terça-feira, 1 de outubro de 2013

MURMURAÇÃO



MURMURAÇÃO

"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas." (Filipenses 2:14)

No mundo as pessoas são estimuladas a reclamar, fazer greves , reivindicar direitos etc...
Na igreja o conselho é outro; Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.

Murmuração e seus derivados aparecem quarenta vezes na bíblia. O numero quarenta representa o limite máximo que o homem pode suportar , portanto a murmuração é um pecado comum e grave entre o povo de Deus.

Porque na Igreja tanta gente murmura?

I- Deixam , ou param de vigiar –

a) O diabo fica de olho na pessoa que levanta de manhã faz oração ao Pai celestial , canta hinos. Quando o crente esta alegre o inimigo procura frustrar essa comunhão, fazendo-o murmurar. É uma pedrinha para tropeçar ou qualquer outro imprevisto.

Se a pessoa valoriza mais os problemas esquecendo as bênçãos , está murmurando.

Jonas 4:8 – Quem já pregou um sermão que faça convencer o prefeito ou governador , impactuando-os levando-os ao jejum ?

 
Pois bem! Aconteceu com Jonas, mas depois disso queria a morte.

b) Quando o diabo quer fazer murmurar coloca vendas nos olhos. As pessoas olham para as coisas e não percebem. Jó 15:11

 
Se o vizinho tem tudo sem Deus , e nós não temos nada , mas temos Deus , não há razão para murmurarmos.
 
c) Murmuram porque perderam o amor fraternal
Quem não ama seu irmão é homicida deveria ir pra cadeia. I Jo 3:15,
É mentiroso, não amigo. – Sl 41:7

d) - Murmuram porque são perseguidos por demônios
É muito forte essa, mas é a verdade, demônios da insatisfação.

 
O magro chega diante do espelho e diz : Oh! Meu Deus será que não vou engordar nunca? O obeso reclama , o baixinho diz: estou cansado de ser chamado de Zaqueu. Eu ganho uma mixaria.

Esse "Pastor" grita demais . Ele fala tão devagar, faz a gente dormir. Esse Pastor vai de um lado ao outro do Púlpito, parece que vai decolar.

II- A pessoa do murmurador não tem lugar nos céus

Na bíblia vemos : prostituta ( Raabe), defraudador de imposto( Zaqueu) , ladrão , todos conversos e salvos , mas não encontramos murmuradores salvos .
 
a) Todo murmurador é mentiroso
Números 16:41 - Quando a terra engoliu vivos 250 homens que foram assistir a Coré, Datã e Abirão.

1) No outro dia os murmuradores acusaram Moisés e Arão de terem matado o povo do Senhor. ( Foi Deus quem matou )
2) O povo do Senhor eram milhões , e foram mortos 250 pessoas
3) Eles jamais eram povo do Senhor , eram sim , murmuradores, e por isso foram mortos.

b) O murmurador encontra defeito em tudo
O Pastor prega quinze minutos. Esse pastor está sem repertorio. Quando prega uma hora, o Pastor quer matar a gente. Quando o Pastor coloca algum outro para ensinar, os murmuradores dizem : Ele ganha para isso , porque outros devam estar falando em seu lugar ? Quando não coloca ninguém para falar. Esse Pastor só pensa nele, só ele é que fala, e os demais obreiros para que serve?

Estou enfadado de ouvir esses hinos.

Hi! Já vem com essa historia de oferta de novo ? Pra que fazer almoço pra tanta gente fica caro ! Podia vender esse balsamo e repartir com os pobres.( Mc 14: 5 )

c) Murmuração contra falta de amor
Aqui o povo não tem amor. Quanto tempo faz que o Pr. não me visita ! - Não vê a gente!
O melhor para igreja é nunca dar atenção ao murmurador
Consagremos nossa casa a Deus e nunca permita que seja uma casa de murmuração, pelo contrario deva ser casa de oração.

A geração velha de Israel, com exceção de Josué e Calebe , não entraram na terra prometida porque murmuravam em suas casas , ou tendas ( Sl 106: 25 )








MURMURAR: A ATITUDE DO CRISTÃO SEM CRISTO
INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Lucas 15:25-32
1. Esse texto é o clímax do sermão de Jesus em forma de parábola diante da murmuração dos fariseus e escribas que O acusavam de receber publicanos e pecadores (Lucas 15:1-2).
2. Esse texto em forma de parábola faz parte dos argumentos de Jesus a fim de explicar Sua ação para com os pecadores. Para isso, Ele usou:
· A parábola de alguém que reencontrou sua ovelha perdida (Lucas 15:3-7).
· A parábola de uma mulher que reencontrou a moeda extraviada (15:8-10).
· A parábola de um pai que recebeu com amor o filho perdido quando este voltou para casa (15:11-24) e de como tratou com amor o filho mais velho que murmurava por causa da atitude do pai (15:25-32).
3. Esse texto em forma de parábola alude a uma relação entre pai e filho para ilustrar a relação entre Deus e os seres humanos; o qual visa contrastar a alegria de Deus pelo pecador arrependido com a murmuração sem amor dos cristãos sem Cristo.

I.   QUEM ANDA MURMURANDO ESTÁ PERDIDO DENTRO DA CASA DO PAI, A IGREJA – Lucas 15: 25-30
1. Nem todos os que estão na igreja, ativos e empenhados no trabalho, são convertidos: O irmão mais velho, na parábola simboliza o fariseu e o publicano que murmuravam diante do amor e misericórdia de Jesus que não entraram na festa da salvação.
2. Nem todos os que estão na igreja concordam com Deus: O filho mais velho discordou da maneira do Pai agir e lidar com o filho mais novo. Muitos cristãos são como o filho mais velho: crêem que suas atitudes são mais justas que as de Deus. Estão tão insatisfeitos e perdidos quanto quem está no mundo.
3. Nem todos os que estão na igreja tratam as pessoas como Deus gostaria que fossem tratadas: O filho mais velho tratou com frieza, crítica e desprezo ao seu irmão que voltou para casa. Assim, o princípio de vida é que nem toda pessoa que une à igreja física faz parte do corpo de Cristo.

II. QUEM ANDA MURMURANDO SE ENTRISTECE COM O QUE TRAZ ALEGRIA AO CORAÇÃO DE DEUS – Lucas 15:25, 28-32
1. O que era motivo de alegria do pai é motivo de tristeza ao murmurador: Enquanto o pai esperava o retorno do filho mais novo, o filho mais velho estava envolvido com outras atividades secundárias ao invés de estar ao lado do pai esperando pelo pródigo.
2. O que era motivo de alegria do pai incita o ciúme, a inveja e a tristeza em quem está na igreja com objetivo errado: Enquanto o pai promovia uma festa pelo retorno do filho mais novo que havia se perdido e fora achado, o filho mais velho indignou-se com o filho mais novo e a atitude do pai. A igreja é lugar de acolher o pecador não de chutá-lo para fora.
3. O que traz alegria ao coração de Deus entristece quem está na igreja com um coração legalista: O legalista tem prazer em criticar e apontar o erro dos outros e em promover sua obediência e justiça própria. O legalista não ama, não perdoa e não tem compaixão pelas pessoas como Deus tem. Se o legalista fosse para o Céu veria defeito até no próprio Deus.

III. QUEM ANDA MURMURANDO NÃO VÊ AS PESSOAS COMO DEUS VÊ – Lucas 15:30-32
1. Quem não tem compaixão no coração pensa que Deus tem de castigar as pessoas quando procuram pelo perdão: O filho mais velho argumenta com o Pai que o pródigo não merecia aquela festa, mas ele próprio merecia. Segundo ele, o irmão deveria ser castigado, rejeitado e humilhado por ter gasto o dinheiro com prostitutas.
2. Quem não tem misericórdia no coração deseja a misericórdia de Deus apenas para si mesmo e nunca para os outros: Tem cristãos que quer somente para si o amor de Deus, desejando para os outros apenas a justiça de Deus.
3. Quem não tem amor no coração não compreende o infinito amor do pai em compartilhar tudo o que tem: Jesus é a dádiva de Deus. Ele morreu por todos a fim de oferecer-lhes o Céu. Porém muitos cristãos perderão o Céu porque focaram apenas num cabrito para festejar com seus amigos e não no amor do Pai pelos pecadores.

CONCLUSÃO:
1. O cristão que anda murmurando deveria arrepender-se, humilhar-se e deixar de ver a vida e a Deus com os olhos cheios de indignação, ciúme, inveja, ira, amargura, arrogância e orgulho.
2. O cristão que anda murmurando deveria parar de brigar por um cabrito (um cargo, uma bênção, um reconhecimento, etc.) a ponto de perder a festa da salvação no reino dos Céus. A murmuração revela um coração ingrato!
3. Quem anda murmurando deveria ter mais comunhão com Deus e com os outros a fim de encontrar prazer naquilo que agrada a Deus. Como o filho mais velho, quem se envolve com tantas outras coisas não tem prazer na comunhão com o Pai e nem com o irmão.

APELO:
1. Sinta o amor de Deus ao chamar-te de filho.
2. Sinta a presença de Deus submetendo-se com humildade à Sua autoridade.
3. Sinta, como filho, que tudo o que é de Deus é teu também.









Qual a diferença entre lamentação, murmuração e oração?


Você já observou que a Bíblia cita vários de seus personagens em diversos momentos ou lamentando, ou murmurando, ou orando e clamando? Será que todas essas ações agradam a Deus? Qual a diferença entre elas? Quais delas devemos cultivar em nossas vidas e quais rejeitar? Para respondermos a essas questões iremos aprender o que cada um significa e como Deus vê cada uma.
MURMURAÇÃO
É uma espécie de reclamação maldosa, de censura a algo ou a alguém. Um resmungo, um falar pelas costas. Veja esse exemplo:
“E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” (Ex 15. 24)
LAMENTAÇÃO
É uma manifestação dolorida por causa de um sofrimento. Pode ser por meio de palavras, por gritos e até pelo choro. Veja esse exemplo:
“Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza.” (Et 4. 3).
Na Bíblia temos também canções que são chamadas de lamentações e que foram feitas após a morte de alguém muito querido ou importante:
“Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras, nas suas lamentações, se têm referido a Josias, até ao dia de hoje; porque as deram por prática em Israel, e estão escritas no Livro de Lamentações.” (2Cr 35. 25)
ORAÇÃO
É falar com Deus. Pode ser em pensamento, em palavras, em público ou em particular. Veja esse exemplo:
“Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.” (At 9. 40)
QUAL A DIFERENÇA ENTRE LAMENTAÇÃO, MURMURAÇÃO E ORAÇÃO?
Sabendo o que cada uma significa, podemos ver claramente nas escrituras que a principal diferença é que Deus não vê as três manifestações da mesma forma. Observe que Deus ouviu o CLAMOR do povo que era escravo no Egito, mas rejeitou quanto esse mesmo povo murmurou.
Clamor ou oração do povo:
“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.” (Ex 2. 23)
Murmuração do povo:
“Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! (…) Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Nm 14. 2, 21-23).
Assim, concluo que Deus sabe lidar com nossos momentos de lamentações, momentos como o de Jó, quando se viu debaixo de uma enxurrada de dores. Momentos como o do profeta Jeremias que lamentou profundamente em ver a cidade santa, Jerusalém, toda queimada e destruída. Deus também ouve e se agrada da oração e do clamor de seu povo. Porém, Deus se mostra na Bíblia totalmente contrário a atitude de murmuração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Pecado da Murmuração

Pr. Cláudio Campi
A murmuração é um dos piores tipos de pecados, pois é diária e diretamente contra Deus
O principal pecado que o cristão comete durante todo o ano é o da murmuração. Murmuração é ofensa a Deus! Murmurar traz graves conseqüências. quando os Israelitas murmuraram contra Deus, Ele enviou serpentes ao deserto, os fez voltar pelo caminho do deserto, rumo ao mar Vermelho, andando em círculos por quarenta anos, até que se consumisse toda aquela geração. Estavam salvos, porém não desfrutaram da terra prometida. O crente que murmura, está salvo, porém não entra no reino de Deus enquanto ainda é peregrino na terra, vive em retrocesso de vida, sua casa não se firma, seus planos fracassam.

Murmuração é um ladrão da alegria. Murmuração é como um buraco negro que suga toda a luz da vida do crente, que rouba a sua alegria, a gratidão. E a ingratidão é uma sementeira fértil para o desânimo, para o esfriamento espiritual, para a apostasia. A murmuração é um dos piores tipos de pecados, pois é diária e é diretamente contra Deus. Ela entristece o coração de Deus. O crente que murmura é como uma mulher rixosa dentro de casa, que entristece aos seus entes próximos, que enfraquece os relacionamentos (Pv 21:9). A murmuração não é um pecado típico de um vacilo momentâneo, de um momento de fraqueza, de falta de vigilância. Não! Ela é constante e produz amargura.

Jesus, nosso parâmetro de vida cristã, jamais permitiu que de sua boca saísse uma só palavra impura. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca (Is 53:7). A murmuração entristece ao Espírito Santo, pois revela que nosso coração não está contente com o que Ele tem nos concedido, que não cremos em Sua Palavra quando diz que todas as bênçãos espirituais estão em Cristo Jesus. Se todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, porque murmurar quando algo me acontece que não tenha sido conseqüência de pecado? E se for por conseqüência de pecado, tenho razão em murmurar? Não! Não há campo, em hipótese alguma, para a murmuração na vida do crente.

Se murmuro, é porque estou olhando para o desejo ou circunstância e não para Deus e Seus planos ou princípios. Se murmuro é porque não aceito Sua vontade sobre mim. Jesus disse: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo (Jo 15:7-11). Jesus quer que tenhamos gozo completo e jamais murmuração.

Jesus não pode deixar de ser o centro de nossas vidas, em momento algum. Temos sempre que ter em mente o conhecimento de quem é Jesus: Deus todo Poderoso! El Shadday! O Verbo eterno, sem o qual nada se fez no mundo (Jo 1:1).

Se sofremos, é por conseqüência de pecado ou com um propósito de Deus. Se permanecemos glorificando ao Senhor, mesmo no sofrimento, somos fortalecidos e o Pai é glorificado. É uma honra ser um eleito de Deus para a glória do Pai! Permanecer no Senhor é colocar os problemas no altar de Deus, para que Ele próprio resolva por nós. Quando fazemos isso, temos paz e gozo completos!

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo 14:27). Isto só será possível quando Cristo for o centro de nossas vidas!

O motivo principal que nos leva a murmurar, ser impaciente, ingrato, é sem dúvida a falta de permanência com o Senhor! Quem não sabe separar tempo para desfrutar da presença de Deus, através da Sua Palavra, da oração, da meditação, do louvor, perde as oportunidades de ver Jesus operar. Em Marcos 8:1,2 vemos uma multidão sendo alimentada pelo Senhor só porque estava em sua presença durante três dias. Deus sabe e provê tudo o que necessitamos, mas se não nos “assentarmos” não saberemos desfrutar do alimento que nossa alma tanto procura e que o Senhor já nos dispôs. Se comemos apressadamente, “de pé”, não saborearemos e tudo aquilo que recebemos de Deus perde a graça rapidamente. O melhor de Deus passa a ser motivo de murmuração e não de gratidão: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra (Is 1:19). Ao contrário, Deus quer de nós que sosseguemos e descansemos nEle: Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes (Is 30:15) .

Deus deu prova incontestável de Seu amor por nós! Porque então não tomamos posse deste amor, que é real? João, o apóstolo do amor, referia-se a si próprio como “o discípulo amado”, mas Jesus amava a todos os discípulos igualmente, assim como ama a todos nós da mesma forma: intensamente! Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor (Jo 15:9). João não era MAIS amado que os outros. A diferença entre João e os outros discípulos é que ele tinha consciência de que era muito amado por Jesus. E isso fazia grande diferença no relacionamento dele com Jesus, a ponto de ter confiança em reclinar sua cabeça no peito de Jesus. Assim deve ser conosco também: devemos ter plena consciência de que somos muito amados por Jesus e nos entregarmos em confiança no relacionamento diário com Ele. Se conseguirmos isso, nosso gozo será completo e não haverá espaço para nenhuma murmuração. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo (Jo 15:9-11). Graças a Deus por Jesus Cristo, o amado de nossas almas!

Agradecer a Deus por Jesus Cristo deve ser nosso principal propósito diário, durante todo o ano. Quando agradecemos, não há espaço para a ingratidão, a murmuração, o abatimento: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito (1 ts 5:18,19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.