terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A VINDA DO MESSIAS JESUS E A GUERRA DO AMARGEDOM

SEMANA DA TRIBULAÇÃO – DOIS PERÍODOS:

1ª metade:
 Anticristo: também chamado de "o assolador" (Dn 9), "a besta que emerge do abismo" (Ap 13),
"o 8° rei" (Ap 17),
o "rei do Norte" ou "homem vil" (Dn 11),
iníquo (2 Ts 2);

Trindade satânica: Satanás, Besta política (anticristo – Ap13:1-10) e Besta religiosa (falso profeta – 2 Ts 2.4,10-12; Ap 6.11; 7.9-14; 13:11-18; 14.3-5);

Controle total: as pessoas receberão na mão direita ou na fronte a marca (número), sem o qual ninguém vai poder comprar ou vender. Quem se recusar será sumariamente morto (Ap 13.16-18; 2 Ts 2.9-12).

Aliança com o anticristo: “se outro vier em seu próprio nome, certamente o recebereis” (Jo 5.43); aliança com o inferno (Is 28.15-18); o 3º templo será reconstruído (Mt 24.24; Jo 5.43; 2Ts 2.3-4; Ap 13.13);

Duas testemunhas: mensageiros de Deus que têm a missão de desmascarar o anticristo e falso profeta e alertar para o juízo de Deus.

2ª metade: chamada Grande Tribulação (Mt 24:21; Jr 30:7; Dn 12:1)

Rompimento do pacto: o anticristo vai romper o pacto com Israel, fazendo cessar o sacrifício (Dn 9:27) e vai assentar-se no trono para ser adorado como deus (abominação desoladora – Dn 9.27;Mt 24.15);

Batalha de Armagedom: grande guerra e perseguição dos exércitos do anticristo contra a nação de Israel (Is 28.15-18).

  
  
Lições Bíblicas CPAD Adultos 1º Trimestre de 2016
Título: O final de todas as coisas — Esperança e glória para os salvos Comentarista: Elinaldo Renovato
Lição 9: A vinda de Jesus em Glória
Data: 28 de Fevereiro de 2016


TEXTO ÁUREO

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens [...]” (Mt 24.30).

VERDADE PRÁTICA

A vinda de Jesus para implantar o Milênio porá fim a todas as forças do mal e dará início a um futuro glorioso na Terra.

LEITURA DIÁRIA

Ap 1.7 Jesus vem com as nuvens e todo o olho o verá

Jo 14.2,3 Jesus foi preparar-nos um lugar no céu, mas Ele prometeu voltar

Mq 2.10 A corrupção “destrói grandemente” a humanidade

Mt 24.31 Jesus virá e enviará seus anjos para ajuntar os escolhidos

Mt 25.33 Jesus virá e apartará as suas ovelhas dos bodes

Ap 16.16 Muitos não creem, todavia o mundo verá a batalha do Armagedom

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 24.29,30; Apocalipse 19.19,20; 20.1-3.

Mateus 24
29 — E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 — Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Apocalipse 19
19 — E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército.
20 — E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.

Apocalipse 20
1 — E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
2 — Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 — E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

HINOS SUGERIDOS
70, 98 e 157 da Harpa Cristã.

OBJETIVO GERAL
Mostrar que Jesus vem sobre as nuvens e que todo o olho o verá.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

·   I. Saber que Jesus voltará e que todos o verão;
·   II. Explicar que Jesus voltará para dar a devida recompensa aos ímpios;
·   III. Compreender como será o Milênio.



INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Na lição de hoje veremos que depois do período da Grande Tribulação, Jesus voltará para implantar seu Reino Milenial. Neste período, Satanás ficará preso por mil anos no abismo. A terra, neste período, estará livre de toda e qualquer ação demoníaca. Você consegue imaginar a paz que este mundo vai desfrutar? Depois deste período de reclusão, Satanás será solto por um pouco de tempo, antes de receber o castigo eterno no lago de fogo. O Inimigo tem um propósito neste mundo — matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Ele vem cumprindo seus desígnios, porém Jesus Cristo veio ao mundo para destruir as obras do Diabo e nos dar a vida eterna. Não precisamos temer Satanás, pois seus dias estão contados e logo suas ações vão se findar.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Após o período tenebroso da Grande Tribulação, Jesus voltará e implantará o seu Reino Milenial na Terra. Ele virá juntamente com sua Igreja, cercado de anjos e será visto por todos os que habitam na Terra (Cl 3.4). Na sua vinda em Glória, Jesus será visto por todos, inclusive pelos que os traspassaram: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim! Amém!” (Ap 1.7).


PONTO CENTRAL

Depois do período da Grande Tribulação Jesus voltará para implantar seu Reino Milenial.



I. JESUS VOLTARÁ E TODOS O VERÃO

1. Jesus voltará com poder e glória. Após as Bodas do Cordeiro, Jesus voltará com os santos, como prometeu aos seus discípulos (Jo 14.2,3). E sua vinda será visível aos olhos de todo o mundo (Ap 1.7; 1Ts 3.13; Mt 24.42-44). Ele voltará para dar fim às catástrofes mundiais, acabar com a Grande Tribulação, livrar Israel do Anticristo e seus aliados e implantar o seu Reino Milenial. Com a sua vinda em Glória, Ele preparará o mundo para o Milênio. Antes deste, diversos eventos serão vistos na Terra, protagonizados pelo Senhor Jesus Cristo.

2. O cortejo que acompanhará o Rei. “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Ap 19.11). João registrou no Apocalipse uma visão do cortejo real que acompanhará Cristo em sua vinda em glória para assumir o governo total do Universo. Ele virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores e regerá as nações “com vara de ferro”, símbolo de autoridade absoluta (Ap 19.12-16).

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

SÍNTESE DO TÓPICO (I)

Depois das Bodas do Cordeiro, Jesus voltará com os santos e todos o verão.

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO

Professor, enfatize logo no primeiro tópico da lição que o principal enfoque do “Milênio não é Satanás, mas o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Será o momento de sua manifestação, a hora da sua revelação. Cristo, em toda a sua glória, instituirá seu reino de justiça e paz. Durante o Milênio, a glória manifesta de Cristo resplandecerá em sua plenitude.
Salmos 2.6-9 mostra o plano de Deus para Cristo, seu Filho, reinar sobre a terra, apesar do ódio das nações e da rebelião contra Deus. Seu propósito soberano será levado a cabo. Daniel 7.13,14 também fala sobre este evento” (LAHAYE, Tim.Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.317).

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/img_00358.jpg

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif










II. JESUS VOLTARÁ PARA DAR A DEVIDA RECOMPENSA AOS ÍMPIOS E PARA LIVRAR ISRAEL DO EXTERMÍNIO

1. A recompensa dos ímpios. Nunca, a depravação, a iniquidade e as blasfêmias contra Deus foram tão acentuadas como no Século XXI. A corrupção, a injustiça, a ganância, vem sendo praticada com respaldo legal e institucional, ignorando as leis de Deus. O casamento é desprezado e a família (Gn 2.24) está sendo substituída por configurações que não obedecem ao padrão bíblico. Além disso, “a corrupção que destrói grandemente” (Mq 2.10) não tem limites assim como a violência. Jesus castigará severamente os que “não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” (2Ts 1.8; Jd vv.15,16).

2. A batalha do Armagedom. Os exércitos do Anticristo se reunirão para destruir Israel, no vale do Armagedom: “E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Ap 16.16). O objetivo é exterminar Israel. A batalha durará só um dia. Será uma batalha em que Israel não terá condições de vencer pelas armas humanas. Um terço dos judeus morrerá (Zc 13.8), mulheres serão violentadas (Zc 14.2) e a situação de Israel será muito crítica (Ap 14.20). Jesus então descerá para socorrer Israel (Ler Zc 14.3-5); Ele destruirá as nações “que vierem contra Jerusalém” (Zc 12.8,9). Só então Israel reconhecerá que Jesus é o Messias (Ez 37).

3. O Anticristo se voltará contra Jesus (Ap 19.19). Será o seu fim. O Senhor, à frente do exército celestial, em cavalos brancos, vencerá o Anticristo e o falso profeta e os lançará no lago de fogo (2Ts 2.8; Ap 19.20) e os exércitos inimigos serão destruídos (Zc 14.12). Jesus vencerá o Anticristo como um fogo, e os carros do céu serão como uma tempestade (Is 66.15,16) e com “o assopro da sua boca” (2Ts 2.8) destruirá todos os sistemas mundiais e a satânica “Nova Ordem Mundial” (Dn 2.44,45; Mt 21.44b). Jesus lançará o Anticristo e o Falso Profeta “no ardente lado de fogo e de enxofre” (Ap 19.20; Mt 25.41). Um anjo poderoso prenderá o Diabo e o lançará no abismo, onde permanecerá durante mil anos (Ap 20.3).

4. O fim da batalha do Armagedom. Com a prisão de Satanás, do Anticristo e do Falso Profeta, a trindade satânica estará destruída. Os pecadores, ante os juízos de Jesus sobre a Besta e os inimigos de Israel, terão tanto pavor que clamarão pela morte (Ap 6.15-17).
Não será a estratégia de guerra de Israel que derrotará seus inimigos, mas o poder de Deus e de Cristo, vindo do céu. Com a vitória retumbante de Jesus sobre o Anticristo, o Diabo e o falso profeta, Israel será salvo da destruição e assumirá suas funções no Milênio. O texto de Ezequiel 36.26-38 revela como será a restauração de Israel, após a derrota dos exércitos inimigos por Jesus.

5. O julgamento divino. Todas as nações, especialmente as que se levantaram contra Israel, serão julgadas (Zc 12.3b). Esse julgamento ocorrerá depois que o Anticristo for vencido. Jesus vai assentar-se no seu trono de glória, no lugar chamado “Vale de Josafá” (Jl 3.12,14), onde serão julgadas as nações coletivamente (Mt 24.32). De acordo com Eurico Bergstén “possivelmente virão à presença de Jesus as autoridades constituídas de cada nação”. As nações serão julgadas pelo modo como trataram Israel (Mt 25.40,45).

6. A separação dos “bodes” das “ovelhas” (Mt 25.31-33). Jesus utilizou como exemplo ovelhas e bodes para demonstrar a diferença que existe entre os incrédulos e os crentes. Era comum as ovelhas e os bodes pastarem juntos, todavia, na hora da tosquia, eles eram separados. As “ovelhas” são todos aqueles que pela fé aceitaram a Jesus como único e suficiente Salvador, tornando-se filhos (as) de Deus. Os “bodes” são aqueles que rejeitam a Jesus Cristo e o seu sacrifício na cruz do Calvário (Mt 25.41-46).

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

SÍNTESE DO TÓPICO (II)

O Senhor Jesus virá e dará a devida recompensa àqueles que não se arrependerem dos seus pecados. Quanto a Israel, Ele irá livrá-los do extermínio.

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO

No segundo subtópico, o assunto a ser estudado é a Batalha do Armagedom. Inicie fazendo a seguinte indagação: “O que é o Armagedom?”. Ouça os alunos com atenção. Explique aos alunos o significado utilizando o texto abaixo.
“O termo ‘Armagedom’ vem da língua hebraica. Har é a palavra para ‘montanha’ ou ‘colina’. Mageddon provavelmente diz respeito às ruínas da antiga cidade de Megido, que fica acima do Vale de Esdrelom no norte de Israel, onde os exércitos do mundo se reunirão.
De acordo com a Bíblia, grandes exércitos do oriente e do ocidente se reunirão nesta planície. O Anticristo derrotará os exércitos do sul, pelo fato de estes ameaçarem o seu poder, e destruirá uma Babilônia reconstruída a leste — antes de finalmente voltar as suas forças para Jerusalém a fim de dominá-la e destruí-la. Quando ele e seus exércitos marcharem contra Jerusalém, Deus entrará em ação e Jesus Cristo voltará para resgatar o seu povo, Israel. O Senhor, com seu exército angelical, destruirá os exércitos, capturará o Anticristo e o Falso Profeta e lança-los-á no lago de fogo (Ap 19.11-21).
Quando o Senhor voltar, o poder e domínio do Anticristo terão fim. Charles Dyer afirma: ‘Daniel, Joel e Zacarias identificam Jerusalém como o local onde ocorrerá a batalha final entre Cristo e o Anticristo. Os três predizem que Deus interferirá na história do seu povo e destruirá o exército do Anticristo em Jerusalém. Zacarias profetiza que a batalha terá um fim quando o Messias voltar à terra e seus pés tocarem o Monte das Oliveiras. Esta batalha será concluída com a segunda vinda de Jesus’.
A campanha do Armagedom — na verdade, em Jerusalém — será um dos acontecimentos mais desapontadores da história. Com exércitos tão gigantescos reunidos em ambos os lados, seria de se esperar um confronto épico entre o bem e o mal. Não importa, todavia, quão poderoso alguém é na terra. Ninguém é páreo para o poder de Deus” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, pp.74,75).

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif



















III. PREPARAÇÃO PARA O MILÊNIO

1. Satanás é preso por mil anos. Para onde irão os que foram derrotados na Batalha do Armagedom? Segundo a Palavra de Deus, eles terão três destinos diferentes: O Anticristo e o Falso profeta serão lançados no Lago de Fogo; seus seguidores irão para o Hades, onde aguardarão o Juízo Final e Satanás será preso no Abismo por mil anos (Ap 20.1-3).

2. Quem estará no Milênio com Cristo? Todas as ovelhas de Jesus Cristo entrarão no Milênio para reinar com Ele (Mt 25.34). Os “bodes” serão lançados no inferno (Mt 25.41,46). As ovelhas reinarão com Cristo por mil anos, literalmente, bem como os homens que não adoraram a Besta (Ap 20.4). Também entrará o restante das nações que escaparem da Grande Tribulação. Os ímpios só ressuscitarão para serem julgados, no Juízo Final, após os mil anos (Ap 20.5,6).

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

O mundo está sendo preparado para o Milênio, onde os salvos reinarão com Jesus Cristo.

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO

“O aprisionamento de Satanás evidencia que o reino milenial de Cristo ainda é um evento futuro (Ap 20.2). Apocalipse 20.1-3 mostra que Deus impedirá Satanás de enganar as nações. Esta passagem ensina que Satanás não será apenas limitado, mas que ficará totalmente inativo durante o Milênio. Isto é completamente diferente do que vemos atualmente. A respeito de sua atividade, o apóstolo Pedro diz: ‘Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar’ (1Pe 5.8).
Embora Satanás não esteja preso nesta era, ele está sob o controle soberano de Deus, o que se pode ver claramente nas conversas entre Satanás e Deus a respeito de Jó (Jó 1.6-22). A prisão de Satanás durante o Milênio efetivamente possui um propósito divino: Deus manifestará sua justiça perfeita e dará ao homem circunstâncias ideais para viver e adorar o Messias” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.317).

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/cr1.gif

CONCLUSÃO

A batalha do Armagedom e a vinda do Senhor devem ser encaradas como literais e não como hipóteses futuras. Estes eventos escatológicos têm o respaldo das Escrituras Sagradas. Eles serão o cumprimento do plano de Deus na Terra. Vale à pena refletir a respeito do que Deus tem preparado para os fins dos tempos, tanto para a Igreja, como para o mundo.













PARA REFLETIR

A respeito da Escatologia Bíblica, responda:

Com quem Jesus voltará depois das Bodas do Cordeiro?
Após as Bodas do Cordeiro, Jesus voltará com os santos, como prometeu aos seus discípulos (Jo 14.2,3).

Qual será a recompensa dos ímpios?
O castigo eterno.

Quanto tempo durará a Batalha do Armagedom?
A batalha durará só um dia.

Para onde irão os que foram derrotados na Batalha do Armagedom?
Jesus lançará o Anticristo e o Falso Profeta “no ardente lado de fogo e de enxofre” (Ap 19.20; Mt 25.41).

Quem estará no Milênio com Cristo?
Todos os salvos em Jesus Cristo.












SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

A vinda de Jesus em Glória

Professor, estamos caminhando para os elementos finais da Doutrina das Últimas Coisas. Passamos pelo Arrebatamento, o Tribunal de Cristo, as Bodas do Cordeiro, a Grande Tribulação e agora: a Vinda de Jesus em Glória.
A Vinda Gloriosa do Senhor é um fato pronunciado pelas Escrituras, pois há mais de 300 menções sobre isso em o Novo Testamento, por exemplo, os capítulos 24 e 25 de Mateus e o 13 de Marcos são inteiramente dedicados ao assunto. Antes de prosseguirmos é importante você rememorar o que significa a vinda de Jesus para os principais agentes da história da Igreja de Cristo no mundo. Veja o quadro abaixo:

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/img_00359.jpg

Enquanto que para a Igreja, Jesus Cristo virá misteriosamente; para Israel, o Anticristo e as Nações Ele virá publicamente com poder e grande glória. Ninguém poderá escapar da Sua justiça.
O ser humano moderno vive iludido, pensando que não precisa prestar contas a ninguém. Vive a vida a bel prazer, não precisando pensar no que está certo nem errado. O apóstolo Paulo diz que o dia em que o nosso Senhor vir, Deus julgará “os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” (Rm 2.16). Diante do Pai, não haverá quem possa dissimular ou esconder o que sempre desejou e o motivou.
No dia em que o nosso Rei julgar os povos, todos saberão quem Ele é e contemplarão a promessa da sua vinda em pleno cumprimento. Não haverá, pois, quaisquer sentenças injustas, pois o nosso Deus é a própria justiça.
Outro ponto importante que se deve deixar bem claro nesta aula é sobre alguns aspectos fundamentais a respeito da Vinda Gloriosa de Jesus:
1. Ela será de maneira pessoal (Jo 14.3).
2. Ela será literal (At 1.10).
3. Ela será visível (Hb 9.28).
4. Ela será gloriosa (Cl 3.4).
As Escrituras apresentam com clareza que o nosso Senhor virá em pessoa para julgar todo o mundo. Portanto, renovemos a nossa esperança nesta promessa!

Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos 4º Trimestre de 2004
Título: Vem o fim, o fim vem — A doutrina das últimas coisas
Comentarista: Claudionor Corrêa de Andrade
Lição 9: A volta triunfal de Cristo
Data: 28 de Novembro de 2004

TEXTO ÁUREO

Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele” (Jd vv.14,15).




VERDADE PRÁTICA

Juntamente com a sua Igreja, virá o Senhor para derrotar o Anticristo, e implantar, aqui na terra, o glorioso reino milenial.

LEITURA DIÁRIA
Jd vv.14,15 A volta triunfante de Cristo com a sua Igreja

2 Ts 2.8 Ele virá para destruir o Anticristo

Ap 17.14 Ele virá como Rei dos reis

Ap 17.14 Ele virá como o Senhor dos senhores

Ap 19.11 Ele virá para pelejar e julgar com justiça

Ap 20.1-6 Ele virá implantar o Milênio de justiça e paz

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 19.11-21.
11 - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.
12 - E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.
13 - E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 - E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 - E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso.
16 - E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
17 - E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus,
18 - para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
19 - E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército.
20 - E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente Iago de fogo e de enxofre.
21 - E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.

PONTO DE CONTATO

Caro mestre, neste domingo, comece a lição perguntando a seus alunos se eles creem no triunfo do bem sobre o mal, no julgamento dos ímpios e na recompensa dos justos. Preste bastante atenção nas respostas. Verifique se estão de acordo com o conteúdo exposto na lição. Procure esclarecer ou corrigir as posições equivocadas ou antibíblicas. Explique que este tema é um bálsamo e um estímulo à crença de que Jesus retribuirá a cada um conforme as suas obras.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·   Definir a expressão Volta Triunfal de Cristo.
·   Explicar a divisão da Septuagésima Semana de Daniel.
·   Compreender os objetivos da Volta Triunfal de Cristo.

SÍNTESE TEXTUAL

O término da Grande Tribulação terá como marco a volta visível de Jesus Cristo em glória. Nesta segunda fase de sua vinda, Jesus aparecerá de forma corpórea (Dn 7.13; Mt 24.30; Lc 24.39), para livrar o povo judeu da destruição na Batalha do Armagedom. Biblicamente, “Armagedom” (Ap 16.16) significa “a grande colheita” (Ap 14.14,16; Jl 3.13), que se dará no vale de Josafá ou Esdrelom localizado entre o mar da Galileia e o monte Carmelo, e, também é conhecido como “o vale da decisão” (Jl 3.2,9-14). Três demônios que procederão da besta, do falso profeta e do dragão incitarão os reis da terra a pelejarem contra o Todo-Poderoso (Ap 16.13-14). As nações se ajuntarão no vale do Armagedom e caminharão contra Jerusalém para destruí-la (Zc 12.8-9; 14.2-14; Ap 19.19-21). Mas, exatamente nesse momento, Jesus virá com seus anjos e a Igreja (Ap 19.14; Zc 14.5; Jd v.14 ), e os seus pés pisarão o monte das Oliveiras, fendendo-o ao meio (Zc 14.3-5; Ap 16.18,19), e livrará a Israel, vencendo os reis da terra, o Anticristo, o falso profeta e o dragão.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

Professor, com o auxílio da lousa ou de uma cartolina, apresente a seus alunos esse Quadro Demonstrativo dos eventos escatológicos da Grande Tribulação que precedem a Volta Triunfal de Cristo. Esse quadro demonstra as agruras desse período até a manifestação Triunfal de Cristo. Está baseado nos textos de Ap 6.2-17; 8-9.1-21; 11.15-19; 15.1-16.17; 19.11-21.

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/img_00169.png

COMENTÁRIO

introdução

Palavra Chave
Sistema Mundano do Anticristo: A sociedade organizada e rebelada contra Cristo.

Na lição anterior, vimos o que é a Grande Tribulação e quando esta terá lugar. Hoje, estaremos enfocando um assunto que, embora mui importante no programa divino, é pouco explorado: o retorno triunfal e visível de Cristo Jesus a este mundo.
O que isto significa? E quando se dará tal evento? Qual a relação entre o arrebatamento da Igreja e o retorno glorioso de Cristo? Tratam-se do mesmo evento? É o que buscaremos responder nesta lição.






I. O QUE É A VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO

Antes de mais nada, faz-se necessário relembrar: a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo dar-se-á em duas fases distintas. Na primeira, virá Ele para os seus santos; e, na segunda, com os seus santos, manifestando-se visivelmente aos olhos de todo o mundo.

1. O que é a volta triunfal de Cristo. É o glorioso retorno de Cristo que, juntamente com a sua Igreja, virá instaurar, neste mundo, o Reino de Deus, de conformidade com o que predisseram os profetas, os apóstolos e o próprio Cristo (Is 9.6; Dn 7.13; Mt 6.10).

2. Como se dará o retorno triunfal de Cristo. Como vimos acima, na primeira fase de sua segunda vinda, retornará o Senhor Jesus para buscar a sua Igreja; e, na segunda, terá por objetivo derrotar o sistema mundano do Anticristo, a fim de implantar, na terra, o Reino dos Céus. Assim o autor do Apocalipse viu o triunfal retorno de Nosso Senhor.
















II. QUANDO SE DARÁ A VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO

Enquanto estivermos nos céus, participando das bodas do Cordeiro e, de suas mãos, recebendo os galardões a que farão jus os trabalhos que realizamos em prol do Reino de Deus, estará a terra vivendo a Septuagésima Semana de Daniel que, profeticamente, terá a duração de sete anos, e pode assim ser dividida:
1. A primeira metade da semana, cuja duração será de três anos e meio, será ocupada pelo governo do Anticristo.
2. A segunda metade da semana, que terá a mesma duração da primeira, caracterizar-se-á pela Grande Tribulação.
Por conseguinte, a Septuagésima Semana de Daniel terá, ao todo, a duração de sete anos (Dn 9.27). Logo: a volta triunfal de Cristo, que se fará acompanhar por sua Igreja, ocorrerá sete anos após o arrebatamento. O termo original traduzido por “semana” em Daniel 9.27 é literalmente “setenário”, isto é, sete anos.
















III. OBJETIVOS DA VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO

De acordo com o que podemos depreender dos vários textos proféticos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, estes são os principais objetivos da volta triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo:
1. Punir os ímpios. “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele” (Jd vv.14,15).

2. Socorrer Israel. Zacarias, antevendo a angústia de Israel durante a Grande Tribulação, mostra de que forma o Senhor intervirá em favor de seu povo: “Eis que vem o dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade. E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul” (Zc 14.1-4).

3. Levar Israel à conversão nacional. No exato momento em que o Senhor Jesus estiver intervindo em favor dos israelitas, estes, de imediato, haverão de reconhecê-lo como o seu Messias. É o que profetiza Zacarias: “E o SENHOR primeiramente salvará as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam exaltadas acima de Judá. Naquele dia, o SENHOR amparará os habitantes de Jerusalém; e o que dentre eles tropeçar, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles. E acontecerá, naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém. E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zc 12.7-10). Trata-se, como vemos aqui, de uma operação do Espírito Santo.

4. Derrotar as forças do Anticristo e implantar o Milênio. “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap 20.1-4).











CONCLUSÃO

Estará você entre os que acompanharão o Senhor Jesus em seu triunfal retorno à terra para derrotar Satanás e instaurar, aqui, o Milênio? Eis a promessa que encontramos em sua Palavra: “Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (2 Tm 2.12).
Cristo amado, que jamais venhamos a negar-te o nome. Ajuda-nos a permanecer fiéis até aquele grande dia. E, contigo Senhor, queremos reinar. Amém!

VOCABULÁRIO

Instaurar: Estabelecer; fundar; inaugurar.
Septuagésima: Equivalente a setenta; setenta.
Triunfal: Grande vitória; Grande êxito.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

HORTON, S. M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. CPAD, 2001.












EXERCÍCIOS

1. O que é a volta triunfal de Cristo?
R. É o glorioso retorno de Cristo que, juntamente com a sua Igreja, virá instaurar, neste mundo, o Reino de Deus, de conformidade com o que predisseram os profetas, os apóstolos e o próprio Cristo (Is 9.6; Dn 7.13; Mt 6.10).

2. Quando se dará a volta triunfal de Cristo?
R. Sete anos após o arrebatamento.

3. Como está dividida a Septuagésima Semana de Daniel?
R. A primeira metade, cuja duração será de três anos e meio, será ocupada pelo governo do Anticristo; A segunda metade, que terá a mesma duração da primeira, caracterizar-se-á pela Grande Tribulação.

4. Quais os objetivos da volta triunfal de Cristo?
R. Punir os ímpios, socorrer Israel, levar Israel à conversão nacional, derrotar as forças do Anticristo e implantar o Milênio.

5. Quanto tempo durará a Septuagésima Semana de Daniel?
R. Sete anos.











AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

Subsídio Devocional

“Que tipo de pessoas temos que ser? Pedro diz que devemos viver ‘de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus’ (2 Pe 3.11-12). A espera do futuro não é permissão para viver irresponsavelmente no presente. Aguardemos com expectativa o dia da vinda do Senhor.
Muitos de nós não temos problema em esperar, ou, eu deveria dizer que esperar é o problema? Estamos aguardando, mas não cheios de expectativa. Esquecemo-nos de perscrutar, investigando seu retorno. Temos tanta paciência que nos acomodamos. Estamos satisfeitos. Raramente atentamos para os sinais e mais raramente ainda vamos ao templo. Não permitimos que o Espírito Santo altere nossa agenda, mude nossos planos e nos conduza à adoração a fim de vermos Jesus.
O Senhor Jesus está falando aos que o esperam, mas não vigiam o suficiente: ‘Quanto ao dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus nem o Filho, senão somente o Pai. Portanto, vigiem, porque vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam’ (Mt 24.36,42,44).
Simeão é o exemplo de alguém que aguarda com expectativa (Lc 2.25). Pacientemente vigiando. No entanto, uma paciência que não perde a vigilância e uma vigilância que não perde a paciência”. (LUCADO, M. Quando Cristo voltar: O começo da melhor parte. RJ: CPAD, 1999, p.34-5).


O APARECIMENTO GLORIOSO DE JESUS CRISTO
Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). E finalmente, após os sete anos de Tribulação, conclui a sua segunda vinda aparerecendo a todas as nações da terra.
A volta de Jesus à terra tem três razões fundamentais:
  • o julgamento de seus inimigos
  • estabelecer o seu reino
  • governar o mundo por mil anos
Existem 318 predições na Bíblia a respeito da volta de Jesus à terra. Citaremos três passagens fundamentais:
  • 1 Coríntios 1:7
    "De maneira que nenhum dom [conscientemente] vos falta [o qual vem pelo poder da graça divina operando em vossas almas pelo Espírito Santo], esperando[e constantemente vivendo na esperança de que ocorra] a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo..."
  • 1 Tessalonicenses 3:13
    "Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias) com todos os seus santos (o povo santo e glorificado de Deus) ."
  • Tito 2:13
    "Aguardando a [realização e o cumprimento da nossa] bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias, o Ungido);"
O Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo porá um fim às mentiras de Satanás e inaugurará o reinado de mil anos de paz verdadeira sobre a terra.


OS DETALHES APARECIMENTO GLORIOSO DE JESUS CRISTO DESCRITOS NA BÍBLIA
O aparecimento glorioso de Jesus será público e notório. Muito diferente do arrebatamento, onde somente os crentes o verão. Clique aqui e saiba quais são as diferenças entre o arrebatamento e o aparecimento glorioso.
Em Mateus 24, está a descrição mais detalhada de todas, dita pelo próprio Senhor Jesus Cristo:
  • Mateus 24:27
    "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem."
  • Mateus 24:29-31
    "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória[em brilho e esplendor]. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos (os Seus eleitos) desde os quatro ventos, [exatamente] de uma à outra extremidade dos céus."
Isto significa que TODOS VERÃO A JESUS CRISTO! E isto acontecerá imediatamente após os sete anos de Tribulação.
Conforme o próprio Senhor Jesus disse acima, todas as nações do mundo se lamentarão porque as mesmas não criam em Jesus e agora o vêem voltando para seu reinado.
Israel também chorará de tristeza porque rejeitou, durante toda a história, Jesus como o verdadeiro messias. Paulo dá um exemplo de como estava arrependido de época em que perseguia a Jesus, e expressa este mesmo sentimento em 2 Coríntios 12:10-12:
"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco[em fraqueza humana] então sou [realmente] forte (capaz, poderoso em força divina) . Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes[porém falsos] apóstolos [vossos], ainda que nada (ninguém) sou. Os sinais do meu apostolado [genuíno] foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. "
Portanto, haverá um desespero total por parte de todos que rejeitaram Jesus, porque vêem sua volta, e sabem que não haverá mais tempo de aceitá-lo. Os sete anos de Tribulação anteriores foram a última chance dada por Deus para se aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.
Momentos antes de sua crucificação, Jesus prediz novamente sua segunda vinda, em Mateus 26:62-65:
"E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia."


O MONTE DAS OLIVEIRAS: O PRIMEIRO LUGAR ONDE JESUS APARECERÁ A TODOS EM SUA SEGUNDA VINDA
Jesus voltará em carne e osso, mas agora como Deus na terra! Ele voltará do mesmo jeito que subiu aos céus, conforme Atos 1:9-12:
"E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir [exatamente] assim como para o céu o vistes ir. Então [os discípulos] voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de [apenas] um sábado (cerca de 1 km)."
Jesus derrotará as nações que estão contra ele, e também capturará a besta (anticristo) e o falso profeta.
Jesus aparecerá primeiramente no monte das Oliveiras, do mesmo lugar de onde ascendeu aos céus em Atos 1:9-12, conforme foi previsto pelo profeta Zacarias, emZacarias 14:3-5:
"E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos [e anjos] contigo."
Portanto, o impacto de Jesus, pousando no monte das Oliveiras, será tão forte que o monte se dividirá em dois. Recentemente, os geólogos detectaram uma falha geológica na massa do monte das Oliveiras, exatamente no meio dele.
Em Apocalipse 19:11-21, são descritos ainda mais detalhes do Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo:
1.     E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco [apareceu]; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel (Leal, Incorruptível, Firme) e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça (santidade, retidão).
2.     E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas (coroas); e tinha um nome (título) escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
3.     E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
4.     E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
5.     E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir (afligir, abater) com ela as nações; e ele as regerá com vara (cetro, cajado) de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso (o Onipotente).
6.     E no manto (roupagem) e na sua coxa tem escrito este nome (título): Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
7.     E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
8.     Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
9.     E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
10.   E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal (marca) da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
11.   E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.


ARREBATAMENTO E APARECIMENTO GLORIOSO - DOIS EVENTOS DIFERENTES
Geralmente, ao se ler sobre estes dois eventos, cria-se uma certa confusão e acaba-se considerando todos os trechos da Bíblia como pertencentes a um mesmo evento.
Porém, a Bíblia deixa claro que são dois estágios distintos da segunda vinda de Cristo.
Colocamos abaixo uma tabela para ajudá-lo a distinguir estes dois eventos com clareza:
Arrebatamento*

Aparecimento Glorioso*
Acontece antes dos sete anos de Tribulação, porém não os inicia

Acontece imediatamente depois dos sete anos de Tribulação (Mateus 24:29)
Somente os crentes verão Jesus

Todos verão Jesus
O próprio Senhor descerá da casa de seu Pai, onde Ele está preparando um lugar para nós (João 14:1-3 e 1 Tessalonicenses 4:16)

Ocorre um fenômeno cósmico no sol, na lua e nas estrelas (Mateus 24:29)
Jesus virá novamente para nos receber para si (João 14:1-3)

O céu se abre e Cristo aparece sobre um cavalo branco (Apocalipse 19:11)
Jesus ressuscitará aqueles que dormem nele (1 Tessalonicenses 4:14-15). Tudo isto acontecerá "num abrir e fechar de olhos" (1 Coríntios 15:52)

Jesus vem seguido por exércitos do céu (Apocalipse 19:14)
Ouviremos a voz do arcanjo (1 Tessalonicenses 4:16)

Haverá um Sinal do Filho do Homem no céu, visto por todos (Mateus 24:30)
Ouviremos também a trombeta de Deus (1 Tessalonicenses 4:16). Esta será a sua última trombeta para a Igreja.

Jesus vem em poder e grande glória (Mateus 24:30)
Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Tessalonicenses 4:16-17)

Todos os que não criam em Jesus lamentam por não estarem preparados (Mateus 24:30)
Então nós, os que estivermos vivos e permanecermos, seremos transformados, feitos incorruptíveis, com nosso corpo "imortal" (1 Coríntios 15:51-53)

anticristo (a besta) e seus exércitos confrontam Cristo (Apocalipse 19:19)
Então seremos arrebatados juntos... (1 Tessalonicenses 4:17)

Cristo lança a besta e o falso profeta no lago de fogo (Apocalipse 19:20)
... com eles nas nuvens... (onde os crentes mortos e vivos serão reunidos) (1 Tessalonicenses 4:17)

Os que rejeitaram a Cristo são mortos (Apocalipse 19:21)
... para encontrar o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17)

Satanás é lançado no abismo por mil anos (Apocalipse 20:1-3)
"Voltarei e vos receberei para mim mesmo". Jesus nos leva para a casa do Pai, "para que, onde estou, estejais vós também" (João 14:13)

Os santos do Velho Testamento e da Tribulação são ressuscitados (Mateus 24:31; Apocalipse 20:4)
"Assim, estaremos para sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4:17)

Jesus julga as nações e estabelece seu reino (Mateus 25)
Acontece o tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). Após a chamada dos crentes, Cristo julgará todas as coisas (Romanos 14:10 e 2 Coríntios 5:10). O tribunal é descrito detalhadamente em 1 Coríntios 3:11-15. Preparação para as...


... Bodas do Cordeiro. Cristo encontra sua noiva, a Igreja. Enquanto isso, o mundo enfrentará a Tribulação, que é conseqüência da ira de Deus (Mateus 24:21)


(*) Fonte: "Estamos Vivendo os Últimos Dias?", de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins.


A BATALHA DE ARMAGEDOM
A batalha de Armagedom se refere a uma guerra necessária entre Jesus e as hostes malignas de Satanás. Esta guerra se faz necessária por causa das ambições perversas da humanidade e sua fonte de poder, que é Satanás.
Jesus descreve quando será esta batalha, em Mateus 24:29-31:
"E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória [em brilho e esplendor]. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos (os Seus eleitos) desde os quatro ventos, [exatamente] de uma à outra extremidade dos céus."
Logo depois da Tribulação e antes do Milênio, acontecerá o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristoanticriso, o falso profeta e o próprio Satanás inspirarão os exércitos de todo o planeta para invadir a região da Palestina a fim de eliminar todos os judeus do mundo e também para lutar contra Jesus Cristo.
O QUE SIGNIFICA "ARMAGEDOM"?
Esta batalha se define como sendo a Batalha de Armagedom. A palavra "Armagedom" vem do hebraico Har Megiddo, que significa Monte Megido. Este monte está situado no vale de Jezreel (nome hebraico), conhecido como planície de Esdraelom (nome grego), ou ainda planície ou vale de Megido, por causa da cidade de Megido que fica a oeste da planície.
Segundo especialistas em história, houve mais guerras em Megido do que em qualquer outro lugar da terra, por ser muito bem estrategicamente localizado. Chegam a concluir que a cidade de Megido foi construída e destruída mais de 25 vezes. A cidade natal de Jesus, Nazaré, fica ao norte do vale de Megido.
Seguem os nomes de alguns generais que guerrearam neste vale:
Tutmosis
1500 a.C.
Ramsés
1350 a.C.
Sargão
722 a.C.
Senaqueribe (2 Reis 18)
710 a.C.
Nabucodonosor (2 Reis 24)
606 a.C.
Tolomeu
197 a.C.
Antíoco Epífanes
168 a.C.
Pompeu
63 a.C.
Tito
70 d.C.
Cosroes, rei da Pérsia
614 d.C.
Omar
637 d.C.

A BATALHA DE ARMAGEDOM - O EVENTO EM SI
Depois do eventos descritos no seu Aparecimento Glorioso, o Senhor Jesus então segue para o vale Megido, onde se realizará a batalha de Armagedom:
  • Apocalipse 16:12-16
    "E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho [para a vinda] dos reis do oriente. E[saltando] da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios (sinais, maravilhas); os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado (feliz, a ser invejado) aquele que vigia (fica em alerta), e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom."
O rio Eufrates secará, o que permitirá que exércitos do oriente consiga chegar ao vale de Megido por terra. Os "reis do oriente" aqui descritos se referem aos países do leste asiático, como China e Japão entre outras potências bélicas.
Outro ponto importante descrito nestes versículos, é que o diabo, o anticristo e o falso profeta (a "trindade satânica") expelirão três espíritos imundos pela boca, que têm aparência de rãs. Estes três espíritos imundos são responsáveis por convencer a todos os exércitos a se encontrarem no vale de Megido para a batalha.
Neste mesmo lugar, Satanás e seus demônios já se encotraram com Deus antes. Desde o vale de Megido, é possível avistar três montanhas: o monte Carmelo, o monte Gilboa e o monte Tabor. Foi exatamente no monte Carmelo que aconteceu a competição de Deus e Elias contra Baal e seus profetas demoníacos, dominados pelo espírito de Jezabel (1 Reis 18:19). Foi exatamente uma batalha entre Deus e Satanás, e não somente a batalha de Elias contra toda a nação.
Esta batalha terminará, obviamente, com uma vitória esmagadora de Jesus Cristo sobre todos os exércitos. Haverá uma matança muito grande, que está descrita com detalhes em Ezequiel 39:17-22:
"Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus, dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde, congregai-vos de toda parte para o meu sacrifício, que eu ofereci por vós, um sacrifício grande, nos montes de Israel, e comei carne e bebei sangue. Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra; dos carneiros, dos cordeiros, e dos bodes, e dos bezerros, todos cevados de Basã [leste do Jordão]. E comereis a gordura até vos fartardes e bebereis o sangue até vos embebedardes, do meu sacrifício que ofereci por vós. E, à minha mesa, fartar-vos-ei de cavalos, de carros, de poderosos, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus. E eu porei a minha glória entre os gentios e todos os gentios verão o meu juízo [em sua punição], que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado. E saberão os da casa de Israel que eu sou o Senhor seu Deus, desde aquele dia em diante."

Ao unirmos Ezequiel 39:17-22 com Apocalipse 16:13-16, veremos que os exércitos do anticristo virão dos quatro cantos da Terra e se encontrarão com Cristo no vale de Megido. Cristo matará a todos os inimigos com a Palavra, que é a espada que sai de sua boca, conforme Apocalipse 19:15:
"E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir (afligir, abater) com ela as nações; e ele as regerá com vara (cetro, cajado) de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso (o Onipotente)."
Não podemos nos esquecer que Jesus é a própria Palavra de Deus (João 1) que vem em carne e portanto a Palavra é extremamente forte e cortante, como uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12).
AS DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO

NA PRIMEIRA VINDA DE JESUS...
  • João 3:16
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu [próprio] Filho unigênito (único), para que todo aquele que nele crê (confia) não pereça (não seja destruído, não seja perdido), mas tenha a vida eterna."
Deus ama tanto o mundo que seu seu filho para morrer na cruz de para que todo aquele que o recebesse também fosse feito filho de Deus (João 1:12).
Gosto muito quando a Bíblia se refere a Jesus como sendo o segundo Adão. Está em 1 Coríntios 15:45-47:
45.   Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente (uma personalidade individual); o último Adão (Cristo) em espírito vivificante[restaurando os mortos à vida].
46.   Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
47.   O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Estes versículos deixam claro que, mesmo após o pecado de Adão, Deus não desistiu da humanidade e enviou Jesus, seu filho, o segundo Adão, para que o ser humano ainda sim pudesse ter a opção de salvação e voltar para o domínio de Deus.
Em sua primeira vinda, Jesus Cristo sofreu por todos nós, carregou sobre si os nossos pecados, as nossas transgressões. Isaías, cerca de 700 anos antes da primeira vinda de Jesus, profetizou que ele viria pela primeira vez, narrando assim qual era o propósito de sua vinda:
  • Isaías 53:3-7
    "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades (doenças, fraquezas e aflições), e as nossas dores [de punição] levou sobre si; e nós [ignorantemente] o reputávamos por aflito, ferido de Deus [como se fosse leproso], e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo [necessário] que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras (feridas) fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e [além disso] afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. "
Jesus veio pela primeira vez para sofrer em nosso lugar. Ele sofreu de tudo por nós: zombaria, perseguições, agressões físicas, rejeição. E um detalhe importante: todos nós nascemos pecadores. Se fosse algum de nós que sofresse tudo isto, já seria uma barbaridade. Jesus é a Palavra de Deus em carne e osso (João 1:1) e portanto não possui pecado. E ele, sem ter pecado, sofreu tudo isto por nós.
Mesmo assim, Jesus, por ser a Palavra de Deus encarnada, realizou todos aqueles milagres maravilhosos, ensinando a fé em Deus. Milagres que, em sua maioria, ninguém, antes de Jesus, jamais realizou.
Jesus morreu na cruz para que todos nós, através de seu sangue vertido na cruz, pudéssemos ser feitos filhos de Deus também, tamanho o amor de Deus por todos nós.
EM SUA SEGUNDA VINDA...
O livro de Apocalipse é o único que traz descrições físicas detalhadas de Jesus em seu corpo já glorificado:
  • Apocalipse 1:13-15:
    "E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, [brancos] como a neve, e os seus olhos [reluziam] como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas."
Vejam que as características físicas de Jesus Cristo são agora bem diferentes de sua primeira vinda. Jesus já está em seu corpo glorificado. Se analisarmos a Palavra mais a fundo, veremos que estas características nos lembram diretamente do episódio da transfiguração de Jesus:
  • Marcos 9:2-3:
    "E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles; E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear."
Foi para isto que Jesus se transfigurou diante de Pedro, Tiago e João: para mostrar todo o seu poder, glória e autoridade sobre os céus e a terra (Mateus 28:18).
Se em sua primeira vinda, Jesus veio para ser humilhado, levar todos os nossos pecados sobre si e morrer por nós, em sua segunda vinda, Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16).
Portanto, Jesus virá em poder e glória. Tanta será esta glória e tanto será este poder que Filipenses 2:9-11 afirma o seguinte:
"Por isso [pelo fato Dele ter ido tão abaixo], também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre[obrigatoriamente] todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua [francamente e abertamente] confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."
Percebam que, hoje, a autoridade do nome de Jesus é tamanha que até os demônios, referidos aqui como os "debaixo da terra" têm que dobrar os joelhos perante este nome. Esta é a dimensão da autoridade de Jesus em sua segunda vinda.
Em seu Aparecimento Glorioso, Jesus prenderá Satanás por mil anos (Apocalipse 20:2) e julgará a todas as nações:
  • Mateus 25:31-32:
    "E quando o Filho do homem vier em sua glória (Sua majestade e esplendor), e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará [seu povo] uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; "
A partir dete momento, o mundo jamais será o mesmo. Jesus inaugurará a era de paz que a humanidade sempre sonhou. Jesus governará este mundo por mil anos, vindo, depois disto, a eternidade.
O MILÊNIO
Jesus, ao voltar em seu Aparecimento Glorioso, estabelecerá seu reino milenar de paz verdadeira sobre a terra. O Espírito Santo de Deus revelou aos profetas Miquéias e Isaías os detalhes de como será este governo milenar de Jesus Cristo:
  • Miquéias 4:3
    "E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra."
  • Isaías 2:4
    "E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear."
É muito importante ressaltar aqui que este será o ÚNICO e VERDADEIRO governo de paz mundial, cujo Rei será Jesus Cristo. O que estamos vendo hoje são governantes mundiais prometendo falsas promessas de paz com o objetivo de se auto-promoverem. Deus nos faz advertências sobre a mentira dos governantes em 1 Tessalonicenses 5:3:
"Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição (ruína e morte), como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão."
A Bíblia também faz uma referência específica ao anticristo quebrando o seu falso acordo de paz de Daniel 9:27 (clique aqui para saber mais sobre a Tribulação), emApocalipse 6:4:
"saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada."
Para saber mais sobre os Julgamentos dos Selos, clique aqui.
João descreve com detalhes a grandeza deste reino milenar, em Apocalipse 20:4-6:
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela [pregação e testificação da] palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo (o Messias) durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado (feliz, a ser invejado) e santo (unicamente espiritual, de inocência ímpar e virtude provada) aquele que tem parte (compartilha) na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo (o Messias), e reinarão com ele mil anos."
Veremos, a seguir, aspectos importantíssimos nestes versículos que descrevem o reino milenar de Cristo.
Jesus convida seu povo a governar com Ele.
Finalmente, um novo tempo começa na terra e verdadeiramente aqueles que amam a Jesus serão sacerdotes de Deus com Ele, confirmando ainda mais sua herança em Deus e co-herança em Cristo em Romanos 8:17:
"E, se nós somos [Seus] filhos, somos logo [Seus] herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo [compartilhando Sua herança com Ele]: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados."
Daniel também obteve esta mesma revelação, por parte do Espírito Santo de Deus:
  • Daniel 7:22
    "Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do [Deus] Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino."
  • Daniel 7:27
    "E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão."
QUEM ESTARÁ PRESENTE NO GOVERNO MILENAR DE JESUS CRISTO?
Estes reviverão e estarão presentes no reinado de Jesus Cristo:
1.     Todos os que foram arrebatados: É necessário lembrar que o Arrebatamento separou os mortos em Cristo e os que foram arrebatados em vida.
2.     Todos os novos crentes convertidos durante a Tribulação (pós-Arrebatamento): todos os que foram deixados para trás no Arrebatamento, mas aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador durante a Tribulação, sejam os já mortos no período ou os que sobreviveram durante os sete anos, também estarão presentes no governo milenar.
3.     Os santos do Velho Testamento: serão ressuscitados depois do governo milenar, para também receberem seu galardão por sua fidelidade a Deus.
QUEM NÃO ESTARÁ PRESENTE NO GOVERNO MILENAR DE JESUS CRISTO?
SATANÁS APRISIONADO DURANTE ESTES MIL ANOS DE REINADO
Além dos aspectos acima, Satanás será acorrentado durante estes mil anos dentro do abismo, conforme Apocalipse 20:1-3:
"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo (poço sem fundo), e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente [dos primórdios], que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o [seguramente] por mil anos. E lançou-o no abismo (poço sem fundo), e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo."
O INTERVALO DE 75 DIAS ENTRE O APARECIMENTO GLORIOSO E O MILÊNIO
Segundo a Palavra, entre o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo e o início de Seu governo milenar, haverá um intervalo de 75 dias. Podemos encontrar essa informação embutida em Daniel 12:11-12:
"E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias."
Antes de seguir com os detalhes dos 75 dias de intervalo, é importante que entendamos qual é o contexto de sacrifício contínuo. Quando Daniel escreve sobre o sacrifício contínuo que é retirado, ele está se referindo à atitude do anticristo, que profanará o templo de Deus reconstruído na metade do período de Tribulação, conforme está em 2 Tessalonicenses 2:4:
"...o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus."
O templo judeu era onde ocorriam os sacrifícios de animais em adoração a Deus. Como deduzimos que o sacrifício contínuo dito em Daniel 12:11 será retirado justamente na metade do período de Tribulação, ou seja, 3 anos e meio? A resposta está em Daniel 9:27:
"E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."
Portanto, na metade da semana, ou exatamente no fim de 3 anos de meio de Tribulação ocorrerá a profanação do templo por parte do anticristo. Conforme a cronologia da Tribulação, restarão 3 anos e meio que são exatamente denominados de Grande Tribulação, cuja duração é de tempo, tempos e metade de um tempo, que significam 3 anos e meio, ou 1260 dias.
Voltando a Daniel 12:11, o versículo fala de 1290 dias. Então, a primeira parte dos 75 dias de intervalo é de 30 dias, subtraindo-se 1260 de 1290 dias. Como Daniel 12:11 fala acerca do sacrifício contínuo, e,conforme explicado acima, tem a ver com o templo de Deus que havia sido profanado pelo anticristo até então, sugere-se que esses primeiros 30 dias poderiam estar ligados à purificação do templo, em preparação para o Milênio.
Finalmente, Daniel 12:12, diz que bem-aventurados serão os que esperarem 1335 dias (45 dias a mais que em Daniel 12:11), completando então os 75 dias de intervalo. Não há muitas pistas do que ocorrerá nesses 45 dias finais de preparação, mas o que podemos dizer é que certamente será algo extremamente maravilhoso o que Deus terá preparado para aqueles que perseveram. Finalmente veremos o cumprimento pleno do que foi preparado em 1 Coríntios 2:9:
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam."
Depois desses 75 dias, começará oficialmente o governo milenar de Jesus Cristo. Imagine o seguinte, leitor: se Deus demorou seis dias para criar o mundo que conhecemos, qual será o tamanho do esplendor do que Deus terá que demorar 75 dias para construir para os que o amam? Creio que não haverá palavras humanas para descrever, de tão majestoso!
PRÉ-MILENARARISMO, PÓS-MILENARISMO E AMILENARISMO
Adotamos, neste estudo, a posição pré-milenararista para situar e explicar a Segunda Vinda de Jesus, pelos motivos que explicaremos a seguir. Apresentamos, então, as posições pré, pós e amilenarista.
A POSIÇÃO PRÉ-MILENARISTA
A posição pré-milenarista afirma que Jesus Cristo voltará literalmente ao final da era da Igreja e governará fisicamente aqui na terra por mil anos. Será nesse reino milenar de Jesus Cristo que a aliança com Israel será totalmente restabelecida e literalmente cumprida. Depois disso, o Filho entregará o reino ao Pai e tal reino se fundirá com o Seu reino eterno, vindo então a Eternidade. Somente esse fato já é uma grande justificativa para se adotar a posição pré-milenarista porque o Filho (Jesus Cristo) nada faz senão o que vê o Pai fazer, e também executa sempre e somente a vontade de Deus Pai, nunca a vontade própria:
“Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.” (João 5:19)
“Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.”(João 5:30)
Mesmo assim, os pré-milenaristas divergem entre si quanto à posição do Arrebatamento pré-tribulacionista, pós-tribulacionista e meso-tribulacionista. A grande maioria dos pré-milenaristas adotam o Arrebatamento pré-tribulacionista, que ocorrerá antes do cumprimento da septuagésima semana de Daniel.
Existem muitos motivos para se crer na Segunda Vinda de Cristo pré-milenarista. Citaremos alguns deles:
  • Quando Cristo retornar, Ele ressuscitará os mortos Nele para que reinem com Ele durante o Milênio. Então, não poderá haver Milênio antes que Cristo venha (Apocalipse 20:5)
  • Quando Cristo retornar, Ele separará o joio do trigo. Porém, o Milênio é um tempo de justiça plena e não conterá ímpios. Portanto, a separação do joio e do trigo somente poderá ocorrer antes do Milênio (Mateus 13:40-43)
  • Quando Cristo retornar, Satanás será preso pelos mil anos. Satanás ainda não foi preso. Portanto, não poderá haver Milênio antes que Cristo venha (Apocalipse 20:1-3)
  • Quando Cristo retornar, Ele destruirá o anticristo. Como o anticristo virá antes do Milênio, não poderá haver Milênio antes que Cristo venha (2 Tessalonicenses 2:8, Apocalipse 19:20)
  • Quando Cristo retornar, os judeus serão restaurados à sua terra. Isso é logo antes do Milênio. Portanto, não poderá haver Milênio antes que Cristo venha (Ezequiel 36:24-28; Apocalipse 1:7; Zacarias 12:10)
A POSIÇÃO PÓS-MILENARISTA
A posição pós-milenarista defende a idéia de que todos na terra já estarão convertidos ao Evangelho de Cristo antes de Sua Segunda Vinda. Essa posição não crê que o Milênio seria um governo literal de mil anos de Cristo, mas que esses mil anos seriam apenas um período simbólico que representaria a Era da Igreja (que estamos hoje).
Logo, para essa posição, Cristo retornaria depois do Milênio. Essa posição surgiu e ganhou força no período pós-Reforma, quando se acreditava que invariavelmente ocorreria uma evangelização e conversão de toda a população mundial. Foi daí que surgiu a interpretação incorreta de Mateus 24:14:
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
Ora, o fato do evangelho ser pregado em todo o mundo, não significa que todos automaticamente estarão convertidos. Em Mateus 13:40-43, Jesus afirma claramente que, em seu retorno, separará o joio do trigo, isto é, haverá os que crêem e os que não crêem. Somente esse fato já refuta totalmente a hipótese do pós-milenarismo.
Mas, continuando na linha de pensamento do pós-milenarismo, se gradativamente a população mundial por completo se tornasse cristã antes da volta de Jesus, automaticamente o mundo estaria se tornando cada vez mais um lugar cada vez melhor de se viver até que Jesus encontrasse tudo 100% convertido em sua volta. Esse pensamento vigorou muito bem, até que aconteceram a Primeira e a Segunda Guerra mundial, derrubando por completo essa idéia. E, durante o século XX e XXI, as guerras aumentaram drasticamente.
A POSIÇÃO AMILENARISTA
A posição amilenarista defende que não haverá um Milênio literal quando Jesus Cristo retornar. Ela defende que tudo será cumprido entre a primeira e a segunda vindas de Cristo. Essa posição foi introduzida por Agostinho, no século IV e foi adotada, desde então, como a posição dominante na Igreja Católica até hoje. Basicamente, Agostinho ensinou que:
  • O Milênio não seguiria a Segunda Vinda de Cristo
  • O Milênio ocorreria entre a primeira e a segunda vindas
  • A Igreja seria o Reino de Deus e que não haveria cumprimento literal das promessas feitas a Israel
A posição amilenarista também defende que Satanás já teria sido preso na primeira vinda de Cristo, o que obviamente não é verdade. Basta olharmos o noticiário e vemos que a violência está aumentando de tal modo que culminará no aparecimento do anticristo. A Batalha Espiritual do final dos tempos é comprovada.

A ÚLTIMA REVOLTA DE SATANÁS
A Palavra de Deus afirma que, no momento em que Jesus iniciar seu governo milenar de paz, Satanás será preso e acorrentado por mil anos.
  • Apocalipse 20:2
    "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos."
Passando-se os mil anos, Satanás será solto e começará a seduzir novamente as nações, organizando uma nova revolta contra o Reino de Jesus Cristo, conforme está emApocalipse 20:7-8:
"Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha."
Desta vez, Gogue e Magogue aqui citados não são mais os mesmos de Ezequiel 38, na tentativa de invasão russa a Israel (clique aqui para mais detalhes). O cenário agora é o reino milenar de Jesus Cristo com sua igreja. Porém, ainda sim Satanás conseguirá, pela última vez,  seduzir e enganar muitos para iniciar uma última revolta contra Jesus Cristo. Lembrem-se que mesmo aqueles que já estão no reino milenar de Jesus Cristo podem correr o risco de serem enganados e seduzidos novamente por Satanás, conforme Marcos 13:22:
"Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos."
Só que desta vez não haverá uma nova batalha contra Satanás. Ele e os rebeldes que estiverem com ele serão imediatamente consumidos por fogo que vem do céu, conforme Apocalipse 20:9-10:
"E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos."
E este será o fim definitivo de Satanás e dos que aderirem à sua rebelião.

ATAQUES CONTRA ISRAEL NO FINAL DOS TEMPOS
Esse é um sinal que acontecerá em um futuro próximo, de acordo com as profecias de Ezequiel, nos capítulos 38 e 39. Segundo estas profecias, Israel sofrerá uma invasão por parte da Rússia e seus países aliados. A justificativa de tal conclusão de que esse sinal acontecerá no futuro é a seguinte:
  • Até o momento, Israel não sofreu nenhuma invasão russa durante toda a história da humanidade;
  • Essa profecia vem depois de Ezequiel 37, que profetiza a criação do Estado de Israel.
Existem ainda outros motivos que explicaremos a seguir que provam que o país identificado por Ezequiel é a Rússia. Para isso, primeiramente temos que interpretar o que está em Ezequiel 38. Vejamos Ezequiel 38:
1.     Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2.     Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele.
3.     E dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal;
4.     E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada;
5.     Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;
6.     Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.
7.     Prepara-te [Gogue], e dispõe-te, tu e todas as multidões do teu povo que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda.
8.     Depois de muitos dias serás visitado. No fim dos anos virás à terra que se recuperou da espada, e que foi congregada dentre muitos povos, junto aos montes de Israel, que sempre se faziam desertos; mas aquela terra foi tirada dentre as nações, e todas elas habitarão seguramente.
9.     Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo.
10.   Assim diz o Senhor Deus: E acontecerá naquele dia que subirão palavras no teu coração, e maquinarás um mau desígnio,
11.   E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos eles habitam sem muro, e não têm ferrolhos nem portas;
12.   A fim de tomar o despojo, e para arrebatar a presa, e tornar a tua mão contra as terras desertas que agora se acham habitadas, e contra o povo que se congregou dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra [Palestina].
13.   Sebá e Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leõezinhos [ou áreas próximas] te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste a tua multidão para arrebatar a tua presa? Para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear o grande despojo?
14.   Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Porventura não o saberás naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança?
15.   Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso,
16.   E subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti [conhecido e honrado por tua súbita destruição], ó Gogue, diante dos seus olhos.
17.   Assim diz o Senhor Deus: Não és tu aquele de quem eu disse nos dias antigos, por intermédio dos meus servos, os profetas de Israel, os quais naqueles dias profetizaram largos anos, que te traria [Gogue] contra eles?
18.   Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, que a minha indignação subirá à minha face.
19.   Porque disse no meu zelo, no fogo do meu furor, que, certamente, naquele dia haverá grande tremor sobre a terra de Israel;
20.   De tal modo que tremerão diante da minha face os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros [tantos os naturais como os que foram feitos por mãos humanas] desabarão por terra.
21.   Porque chamarei contra ele [Gogue] a espada sobre todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra seu irmão [para dividir os seus despojos].
22.   E contenderei com ele [Gogue] por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.
23.   Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor [o Governador Soberano, que chama por lealdade e serviço obediente].
O versículo 2 de Ezequiel 38 menciona sobre Gogue, da terra de Magogue. A genealogia de Gogue aparece em Gênesis 10:2 e também em 1 Crônicas 1:5:
  • Gênesis 10:2
    "Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras."
Gogue, da terra de Magogue, segundo os historiadores, corresponde aos russos, porque se referem a um povo de origem bárbara, que migrou para o norte da Europa e da Ásia. Gogue, que no versículo 2 aparece como "príncipe e chefe de Meseque e Tubal", na verdade é "príncipe deRosh, Meseque e Tubal". Acontece que rosh também significa príncipe em hebraico, mas vários historiadores concluíram que essa não é a tradução correta. Rosh é, na verdade, um nome próprio. Em outras palavras, exatamente de Rosh vem o nome atual Rússia para designar o mesmo povo.
Além disso, a hipótese é amplamente reforçada em Ezequiel 39:2, que diz que Gogue e Magogue são do Norte. Ao olharmos o mapa múndi, verificamos que Moscou está diretamente ao norte de Jerusalém. Portanto, Gogue e Magogue muito provavelmente correspondem à atual Rússia.
Deus não somente revelou a Rússia, mas também os aliados da Rússia durante a invasão. São eles:
  • Magogue (verso 2): repúblicas islâmicas do sul da antiga União Soviética
  • Meseque e Tubal (verso 2): Turquia
  • Persas (verso 5): Irã
  • Cuxe (verso 5): Etiópia ou Sudão
  • Pute (verso 5): Líbia (a tradução na Linguagem de Hoje já nomeia "Líbia" em vez de "Pute")
  • Gômer e Togarma (verso 5): Turquia
Temos que considerar aqui, que quando Ezequiel teve essa revelação, assim como aconteceu com João em Apocalipse, Ezequiel usou o vocabulário de sua época para descrever a profecia, inclusive para os nomes dos invasores de Israel, utilizando os nomes que estes países ou regiões possuíam na época em que a profecia foi escrita.
A Líbia recentemente entrou no noticiário anunciando seu desarmamento. As imagens da Rede Globo (Rede de TV brasileira) a respeito dessa notícia mostram que todo o poderio bélico da Líbia foi fornecido por Moscou, na extinta União Soviética, seu parceiro militar, hoje a Rússia. A inscrição CCCP (União Soviética, em russo) aparece nitidamente em todos os tanques líbios.
Também recentemente, o líder líbio Muamar Kadafi deixou claramente transparecer seu ódio por Israel em reuniões de cúpula dos países árabes. A Rússia também declarou ampla ajuda ao desenvolvimento da tecnologia nuclear do Irã, se dizendo obrigada a fazê-lo, pois são parceiros. Essa declaração colocou o mundo em arrepios, no que se diz respeito à segurança.
Portanto, a denúncia da aliança entre esses países e os elos para o cumprimento dessa profecia estão claramente se formando, o que está em conformidade com a Palavra de Deus.
Desde quando EUA e a URSS travavam a famosa Guerra Fria, Israel sempre foi considerado um grande obstáculo para a URSS e para os países árabes. A URSS simplesmente não atacava Israel porque Israel sempre possuiu um poder bélico poderoso e da mais alta tecnologia, além de Israel ser aliado dos EUA.
Apesar da profecia dizer que Israel será invadido, essa invasão será frustrada. Deus promete garantir a proteção a Israel, conforme Ezequiel 39:
1.     TU, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.
2.     E te farei voltar, mas deixarei uma sexta parte de ti, e far-te-ei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel.
3.     E, com um golpe, tirarei o teu arco da tua mão esquerda, e farei cair as tuas flechas da tua mão direita.
4.     Nos montes de Israel cairás [morto], tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, de toda espécie, e aos animais do campo, te darei por comida.
5.     Sobre a face do campo cairás, porque eu o falei, diz o Senhor Deus.
6.     E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor [o Governador Soberano, que chama por lealdade e serviço obediente].
7.     E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.
8.     Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado.
9.     [quando tu, Gogue, não existires mais] os habitantes das cidades de Israel sairão, e acenderão o fogo, e queimarão as armas, e os escudos e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e acenderão fogo com elas por sete anos.
10.   E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus.
11.   E sucederá que, naquele dia, darei ali a Gogue um lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar [Morto, a passagem entre a Síria, Petra e o Egito]; e pararão os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o vale da multidão de Gogue [multitude de Gogue].
12.   E a casa de Israel os enterrará durante sete meses, para purificar a terra.
13.   Sim, todo o povo da terra os enterrará, e será para eles memo-rável dia em que eu for glorificado, diz o Senhor Deus.
14.   E separarão homens que incessantemente percorrerão a terra, para que eles, juntamente com os que passam, sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem; durante sete meses farão esta busca.
15.   E os que percorrerem a terra, a qual atravessarão, vendo algum osso de homem, porão ao lado um sinal; até que os enterradores o tenham enterrado no vale da multidão de Gogue.
16.   E também o nome da cidade [dos mortos] será Hamona [multitude]; assim purificarão a terra.
17.   Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus, dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde, congregai-vos de toda parte para o meu sacrifício, que eu ofereci por vós, um sacrifício grande, nos montes de Israel, e comei carne e bebei sangue.
18.   Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra; dos carneiros, dos cordeiros, e dos bodes, e dos bezerros, todos cevados de Basã [leste do Jordão].
19.   E comereis a gordura até vos fartardes e bebereis o sangue até vos embebedardes, do meu sacrifício que ofereci por vós.
20.   E, à minha mesa, fartar-vos-ei de cavalos, de carros, de poderosos, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.
21.   E eu porei a minha glória entre os gentios e todos os gentios verão o meu juízo [em punição], que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado.
22.   E saberão os da casa de Israel que eu sou o Senhor seu Deus, desde aquele dia em diante.
23.   E os gentios saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro, porque se rebelaram contra mim, e eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada [no cativeiro ou mortos].
24.   Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles a minha face.
25.   Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer os cativos de Jacó, e me compadecerei de toda a casa de Israel; zelarei pelo meu santo nome.
26.   E levarão sobre si a sua vergonha, e toda a sua rebeldia, com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante.
27.   Quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e eu for santificado neles aos olhos de muitas nações,
28.   Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre os gentios, e os ajuntarei para voltarem a sua terra, e não mais deixarei lá nenhum deles [nos últimos dias].
29.   Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.
De acordo com Ezequiel 39, no momento da invasão Deus protegerá Israel de maneira sobrenatural, derrotanto e humilhando a TODOS os invasores. Note que, em Ezequiel 39:12, Deus derrotará os inimigos de Israel de tal maneira que os israelenses passarão sete meses sepultando os corpos e limpando a terra invadida. A profecia garante que, em um determinado momento, num futuro próximo, a invasão acontecerá.
A Palavra não especifica se tal profecia se cumprirá antes ou depois do Arrebatamento. Portanto, não sabemos se ainda estaremos aqui na terra para ver estes milagres maravilhosos do Senhor protegendo a Israel.
ALGUMAS DAS DECLARAÇÕES POLÊMICAS DO PRESIDENTE IRANIANO MAHMOUD AHMADINEJAD
Fonte: Folha de São Paulo
2005 - "[Israel] deveria ser varrido do mapa." - "[O Holocausto é] o mito do massacre dos judeus."
Maio de 2006 - "O Irã controla hoje a totalidade do ciclo do combustível nuclear, de A a Z, graças aos jovens cientistas iranianos. Se [nossos inimigos] cometerem o mínimo dano contra o povo iraniano, se cometerem a mínima agressão, receberão uma bofetada histórica."
Julho de 2006 - "O problema de fundo no mundo islâmico é a existência do regime sionista (Israel) e o mundo islâmico e a região devem se mobilizar para que este problema desapareça."
Outubro de 2006 - "Nosso país havia anunciado anteriormente que este regime [Israel] é ilegítimo desde sua fundação. É um Estado fabricado, que foi imposto às nações da região, e não pode sobreviver." - "Estamos dizendo a vocês (países do Ocidente) que a fúria das nações (do Oriente Médio) está em ebulição." - "O oceano das nações está em movimento, e se uma tempestade se iniciar, vocês podem ter certeza de que não se limitará às fronteiras geográficas da Palestina." - "Esse regime (sionista) não durará, e tragará até seus simpatizantes para as profundezas de um pântano."
Dezembro de 2006 - "Assim como a União Soviética desapareceu, em breve o regime sionista desaparecerá."
Janeiro de 2007 - "Eles [israelenses] conhecem bem o poder do povo iraniano. Eu não acredito que eles terão algum dia a ousadia de nos atacar. Eles não fariam algo tão estúpido."
Fevereiro de 2007 - "O Irã desenvolveu tecnologia para produzir combustível nuclear, movendo-se como um trem que não tem freio nem marcha à ré."
Março de 2007 - "Não há nenhum local do mundo que sofra com divisões e guerras se os EUA e os sionistas [Israel] não tiverem colocado suas mãos lá."


BATALHA DO ARMAGEDOM

BATALHA DO ARMAGEDOM
Essa grande batalha ocorrerá nos últimos dias da grande tribulação, conforme escreveu o apóstolo João: “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para congregá-los para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Ap 16.13,14,16)

O nome Armagedom significa “cidade de Megido” ou "Monte Megido".
O termo nos leva ao vasto território de Israel chamado Jeezreel, uma planície que vai da Galiléia ao Jordão, incluindo o imenso vale de  6 por 8 km e ficava numa bacia de 10 por 28 km. Os judeus drenaram o pântano, o Merom desapareceu e hoje é o vale de Hula.
Este local não é o local da batalha final, mas o lugar onde as forças se reunirão para ir em direção ao Vale de Josafá, como se pode observar no livro do profeta Joel: “Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra” (Joel 3.2).

É nessa extensa faixa de terra que o anticristo mobilizará as nações em um grande ataque contra Israel e contra seu Deus. Acampados nesse vale, as tropas caminharão em direção à cidade santa.

Talvez coincida com a batalha descrita em Ezequiel 38 e 39 que é Gogue e Magogue. Não confundir Gogue e Magogue de Ezequiel com o de Apocalipse 20.8. Aquela ocorrerá no fim da Grande Tribulação.
Não existe um único versículo na Bíblia que nos forneça a sequencia cronológica concernente à batalha de Armagedom. De acordo com Thomas Ice e Timothy Demy, baseados nos estudos do Dr. Arnold Fruchtenbaum, a campanha passará por oito estágios, como segue:

PRIMEIRO ESTÁGIO – os aliados do anticristo se reúnem para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso, conforme o texto: “E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Ap 16.16);

SEGUNDO ESTÁGIO – a Babilônia é destruída. Mesmo o anticristo sendo uma corporificação de Satanás, este não sabe de todas as coisas nem possui todo poder, pois as Escrituras nos dizem que uma aliança do Norte destruirá a Babilônia: “Porque eis que eu suscitarei e farei subir contra a Babilônia uma congregação de grandes nações da terra do norte, e se prepararão contra ela; dali será tomada; as suas flechas serão como as de valente herói, nenhuma tornará sem efeito” (Jr 50.9);

Eis que um povo vem do norte; uma grande nação e muitos reis se levantarão dos extremos da terra. Armam-se de arco e lança; eles são cruéis, e não têm piedade; a sua voz bramará como o mar, e sobre cavalos cavalgarão, todos postos em ordem como um homem para a batalha, contra ti, ó filha de Babilônia” (Jr 50.41-42).

É o fim definitivo da grande prostituta das nações. João diz que: “E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias” (Ap 18.1-3).

TERCEIRO ESTÁGIO – a destruição de Jerusalém. Em vez de voltar para defender sua capital, o anticristo partirá contra Jerusalém, como disse o profeta Zacarias: “EIS que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade” (Zc 14.1-2).

QUARTO ESTÁGIO – o anticristo se volta contra o remanescente de Israel. O profeta Miquéias previu este dia e disse: “Certamente te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas de Bozra; como o rebanho no meio do seu pasto, farão estrondo por causa da multidão dos homens” (Mq 2.12).

QUINTO ESTÁGIO – a conversão de Israel. Zacarias previu esse dia: “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido” (Zc 12.10-11).

SEXTO ESTÁGIO – a volta de Jesus Cristo: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap 16.11-16).

SÉTIMO ESTÁGIO – a batalha final, com a vitória de Jesus Cristo: “Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes; Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todas as nações em redor” (Joel 3.11-12).

OITAVO ESTÁGIO - a declaração do triunfo final no monte das Oliveiras: “E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul” (Zc 14.3-4);

E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se vingou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande” (Ap 16.17-21).

OS PARTICIPANTES DA BATALHA
Haverá grandes poderes mundiais unidos nessa batalha:

1 – a federação de dez reinos sob a liderança da besta, que constitui a forma final do quarto grande Império Mundial;
2 – a federação do Norte, a Rússia e seus aliados;
3 – os reis do Leste, povos asiáticos de além do Eufrates;
4 – o rei do Sul, poder ou coligação de poderes do Norte da África. Deve ser acrescentado outro grande poder, em virtude de sua participação na batalha;
5 – O Senhor e seus exércitos celestiais.

Embora a hostilidade dos quatro primeiros seja de uns contra os outros e contra Israel (Zc 12.2,3; 14.2), é particularmente contra o Deus de Israel que eles lutam (Sl 2.2; Is 34.2; Zc 14.3; Ap 16.14; 17.14; 19.11,14,15,19,21).

TEORIAS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DE ARMAGEDOM
Existem inúmeras teorias a respeito dos acontecimentos da campanha de Armagedom:

1 – Armagedom será um conflito entre o Império Romano e a confederação do Norte;

2 – Será um conflito entre o Império Romano e os reis do Leste, ou poderes asiáticos;

3 – Armagedom será um conflito entre as nações e Deus;

4 – Será um conflito entre os quatro grandes poderes mundiais;

5 – Será um conflito entre o Império Romano, a Rússia e os poderes asiáticos;

6 – Excluirá a Rússia, mas ocorrerá entre os poderes romano, oriental e setentrional, com base na teoria de que Ezequiel 38 e 39 ocorram no milênio;

7 – A Rússia será a única agressora em Armagedom, com base na teoria de que não haverá uma forma avivada no Império Romano.

A grande mobilização de exércitos no conflito de Armagedom começará com a invasão da Palestina pelos reis do Norte e do Sul (Dn 11.40). O líder do Império Romano e o líder do estado israelita estão de tal modo unidos em aliança (Dn 9.27) que um ataque contra um significa um ataque contra o outro. Com essa invasão se iniciam os acontecimentos da campanha, que abalarão o mundo inteiro.

A SEPTUAGÉSIMA SEMANA DE DANIEL
Finalmente, há os que acreditam que a invasão acontecerá no meio da septuagésima semana. Parece haver várias indicações de que essa é a invasão da Palestina pelo reino do Norte no meio da semana que dispara o ataque satânico contra o povo com quem Deus está tratando, a nação de Israel, como relatada em Apocalipse 12.14-17:

 1 - Muitos comentaristas interpretam Daniel 11.41 em referencia à ocupação da terra da Palestina pela besta. O acontecimento que leva à besta a entrar na Palestina é a invasão da Palestina pelo rei do Norte (Dn 11.40). A aliança feita pela besta (Dn 9.27) evidentemente garante a Israel o direito à terra. É necessário algum acontecimento que provoque a abolição da aliança pela besta. Visto que a aliança é quebrada no meio da semana (Dn 9.27), e a invasão do norte é vista como a causa desse rompimento (Dn 11.41), podemos concluir que essa invasão ocorre no meio da semana;

2 - É reconhecido que os acontecimentos da última metade da semana são ocasionados pela expulsão de Satanás dos céus (Ap 12.7-13). Evidentemente a primeira ação de Satanás em oposição a Israel é motivar sua invasão pelo rei do Norte. Esse é o início de uma grande campanha que começa no meio da semana e continua até a destruição dos poderes gentílicos no retorno do Senhor;

3 – Em Isaías 30.31-33; 31.8-9 e Miquéias 5.5 o invasor do norte é chamado de “Assíria”. Como a Assíria foi um instrumento de Deus para punir a iniquidade de Israel, então o Senhor usará novamente o mesmo instrumento para o mesmo propósito. Esse castigo terá o mesmo nome por causa da identidade de sua missão, a de punir Israel. Isaías 28.18 fala da “aliança com a morte” e o “acordo com o além” pelo qual Deus castigará Israel. Isso deve referir-se a Daniel 9.27, quando Israel busca a paz pelas mãos humanas e não pelas mãos do Senhor. Isso nos faz acreditar que tal invasão acontecerá em algum momento no meio da semana;

4 - Apocalipse 7.4-17 descreve uma multidão de judeus e gentios que serão salvos durante a tribulação. Alguém pode imaginar, em vista da intensa perseguição contra qualquer cristão, como alguém conhecerá Deus nesse período? Em Ezequiel 38.23 é revelado que a destruição dos exércitos de Gogue é usado em sinal para as nações, e em 39.21 se faz nova referência a esse fato. Em 39.22 o mesmo acontecimento é um grande sinal para Israel. Visto que o livro de Apocalipse retrata a salvação de muitas pessoas durante a tribulação, e não só no seu final, e visto que esse acontecimento profetizado por Ezequiel é usado como sinal para levar muitos ao Senhor, ele deverá ocorrer antes do final da tribulação e em alguma hora nesse período;

5 – Em Apocalipse 13.7 a besta é retratada com poder mundial. Isso se tornará verdade na sua manifestação como líder mundial em meio à tribulação. Surge a questão: como a besta terá o poder mundial se o poder da confederação setentrional ainda não foi quebrado? O fato de que a besta terá autoridade sobre a terra no meio da semana apoia a tese de que o rei do Norte terá sido destruído. Tal destruição trará o caos às condições mundiais, o qual unirá as nações conforme se vê no salmo 2, quando será formado o governo liderado pela besta;

6 – Apocalipse 19.20 diz que o Senhor lidará especificamente com a besta e com o falso profeta na sua vinda. Por todo o Antigo e o Novo Testamento surgem três personagens que desempenharão papéis importantes no drama do “tempo dos gentios”: a besta, o falso profeta e o rei do Norte ou Assíria. Deus precisa lidar com cada um deles antes que possa manifestar sua autoridade mundial.

A cronologia de vários trechos importantes que tratam desses acontecimentos parece apoiar essa tese. Isaías 30 e 31 tratam da destruição do rei do Norte. Isso é seguido em Isaías 33 e 34, pela destruição de todas as nações, e em Isaías 35 pela descrição do milênio. No livro de Joel encontramos a mesma cronologia. Joel 2 trata da invasão pelo exercito setentrional (2.20), seguida da destruição das nações em Joel 3 e do milênio em 3.17-21. Em ambos os trechos a cronologia é a mesma. Os exércitos do Norte são destruídos num momento separado, num movimento distinto, antes da destruição dos exércitos das nações, que será seguida pelo milênio. Situar esses acontecimentos no meio da semana é a única posição coerente com a cronologia de acontecimentos:

1 – Israel faz uma falsa aliança com a besta e ocupa sua terra com uma falsa segurança (Dn 9.27; Ez 38.8,11);

2 – Desejoso de obter despojos atacando uma presa fácil e motivado por Satanás, o rei do Norte invade a Palestina (Ez 38.11; Jl 2.1-21; Is 10.12; 30.31-33; 31.8-9);

3 – A besta quebra a aliança com Israel e invade a terra (Dn 11.41-45);

4 - O rei do Norte é destruído nas montanhas de Israel (Ez 39.1-4);

5 – A Palestina é ocupada pelos exércitos da besta (Dn 11.45);

6 – Nessa ocasião ocorre a grande coligação que forma um governo único liderado pela besta (Sl 2.1-3; Ap 13.7);

7 – Os reis do Leste são apresentados contra o exercito da besta (Ap 16.12), evidentemente em consequência da dissolução do governo de Gogue;

8 – As nações que estiverem reunidas em torno de Jerusalém (Zc 14.1-3) e do vale de Josafá (Jl 3.2) serão destruídas pelo Senhor no Seu retorno, a fim de que possa reinar sobre as nações. Isso é representado em Zacarias 12.1-9; 14.1-4; Isaías 33.1-34; 63.1-6; 66.15,16; Jeremias 25.27-33; Apocalipse 20.7-10.

A PREPARAÇÃO DO ARMAGEDOM

A INVASÃO PELOS EXÉRCITOS DA BESTA
A invasão da Palestina pela confederação do norte trará a besta e seus exércitos em defesa de Israel. Essa invasão é apresentada por Daniel:

E, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele, e o rei do norte se levantará contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nas suas terras e as inundará, e passará. E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom. E estenderá a sua mão contra os países, e a terra do Egito não escapará. E apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; e os líbios e os etíopes o seguirão. Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos. E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra” (Dn 11.40-45).

É difícil saber as atividades das nações em tela nesse capítulo. Muitos acham que a invasão relatada acima é a do rei do Norte e do rei do Sul. Contudo, no versículo 36, é introduzido o “rei segundo a sua vontade”, anteriormente descrito como a besta, e suas atividades parecem ser esboçadas da seguinte maneira: os versículos 40-45 não podem estar referindo-se às atividades das forças combinadas dos reis do Norte e do Sul, pois o pronome “eles” teria sido usado. Já que “ele” é usado, o trecho deve dizer respeito às próximas atividades do “rei segundo sua vontade”.

A INVASÃO PELA CONFEDERAÇÃO DO NORTE
Segundo Daniel 9.26,27, o príncipe do Império Romano fará uma aliança com Israel por um período de sete anos. Essa aliança evidentemente restaura Israel a uma posição dentre as nações do mundo e sua integridade é garantida pelos poderes romanos. Essa não é apenas uma tentativa de resolver a longa disputa entre as nações com respeito à reivindicação de posse da terra palestina por Israel, mas também uma imitação satânica do cumprimento da aliança abraâmica que conferiu a Israel o título da terra. Essa ação é retratada por João (Ap 6.2) como um cavaleiro saindo para conquistar, a quem é dada soberania mediante negociações pacíficas. Essa condição persistirá por três anos e meio, após os quais a aliança será quebrada pelas autoridades romanas, e o período conhecido como Grande Tribulação (Mt 24.21) terá início.

Essa tribulação na terra é evidentemente provocada por Satanás, que será lançado dos céus para a terra no meio do período tribulacional (Ap 12.9). Ele sai em grande ira (Ap 12.12) para atacar o restante de Israel e os santos de Deus (Ap 12.17). A atividade satânica que move as nações naqueles dias é claramente descrita por João quando diz:

E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso”. (Ap 16.13-14).

A INVASÃO PELOS EXÉRCITOS DO LESTE
Apocalipse 16.12 revela que alguns acontecimentos sobrenaturais acabam por eliminar aquilo que evitava que os poderes asiáticos entrassem na Palestina para desafiar a autoridade da besta.

A identificação desses poderes, representados pelos reis do Leste, não pode ser confirmada com certeza. Mas sua vinda nos leva ao estágio final da campanha de Armagedom. Elas são levadas em direção às planícies de Esdrelom, a fim de travar combate com os exércitos da besta.

A INVASÃO DO SENHOR E SEUS EXÉRCITOS
Com a destruição do rei do Sul pelos exércitos da besta e com a federação do Norte destruída pelo Senhor nas montanhas de Israel, encontramos duas forças no campo de batalha, os exércitos da besta e os exércitos dos reis do Leste. Antes que essa batalha possa ser travada, aparece nos céus um sinal, o sinal do Filho do Homem (Mt 24.30). Seu sinal não é revelado, mas seu efeito é. Ele faz com que os exércitos abandonem a hostilidade mútua e unam-se contra o próprio Senhor. João diz: “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército” (Ap 19.19). Tal é o cenário das hostilidades finais apresentadas em Zacarias 14.3; Apocalipse 16.14; 17.14; 19.11-21. Nessa ocasião os exércitos da besta e do Leste são destruídos pelo Senhor (Ap 19.21).

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL
Com o fim da batalha de Armagedom, estará concluída a última semana de Daniel, ou seja, o período de sete anos da tribulação. O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo nessa oportunidade.

CONCLUSÃO
Ao examinar toda a batalha de Armagedom, observamos os seguintes resultados:

1 – Os exércitos do Sul são destruídos na batalha;
2 – Os exércitos da confederação do Norte são destruídos pelo Senhor;
3 – Os exércitos da besta e do leste são destruídos pelo Senhor na segunda vinda;
4 – A besta e o falso profeta são lançados no lago de fogo;
5 – Os incrédulos são eliminados de Israel (Zc 13.8), os crentes são purificados graças a essa invasão (Zc 13.9), Satanás é preso (Ap 20.2).

Dessa maneira o Senhor destrói todas as forças hostis que desafiaram Seu direito de reinar como Messias sobre a terra.


J. DIAS
FONTES:
Escatologia – Módulo 4 de Teologia da FTB - Editora Betesda
Manual de Escatologia – J. Dwight Pentecost – Editora Vida
Apocalipse Escatologia – Módulo de Teologia do ITQ - Ed. Quadrangular
O Plano de Deus e o Arrebatamento - Enéas Tognini - Editora Candeia

http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/files/2012/04/Corbis-42-31294152-427x249.jpgPor: Alejandro Bullón, livro O Terceiro Milênio, e as Profecias do Apocalipse, 1.ª ed., 1998, pág. 131, Casa Publicadora Brasileira.
—————————————-
É véspera de natal. O correio traz diariamente numerosa correspondência para mim. Mas desta vez a quantidade é maior, porque recebo dezenas de cartões. Entre todas essas cartas há uma que não consigo esquecer. É véspera de natal e eu devia estar feliz, afinal este foi um ano cheio de bênçãos para mim. Todos os meus filhos estão de volta, depois de um ano longe de casa por causa dos estudos. Deveria estar radiante de alegria, mas não consigo. Aquela carta continua me machucando por dentro, fazendo-me sofrer, embora eu saiba que pouco poderei fazer para ajudar aquela família.
“Pastor” – dizia a carta – “este será o Natal mais triste de nossa vida. Teríamos preferido que Deus tirasse o dinheiro, os bens, a saúde e até a vida, mas que não nos deixasse ver o nosso filho na trágica situação em que se encontra.” Depois a carta falava das horas intermináveis de luta para tirar o filho das garras do vício.
Aos vinte e três anos, um jovem está apenas desabrochando para a vida, todavia, os pais daquele rapaz não vêem mais saída para ele. São oito meses de oração e súplicas a Deus por um milagre. Já o levaram para ser tratado por especialistas; já o internaram em centros de recuperação para drogados, e, mesmo assim, vêem o filho dia a dia sendo consumido por uma força incontrolável que o leva às drogas.
A carta tinha um clamor desesperado: “Será que esta luta vai acabar? Será que poderei ver meu filho completamente recuperado?”
A Bíblia nos assegura que a luta terrível entre o bem e o mal terá fim, sim. O diabo pode fazer hoje muita coisa para trazer dor à sua vida. Pode destruir lares e vidas como a daquele rapaz, mas o inimigo será finalmente destruído.
O sexto flagelo e o Armagedom
No capítulo anterior (As Sete Últimas Pragas), deixamos de considerar propositadamente o sexto flagelo, por este tem ver com o famoso Armagedom, a “mãe de todas as guerras”. O Texto bíblico o relata da seguinte maneira:
“Derramou o sexto anjo a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do Sol. Então vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Então os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.” (Apocalipse 16:12 a 16)
O fato da palavra Armagedom significar, em hebraico, “Monte de Megido”, fez com que muitos interpretes da Bíblia concentrasse a atenção no Oriente Médio como possível local da última batalha dos séculos. Se acrescentarmos a isso o fato de que os países que vivem em torno desse território estão constantemente em guerra, é fácil acreditar numa batalha literal, de proporções mundiais, entre Oriente e Ocidente.
Mas se não perdermos o fio do grande conflito universal que teve início no Céu, com a rebelião de Lúcifer, veremos que a grande guerra do Armagedom não é uma guerra literal de implicações políticas e sim uma guerra espiritual de conseqüências eternas.
Existe um inimigo tentando desestabilizar o governo divino. Atacou a Deus no Céu, perdeu a batalha e foi expulso junto com a terça parte dos anjos a quem conseguiu enganar. Apresentou-se, depois, no jardim do Éden e enganou Adão e Eva. Fez com que eles duvidassem de Deus. Aparentemente tinha vencido. Mas ele não contava com o plano de salvação, segundo o qual Jesus viria a este mundo para remir o ser humano e restaurar nele o caráter de Deus que o pecado tinha deformado.
O grande conflito entre Lúcifer e Deus prolongou-se através dos séculos, chegando à Igreja cristã. O diabo perseguiu a Igreja de Deus através de Herodes e dos imperadores romanos e, quando viu que este método não dava certo, mudou de estratégia: começou a misturar as verdades bíblicas com as tradições pagãs. Foi desse modo que entraram no seio da Igreja cristã doutrinas que nunca tiveram fundamento bíblico. Depois o inimigo usou essa igreja contaminada com o vírus do paganismo para perseguir os fiéis que “teimavam” em adorar ao único e verdadeiro Deus, e em obedecer à Sua Palavra.
Foram 1260 anos de perseguição, ao fim dos quais a estratégia do inimigo mudou novamente. Dessa vez levantou o racionalismo ateu para tentar abolir qualquer forma de religião. Como conseqüência disso, surgiu o evolucionismo que apresenta a teoria da evolução das espécies como possível origem da vida. Tentou destruir a Bíblia mandando queimar milhares de exemplares em praça pública e ordenou a morte de todo aquele que a estudasse. Mas o diabo não contou com o fato de que, na perseguição, o verdadeiro povo de Deus se fortalecia.
Em nossos dias, o inimigo de Deus está usando talvez a estratégia que melhores resultados está lhe dando: o secularismo, a Nova Era, o espiritismo e o cristianismo descompromissado. Deus deixou de ser Deus pessoal para tornar-se apenas uma “energia”, uma canção bonita ou um adesivo que se coloca no carro. Deixou de ser o soberano Criador do Céu e da Terra, que merece adoração e obediência. O homem diz acreditar em Deus, mas não se compromete com Ele. Vive como se Deus não existisse. Dita suas próprias regras e estabelece seu próprio código moral.
Uma guerra espiritual
A grande batalha do Armagedom não tem nada ver com alguma guerra política entre Oriente e Ocidente, por causa do petróleo do Oriente Médio. O Armagedom é a última batalha entre o bem e o mal que está tendo lugar, hoje, em cada coração humano.
“Ao longo dos séculos, muitas idéias têm sido expressas sobre o Armagedom. Profecias não cumpridas têm sido sempre um fértil campo para especulação humana. A Palestina pode muito bem ser o centro da tormenta de um conflito mundial, mas a batalha do dia de Deus Todo-Poderoso não estará limitada a qualquer terra em particular. Os acontecimentos são muito maiores do que muitos têm imaginado.
Não é à situação geográfica que o Senhor dá ênfase, mas sim à revelação daquilo que está em jogo. A Terra será envolvida, porque toda ela será o cenário desta última grande batalha.” – Roy A. Anderson, Revelações do Apocalipse, 2.ª ed., 1988, pág. 186.
Ninguém pode permanecer neutro. Você é ou não é. A guerra não é com canhões e bombas. É uma guerra de ideais. Deus reclamando para Si adoração e obediência, e o inimigo exigindo para si as mesmas coisas. Ou então, direcionando a adoração e a obediência para qualquer criatura ou objeto, menos para Deus.
O Apocalipse nos apresenta, em várias ocasiões, facetas dessa grande batalha entre o dragão e Cristo, representado por Sua Igreja na Terra. Vejamos:
“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.” (Apocalipse 12:17). Percebe-se aqui que a ira do dragão é contra pessoas que “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”. Obediência e adoração. Lembra-se?
“Vi emergir do mar uma besta… Foi-lhe dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse…” (Apocalipse 13:1 e 7)
“… vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. Os dez chifres que viste são dez reis… Pelejarão eles contra o Cordeiro e o Cordeiro os vencerá….” (Apocalipse 17:3; Apocalipse 17:12 e 14)
“E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem com Aquele que estava montado no cavalo e contra o Seu exército.” (Apocalipse 19:19)
Aqui, fala-se dos reis da Terra, com seus exércitos, congregados para a grande peleja. Ao derramar o sexto anjo a sua taça, também vemos três espíritos imundos semelhantes a rãs e estão congregando os reis do mundo inteiro para peleja. Que tipo de congregação é esta? Como é que o inimigo de Deus está congregando seus exércitos para a batalha final?
O exército do Cordeiro
Primeiro é preciso saber que o Cordeiro também está congregando Seus remidos para a grande batalha. Veja como o apóstolo João narra esta cena:
“Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte de Sião, e com Ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o Seu nome e o nome do Pai.” (Apocalipse 14:1)
Aqui encontramos o Cordeiro – Jesus – reunido com cento e quarenta e quatro mil fiéis no Monte Sião. No Velho Testamento, o Monte Sião era chamado o Monte das Convocações Santas, porque nele se reuniam os filhos de Deus para receber as Suas ordens. Agora vemos aqui Jesus com um grupo de fiéis que, segundo o anjo que deu a visão a João, “são eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram reunidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro.” – Hoje Jesus está querendo reunir Seus filhos no Monte Sião.
Como? Quer dizer que todos os seguidores de Jesus devem pegar um avião e viajar às terras bíblicas para encontrar-se com Jesus?
Não. Lembre-se de que o Apocalipse é um livro simbólico. O Cordeiro simboliza Jesus; os cento e quarenta e quatro mil simboliza os filhos fiéis a Deus, que O adoram e Lhe obedecem. E o que deve simbolizar o Monte Sião? Para entender isso é preciso saber o que era o Monte Sião no Velho Testamento.
Sião era o lugar onde Deus falava. “O Senhor brama de Sião e Se fará ouvir de Jerusalém.” (Joel 3:16)
Sião era o lugar onde Deus prometia habitar. “Sabereis, assim, que Eu o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, Meu santo monte.” (Joel 3:17)
Sião era o lugar onde Deus queria congregar seus remidos. “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no Monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos…” (Joel 2:32)
Perguntamos hoje:
Qual é o lugar onde Deus quer fala hoje aos Seus filhos?
Qual é o lugar onde Ele promete que, se dois ou três estiverem reunidos em Seu nome, Ele estará presente?
Qual é o lugar onde Deus está congregando seus fiéis de todos os cantos da Terra, aqueles que “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”?
A resposta é óbvia: Deus está reunindo hoje Seus filhos em Sua Igreja. Essa é a visão de Apocalipse 14. Essa reunião está acontecendo hoje, em nossos dias. De que maneira? Vejamos:
A Tríplice Mensagem Angélica
Deus tem um instrumento para chamar Seus filhos e congregá-los na Sua Igreja hoje. Esse instrumento é a tríplice mensagem angélica apresentada no mesmo capítulo 14 de Apocalipse:
1.ª A primeira mensagem diz: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora de Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Apocalipse 14:7). Este é um chamado a adorar ao verdadeiro Deus e é também o anúncio da hora do juízo.
2.ª A Segunda mensagem diz: Caiu, Caiu, a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria de sua prostituição.” (Apocalipse 14:8). Este é um chamado para estar alerta diante das adulterações da pura doutrina bíblica.
3.ª A terceira mensagem declara: “Se alguém adorar a besta e sua imagem e recebe sua marca na fronte ou sobre a mão, também este beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da Sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.” (Apocalipse. 14:9 e 10). Este é um chamado à obediência e a observância do dia do Sábado como dia de repouso, que é o selo de Deus. A única maneira de não receber o selo da besta. (Ezequiel 20:11 e 12; Ezequiel 20:19 e 20) – Veja também em Próximos do Fim: A marca da apostasia.
É através da proclamação dessas três mensagens distintas que Deus está reunindo hoje Seus filhos, no Monte de Sião, símbolo da Igreja.
Todos aqueles que ouvem e aceitam a mensagem de Apocalipse 14, que entregam o coração a Jesus, decidem adorá-Lo e obedecer aos Seus mandamentos, aceitam o convite para congregar-se no Monte de Sião.
Por outro lado, o inimigo de Deus também está congregando seus súditos no vale do Armagedom, utilizando uma tríplice mensagem angélica falsa. “Então” – diz a profecia – “Vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos, semelhante a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso.” (Apocalipse 16:13 e 14)
“Adore qualquer coisa menos a Deus, embora você pense que O está adorando.”
“A alma não morre, ela é eterna. Reencarna ou continua vivendo como um espírito desencarnado.”
“Não obedeça à Palavra de Deus. Não dê importância aos Seus mandamentos porque eles são obsoletos.”
Esse é o quadro geral. O mundo está se preparando para o fim do grande conflito universal. O mal terá um fim definitivo. Mas antes dele findar, o diabo fará tudo que puder para arruinar o maior número possível de vidas. Para tanto, usará suas ferramentas favoritas: o engano, o disfarce, a sedução e, quando isso não der certo, a perseguição. Lembre-se que esses “espíritos de demônios” são “operadores de sinais”. Eles vêm acompanhados de “milagres” e “prodígios”; de “curas através de médiuns”; de “seres extraterrestres”; enfim, tantas maravilhas que enganarão até os mais avisados.
Felizmente, Deus nos deixou a Sua Palavra. Ela é a nossa única garantia. Ela á a luz em meio às trevas. Ela é a âncora em meio ao mar agitado e turbulento em que o nosso mundo vive. Você pode confiar nela.
Equipe Biblia Online


O que é a batalha do Armagedom?

A resposta da Bíblia

A batalha do Armagedom é a guerra final entre Deus e os governos humanos. Mesmo agora, esses governos e seus apoiadores se opõem a Deus por se recusarem a ser submissos ao domínio dele. (Salmo 2:2  Os reis da terra tomam sua posição. E os governantes se unem. Contra Jeová e contra o seu ungido.)

A batalha do Armagedom acabará de vez com todos os governos humanos. — Daniel 2:44. 44  “Nos dias desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será destruído. E esse reino não passará para as mãos de nenhum outro povo. Vai esmigalhar e pôr um fim a todos esses reinos, e somente ele permanecerá para sempre,

A palavra Armagedom aparece apenas uma vez na Bíblia, em Apocalipse (Revelação) 16:16 16  E elas os reuniram no lugar que em hebraico se chama Armagedom. De forma profética, Apocalipse revela que, em um “lugar que em hebraico se chama Har–Magedon”, “os reis de toda a terra habitada” serão ajuntados “para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”. — Apocalipse 16:14. 14  De fato, são expressões inspiradas por demônios e realizam sinais; vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de reuni-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-Poderoso.

Quem vai lutar no Armagedom? Jesus Cristo, liderando um exército celestial, lutará contra os inimigos de Deus e os vencerá. (Apocalipse 19:11-16 11  Vi o céu aberto e apareceu um cavalo branco.Aquele que estava montado nele se chama Fiel e Verdadeiro, e ele julga e guerreia com justiça. 12  Seus olhos são chama ardente, e na sua cabeça há muitos diademas. Ele tem um nome escrito que ninguém conhece, exceto ele mesmo, 13  e está vestido com uma roupa manchada de sangue; ele é chamado de A Palavra de Deus. 14  Também, os exércitos no céu o seguiam em cavalos brancos, e eles estavam vestidos de linho fino, branco e puro.15  Da boca dele se estende uma longa espada afiada, para que ele golpeie com ela as nações. Ele as pastoreará com vara de ferro. Além disso, ele pisa o lagar da fúria da ira de Deus, o Todo-Poderoso. 16  Na sua roupa, sim, sobre a coxa, ele tem um nome escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores., 19-2119  E vi a fera e os reis da terra com os seus exércitos reunidos para travar guerra contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. 20  A fera foi apanhada, e junto com ela o falso profeta, que realizava na frente dela os sinais com que enganava os que tinham recebido a marca da fera e os que adoravam a sua imagem. Ainda vivos, ambos foram lançados no lago ardente que queima com enxofre. 21  Mas os demais foram mortos com a longa espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se saciaram com a carne deles.) Os inimigos de Deus incluem aqueles que se opõem à sua autoridade e que o desprezam. — Ezequiel 39:7 Tornarei conhecido o meu santo nome entre o meu povo Israel e não deixarei mais o meu santo nome ser profanado, e as nações terão de saber que eu sou Jeová, o Santo em Israel.’

O Armagedom será uma guerra no Oriente Médio? Não. O Armagedom não acontecerá em apenas uma área, mas abrangerá a Terra inteira. —Jeremias 25:32-3432  Assim diz Jeová dos exércitos:‘Vejam! Uma calamidade está se espalhando de nação em nação,E uma grande tempestade será solta desde as partes mais distantes da terra.33  “‘E naquele dia os mortos por Jeová ficarão espalhados de uma extremidade da terra à outra extremidade da terra. Não serão lamentados, nem recolhidos, nem enterrados. Eles se tornarão como estrume sobre o solo.’ 34  Lamentem, pastores, e clamem! Rolem no chão, majestosos do rebanho,Porque já chegou o dia para vocês serem abatidos e espalhados;Vocês cairão como um vaso precioso!; Ezequiel 39:17-2017  “Filho do homem, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Diga a todos os tipos de aves e a todos os animais selvagens: “Reúnam-se e venham. Ajuntem-se em volta do sacrifício que estou preparando para vocês, um grande sacrifício nos montes de Israel. Vocês comerão carne e beberão sangue. 18  Comerão a carne dos poderosos e beberão o sangue dos maiorais da terra — carneiros, cordeiros, bodes e touros — todos os animais gordos de Basã. 19  Vocês vão se empanturrar de gordura e vão beber sangue até ficar bêbados, do sacrifício que estou preparando para vocês.”’20  “‘À minha mesa, vocês ficarão saciados com cavalos e condutores de carros, com homens valentes e todo tipo de guerreiros’, diz o Soberano Senhor Jeová.
Armagedom, às vezes vertido como “Har–Magedon” (em hebraico, Har Meghiddóhn), significa “monte de Megido”. Megido era uma cidade que pertencia ao território do Israel antigo. A história registra batalhas decisivas que ocorreram naquela região, e algumas estão relatadas na Bíblia. (Juízes 5:19, 20; 2 Reis 9:27; 23:29) Mas não é possível que o Armagedom se refira à área literal na região onde ficava Megido. Não existe nenhum monte grande lá, e nem mesmo toda a baixada de Jezreel, que fica próxima, poderia conter todos aqueles que lutarão contra Deus. Assim, o Armagedom é uma situação mundial em que os poderes políticos se unirão pela última vez em oposição ao governo de Deus.

Como será a batalha do Armagedom? Não sabemos como Deus usará seu poder, mas ele tem à sua disposição armas como as que usou no passado: granizo, terremotos, enxurradas, fogo e enxofre, raios e doenças. (Jó 38:22, 23; Ezequiel 38:19, 22; Habacuque 3:10, 11;Zacarias 14:12) Alguns inimigos de Deus ficarão tão confusos que matarão uns aos outros, mas no fim todos vão perceber que é Deus quem está lutando contra eles. — Ezequiel 38:21, 23; Zacarias 14:13.

Será que o Armagedom vai ser o fim do mundo? Não será o fim de nosso planeta, pois a Terra é o lar eterno da humanidade. (Salmo 37:29; 96:10; Eclesiastes 1:4) O Armagedom também não é a destruição da humanidade. Na verdade, é a salvação dela, porque “uma grande multidão” de servos de Deus vai sobreviver. — Apocalipse 7:9,14; Salmo 37:34.
Embora a Bíblia use a palavra “mundo” para se referir à Terra, ela também a usa algumas vezes para se referir à sociedade humana perversa que se opõe a Deus. (1 João 2:15-17) É nesse outro sentido que o Armagedom será o “fim do mundo”. — Mateus 24:3Almeida,revista e corrigida.

Quando o Armagedom vai acontecer? Ao falar sobre a “grande tribulação” que leva à batalha do Armagedom, Jesus disse: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:21, 36) Ainda assim, a Bíblia mostra que o Armagedom acontecerá durante a presença invisível de Jesus, que começou em 1914. — Mateus 24:37-39.

A Verdade Sobre Armagedom
No decorrer da história inúmeras batalhas, campanhas e guerras foram travadas por toda a terra. Algumas foram limitadas em abrangência, outras foram globais. Exércitos lutaram por causa de terra e líderes, amor e lealdade, por causas que foram justas e, na maioria das vezes, injustas. A dor, o sofrimento e a morte causados por estes conflitos e pelos que vivenciamos hoje não podem ser calculados.
A Bíblia nos diz que o futuro também será cheio de guerras. Existe um grande conflito profético que tem chamado a atenção de crentes e incrédulos no decorrer dos séculos – Armagedom. Esta batalha é profetizada como o acontecimento mais catastrófico e devastador da história humana. Quer as pessoas acreditem que acontecerá ou não, elas logo se identificam com a magnitude do seu simbolismo. Isso é comentado direta e indiretamente na literatura, no cinema, na propaganda, nos debates políticos, sermões e comentários culturais. Parece que todo mundo tem alguma noção ou idéia a respeito. Algumas das idéias são bíblicas, muitas não.
Só há um lugar onde se pode encontrar informações precisas sobre Armagedom – a Bíblia. Nas suas páginas proféticas lemos não só sobre Armagedom, mas também sobre os eventos que antecedem e seguem essa guerra final da história humana. Apesar de não termos todos os detalhes de Armagedom, recebemos um panorama geral dos planos de Deus para o futuro.
Por que a Bíblia fala de Armagedom? Porque essa batalha afirma a soberania de Deus sobre a história e nos lembra que há um propósito e plano divino que não será frustrado. Um dia Deus acertará todas as contas, julgará todo mal e estabelecerá um reino universal de justiça. A esperança dos crentes no decorrer dos séculos será realizada com a Segunda Vinda de Jesus Cristo e a derrota daqueles que se opuseram a Ele em Armagedom. É por causa dessa esperança que estudamos as profecias, esperando o cumprimento das promessas de Deus.
O Que a Bíblia Diz Sobre Armagedom?
Lemos sobre Armagedom em Daniel 11.40-45; Joel 3.9-17; Zacarias 14.1-3; Apocalipse 16.14-16. Essa grande batalha acontecerá nos últimos dias da Tribulação. João nos fala que os reis do mundo se reunirão "...para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso. ...no lugar que em hebraico se chama Armagedom" (Apocalipse 16.14,16). O local da reunião dos exércitos é a planície de Esdraelom, ao redor da colina chamada Megido, que fica no norte de Israel, a cerca de 32 quilômetros a sudeste de Haifa.
Segundo a Bíblia, grandes exércitos do Oriente e do Ocidente se reunirão nessa planície. O Anticristo reagirá a ameaças ao seu poder provenientes do sul. Ele também tentará destruir a Babilônia restabelecida no leste antes de finalmente voltar suas forças contra Jerusalém. (Durante centenas de anos a Babilônia, localizada no atual Iraque, foi uma das cidades mais importantes do mundo. Segundo Apocalipse 14.8; 16.9; e 17-18, ela será reconstruída novamente nos últimos dias como uma cidade religiosa, social, política e economicamente poderosa). Enquanto o Anticristo e seus exércitos atacarem Jerusalém, Deus intervirá e Jesus Cristo voltará. O Senhor destruirá os exércitos, capturará o Anticristo e o Falso Profeta e os lançará no lago de fogo (Apocalipse 19.11-21).
Quando o Senhor voltar, o poder e o governo do Anticristo terminarão. O Dr. Charles Dyer escreve sobre esse evento:
Daniel, Joel, Zacarias identificam Jerusalém como o local onde a batalha final entre o Anticristo e Cristo acontecerá. Todos os três prevêem que Deus intervirá na história para salvar Seu povo e destruir o exército do Anticristo em Jerusalém. Zacarias prevê que a batalha terminará quando o Messias voltar à terra e Seus pés tocarem o Monte das Oliveiras. Essa batalha termina com a Segunda Vinda de Jesus à terra... A batalha termina antes mesmo de começar.*
A batalha de Armagedom – na verdade em Jerusalém – será o combate mais anticlimático da história. À medida em que João descreve os exércitos reunidos de ambos os lados, esperamos testemunhar um conflito épico entre o bem e o mal. Mas não importa quão poderoso alguém seja na terra, tal indivíduo não é páreo para o poder de Deus.
O conflito de Armagedom será uma batalha real?
A profecia de Armagedom não é uma alegoria literária ou um mito. Armagedom será um evento real de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus. Será uma reunião de forças militares reais no Oriente Médio, numa das terras mais disputadas de todos os tempos – uma terra que nunca conheceu paz duradoura. Armagedom será também uma batalha espiritual entre as forças do bem e as do mal. Ela terá o seu desfecho com a intervenção divina e o retorno de Jesus Cristo. (Thomas Ice e Timothy Demy)
Nota
* Chambers, Joseph. A Palace for the Antichrist: Saddam Hussein’s Drive to Rebuild Babylon and Its Place in Bible Prophecy. Green Forest, AR: New Leaf Press, 1996.





armagedom
“Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom” (Apocalipse 16:16).
Segundo o dicionário Bíblico da Bíblia On-line, Armagedom é “Um campo de batalha profético, onde os reis da terra se reunirão para uma batalha no grande dia do Deus Todo-Poderoso  (Ap 16.16).”
Dentro do contexto Bíblico do Armagedom [Montanha de Megido],  encontramos um paralelismo entre a antiga Babilônia que lutava contra o povo de Israel, e as forças do mal, que lutam contra os que seguem a Cristo, que são o Israel espiritual.
Nos versos anteriores deste capítulo de Apocalipse, vemos que o contexto se dá por ocasião da sexta praga. Lemos que as águas do rio Eufrates se “secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente” (verso 12).
“A Babilônia antiga era a nação que dominava o mundo nessa época. Era a maior nação da Terra. Também era inimiga de Deus e de Seu povo… O rio Eufrates significava muito para a Babilônia antiga. Babilônia dependia dele para sobreviver… O dia em que o rio secou, Babilônia foi conquistada e vencida completamente. Sua destruição foi repentina e irreversível (Is. 13:17; 41:2, 5; 44:28; 45:1; Jer. 50:9; 51:11,28).”[i]
Em relação aos reis que vêm do oriente, podemos observar que no mundo atual as práticas do oriente têm sido utilizadas amplamente em nosso mundo ocidental. Shiatsu, acupuntura, homeopatia, e uma série de crenças, como cristais, gnomos, têm sido utilizadas por milhões de pessoas.
No verso 13, lemos que saíram da boca do dragão, da besta e do falso profeta, três espíritos semelhantes a rãs: “porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajunta-los para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso.”
Todos os sistemas religiosos do mundo que negam Deus e a Cristo, de uma forma ou de outra, estão contra Deus (Mateus 12:30). Aqui incluímos o paganismo, o espiritismo, o cristianismo apostatado , etc.
Não queremos dizer que pessoas destas igrejas não venham a se unir ao povo de Deus, nem que haja uma denominação específica que será salva. Mas todos quantos se unirem à estes  líderes religiosos em seus falsos ideais, estarão a batalhar contra o próprio Deus.
Essas forças religiosas se unirão para destruir os fiéis seguidores de Cristo e de sua verdade, por todos os meios ao seu alcance: falsas aplicações da ciência, espiritualismo em todas as suas formas e manifestações (curas, milagres, mediunidade, parapsicologia, telepatia, telecinesia, ioga, mediunidade transcendental, ocultismo, umbanda, candombé, nova era, florais de Bach, homeopatia, etc.), falsas doutrinas baseadas no homem e não na Palavra de Deus, evolucionismo, materialismo, secularismo, hedonismo, etc. Influenciarão os governos para prejudicar e destruir os seguidores do Cordeiro, editando leis que proíbam a guarda do sábado ou que obriguem a observância do domingo, ameaçando-os com prisão e morte. Esta guerra está em pleno curso e será intensificada perto do fim do mundo.
No fim desta grande batalha (ou guerra) do Armagedom, só haverá dois grupos: os que se colocam inteiramente ao lado de Deus, e os que são, de alguma forma, contra Deus ou à sua lei. Que possamos estar do lado certo.


fim1
O que será a Guerra do Armagedom?
Quanto a guerra do Armagedom os estudiosos se dividem em dois grupos:
–          uns acham que será um confronto literal envolvendo nações em combate contra Israel.
–          Outros entendem que a palavra “Armagedom”  se refere ao confronto final entre as forças do bem e do mal, tendo portanto um sentido figurativo.
Veja mais comentários abaixo:
O que são o Monte Sião e o Armagedom? Apoc. 14:116:14 e 16
Alguns paralelos interessantes podem ser vistos entre o plano de Deus e o plano do dragão:
PLANO DE DEUS
PLANO DO DRAGÃO
1. Instrumentos
Três anjos. Apoc. 14:68 e 9
Três espíritos imundos.16:13
2. Método
Proclamação do evangelho. V. 6Alcançar cada nação, tribo, povo e língua. V. 6
Operar milagres.16:14Alcançar os reis da Terra. 16:14
3. Propósito
Desmascarar os poderes do mal.Vs. 8-10Ajuntar o remanescente no Monte Sião. Vs. 1-3
Enganar o mundo. 16:14;13:13 Ajuntar os reis da Terra no Armagedom.16:14
4. Resultado final
Vitória. V. 4
Derrota. 16:19
Armagedom não é um lugar literal mas um símbolo do último confronto entre Cristo e Satanás antes da volta de Cristo em glória.
Entre os eruditos adventistas existem duas interpretações principais sobre o nome “Armagedom”. As duas concordam que Ar é uma palavra hebraica que significa “monte, montanha”.
A primeira posição considera megido uma referência à cidade de Megido, em Israel. O nome significa “Monte Megido” e é aplicável ao Monte Carmelo, onde Elias enfrentou os profetas de Baal e Deus Se revelou em fogo. Armagedom, então, descreveria a última confrontação entre o dragão e Deus, e Deus novamente Se revelará como o verdadeiro e único Deus.
A segunda opinião considera o termo Armagedom uma referência a Isaías 14:14. Lúcifer quis colocar seu trono no “monte da assembléia” (v. 13) (do hebraico Ar-moced), onde se localizava o trono de Deus. Armagedom, então, seria uma referência à última tentativa de Satanás de ocupar permanentemente o lugar de Deus no mundo. Estas duas posições podem ajustar-se bem à mensagem do livro de Apocalipse.


Armagedom
Armagedão (português europeu) ou Armagedom (português brasileiro) ( em hebraicoהר מגידוtransl.: har məgiddô; "Monte Megido"; em grego clássicoἉρμαγεδών;transl.: Harmagedōn;[1] [2] em árabeأرمجدون; em latimArmagedōn[3] ) é identificado na Bíblia como a batalha final de Deus contra a sociedade humana iníqua, em que numerosos exércitos de todas as nações da Terra encontrar-se-ão numa condição ou situação, em oposição a Deus e seu Reino por Jesus Cristo no simbólico "Monte Megido". Segundo Jeremias (46,10) essa guerra será perto do rio Eufrates.
No Livro das Revelações da Bíblia, conta-se que antes da batalha final, os exércitos se reúnem na planície abaixo de "Har Meggido" (a colina de Meggido).[4] Entretanto, a tradução foi mal-feita e Har Meggido foi erroneamente traduzido para Armagedom, fazendo os exércitos se reunirem na planície antes do Armagedom, a batalha final.[4]
História
Essa batalha aparece citada duas vezes no último livro da Bíblia (Apocalipse 16,14;16), mas ultimamente o nome Armagedom tem sido mais associado a uma catástrofe mundial ou a uma guerra nuclear global. A Bíblia fala do Armagedom como local duma guerra que preparará o caminho para um tempo de paz e justiça (Apocalipse 16,14;16) e que destruirá apenas a iniquidade. - Salmo 92,7.
Em novembro de 2005 surgiu a notícia[5] de que arqueólogos israelenses encontraram na atual prisão de Megido (na mesma região onde algumas correntes religiosas afirmam que irá ocorrer o Armagedom) resquícios arquitetônicos muito antigos de uma igreja cristã[6] do século III ou IV, de uma época em que Roma ainda perseguia os primeiros cristãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.