Como devemos entender as bem-aventuranças?
Seria difícil imaginar uma pregação mais
revolucionária ou mais importante do que o Sermão do Monte, relatado em Lucas 6
e, na versão mais completa, em Mateus 5, 6 e 7. Jesus já estava pregando o
evangelho do reino (Mateus 4:23: 23 E percorria Jesus
toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino,
e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.) Quando sentou num monte na Galileia e começou a
falar algumas das palavras mais desafiadoras de todos os tempos.
Ele introduz esta mensagem com uma lista de
qualidades espirituais conhecidas como as bem-aventuranças (Mateus 5:3-12: 3.
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é
o reino dos céus;
11.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo,
disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus
5:3-12). Nestes versículos ele diz que os
abençoados no reino de Cristo são:
·
Os humildes/pobres de
espírito,
·
Os que choram,
·
Os mansos,
·
Os que têm fome e
·
Sede de justiça,
·
Os misericordiosos,
·
Os limpos de coração,
·
Os pacificadores,
·
Os perseguidos.
Vale a pena estudar o significado de cada qualidade
para compreender melhor este desafio, mas neste artigo quero comentar sobre o
valor geral destes versículos como um todo. Algumas sugestões para ajudar no
entendimento das bem-aventuranças:
(1) não devem ser tratadas separadamente, ou
seja, não deve imaginar que teria algum benefício em chorar sem ser
misericordioso, ou em ser perseguido se não tiver fome e sede de justiça. Jesus
lança um desafio importante: cultivar todas estas qualidades em nossas vidas.
(2) não são qualidades naturais. Jesus não
descreve pessoas que são naturalmente choronas ou mansas. Ele fala das
disposições de corações aptos para o reino dele. São características
espirituais que exigem autonegação na vida de cada discípulo.
(3) não devem ser entendidas em termos materiais.
O reino de Cristo é espiritual, não uma nação física com fronteiras
geográficas. Ele fala de pessoas humildes ou pobres de espírito, uma atitude
que não tem nada a ver com sua situação financeira. Ele não fala de pessoas que
negociam tratados entre países, mas de pessoas que contribuem à paz entre o
pecador e seu Criador. No mesmo sentido, as bênçãos mencionadas nestes
versículos devem ser entendidas como descrições da abençoada comunhão com o
Senhor, e não como promessas materiais. Não devemos imaginar a ocupação
perpétua deste planeta, mas devemos buscar e manter comunhão com seu dono!
Para ter o privilégio de participar do reino de Jesus
Cristo, precisamos desenvolver as qualidades descritas nas bem-aventuranças.
Os Cidadãos do Reino (1)
Mateus 5
Mateus 5
|
TB
O Sermão do Monte. As
bem-aventuranças
1 Vendo Jesus a multidão, subiu ao monte; depois de
se ter sentado, aproximaram-se seus discípulos,
2 e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque
deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão
consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a
terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de
justiça, porque eles serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles
alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles
verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles
serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que têm sido perseguidos por
causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados
sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal
contra vós, por minha causa.
12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso
galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de
vós.
Os discípulos são o sal da
terra e a luz do mundo
13 Vós sois o sal da terra; se o sal se tiver
tornado insípido, como se poderá restaurar-lhe o sabor? Para nada mais
presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. 14 Vós
sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; 15 ninguém
acende uma candeia e a coloca debaixo do módio, mas no velador, e assim
alumia a todos os que estão na casa.
16 De tal modo brilhe a vossa luz diante dos homens,
que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos
céus.
Jesus não veio revogar, mas
cumprir
17 Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas;
não vim revogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo:
Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou
um só til, sem que tudo se cumpra. 19 Aquele, pois, que violar um
destes mínimos mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado mínimo no
reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado
grande no reino dos céus.
20 Pois vos digo que, se a vossa justiça não exceder
a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Jesus completa o que foi dito
aos antigos. Sobre o homicídio
21 Tendes ouvido que foi dito aos antigos: Não
matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22 Mas eu vos
digo que todo aquele que se ira contra seu irmão estará sujeito a julgamento;
e quem chamar a seu irmão: Raca estará sujeito ao julgamento do Sinédrio; e
quem lhe chamar: Tolo estará sujeito à Geena de fogo. 23 Se
estiveres, pois, apresentando a tua oferta no altar e aí te lembrares que teu
irmão tem contra ti alguma coisa, 24 deixa ali a tua oferta
diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão e, depois, vem
apresentar a tua oferta. 25 Harmoniza-te sem demora com o teu
adversário, enquanto está no caminho com ele; para que não suceda que o
adversário te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido
à prisão.
26 Em verdade te digo que não sairás dali, até
pagares o último ceitil.
Sobre o adultério
27 Tendes ouvido que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu,
porém, vos digo que todo o que põe seus olhos em uma mulher, para a cobiçar,
já no seu coração adulterou com ela. 29 Se o teu olho direito te
serve de pedra de tropeço, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém mais que
se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado na Geena. 30 Se
a tua mão direita te serve de pedra de tropeço, corta-a e lança-a de ti; pois
te convém mais que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo vá
para a Geena. 31 Também foi dito: Quem repudiar sua mulher,
dê-lhe carta de divórcio.
32 Eu, porém, vos digo que todo o que repudia sua
mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz ser adúltera; e qualquer
que se casar com a repudiada comete adultério.
Sobre os juramentos
33 Também tendes ouvido que foi dito aos antigos:
Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34 Eu,
porém, vos digo que absolutamente não jureis; nem pelo céu, porque é o trono
de Deus; 35 nem pela terra, porque é o escabelo dos seus pés; nem
por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36 nem jures pela
tua cabeça, porque nem um só cabelo podes tornar branco ou preto.
37 Mas seja o vosso falar: sim, sim; não, não; pois
tudo que passa disso vem do Maligno.
Sobre a vingança
38 Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, dente
por dente. 39 Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau;
mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; 40 ao
que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 e
quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil.
42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que
deseja que lhe emprestes.
Sobre o amor ao próximo
43 Tendes ouvido que foi dito: Amarás o teu próximo
e aborrecerás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai os
vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, 45 para que vos
torneis filhos de vosso Pai, que está nos céus, porque ele faz nascer o seu
sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Pois,
se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos
também o mesmo? 47 Se saudardes somente aos vossos irmãos, que
fazeis de especial? Não fazem os gentios também o mesmo?
48 Sede vós, pois, perfeitos como vosso Pai
celestial é perfeito.
|
Mateus, ao descrever aquele período do ministério
de Jesus que inclui o que chamamos o sermão do monte, explica que Jesus
percorria “toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho
do reino” (Mateus 4:23 23 E percorria Jesus toda
a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e
curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.).
O sermão que se segue começa descrevendo aqueles
para os quais o reino dos céus é,
(Mateus 5:3 3 Bem-aventurados
os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;),
e termina explicando quem entrará no reino dos céus
(Mateus 7:21 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!
entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está
nos céus.).
O capítulo 5 é uma descrição do caráter dos
cidadãos do reino e contém instruções sobre como ser aceitável ao rei.
O perfil do cidadão do reino
O sermão de Jesus abre-se com uma lista de
bem-aventuranças que começa e termina dizendo que “deles é o reino dos
céus”. Essas bem-aventuranças são prometidas àqueles que possuem um
certo conjunto de qualidades (5:3,10: 3 Bem-aventurados
os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
10 Bem-aventurados os que
sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;) representando os muitos aspectos do caráter dos
cidadãos do reino de Deus.
Essas qualidades de caráter poderiam ser surpreendentes
ou até mesmo decepcionantes para alguns. Antes que pessoas conhecidas pelo
orgulho, força e invencibilidade, os cidadãos do reino dos céus são pobres, e
reconhecem sua pobreza
(Mateus 5. v. 3 3 Bem-aventurados
os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;).
Eles lamentam o que é errado (pecado e as consequências
do pecado) no mundo
(Mateus 5.4 4 Bem-aventurados
os que choram, porque eles serão consolados;);
estão famintos por algo que substitui sua própria
injustiça
(Mateus 5. v. 6 6 Bem-aventurados os que têm
fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;);
são mansos, misericordiosos, puros de coração, e
ansiosos por levar a paz de Deus ao mundo
(Mateus 5. vs. 5,7,8,9 5 Bem-aventurados
os mansos, porque eles herdarão a terra;
7.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;).
No fim da lista, eles são perseguidos
(Mateus 5. v. 10 10 Bem-aventurados
os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos
céus;),
injustamente (Mateus 5. v. 11 11 Bem-aventurados
sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal
contra vós por minha causa.),
e sem alívio neste mundo (Mateus 5. v. 12 12 Exultai
e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós.).
Somos tocados por duas coisas sobre as descrições
desses cidadãos. Primeiro, os cidadãos não trazem consigo ao reino nenhum poder
ou valor próprio. Alguém poderia esperar cidadãos que têm dinheiro, força,
poder ou popularidade para contribuir, antes que aqueles que são pobres,
lamentosos, famintos e sedentos, isto é, que necessitam de alguma coisa de seu
rei.
Em segundo lugar, essas são qualidades que existem
na natureza espiritual dos cidadãos. Suas necessidades e carências são
espirituais, e eles não serão desapontados ao saberem que o reino de Deus não
lutará por vitórias terrenas (João 18:36),
nem se preocupará com comida e bebida, mas eles
esperam, em vez disso, “justiça, e paz, e alegria”
(Romanos 14:17 17 Porque o
reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no
Espírito Santo.).
A Justiça do Cidadão do Reino
A lei e a submissão à lei (justiça) são transações
entre reis e cidadãos. Ainda que os cidadãos não forneçam nenhuma coisa
essencial para a sobrevivência do reino, deles se espera muita obediência. O
próprio Jesus foi o cumprimento da lei e dos profetas
(Mateus 5:17 17 Não cuideis
que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.),
a revelação de Deus quanto a sua vontade aos
possíveis súditos. Jesus ressaltou a obediência e o ensinamento da lei de Deus
como uma medida direta da sua posição no reino
(Mateus 5:19 19 Qualquer,
pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos
homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e
ensinar será chamado grande no reino dos céus.).
Novamente, aqui ficamos surpresos. Jesus diz que: “se
a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais
entrareis no reino dos céus”. Como poderia ser ultrapassada a justiça
dos escribas e fariseus, que eram famosos pelo seu conhecimento e obediência à
lei de Deus?
Primeiro, a obediência dos escribas e fariseus não
era motivada pelo desejo de agradar ao rei; mas sim, por outras coisas: o
desejo de serem vistos pelos homens
(Mateus 6:2 2 Quando, pois,
deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas
nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos
digo que já receberam o seu galardão.;
Mateus 23:5 5 E fazem todas
as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e
alargam as franjas das suas vestes,),
a esperança de receber algo em troca do que se fez
(Mateus 5:46-47 46. Pois, se amardes os que
vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47.
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os
publicanos também assim?),
ou o desejo de retribuição por ofensas feitas
(Mateus 5:38,43: 38 Ouvistes
que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
43 Ouvistes que foi dito:
Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.).
Segundo, e mais importante, a obediência deles não
partia do espírito. Enquanto governantes terrenos estão preocupados só com os
atos externos (não roubar, pagar seus impostos, etc.), o reino dos céus governa
o coração.
Em vez de meramente proibir o homicídio (o ato), a
ira sem causa é proibida e o desejo e esforço para o perdão é exigido (Mateus 5:21-24
21. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que
matar será réu de juízo.
22.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu
irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do
sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu
irmão tem alguma coisa contra ti,
24.
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu
irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.).
Além de restringir as atividades sexuais, a cobiça
(o pensamento do coração) é condenada
(Mateus 5:27-28: 27. Ouvistes que foi dito
aos antigos: Não cometerás adultério.
28.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em
seu coração cometeu adultério com ela.).
A veracidade, ultrapassando o mero cumprimento dos
votos para incluir tudo o que se fala, é exigida
(Mateus 5:33-37: 33. Outrossim, ouvistes que
foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao
Senhor.
34.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o
trono de Deus; 35. Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por
Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36. Nem jurarás pela tua cabeça,
porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de
procedência maligna.).
Em vez de prover meios para retaliação legal, como
muitos governos humanos fazem, os cidadãos do reino precisam retribuir com
bondade ao abuso
(Mateus 5:38-42: 38. Ouvistes que foi dito:
Olho por olho, e dente por dente.
39. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
39. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40.
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a
capa;
41.
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.).
O reino dos céus está cheio de cidadãos que amam,
abençoam, fazem o bem, e oram por aqueles que os maltratam e perseguem
(Mateus 5:43-47: 43. Ouvistes que foi dito:
Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,
fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45. Porque faz que o seu
sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos
também o mesmo?
47.
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os
publicanos também assim?).
A pregação do evangelho do reino começa com a
promessa de grandes bênçãos para aqueles que têm o caráter adequado. Esse
caráter precisa ser desenvolvido em cada um de nós ouvindo o rei. O processo
exige um reconhecimento da necessidade (“fome e sede”), uma
vontade de começar sozinho (“uma cidade edificada sobre um monte”)
e a coragem de fazer sacrifícios doloridos (“se o teu olho direito te faz
tropeçar, arranca-o e lança-o de ti”). O resultado é uma perfeição de
espírito que reflete a perfeição do Pai
(Mateus 5:48 48 Sede vós
pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.),
pelo qual as
qualidades desenvolvidas em sujeição ao rei e as bênçãos recebidas X participação
no reino são idênticas.
Os Cidadãos do Reino (2)
Mateus 6 e 7
Mateus 6
|
TB
Acerca da prática de boas obras
1 Guardai-vos, não façais as vossas boas obras
diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte, não tendes
recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
Como se deve dar esmolas
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar a
trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,
para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que já receberam a sua
recompensa. 3 Tu, porém, quando dás esmola, não saiba a tua mão
esquerda o que faz a tua direita,
4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu
Pai, que vê em secreto, te retribuirá.
Como se deve orar. A Oração
Dominical
5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas;
porque eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para
serem vistos dos homens; em verdade vos digo que já receberam a sua
recompensa. 6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e,
fechada a porta, ora a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em
secreto, te retribuirá. 7 Quando orais, não useis de repetições
desnecessárias, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão
ouvidos. 8 Não sejais, pois, como eles; porque vosso Pai sabe o
que vos é necessário, antes que lho peçais. 9 Portanto, orai vós
deste modo: Pai nosso, que estás nos céus; santificado seja o teu nome; 10 venha
o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11 O
pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 e perdoa-nos as nossas
dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; 13 e
não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14 Pois,
se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos
perdoará;
15 mas, se não perdoardes aos homens, tão pouco
vosso Pai perdoará as vossas ofensas.
Como se deve jejuar
16 Quando jejuardes, não tomeis um ar triste, como
os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para fazer ver aos
homens que estão jejuando; em verdade vos digo que já receberam a sua
recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuas, unge a cabeça e lava o
rosto,
18 para não mostrar aos homens que jejuas, mas
somente a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te
retribuirá.
Os tesouros no céu. A luz e as
trevas. Os dois senhores. A ansiosa solicitude pela nossa vida
19 Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a
traça e a ferrugem os consomem e onde os ladrões penetram e roubam; 20 mas
ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem
e onde os ladrões não penetram, nem roubam; 21 porque onde está o
teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 A candeia do
corpo são os olhos. Se estes, pois, forem simples, todo o teu corpo será
luminoso; 23 mas, se forem maus, todo o teu corpo ficará às
escuras. Se, portanto, a luz que há em ti são trevas, quão densas são as
trevas! 24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há de
aborrecer a um e amar ao outro ou há de unir-se a um e desprezar ao outro.
Não podeis servir a Deus e às riquezas. 25 Por isso, vos digo:
Não andeis cuidadosos da vossa vida, pelo que haveis de comer ou beber, nem
do vosso corpo, pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento,
e o corpo, mais que o vestido? 26 Olhai para as aves do céu, que
não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as
alimenta; não valeis vós muito mais do que elas? 27 Qual de vós,
por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura? 28 Por
que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os
lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, 29 contudo vos digo
que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Se
Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada
no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Assim, não
andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou:
Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois os gentios é que procuram
todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas
elas. 33 Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e
todas essas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã,
porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus
próprios males.
|
Mateus 7
|
TB
O juízo temerário é proibido
1 Não julgueis, para que não sejais julgados; 2 porque,
com o juízo com que julgais, sereis julgados; e a medida de que usais, dessa
usarão convosco. 3 Por que vês o argueiro no olho de teu irmão,
porém não reparas na trave que tens no teu? 4 Ou como poderás dizer
a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no
teu?
5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e,
então, verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Não deis o que é santo aos cães
6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis as
vossas pérolas diante dos porcos, para que não suceda que as calquem aos pés
e, voltando-se, vos despedacem.
Jesus incita a orar. A regra
áurea
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei,
e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca
acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. 9 Qual de vós dará a seu
filho uma pedra, se ele lhe pedir pão? 10 Ou uma serpente, se
pedir peixe? 11 Ora, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas
a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas
aos que lhas pedirem?
12 Portanto, tudo o que quiserdes que os homens vos
façam, fazei-o assim também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
As duas estradas
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta e
espaçosa a estrada que conduz à perdição, e muitos são os que entram por
ela),
14 porque estreita é a porta, e apertada, a estrada
que conduz à vida, e poucos são os que acertam com ela.
Os falsos profetas
15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós
com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. 16 Pelos
seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou
figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa dá bons frutos,
porém a árvore má dá maus frutos. 18 Uma árvore boa não pode dar
maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. 19 Toda árvore
que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Logo, pelo
seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor,
Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai,
que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos hão de dizer-me:
Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expelimos
demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci;
apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
Os dois fundamentos
24 Todo aquele, pois, que ouve essas minhas palavras
e as observa será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa
sobre a rocha. 25 Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram
os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava
edificada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve essas minhas
palavras e não as observa será comparado a um homem néscio, que edificou a
sua casa sobre a areia.
27 Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os
ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a
sua ruína.
Termina aqui o Sermão do Monte
28 Tendo terminado Jesus este discurso, as turbas
admiravam-se do seu ensino;
29 porque ele as ensinava como quem tinha
autoridade, e não como os escribas do povo.
|
Grupos numerosos de pessoas (governos, empresas,
exércitos) exigem a hierarquia do comando. Essa organização hierárquica é
necessária para compensar as limitações de um único líder que não pode instruir
ou comandar pessoalmente a população inteira e não pode perceber e prover todas
as necessidades individuais.
As imperfeições dos cidadãos também exigem a
partilha da autoridade. Todos os cidadãos precisam ser instruídos e corrigidos,
e alguns podem até mesmo necessitar serem policiados. Todas essas
responsabilidades estão além da capacidade de apenas um comandante humano
desempenhá-las sem uma organização hierárquica de apoio.
O resultado desse arranjo, contudo, é que introduz
preocupações estranhas ao propósito geral do grupo. Inevitavelmente, os
indivíduos aspiram a posições mais altas e maiores benefícios; há competições e
valorizações erradas. Até mesmo num reino podem ser feitos esforços para
atingir posição e honra impressionando outros e não o rei.
O reino dos céus não tem outra hierarquia além do
Rei e seus súditos, porque o Rei não tem limitações de atenção ou capacidade. “Porque
Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais”
(Mateus 6:8 8 Não vos
assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes
de vós lho pedirdes.);
ele pode ser abordado diretamente, como um Pai, por
todos os cidadãos
(Mateus 6:9 9 Portanto, vós
orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;);
Ele é capaz de ver até mesmo as coisas secretas
(Mateus 6:4,8 4 Para que a
tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te
recompensará publicamente.
8 Não vos assemelheis, pois,
a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho
pedirdes.);
e ele é capaz de prover não somente para os
cidadãos humanos, mas até mesmo para os reinos vegetal e animal
(Mateus 6:28-30 28. E, quanto ao vestuário,
por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não
trabalham nem fiam; 29. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua
glória, se vestiu como qualquer deles.
30. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?).
30. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?).
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para
que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59:1: 1 Eis que a
mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu
ouvido, para não poder ouvir.).
Tendo em vista que o Rei do Céu não tem nenhuma das
deficiências dos governadores humanos, não há necessidade das hierarquias
intermediárias e preocupações externas que caracterizam as organizações do
mundo. Desde que o Rei está sempre ciente das ações e motivos de cada um, os
cidadãos do reino dos céus não devem ter necessidade de se preocuparem com
impressionar uns aos outros. Não são obtidas promoções por grandes feitos
vistos pelos homens. De fato, não há hierarquia na qual se é promovido. Além do
mais, atos feitos meramente para a glória dos homens perdem o seu valor diante
do Rei, que julga os motivos
(Mateus 6:2 2 Quando,
pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os
hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em
verdade vos digo que já receberam o seu galardão.).
As realizações em favor do Rei podem e devem ser
secretos, assim demonstrando o motivo adequado e confiando no Rei para que ele
veja e galardoe
(Mateus 6:3-4: 3. Mas, quando tu deres
esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; 4. Para que a tua
esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te
recompensará publicamente.,
Mateus 6.16-18 16. E, quando jejuardes, não
vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos,
para que aos homens pareça que jejuam.
Em
verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
17.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18. Para não
pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai,
que vê em secreto, te recompensará publicamente.).
Desde que o Rei tem um relacionamento pessoal com
cada cidadão, não é necessário demonstrar nossa ligação íntima com ele a outros
cidadãos por meio de orações públicas. O Rei pode ouvir-nos até mesmo em
lugares escondidos. Orações longas e repetitivas são sem sentido, desde que Ele
sabe o que precisamos antes que o peçamos
(Mateus 6:5-7 5. E, quando orares, não sejas
como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às
esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já
receberam o seu galardão.
6.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu
Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará
publicamente.
7.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por
muito falarem serão ouvidos.).
Uma vez que o Rei está ciente de todas as
necessidades dos cidadãos e é capaz de provê-las, não há necessidade de se
preocupar com acumular tesouros
(Mateus 6:19-21 19. Não ajunteis tesouros na
terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e
roubam; 20. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem
consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.)
21. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.)
ou estar ansioso pelas necessidades desta vida
(Mateus 6:25-34 25. Por isso vos digo: Não
andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que
haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a
vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26.
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros;
e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27. E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28. E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
27. E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28. E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada
no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31.
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com
que nos vestiremos?
32.
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem
sabe que necessitais de todas estas coisas; 33. Mas, buscai primeiro o reino de
Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de
si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.).
“Pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de
todas” essas coisas
(Mateus 6:32: 32 Porque
todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe
que necessitais de todas estas coisas;).
O exemplo simples de oração
(Mateus 6:9-13 9. Portanto, vós orareis
assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10. Venha o
teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11. O pão
nosso de cada dia nos dá hoje; 12. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como
nós perdoamos aos nossos devedores; 13. E não nos conduzas à tentação; mas
livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Amém.)
dado por Jesus ilustra cada um destes pontos: a
íntima ligação pessoal com o Rei (“Pai nosso”), a dependência e
confiança nele para prover nossas necessidades (“O pão nosso...dá-nos
hoje”) e responsabilidade direta com o Rei (“perdoa-nos as nossas
dívidas”). Essa oração também ilustra o único interesse que os cidadãos
podem ter, e devem ter, como resultado da eliminação das distrações que são
parte dos reinos terrestres. “Venha o teu reino”
(Mateus 6:10 10 Venha o teu
reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;)
é mais do que um pedido pela vinda do Reino. É uma
expressão de fidelidade ao Rei e seus propósitos. Na realidade é uma definição
do reino: a vontade de Deus sendo feita na terra (e em nós) do mesmo modo como
é cumprida no céu. Essa visão clara, centralizada, de nosso lugar no reino é
ilustrada pela bênção de uma boa visão, que inunda o corpo com informação
necessária para agir corretamente
(Mateus 6:22-23: 22. A candeia do corpo são
os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se,
portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!),
e pela impossibilidade de servir a dois mestres ao
mesmo tempo
(Mateus 6:24 24 Ninguém pode
servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará
a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.).
A participação no reino dos Céus exige uma devoção
ao Rei que poucos atingirão
(Mateus 7:13-14: 13. Entrai pela porta
estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e
muitos são os que entram por ela; 14. E porque estreita é a porta, e apertado o
caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.).
Expressões de devoção (“Senhor, Senhor”),
ou mesmo grandes realizações em nome do Rei
(Mateus 7:21-22: 21. Nem todo o que me diz:
Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu
Pai, que está nos céus.
22.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome?
e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas
maravilhas?)
não são
suficientes são até mesmo contra as leis do Rei se não forem a vontade do Pai.
Com Deus, o Filho como nosso Rei, podemos dar toda
a força de nossa lealdade, atenção e atividade somente a ele. Buscar louvor,
posição ou posses, tudo são distrações características das organizações
mundanas, com seus governantes imperfeitos e egoístas. Nosso Rei sabe e pode
prover tudo o que verdadeiramente necessitamos. Mas “buscai, pois, em
primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão
acrescentadas”
(Mateus 6:32-33: 32. Porque todas estas
coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais
de todas estas coisas; 33. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua
justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.