Lições Bíblicas CPAD – Adultos – 1º Trimestre de 2016
Título: O final de todas as coisas —
Esperança e glória para os salvos – Comentarista: Elinaldo Renovato
Lição
5: O arrebatamento da Igreja – Data: 31
de Janeiro de 2016
TEXTO ÁUREO
“Depois,
nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens
[...]” (1Ts 4.17).
VERDADE PRÁTICA
O
arrebatamento da Igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos
serão glorificados.
LEITURA DIÁRIA
Ap
2.10 Os que permanecerem
fiéis até à morte receberão a coroa da vida
Ap
20.5 Aqueles que forem fiéis farão parte da primeira ressurreição
Fp
3.21 Nosso corpo abatido
será trans-formado em um corpo glorioso
1Co
15.51 Todos aqueles que
permanecerem fiéis ao Senhor serão transformados
1Co
15.50 A carne e o sangue
não poderão herdar o Reino de Deus
Ap
19.7 Em breve iremos
participar das Bodas do Cordeiro
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
1
Tessalonicenses 4.13-18.
13
— Não quero, porém, irmãos,
que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais,
como os demais, que não têm esperança.
14
— Porque, se cremos que Jesus
morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a
trazer com ele.
15
— Dizemo-vos, pois, isto pela
palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não
precederemos os que dormem.
16
— Porque o mesmo Senhor
descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e
os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17
— depois, nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor
nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18
— Portanto, consolai-vos uns
aos outros com estas palavras.
HINOS SUGERIDOS
157,
286 e 547 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Ressaltar
que o arrebatamento da Igreja será a completude da salvação.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I.
Saber que todos os
salvos serão arrebatados;
II.
Explicar como se dará
o arrebatamento e a ressurreição dos mortos;
III.
Compreender o
que acontecerá antes e depois do arrebatamento.
INTERAGINDO COM
O PROFESSOR
Professor,
a lição de hoje trata a respeito da esperança de todo o crente — o
arrebatamento da Igreja. Nossa esperança não é incerta, ela é segura, pois quem
garante é o próprio Senhor Jesus Cristo. O mundo, que rejeita a Jesus e seu
sacrifício, não tem esperança, porém aqueles que já entregaram suas vidas ao
Salvador têm a certeza de que em breve iremos nos encontrar com Ele.
O
arrebatamento da Igreja é ensinado de maneira bem clara em 1 Tessalonicenses
4.15-18.
Leia
com atenção estes versículos, pois este texto bíblico aumenta a nossa confiança
de que um dia estaremos para sempre juntos com os entes queridos que já
partiram e estão com o Senhor.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os
que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:15-18
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:15-18
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na
lição de hoje, estudaremos a respeito de um dos acontecimentos mais gloriosos e
esperados desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus — o arrebatamento da
Igreja. Esta lição é de máxima importância para os nossos dias, já que
ultimamente se ensina tão pouco a respeito da volta de Jesus.
PONTO CENTRAL
A
Igreja de Cristo será arrebatada pelo Senhor. Todos os salvos subirão para se
encontrarem com Jesus.
I.
TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
·
I. Saber que todos os salvos serão
arrebatados;
Na
primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na
Terra. Ele estará “nos ares” ou “nas nuvens”
(1Ts
4.17).
1.
A reunião dos salvos no encontro com Cristo. A palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção
repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que morreram em
Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e permaneceram fiéis até
a morte
(Ap
2.10;
1Ts
5.23),
e
os que estiverem vivos, aguardando o glorioso evento
(1Ts
4.13).
2.
Quem será arrebatado? Todos
os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento. Só chegarão aos
céus aqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. A vida cristã não é
fácil, exige renúncia. O caminho que conduz ao céu é estreito. Todo crente, em
sua jornada aqui na terra, enfrenta montes e vales, alegrias e tristezas.
Infelizmente, muitos não perseveram e acabam voltando atrás, se desviam e
acabam vencidos pela carne, o mundo e Satanás. Seja fiel, meu irmão e minha
irmã, pois há uma recompensa para os que são fiéis e igualmente para todos os
infiéis. A Palavra de Deus alerta que no grande dia do Senhor os ímpios
“ficarão de fora”
(Ap
22.15),
mas
os que permaneceram no Senhor serão transformados e subirão para se encontrar
com Deus. A promessa do arrebatamento e do céu é para quem vencer
(Ap
3.12).
Não
desista!
SÍNTESE
DO TÓPICO (I)
Todos
os salvos em Jesus Cristo serão arrebatados.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor,
enfatize que “o arrebatamento da Igreja é um dos eventos proféticos mais
comoventes e empolgantes da Bíblia”. Em seguida, leia com os alunos 1
Tessalonicenses 4.15-18. Depois copie no quadro os cinco estágios do
arrebatamento que 1 Tessalonicenses 4.15-18 apresenta. Discuta com os alunos
cada um dos estágios do arrebatamento:
“O
próprio Senhor descerá do céu com alarido e com som de trombetas;
Os
mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
Nós
que estivermos vivos e permanecermos na Terra seremos ‘arrebatados’ (gr. harpazo) juntamente com eles nas nuvens;
Encontraremos
o Senhor;
Estaremos
sempre com Ele. O apóstolo Paulo também revelou o que chamou de ‘mistério’ a
respeito do arrebatamento. Em 1 Coríntios 15.51-53, ele explicou que alguns
crentes não dormiriam (morreriam), mas seus corpos seriam instantaneamente
transformados” (Adaptado de: LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de
Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.81).
II.
O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS
II. Explicar como se dará o arrebatamento e
a ressurreição dos mortos;
1.
A ignorância acerca dos mortos (1Ts 4.13). Ao fazermos uma leitura atenta das primeiras
Epistolas aos Tessalonicenses e Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas
dúvidas acerca dos mortos em Cristo
(1Co
15.12-23,35-54).
Erroneamente,
acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais
esperança de ressuscitar. Atualmente, muitos também têm dúvidas quando o
assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a Palavra de Deus assegura-nos que
os mortos hão de ressuscitar: “Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com
ele” (1Ts 4.14).
Em
outra ocasião, tratando desse mesmo assunto, Paulo ainda afirma: “Mas, agora,
Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque,
assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por
um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois,
os que são de Cristo, na sua vinda” (1Co 15.20-23).
Não
precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem com o Senhor, pois quando
chegarmos aos céus os encontraremos.
2.
A primeira e a segunda ressurreição. É
a ressurreição dos salvos, daqueles que esperam a volta de Jesus. O primeiro a
dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte
física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é “as primícias dos
que dormem”, conforme disse Paulo
(1Co
15.20).
Contudo,
na primeira ressurreição, farão também parte desse evento glorioso: “as duas
testemunhas”
(Ap
11.1-12);
o
grupo dos “mártires”, aqueles que aceitarão a Cristo na “grande tribulação”
(Ap
7.9-17).
A
segunda ressurreição será para os ímpios, após o milênio
(Ap
20.5,6).
3.
A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar. Os salvos que estiverem vivos
na volta de Jesus serão arrebatados e transformados
(1Ts
4.17).
A
transformação dos vivos é um mistério: “Eis aqui vos digo um mistério: [...]
nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista
da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade”
(1Co
15.51-53).
Pela
transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado.
Diz
a Bíblia “que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção
herdar a incorrrupção”
(1Co
15.50).
Com
corpos glorificados, semelhantes ao de Jesus
(Fp
3.21),
os
salvos poderão ir “ao encontro do Senhor nos ares”.
SÍNTESE
DO TÓPICO (II)
Os
que estiverem vivos na segunda vinda de Cristo serão arrebatados e os que
morreram em Cristo ressuscitarão para a vida eterna.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
Professor,
reproduza o quadro abaixo para seus alunos. Analise, juntamente com eles, os
eventos do arrebatamento.
III.
ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE
III.
Compreender o
que acontecerá antes e depois do arrebatamento.
1.
Antes, é preciso vigilância. Como
já é do seu conhecimento, todo crente deve estar preparado a cada dia, a cada
instante para o arrebatamento. Ao deitar e ao levantar, o crente precisa estar
preparado espiritualmente, pois, quando “a trombeta de Deus” tocar, anunciando
a volta de Cristo, não haverá mais tempo, um segundo sequer, para alguém se
preparar. Os pais não poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar
às esposas e vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que
se chama hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez
surpreendente, “num abrir e fechar de olhos”
(1Co
15.52).
2.
Depois, viveremos felizes para sempre. Jesus,
a expressão máxima do amor de Deus, voltará para buscar a sua amada Igreja (Jo
14.3). A Igreja, a “Noiva do Cordeiro”, há de se encontrar com seu “Noivo”, nas
nuvens, e viverão felizes por toda a eternidade. Desde o seu início, a Igreja
tem sofrido todo tipo de perseguição e infortúnio. Mas em todos os embates, ela
saiu vitoriosa. Porque Jesus, o Noivo, afirmou: “[...] edificarei a minha
igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”
(Mt
16.18).
Atualmente
a Igreja e os crentes são perseguidos em muitos países, mas a Noiva do Senhor
subirá ao encontro dEle, para encontrá-lo “nas nuvens”
(1Ts
4.17). João viu o final da história dos cristãos e alegrou-se muito:
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas
do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”
(Ap
19.7).
SÍNTESE
DO TÓPICO (III)
Antes
do arrebatamento estamos sujeitos às intempéries da vida, mas depois do
arrebatamento viveremos felizes para sempre com Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
No
grande evento (o arrebatamento da Igreja), esperado pelos salvos, dar-se-á a
reunião de todos os filhos de Deus, que nEle creem, desde a fundação do mundo.
Os mortos serão ressuscitados e os vivos serão arrebatados. Por isso, se você
crê no arrebatamento da Igreja, tenha esperança e procure purificar-se a cada
dia mais, pois em breve a Igreja do Senhor não estará mais neste mundo
tenebroso
(1Jo
3.3).
PARA REFLETIR
A
respeito da Escatologia Bíblica, responda:
Na
primeira fase da sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus tocará na Terra?
Na
primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na
Terra.
Qual
o significado da palavra arrebatamento?
A
palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia
de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito.
Quem
será arrebatado?
Todos
os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento.
Quem
foi feito as primícias dos que dormem?
Jesus
Cristo.
Quem
fará parte da primeira ressurreição?
Os
salvos que esperam a volta de Jesus.
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
O
arrebatamento da Igreja
Caro
professor, a doutrina da Segunda Vinda do Senhor tem dois aspectos que precisam
ser destacados: o secreto e o público. São duas as etapas que constituem a
Segunda Vinda do Senhor. A primeira é visível somente para a Igreja, mas
invisível ao mundo; a segunda etapa é visível a todas as pessoas, pois “todo
olho verá”. Na presente lição, o aspecto tratado será o primeiro, ou seja, a
doutrina do Arrebatamento da Igreja.
Ao
introduzir a lição desta semana na classe, defina o termo “arrebatamento”.
Mostre aos alunos que o termo se origina da palavra grega harpagêsometha que significa “àquilo que é
frequentemente chamado”. Refere-se à ideia de se encontrar com o Senhor para
celebrá-lo como Ele é. A ideia de nos encontrarmos com o Senhor faz um paralelo
com 1 Tessalonicenses 4.15, onde a palavra parousia aparece determinando os
seguintes significados: “presença” e “vinda” do Senhor. Por isso, há algumas linhas
de pensamentos distintas, em que outros irmãos em Cristo consideram que o
Arrebatamento e a Vinda Gloriosa serão um só evento.
Entretanto,
o contexto do Arrebatamento como um acontecimento distinto à Vinda Gloriosa
está nos escritos do apóstolo Paulo. Este tinha em mente o arrebatamento quando
exortava os crentes do Novo Testamento a terem esperança: “nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor
nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1Ts 4.17). Textos como
Colossensses 3.4; Judas 14 dão conta dos crentes voltando com Cristo para
julgar os ímpios após o Arrebatamento da Igreja.
Lições Bíblicas CPAD – Jovens e Adultos - 3º Trimestre de
1998
Título: Escatologia — O estudo das
últimas coisas
Comentarista: Elienai Cabral – Lição 7: O
arrebatamento da Igreja
TEXTO ÁUREO
“Virei
outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós
também” (Jo 14.3).
VERDADE PRÁTICA
A
certeza do arrebatamento da Igreja vem da promessa do próprio Senhor Jesus, o
dono da Igreja.
LEITURA DIÁRIA
1Ts
4.13-18 – A vinda de Jesus
sobre as nuvens para os seus
Hb
9.28 – A vinda
interventora do Messias
Jd
vv.14,15 – A
vinda interventora do Messias
Dn
2.44-46 – A vinda interventora
do Messias
Zc
14.1-7 – A vinda
interventora do Messias
2Ts
2.8 – A manifestação
visível de Cristo em sua vinda
1Tm
6.14 – A manifestação
visível de Cristo em sua vinda
2Tm
4.1,8 – A manifestação
visível de Cristo em sua vinda
Nm
10.1-3 – O toque da trombeta
de Deus
Mt
25.6 – O toque da trombeta
de Deus
1Ts
4.16 – O toque da trombeta
de Deus
1Co
15.38,42-44,47-49,51,52 - A
ressurreição dos mortos
1Co
15.54 – A transformação dos
vivos em Cristo na sua vinda
1Ts
4.17 – A transformação dos
vivos em Cristo na sua vinda
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
1
Tessalonicenses 4.13-18.
13
— Não quero, porém, irmãos,
que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais,
como os demais, que não têm esperança.
14
— Porque, se cremos que Jesus
morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a
trazer com ele.
15
— Dizemo-nos, pois, isto pela
palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não
precederemos os que dormem.
16
— Porque o mesmo Senhor
descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e
os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17
— depois, nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor
nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18
— Portanto, consolai-vos uns
aos outros com estas palavras.
PONTO DE CONTATO
O
dia em que Jesus arrebatar a Sua Igreja será o clímax da esperança dos crentes
fiéis. Contudo, muitos têm dúvidas com relação à sua salvação e à vida eterna.
Você, professor, poderá conduzi-los à compreensão da Palavra e a uma vida cheia
de fé dando as condições necessárias para que Deus produza Firmeza em seus
corações.
OBJETIVOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·
Enumerar
as escolas de interpretação sobre o arrebatamento da Igreja.
·
Distinguir
as duas etapas da vinda de Jesus.
·
Identificar
a escola de interpretação que se ajusta devidamente à esperança cristã da volta
do Senhor nos ares.
·
Definir
as palavras parousia e epifanéia.
·
Explicar
a participação do arcanjo no arrebatamento da Igreja.
SÍNTESE TEXTUAL
Apresentando
uma abordagem profunda sobre o arrebatamento da Igreja, esta lição acentua o
conceito literal da palavra arrebatamento procurando aclarar o entendimento
acerca do assunto, bem como esclarecer outros tópicos pertinentes ao
acontecimento: escolas de interpretação, suas fases, personagens e, por fim, os
elementos do arrebatamento.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Para
introduzir esta lição, distribua folhas para que possam escrever. Dê dois
minutos para relacionarem a ordem dos acontecimentos por ocasião da segunda
vinda de Cristo, a qual se dará da seguinte maneira:
1)
O mesmo Senhor descerá do céu;
2)
Os que morrerem em Cristo ressuscitarão primeiro;
3)
Os que estiverem vivos por ocasião da vinda do Senhor serão arrebatados,
juntamente com os ressurretos, irão “encontrar o Senhor nos ares”.
Peça
para alguns alunos compartilharem com a classe como ficou a sua relação de
acontecimentos. Reflita também, com a classe as condições para ser arrebatado
com a Igreja de Cristo. Com esta questão você poderá observar alguns conceitos
errados de vida cristã. Ajude-os a entenderem o arrebatamento da Igreja pela
visão bíblica e não por teorias ou conceitos humanos. Conclua o assunto
mostrando-lhes que a condição certa para o arrebatamento é a comunhão com Deus
através de Cristo Jesus.
COMENTÁRIO
introdução
Quando
a Bíblia fala da vinda do Senhor Jesus, o assunto aparece como um só evento.
Mas no seu contexto doutrinário, ela tem duas etapas distintas. A primeira,
invisível para o mundo, é o arrebatamento da Igreja; a segunda, visível, fala
da vinda de Jesus em glória, especialmente para Israel
(Ap
1.8;
Zc
14.4).
I.
ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO
Enumerar
as escolas de interpretação sobre o arrebatamento da Igreja.
Identificar
a escola de interpretação que se ajusta devidamente à esperança cristã da volta
do Senhor nos ares.
Existem
três escolas distintas de interpretação a respeito do arrebatamento da Igreja.
Elas abrem espaço para entendermos como e quando ocorrerá esse grandioso
evento.
1.
Pós-tribulacionista. Essa
escola interpreta que a Igreja remida por Cristo passará pela Grande
Tribulação.
2.
Midi-tríbulacionista. Ensina
que a Igreja entrará no período da Grande Tribulação até a sua metade. Seus
intérpretes se baseiam numa interpretação isolada de
Dn
9.27,
cujo
texto fala que depois do opressor firmar um concerto com Israel por uma semana,
“na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.
3.
Pré-tribulacionista. Podemos
começar entendendo essa escola de interpretação com as palavras de Paulo aos
tessalonicenses, quando escreveu: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas
para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”,
1Ts
5.9.
Ensina
que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que se inicie o período da Grande
Tribulação. É uma interpretação que honra as Sagradas Escrituras e ajusta-se
devidamente à esperança cristã da volta do Senhor nos ares.
II.
DUAS PALAVRAS GREGAS RELATIVAS AO ARREBATAMENTO
Definir
as palavras parousia e epifanéia.
Encontramos
várias palavras no grego do Novo Testamento relativas ao arrebatamento que
podem aclarar nosso entendimento acerca do arrebatamento. Destacaremos duas
palavras principais:
1. Parousia. Literalmente quer dizer “presença”, “chegada
rápida”, “visita”. É a palavra mais freqüentemente usada nas Escrituras para
descrever o retorno de Cristo, pois ocorre 24 vezes. Seu sentido é abrangente
porque não define apenas a volta de Cristo até ou sobre as nuvens, mas em
outras vezes se refere à Sua volta pessoal à Terra
(1Co 15.23;
1Ts 2.19;
1Ts 4.15;
1 Ts 5.23;
2Ts 2.1;
Tg
5.7,8;
2
Pe 3.4).
Portanto,
o sentido é geral e não específico. A ênfase maior é dada à vinda corporal e
visível de Cristo.
2. Epiphanéia. Literalmente significa “manifestação”, “vir à
luz”, “resplandecer” ou “brilhar”. O sentido é mais específico, porque se
refere especialmente à vinda sobre as nuvens. É a volta pessoal de Cristo à
Terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa
(2Ts
2.8;
1Tm
6.14;
2Tm
4.6-8).
Parousia é abrangente e pode referir-se
tanto à vinda de Cristo para a Igreja como para o mundo. Entretanto, epiphanéia é um termo que especifica a
volta de Cristo à Terra de modo mais direto, porque diz respeito à Sua
manifestação pessoal ao mundo.
3.
A diferença entre as duas etapas. Referente
ao arrebatamento, Cristo virá até ou sobre as nuvens
(1Ts
4.17).
Será
de modo invisível para a Terra, porque virá para os Seus santos nos ares. Em
relação à manifestação pessoal de Cristo na Terra, Ele virá sobre as nuvens, de
modo visível e com os seus santos
(Cl
3.4).
No
primeiro evento, Cristo, pelo poder da Sua Palavra e com voz de arcanjo,
arrebatará, num abrir e fechar de olhos, a Igreja remida pelo Seu sangue
(1Co
15.52).
Esse
arrebatamento acontecerá antes que venha o Anticristo e instale o seu domínio
sobre a terra por sete anos.
O
segundo evento da volta de Cristo acontecerá no final dos sete anos da Grande
Tribulação, quando Ele irá destruir o domínio do Anticristo e instalar seu
reino de mil anos
(Ap
19.11;
Ap
20.1-60).
III.
PARTICIPANTES DO ARREBATAMENTO DA IGREJA
Explicar
a participação do arcanjo no arrebatamento da Igreja.
1.
O próprio Senhor Jesus Cristo. Diz
a Escritura: “Porque o mesmo Senhor... descerá do céu”
(1Ts
4.16).
O
apóstolo Paulo dá ênfase ao senhorio de Jesus conquistado no Calvário quando
diz : “o mesmo Senhor”. Os vivos em Cristo e os mortos salvos receberão a ordem
de comando do próprio Senhor Jesus Cristo.
2.
O arcanjo. A tradução do
texto diverge na forma, mas não anula o fato, conforme está escrito: “à voz do
arcanjo” ou “com voz de arcanjo” (1Ts 4.16).
O
texto de Daniel indica que o arcanjo Miguel participará do evento da segunda
vinda de Cristo
(Dn
12.1),
mui
especialmente da epiphanéia, quando Cristo, rodeado de exércitos
celestiais, descerá sobre a Terra, no monte das Oliveiras
(Zc
14.3,4;
Ap
1.6,7).
Porém,
no evento do arrebatamento da Igreja, a participação do arcanjo será efetuada
pela voz de comando e chamamento, a qual será ouvida apenas pelos remidos.
3.
Os mortos em Cristo. Naquele
dia, os mortos e os vivos em Cristo ouvirão a voz de chamamento da trombeta do
Senhor pelo arcanjo, e “num abrir e fechar de olhos”
(1Co
15.51,52),
estarão
na presença do Senhor nos ares, com corpos glorificados. A palavra “mortos” diz
respeito aos santos que ressuscitarão com corpos transformados em corpo
espiritual (soma
pneumatikon),
enquanto que, os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas até o dia do
Juízo Final
(Ap
20.12).
Assim
como Cristo ressuscitou corporalmente, também, os crentes salvos ressuscitarão
corporalmente
(Lc
24.39;
At
7.55,56).
Na
lição referente à ressurreição tratamos sobre a natureza dos corpos
ressurretos.
4.
Os vivos preparados. O
mesmo poder transformador operado nos corpos dos que morreram no Senhor atuará
nos corpos dos crentes vivos naquele dia. Aos tessalonicenses, Paulo declarou:
“depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados”
(1Ts
4.17)
;
e aos coríntios, também, disse: “nem todos dormiremos, mas todos seremos
transformados”
(1Co
15.51).
Quase
que simultaneamente à ressurreição dos mortos em Cristo naquele momento, os
vivos em Cristo também ouvirão a voz do arcanjo, e num tempo incontável, serão
transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Os corpos mortais
serão revestidos de imortalidade, porque nada terreno ou mortal poderá entrar
na presença de Deus. Será o poder do espírito sobre a matéria, do incorruptível
sobre o corruptível
(1Co
15.53,54).
O arrebatamento dos vivos implica livrá-los do
período terrível da Grande Tribulação.
IV.
ELEMENTOS ESPECIAIS DO ARREBATAMENTO
Distinguir
as duas etapas da vinda de Jesus.
Alguns
elementos especiais e misteriosos indicam a natureza e procedimento do
arrebatamento da Igreja na vinda do Senhor.
1.
Surpresa. Esse elemento
é rejeitado por alguns grupos que entendem que não haverá dois eventos
distintos: o arrebatamento da Igreja e a vinda pessoal de Cristo. Ora, o que a
Bíblia nos ensina é que, a Igreja, constituída pelos mortos e vivos em Cristo,
se encontrará nas nuvens com o Senhor. Se por alguns a idéia da surpresa é
rejeitada, uma grande maioria cristã prefere o que declara as Escrituras que
destacam o elemento surpresa
(Tt
2.13;
Mt
24.35,36,42-44;
Mt
25.13).
Esse
elemento é fundamental porque a Igreja vive na esperança da vinda do Senhor.
2.
Invisibilidade (1Ts 4.17). Por
que será um evento invisível e para quem? Será invisível para o mundo material
porque os arrebatados serão constituídos somente dos transformados. A
transformação será tão rápida, que nenhum instrumento cronológico terá condição
de perceber ou marcar o tempo. Quando o crente conquistar esse corpo imaterial,
a matéria perderá totalmente sua força
(1Co
15.43,44,49,51,53).
3.
Imaterialidade (1Co 15.42, 52,53). Na
verdade, a transformação que ocorrerá na vinda do Senhor será extraordinária e
gloriosa, pois o que é material se revestirá do imaterial, o corruptível do
incorruptível. Todas as limitações da matéria em nossos corpos serão anuladas
completamente, pois, literalmente, nossos corpos serão revestidos de
espiritualidade.
4.
Velocidade (1Co 15.52). Para
tentar explicar a velocidade do evento, Paulo usou o termo grego átomos, que aparece no texto sagrado pela expressão “num
momento”, cujo sentido literal é indivisível (quanto ao tempo, aqui). A
palavra átomos era usada para denotar “algo
impossível de ser cortado ou dividido”. Também encontramos outras expressões
bíblicas para denotar velocidade, tais como “abrir e fechar de olhos”, ou “o
piscar de olhos”. Mesmo em época avançada e de velocidade da cibernética e da
tecnologia, nada poderá contar e detectar o momento do milagre do arrebatamento
da Igreja.
CONCLUSÃO
Estudar
e meditar sobre o arrebatamento da Igreja promove nos remidos a fé e a
esperança na vinda do Senhor. Não nos preocupemos demasiadamente com as várias
teorias de interpretação sobre o arrebatamento (se ocorrerá antes, no meio ou
depois da Grande Tribulação), permaneçamos, sim, atentos ao fato de que Jesus
virá. Devemos estar preparados para encontrar com o Senhor.
VOCABULÁRIO
Cibernética: Ciência que estuda as
comunicações e o sistema de controle não só nos organismos vivos, mas também
nas máquinas.
Cronológico: Relativo a cronologia: tratado das datas históricas.
Divisar: Avistar, distinguir.
Cronológico: Relativo a cronologia: tratado das datas históricas.
Divisar: Avistar, distinguir.
Pertinentes: Relativo, referente,
concernente.
EXERCÍCIOS
1. Quais as escolas de interpretação
sobre o arrebatamento?
R. Pós-tribulacionista,
midi-tribulacionista e pré-tribulacionista.
2. Qual a linha de interpretação que
mais honra as Escrituras?
R. Pré-tribulacionista.
3. Quais as duas palavras gregas
para o arrebatamento?
R. Epifanéia e Parouxia.
4. Qual a diferença entre as duas
etapas do arrebatamento?
R. A primeira será invisível para a
Terra e a segunda será de forma visível e virá com os seus santos.
5. Quais serão os participantes do
arrebatamento, na Terra e no céu?
R. O próprio Senhor Jesus, o arcanjo
Miguel, os mortos em Cristo e os vivos preparados.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio
Teológico
Os
pós-tribulacionistas argumentam que os sofrimentos e tribulações são
inevitáveis na vida dos cristãos, mas esses intérpretes erram em não separar os
fatos relativos à palavra tribulação. Quando a palavra tribulação aparece em
outros textos das Escrituras referindo-se à aflição, angústia, doenças,
perseguição, está, na verdade, aludindo àquelas experiências cotidianas que
todos os cristãos passam em suas vidas. São experiências que fortalecem a fé e
nos tornam aptos para o arrebatamento da Igreja (2Co 4.17). Os juízos da Grande
Tribulação não são para a Igreja de Cristo.
O
que acontecerá na metade da semana? O “desolador” (Anticristo) entrará em
Jerusalém para destruir o templo e a cidade. Os midi-tribulacionistas tomam
ainda o texto de Mt 24.1-14 para afirmarem que a Igreja estará na primeira
metade da semana de Daniel e, do meio da Tribulação, a Igreja será arrebatada.
Interpretam, ainda, que o arrebatamento ocorrerá depois de soada a sétima
trombeta de Ap 11.15, pois confundem esta trombeta com a última trombeta de 1Co
15.52. Ora, a sétima trombeta de Ap 11.15 é mais uma figura da manifestação da
ira divina durante todo o período de sete anos da Grande Tribulação. Portanto,
o arrebatamento da Igreja no meio da Grande Tribulação é raciocínio humano, sem
apoio bíblico.
Os
pré-tribulacionistas entendem que a Igreja não é advertida a aguardar a Grande
Tribulação, mas sim, orientada a esperar a vinda do Senhor antes que o
Anticristo apareça (1Ts 4.17; 1Co 15.51,52). A Igreja não conhecerá o Anticristo.
Sua esperança se baseia no fato de que não precisará submeter-se ao domínio do
Anticristo, mas que, antes será arrebatada. De fato, o sinal maior para o mundo
do aparecimento do Anticristo será o desaparecimento da Igreja de Cristo da
face da terra.
Subsídio
Bibliológico
Em
relação ao participantes do arrebatamento da Igreja, dois personagens são
claramente citados em 1Ts 4.16:
Jesus
mesmo, pessoalmente, dará ordem aos seus anjos para que reúnam os remidos de
toda a Terra para o encontro com Ele sobre as nuvens. A ênfase está na
expressão “o mesmo”, porque se refere Àquele que passará a ter todo o poder e
glória, isto é, o mesmo que morreu e ressuscitou. “O mesmo” em quem a Igreja
tem confiado se encontrará com ela naquele dia especial.
Alguns
intérpretes divergem sobre o sentido de 1Ts 4.16, quanto ao papel do arcanjo.
Os intérpretes conservadores, no entanto, são acordes. A Bíblia reconhece
apenas um arcanjo, Miguel, destacado como “um dos primeiros príncipes de Deus”
(Dn 10.13.21).
Subsídio
Doutrinário
Quando
morre, o ser humano se despe do corpo, sua roupagem material, e o ensino
bíblico é que o crente em Cristo na vinda do Senhor, será vestido de uma nova
roupagem espiritual. Primeiro, é despido da roupagem material; depois, a alma e
o espírito são revestidos pelo espiritual. Não teremos um outro corpo, mas o
mesmo corpo inglório e corruptível, porém, glorificado.
Nosso
corpo material se caracteriza pela dissolução, pela velhice, pelo declínio,
inerentes à natureza decaída pelo pecado. Quando alguém morre, seu corpo vira
pó, não importa que tipo de morte ou forma de sepultamento.
A
Bíblia usa a figura da vestimenta quando emprega a palavra “revestir” provando
que o corpo é o vestido da parte espiritual do ser humano.
Lições Bíblicas CPAD – Jovens e Adultos – 4º Trimestre de
2004
Título: Vem o fim, o fim vem — A
doutrina das últimas coisas
Comentarista: Claudionor Corrêa de Andrade
Lição
4: O arrebatamento da Igreja – Data: 24
de Outubro de 2004
TEXTO ÁUREO
“Num
momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta
soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1
Co 15.52).
VERDADE PRÁTICA
“O
clarim já nos alerta; Nosso coração desperta; Pois a vinda é bem certa de
Jesus” (Harpa Cristã 206).
LEITURA DIÁRIA
1
Ts 4.17 – Nós seremos
arrebatados
1
Ts 4.17 – Nós iremos ao
encontro do Senhor nos ares
Lc
17.34-36 – Nós
seremos tomados pelo Senhor
1
Co 15.51,52 – Nós
seremos transformados
Lc
20.34-36 – Nós
seremos iguais aos anjos
1
Jo 3.2 – Nós seremos
semelhantes a Cristo
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
1
Tessalonicenses 4.13-18.
13
- Não quero, porém, irmãos,
que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como
os demais, que não têm esperança.
14
- Porque, se cremos que Jesus
morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a
trazer com ele.
15
- Dizemo-vos, pois, isto pela
palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não
precederemos os que dormem.
16
- Porque o mesmo Senhor
descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e
os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17
- depois, nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor
nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18
- Portanto, consolai-vos uns
aos outros com estas palavras.
PONTO DE CONTATO
Sob
a influência do racionalismo e da Teologia da Prosperidade, muitos crentes são
tentados a viver confortavelmente nesta terra. Outros, já nem mais creem nas
revelações bíblicas acerca da vida futura. Você já refletiu sobre isso?
Percebeu o quanto o ensino escatológico está cada vez mais ausente dos
púlpitos? Nesta lição, temos a responsabilidade de despertar nossos alunos para
os eventos dos últimos dias, principalmente, o Arrebatamento da Igreja. Você
crê no Arrebatamento? Tem esperança na vida futura? Pode dizer “Maranata”? Ore
ao Senhor para que Ele desperte em seus alunos o anelo pelo triunfo glorioso da
Igreja.
OBJETIVOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·
Definir
a palavra arrebatamento.
·
Refletir
sobre a iminência do arrebatamento.
·
Relatar
como se dará o arrebatamento da igreja.
SÍNTESE TEXTUAL
O
Arrebatamento da Igreja é comumente chamado de “a vinda ou a volta do Senhor”.
No entanto, é necessário distinguirmos os eventos e os tempos proféticos que se
relacionam a essa expressão. Nos estudos proféticos, a vinda do Senhor é uma
só, porém, manifesta em duas fases distintas, envolvendo três tipos religiosos
de povos (1 Co 10.32). Para a “Igreja”, o Senhor Jesus virá nos ares,
invisível, quando ocorrerá a ressurreição dos mortos em Cristo e a
transformação de nossos corpos mortais em gloriosos. Para Israel, virá à Terra
e de forma visível, ocasião em que acontecerá a conversão nacional dos judeus e
a destruição de seus inimigos. Para as Nações, também virá à Terra, de forma
visível, quando os sistemas políticos serão julgados e governados por Cristo. Em
suma, para a Igreja, Jesus virá como Noivo; para os Judeus, como Messias; e
para os Gentios, como Juiz. O Arrebatamento da Igreja, que corresponde a
primeira fase da volta do Senhor, será repentino. A segunda fase só se dará
sete anos depois da primeira, época em que Jesus virá para libertar Israel e
julgar as nações.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor,
para esta lição, recomendamos um recurso didático denominado “Linha do Tempo ou
da História”. Esse auxílio tem por objetivo principal sintetizar fatos históricos
relevantes. Ele indica passado, presente e futuro; tempo histórico e profético.
Através de retas, intenta-se mostrar a relação de sequência, causa e efeito de
determinados eventos significativos. Transcreva o gráfico abaixo para o
quadro-de-giz. Nele, seus alunos poderão visualizar os principais conceitos da
lição.
COMENTÁRIO
introdução
Na
igreja de minha infância, havia uma inscrição acima do púlpito que, desenhada
num estilo sóbrio, mas vívido, trazia uma advertência grave e urgente: “Jesus
Breve Virá”. Não foram poucas as vezes que, sob a atmosfera de um daqueles
cultos que relembravam o cenáculo, cheguei a pensar que o arrebatamento da
Igreja de Cristo dar-se-ia naquele instante.
Dia
desses voltei àquela igreja para rever alguns amigos e irmãos, e lá estava a
velha inscrição: “Jesus Breve Virá”. Apesar dos mais de trinta anos já
decorridos, tornei a sentir a mesma alegria, e não pude evitar a pergunta: “O
que mais falta para Jesus vir buscar a sua Igreja?”. Conforme vimos nas lições
anteriores, a maioria dos sinais, que prenunciam a volta de Nosso Senhor, já se
cumpriu, ou estão cumprindo-se neste momento. Preparemo-nos! Jesus breve virá!
I.
A VOLTA DO SENHOR JESUS
Definir
a palavra arrebatamento.
Houve
tempo em que a palavra arrebatamento era praticamente ignorada
fora dos círculos teológicos. A expressão mais usual era a volta de
Cristo. Os mais eruditos preferiam o vocábulo advento. Também
não se fazia muita questão de se detalhar os acontecimentos que se seguirão ao
rapto dos santos. De modo geral, acreditava-se que, tão logo o Senhor Jesus
levasse os salvos para o céu, seria deflagrado o Juízo Final com a sumária
punição dos ímpios. Com o incremento dos estudos bíblicos, o vocábuloarrebatamento fez-se
rapidamente conhecido. Hoje, é um dos termos bíblicos mais conhecidos no meio
do povo evangélico.
1.
Sentido literal. A
palavra “arrebatamento”, no contexto da escatologia cristã, é procedente do
verbo grego harpazō, e significa retirar algo com
rapidez e de forma inesperada. Quando o Novo Testamento foi traduzido para o
latim, optou-se pelo vocábulo raptus que, originando-se do
verbo raptare, comporta os seguintes significados:
tirar, arrancar, tomar das mãos alguma coisa de forma violenta.
2.
Definição bíblico-teológica. O
arrebatamento, por conseguinte, é a retirada brusca, inesperada e sobrenatural
da Igreja deste mundo, a fim de que seja transportada às regiões celestes, onde
unir-se-á, eterna e plenamente, com o Senhor Jesus. A essa doutrina, dedica o
Novo Testamento, além de outras passagens, dois capítulos especiais:
1
Co 15
e
1
Ts 4.
Nesta
passagem, descreve Paulo a transladação sobrenatural dos santos; naquela,
mostra como nossos corpos serão transformados, instantaneamente, pelo poder do
Espírito Santo. O evento constituir-se-á num dos maiores milagres de todos os
tempos, por abranger, de maneira simultânea, diversos fatos que ultrapassam
todos os precedentes históricos, científicos e lógicos do conhecimento humano.
II.
QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Refletir
sobre a iminência do arrebatamento.
Muitos
são os que, interpretando extravagantemente alguns textos isolados das
Escrituras Sagradas, ousaram marcar a volta de Cristo. Hoje, servem-nos eles de
advertência: não devemos especular com as coisas que Deus, em sua
inquestionável soberania, reservou apenas para si
(Mt
24.36;
At
1.7;
Dt
29.29).
1.
O tempo do arrebatamento. A
Bíblia é clara e não admite especulações: o arrebatamento dar-se-á a qualquer
instante. Jesus Cristo virá como o ladrão na noite
(1
Ts 5.4;
2
Pe 3.10). Vigiemos, pois, para que este dia não nos surpreenda. Uma das
bem-aventuranças do Apocalipse é endereçada, justamente, àqueles que se acham
vigilantes: “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e
guarda às suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”
(Ap
16.15).
Por
conseguinte, virá o Senhor Jesus inesperadamente, e surpreenderá a muitos que,
ao invés de estarem vigiando, encontrar-se-ão embriagados com os cuidados e
prazeres deste mundo. Você está esperando a Cristo? Encontra-se vigilante?
Cuidado, para não ficar envergonhado naquele grande e glorioso dia.
2.
Prenúncios do arrebatamento. Conforme
já vimos nas duas lições anteriores, a maioria dos sinais e das profecias que
nos deixou o Senhor Jesus, prenunciando seu glorioso retorno, já está cumprida.
Ficaremos
indiferentes às guerras e aos rumores de guerra? E as fomes? E as pestes? E os
tremores de terra? E as convulsões sociais? Permaneceremos impassíveis diante
da imoralidade que se vai propagando em escala sempre crescente? E a apostasia
que atenta contra a pureza doutrinária da Igreja de Cristo?
III.
COMO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Relatar
como se dará o arrebatamento da igreja.
De
acordo com a Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses, o arrebatamento da
Igreja de Cristo dar-se-á da seguinte forma:
1.
Ressoada a trombeta de Deus, descerá o Senhor Jesus dos céus com alarido e voz
do arcanjo
(1
Ts 4.16).
2.
Em seguida, os que morreram em Cristo ressuscitarão, sendo, de imediato,
trasladados
(1
Ts 4.16).
3.
Ato contínuo, os que estivermos vivos seremos transformados, arrebatados e
levados todos ao encontro do Senhor
(1
Ts 4.17).
A
glorificação dos santos, quer vivos quer mortos, ocorrerá num abrir e fechar de
olhos
(1
Co 15.52).
A
palavra grega que o doutor dos gentios usa para descrever este instante é mui
expressiva: atomō. Trata-se de uma fração de tempo tão
ínfima que não comporta nenhuma divisão. Buscando exemplificar essa fração de
tempo, o apóstolo traz à tona uma imagem comum a todos nós: o abrir e fechar de
olhos; um instante pequeno demais para ser mensurado pelos instrumentos
humanos. Temos aqui um ato, não um processo; um milagre, não uma operação
natural. É algo que desafia as leis da física e das demais ciências.
CONCLUSÃO
A
inscrição, que estava acima do púlpito de minha igreja, não perdeu a urgência
nem a gravidade. A qualquer momento, virá o Senhor Jesus arrebatar a sua
Igreja. Esta é a nossa bendita esperança
(Tt
2.13).
Não
fora este lenitivo, nossa vida seria impossível. Como, porém, nossa existência
não se acha circunscrita a este mundo, em breve, ante o estrugir da última
trombeta, seremos tomados pelo Senhor, e com o Cordeiro de Deus, estaremos para
sempre.
“Portanto,
consolai-vos uns aos outros com estas palavras”
(1
Ts 4.18).
Senhor
Jesus, em breve a trombeta soará, proclamando o arrebatamento da tua Igreja. Dá
que não estejamos despercebidos, nem embriagados com as coisas deste mundo.
Jesus, ajuda-nos a ser mais vigilantes e sóbrios! Amém!
VOCABULÁRIO
Deflagrado: Ato de repentinamente irromper
como um incêndio; imediato.
Erudito: Que tem instrução vasta e variada.
Erudito: Que tem instrução vasta e variada.
Estrugir: Vibrar fortemente; estrondar.
Glorificação: Transformação dos corpos
mortais em corpos gloriosos.
Impassível: Imperturbável; inabalável.
Lenitivo: Alívio, consolação.
Mensurado: Que se pode medir.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
HORTON,
S. M. Nosso destino: o ensino bíblico das últimas coisas. CPAD.
1996.
EXERCÍCIOS
1. O que é o arrebatamento da
Igreja?
R. É a retirada brusca, inesperada e sobrenatural
da Igreja deste mundo, a fim de que seja transportada às regiões celestes, onde
unir-se-á, eterna e plenamente com o Senhor Jesus.
2. Como se dará o arrebatamento da
Igreja?
R. Soada a trombeta de Deus, descerá
o Senhor Jesus dos céus, em seguida, os que morreram em Cristo ressuscitarão (1
Ts 4.16). Depois, os que estiverem vivos serão transformados, arrebatados e
levados ao encontro do Senhor (1 Ts 4.17).
3. Quem tomará parte no
arrebatamento da Igreja?
R. Os mortos em Cristo, e os santos que
estiverem vivos.
4. Quais as etapas do arrebatamento?
R. Primeiro, a ressurreição dos
mortos em Cristo e depois o arrebatamento dos santos que estiverem vivos.
5. Você está preparado para o
arrebatamento?
R. Resposta pessoal.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio
Teológico
“Não
podemos saber o dia e a hora em que ocorrerá o arrebatamento da igreja, mas
podemos conhecer a sua época. Quando Jesus disse: ‘Mas, à meia-noite ouviu-se
um grito: Aí vem o noivo, saí ao seu encontro’ (Mt 25.6), Ele estava se
referindo ao final do dia da graça, que ocorre à meia-noite.
Essa
meia-noite pode significar também a noite do materialismo, da apostasia e da
era nuclear, quando o poderio acumulado é capaz de destruir toda a humanidade
27 vezes.
[...]
Muita gente acha que todos os sinais preditos para a volta de Jesus devem
ocorrer primeiro, mas em relação à nossa redenção no rapto, as palavras de
Jesus são muito claras: ‘Quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para
cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima’ (Lc
21.28).
Todo
o contexto do sermão profético mostra que haveriam de ocorrer grandes sinais,
terremotos, fomes e pestes em diversos lugares. Lucas 21.11 diz: ‘Haverá
grandes terremotos, fomes e pestilências em vários lugares, e coisas espantosas
e grandes sinais do céu’. Entre esses sinais dos tempos, poderíamos mencionar o
homem na lua, os transplantes de órgãos humanos, objetos voadores não
identificados (OVNIs), a pregação do Evangelho em todo o mundo, a Bíblia
traduzida em mais de 2.300 línguas e dialetos” (ALMEIDA, A. Manual da
profecia bíblica. RJ: CPAD, 1999, pp.115-6).
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