terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

4 versiculos para vencer a tentação


4 versículos para vencer a tentação
Todos enfrentamos tentações em nossa vida. Até mesmo Jesus foi tentado pelo diabo! Tentação é um convite para o pecado. Ela faz o pecado parecer bom, desejável, quase irresistível... Mas, se você é salvo por Jesus, você pode vencer a tentação!
Você não precisa mais se render à tentação, caindo em pecado. A Bíblia ensina algumas maneiras práticas de fortalecer o domínio próprio, resistindo à tentação:

1. Vigiar e orar

Mateus 26.41: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. De fato, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Quando você é apanhado de surpresa, é mais difícil vencer a tentação. Por isso, é importante estar de alerta. Ore a Deus, pedindo ajuda para vencer a tentação, e dedique mais tempo às coisas de Deus. Se sua mente estiver cheia da Palavra de Deus, haverá pouco espaço para o pecado.




2. Dizer não!

Tiago 4.7: Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Sujeitai-vosa Deus – assim estareis entre “os humildes”, Tg 4:6; também Tg 4:101Pe 5:6.
resisti ao diabo – Sob sua bandeira, orgulho e inveja são alistados no mundo; resistir as tentações dele para estes. Fé, orações humildes e sabedoria celestial são as armas da resistência. A linguagem é tirada da guerra. “Sujeitar” como um bom soldado coloca-se em completa sujeição ao seu capitão. “Resista”, permaneça bravamente contra.
ele fugirá – Pois é uma promessa de Deus, não uma mera garantia de homem para homem (Alford). Ele fugirá, como fugiu de Cristo. [JFB]


Ser tentado não é pecado mas sucumbir é. Muitas pessoas pecam porque acham que não podem fazer nada quando chega a tentação. Deus não vai retirar todas as tentações de sua vida mas ele vai lhe ajudar a resistir. O primeiro passo é identificar a tentação e escolher não pecar.

3. Fugir da tentação

1 Co 6.18: Fugi do pecado sexual. Todo pecado que o ser humano comete é fora do corpo; mas o que pratica pecado sexual, peca contra seu próprio corpo.
Fugir – A única segurança em tais tentações é fuga (Gn 39:12Jó 31:1).
Todo pecado – O grego é forçado. “Todo pecado, seja o que for que o homem faça”. Todos os outros pecados; até mesmo gula, embriaguez e auto-assassinato são “sem”, isto é, comparativamente externos ao corpo (Mc 7:18; compare com Pv 6:30-32). Ele certamente fere, mas ele não alienar o próprio corpo; o pecado não é terminado no corpo; ele prefere pecar contra os acidentes que perecem do corpo (como a “barriga” e a organização temporária atual do corpo) e contra a alma do que contra o corpo em sua essência permanente, projetada “para o Senhor”. o fornicador aliena aquele corpo que é do Senhor, e o torna um com o corpo de uma prostituta, e assim “peca contra o seu próprio corpo”, isto é, contra a veracidade e natureza de seu corpo; não um mero efeito sobre o corpo de fora, mas uma contradição da verdade do corpo, forjado dentro de si (Alford).

Algumas tentações são fáceis de resistir mas outras não são. Por isso, a Bíblia lhe aconselha a fugir das tentações mais perigosas. Sim, fugir! Além da imoralidade sexual, a Bíblia aconselha a fugir também da idolatria. Se você sabe que vai pecar, evite e remova tudo que traz a tentação.

4. Pedir perdão

Salmo 32.5: Eu reconheci meu pecado a ti, e não escondi minha maldade. Eu disse: Confessarei ao SENHOR minhas transgressões;E tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá)
Um pronto cumprimento da confissão proposta é seguido por um pronto perdão.

Por vezes, você vai sucumbir à tentação e cometer pecado. Mas não desanime! Peça perdão a Deus (e a qualquer pessoa que você tiver machucado). Deus sempre perdoa quem se arrepende. Reconhecer as fraquezas é importante e Deus ajuda quem é humilde.

Continue lutando contra a tentação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.