Há
esperança para a árvore cortada
Na Bíblia está escrito: "Há esperança para a árvore que
mesmo que seja cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se
envelhecer na terra a sua raiz e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos
como uma planta." (Jó 14:7-9)
Jó 14.7-10: 7 "Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a
brotar, e os seus renovos vingam.
8 Suas raízes poderão envelhecer no solo e seu tronco morrer no chão;
9 ainda assim, com o cheiro de água ela brotará e dará ramos como se
fosse muda plantada.
10 Mas
o homem morre e morto permanece; dá o último suspiro e deixa de existir.
7 Porque há ainda alguma esperança para a
árvore que, se cortada, ainda se renove, e seus renovos não cessem.
O homem pode reivindicar mais uma vida pacífica,
uma vez que, quando separado dele pela morte, ele nunca retorna a ele. Isso não
nega uma vida futura, mas um retorno à condição atual da vida. Jó claramente
espera por um estado futuro
(Jó 14:13"Se tão
somente me escondesses na sepultura e me ocultasses até passar a
tua ira!
Se tão somente me impusesses um prazo e
depois te lembrasses de mim!
Jó 7: 2: 2 Como o escravo que anseia pelas sombras do entardecer, ou como o
assalariado que espera ansioso pelo pagamento, 3 assim me deram meses de ilusão e noites de desgraça me foram
destinadas.).
Ainda assim, é apenas uma esperança vaga e trêmula,
não uma garantia; Exceto o único vislumbre brilhante em
Jó 19:25: Eu sei que o meu Redentor vive
e que no fim se levantará sobre a terra.
A revelação do Evangelho era necessária para mudar
medos, esperanças e vislumbres de certezas claras e definidas.
8 Ainda que sua raiz se envelheça na terra, e
seu tronco morra no solo,
9 Ao cheiro das águas ela brotará, e dará
ramos como uma planta nova.
cheiro – exalação,
que, ao contrário da umidade da água, faz com que a árvore germine. Na antítese
do homem, a árvore é personificada, e a volição é poeticamente atribuída a ela.
como uma planta – “como se recém plantada” [Umbreit]; não como se árvores e
plantas fossem uma espécie diferente.
10 Porém o homem morre, e se abate; depois de
expirar, onde ele está?
man… man – Duas
palavras hebraicas distintas são usadas aqui; {Geber}, um homem poderoso:
embora poderoso, ele morre. {(Adam}, um homem da terra: porque terrena, ele
desiste do fantasma.
expirar – é
reduzido a nada: ele não pode re) vive no estado presente, como a árvore faz. O
cipreste e o pinheiro, que quando cortados não revive, eram os símbolos da
morte entre os romanos.
Talvez você esteja se sentindo como uma
árvore cortada... Cortaram-se os seus sonhos, a sua esperança, alegria, paz,
etc. Mas a Palavra de Deus promete que tudo brotará novamente em sua vida, se
você confiar completamente no Senhor e obedecê-Lo.
Ao cheiro das águas do Espírito Santo,
você receberá uma nova motivação para viver. Ainda que você esteja como um
tronco queimado, cortado, envelhecido, não importa; as águas vivas do Espírito
te farão renascer. Você precisa acreditar nisso! Não importa quantas decepções,
quantas fraquezas, quedas, angústias; seja o que for... ao cheiro das águas a
sua vida brotará!
A Bíblia mostra que Jó se sentiu
exatamente assim, como um tronco cortado. Em um único dia morreu o seu gado,
morreram seus filhos, seus empregados e sua mulher disse: "Amaldiçoa a
Deus e morre." Mas Jó sabia em quem ele cria, por isso o vemos
afirmar: ''Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos podem ser
frustrados." (Jó 42:2)
Na primeira cláusula, ele possui Deus para
ser onipotente sobre a natureza, em contraste com sua própria fraqueza, que
Deus havia provado (Jó 40:15; Jó 41:34); no segundo, que Deus é supremamente
justo (o qual, para ser governador do mundo, Ele deve ser) em todos os Seus
procedimentos, em contraste com sua própria falta de educação (Jó 42: 6), e incompetência
para lidar com o ímpio como juiz justo (Jó 40: 8-14).
pensamento – “propósito”, como em Jó 17:11; mas é geralmente aplicado
a dispositivos malignos (Jó 21:27; Salmo 10: 2): a palavra ambígua é
designadamente escolhida para expressar isso, enquanto que para a visão finita
de Jó, os planos de Deus parecem maus, para o Todo-sábio Um deles continuam
desimpedidos em seu desenvolvimento, e finalmente serão vistos como tão bons
quanto são infinitamente sábios. Nenhum mal pode emanar do Pai do bem (Tg 1:13, Tg 1:17); mas é sua prerrogativa sobrepender o
mal ao bem.
Hoje o seu "tronco" pode
estar caído, envelhecido, mas quando as águas do Espírito vierem sobre o seu
coração, as pessoas verão que Deus está na sua vida. Por isso, entregue-se à
oração, tome posse da Palavra de Deus e pratique-a. Ela tem poder para te dar
um novo ânimo, coragem e esperança. Veja o que aconteceu quando Deus agiu na
vida de Jó:
"O Senhor mudou a sorte de Jó
quando este orava pela sorte de seus amigos, e deu-lhe o dobro de tudo
que antes possuía." (Jó 42:10).
infortúnio – proverbial para restaurado, ou amplamente
indenizou-o por tudo o que ele havia perdido (Ez 16:53; Salmo 14:
7; Os 6:11).
Assim, a vindicação vindoura do homem, corpo e alma, contra Satanás (Jó 1:
9-12), na ressurreição (Jó 19: 25-27), tem seu fervor e esboço na vindicação
temporária de Jó finalmente por Jeová em pessoa.
dobro – para a Jerusalém literal e espiritual aflita
(Is 40: 2; Is 60: 7; Is 61: 7; Zc 9:12). Como no caso de
Jó, assim como em Jesus Cristo, a recompensa gloriosa segue a “intercessão”
pelos inimigos (Is 53:12).
Pode ser que você esteja passando por
muitas dificuldades, provações, mas Deus vai interferir na sua vida e mudar a
sua sorte. Não importa as muitas vergonhas pelas quais você tem passado, o
Senhor declara em Isaías 61:7
(Is 61.7: Em lugar
da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em
vez de humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará
porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.
dobrada – Em vez de sua parte passada, você
deve ter não apenas tanto quanto, mas “dobrar” tanto quanto recompensa (Is 40: 2; Zc 9:12; compare a
terceira cláusula neste versículo).
confusão
– em vez disso, “humilhação” ou “contumely”.
regozijem
– Eles celebrarão com júbilo a sua porção [Maurer]. Transição da segunda para a
terceira pessoa.
em
sua terra – marcando a
referência ao Israel literal, não à Igreja como um todo.
alegria
eterna – (Is 35:10).)
que Ele te dará dupla honra e
restituirá tudo em dobro!
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