade novamente

(assim o grego, compare nota em Colossenses 1:20: 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, 20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.