"O que é o Arrebatamento da igreja?"
A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O
conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O
Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da
terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a
terra durante o período da Tribulação. O Arrebatamento é descrito
principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54. I
Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos
os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de
Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar
o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses
4:16-17).
I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza
instantânea do Arrebatamento e nos corpos glorificados que receberemos. “Eis
aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos
transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última
trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e
nós seremos transformados” (I Coríntios 15:51-52). O Arrebatamento é o
acontecimento glorioso que devemos todos esperar ansiosamente. Finalmente
ficaremos livres do pecado. Estaremos para sempre na presença de Deus. Há
excessivo debate a respeito do significado e magnitude do Arrebatamento. Esta
não é a intenção de Deus. Mas ao invés disso, no que diz respeito ao
Arrebatamento, Deus quer que “encorajemos uns aos outros com estas palavras.”
A verdade
sobre o arrebatamento.
Uma pesquisa recente da revista U.S. News &
World Report descobriu que 61 por cento dos americanos acreditam que Jesus
Cristo vai voltar à terra, e 44 por cento acreditam no Arrebatamento da
Igreja.[1]
O que é o Arrebatamento? Com tamanha certeza
popular, por que há tanta confusão interpretativa a respeito desses
acontecimentos? A doutrina do Arrebatamento pré-tribulacional é um ensino
bíblico importante não apenas por oferecer percepções interessantes sobre o
futuro, mas também porque oferece aos crentes motivação para a vida
contemporânea. O Arrebatamento pré-tribulacional ensina que, antes do período
de sete anos conhecido como Tribulação, todos os membros do corpo de Cristo
(tanto os vivos quanto os mortos) serão arrebatados nos ares para o encontro com
Jesus Cristo e depois serão levados ao céu. O ensino do Arrebatamento é mais
claramente apresentado em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Nessa passagem Paulo
informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião do
Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. No
versículo 17 a palavra "arrebatados" traduz a palavra grega harpazo,
que significa "dominar por meio de força" ou "capturar".
Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de várias maneiras
diferentes. Ocasionalmente o Novo Testamento usa harpazo com o sentido de
"roubar", "arrastar" ou "carregar para longe"
(Mateus 12.29; João 10.12). Também pode ser usada com o sentido de "levar
embora com uso de força" (João 6.15; 10.28-29; Atos 23.10; Judas 23). No
entanto, para nossos propósitos, um terceiro uso é mais significativo. Diz
respeito ao Espírito Santo levando alguém de um lugar para outro. Encontramos
esse uso em quatro ocorrências (Atos 8.39; 2 Coríntios 12.2, 4; 1
Tessalonicenses 4.17; Apocalipse 12.5).[2] Esse último uso é ilustrado em Atos
8.39, quando Filipe, ao completar o batismo do oficial etíope, é
"arrebatado" e divinamente transportado do deserto até a cidade
costeira de Azoto. De modo semelhante, a Igreja será, num momento, levada da
terra ao céu. Não deve-se estranhar, portanto, que um autor contemporâneo tenha
chamado esse evento peculiar de "O Grande Seqüestro".[...]
Por que a doutrina da iminência é significativa
para o Arrebatamento? O ensino neo-testamentário de que Cristo poderia voltar a
qualquer momento e arrebatar a Sua Igreja sem sinais ou advertências prévios
(i.e. iminência) é um argumento tão poderoso em favor do pré-tribulacionismo
que se tornou uma das doutrinas mais ferozmente atacadas pelos oponentes da
posição pré-tribulacionista. Eles percebem que, se o Novo Testamento de fato
ensinar a iminência, um arrebatametno pré-tribulacional estará praticamente
assegurado.
Definição de Iminência Qual é a definição bíblica
de iminência? O Dr. Renald Showers define e descreve iminência da seguinte
maneira:
1) Um acontecimento iminente é aquele que está
sempre "pairando acima de alguém, constantemente prestes a vir sobre ou a
alcançar alguém; próximo quanto à sua ocorrência" (The Oxford English
Dictionary, 1901, V. 66). Assim, a iminência traz consigo o sentido de que algo
pode acontecer a qualquer momento. Outras coisas podemacontecer antes do evento
iminente, mas nada precisaacontecer antes que ele aconteça. Se alguma coisa
precisa acontecer antes de determinado evento ocorrer, tal evento não é
iminente. Em outras palavras, a necessidade de que algo ocorra antes destrói o
conceito de iminência.
2) Uma vez que é impossível saber exatamente
quando ocorrerá um evento iminente, não se pode contar com a passagem de
determinado período de tempo antes que tal evento iminente ocorra. À luz disso,
é preciso estar sempre preparado para que ele aconteça a qualquer momento.
3) Não se pode legitimamente estabelecer direta ou
implicitamente uma data para sua ocorrência. Assim que alguém marca uma data
para um evento iminente, destrói o conceito de iminência, porque ao fazer isso
afirma que um determinado intervalo de tempo deve transcorrer antes que tal
evento ocorra. Uma data específica para um evento é contrária ao conceito de
que tal evento possa ocorrer a qualquer momento.
4) É impossível dizer legitimamente que um evento
iminente vai acontecer em breve. A expressão "em breve" implica que
tal evento precisa ocorrer "dentro de um tempo pequeno (depois de um ponto
específico designado ou implícito)". Em termos de contraste, um evento
iminente pode ocorrer dentro de um pequeno intervalo de tempo, mas não precisa
fazê-lo para ser iminente. Espero que você perceba, agora, que
"iminente" não é igual a "em breve".[3] O fato de que Jesus
Cristo pode voltar a qualquer momento, mesmo que não necessariamente em breve,
e sem a necessidade de qualquer sinal anterior à Sua vinda, requer o tipo de
iminência ensinado pela posição pré-tribulacionista e é um forte apoio ao
pré-tribulacionismo. Que passagens do Novo Testamento ensinam essa verdade? Os
versículos que afirmam a volta de Cristo a qualquer momento, sem aviso prévio,
e aqueles que instruem os crentes a esperar e aguardar a vinda do Senhor
ensinam a doutrina da iminência.
Observem-se as seguintes passagens do Novo
Testamento: • 1 Coríntios 1.7 – "...aguardando vós a revelação de nosso
Senhor Jesus Cristo".
• 1 Coríntios 16.22 – "Maranata!"
• Filipenses 3.20 – "Pois a nossa pátria está
nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo".
• Filipenses 4.5 – "Perto está o
Senhor".
• 1 Tessalonicenses 1.10 – "e para
aguardardes dos céus o Seu Filho...".
• 1 Tessalonicenses 4.15-18 – "Ora, ainda vos
declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à
vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor
mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a
trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão
primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente
com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos
para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas
palavras".
• 1 Tessalonicenses 5.6 – "Assim, pois, não
durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios".
• 1 Timóteo 6.14 – "que guardes o mandato
imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus
Cristo". • Tito 2.13 –"aguardando a bendita esperança e a
manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus".
• Hebreus 9.28 – "assim também Cristo,
tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos,
aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação".
• Tiago 5.7-9 – "Sede, pois, irmãos,
pacientes, até a vinda do Senhor... pois a vinda do Senhor está próxima... Eis
que o Juiz está às portas".
• 1 Pedro 1.13 – "Por isso,... sede sóbrios e
esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus
Cristo".
• Judas 21 – "guardai-vos no amor de Deus,
esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida
eterna".
• Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20– "Eis que
venho sem demora!"
• Apocalipse 22.17, 20 – "O Espírito e a
Noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que dá testemunho destas
cousas diz: Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus!"
Ao considerarmos as passagens mencionadas acima,
observamos que Cristo pode voltar a qualquer momento, que o Arrebatamento é de
fato iminente. Somente o pré-tribulacionismo pode dar um sentido pleno,
literal, a tal acontecimento iminente. Outras posições sobre o Arrebatamento
precisam redefinir iminência de maneira mais elástica do que indica o Novo
Testamento. O Dr. John Walvoord declara: "A exortação a que aguardemos a
'manifestação da glória' de Cristo para os Seus (Tito 2.13) perde seu
significado se a Tribulação tiver que ocorrer antes. Fosse esse o caso, os
crentes deveriam observar os sinais."[4] Se a posição pré-tribulacionista
sobre a iminência não for aceita, então haverá sentido em procurar identificar
os eventos relacionados à Tribulação (i.e., o Anticristo, as duas testemunhas,
etc.) e não em esperar o próprio Cristo. O Novo Testamento, todavia, como
demonstrado acima, uniformemente instrui a Igreja a olhar para a volta de
Cristo, ao passo que os santos da Tribulação são exortados a observar os
sinais. A exortação neo-testamentária a que nos consolemos mutuamente pela
volta de Cristo (João 14.1; 1 Tessalonicenses 4.18) não mais teria sentido se
os crentes tivessem, primeiro, que passar por qualquer porção da Tribulação. Em
vez disso, o consolo teria que esperar a passagem pelos eventos da Tribulação.
Não! A Igreja recebeu uma "bendita esperança", em parte porque a volta
do Senhor é, de fato, iminente. A Igreja primitiva tinha uma saudação especial
que os crentes só usavam entre si, conforme registrado em 1 Coríntios 16.22: a
palavra "Maranata!" Esta palavra é constituída de três termos
aramaicos: Mar ("Senhor"), ana ("nosso"), e tha
("vem"), significando, assim, "Vem, nosso Senhor!" Como
outras passagens do Novo Testamento, "Maranata" só faz sentido se uma
vinda iminente, ou seja, a qualquer momento, for pressuposta. Isso também serve
de apoio à posição pré-tribulacionista.Não foi à toa que os antigos cristãos
cunharam essa saudação peculiar que reflete uma ansiosa expectativa pelo
cumprimento dessa bendita esperança como uma presença real em suas vidas
cotidianas. A vida da Igreja em nossos dias só teria a melhorar se
"Maranata" voltasse a ser uma saudação sincera nos lábios de crentes
que vivem com esta expectativa. Maranata!
1. Jeffrey L. Sheler, "The Christmas
Covenant". U.S. News & World Report, 19 de dezembro de 1994, pp. 62,
64.
2. Dicionário
Internacional de Teologia do Novo Testamento, "harpazo", editado por
Colin Brown. Vida Nova, São Paulo, 1982. Volume 1, p. 239-243.
3. Ibid.,
pp. 127-128.
4. Walvoord,
The Rapture Question, p. 273.
Sete Certezas Sobre o Arrebatamento
"Não queremos, porém, irmãos, que sejais
ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os
demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,
assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora,
ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que
ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo,
e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos
arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos
ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos
outros com estas palavras" (1 Ts 4.13-18).
Primeira certeza: os mortos não estão mortos
"Pois, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que
dormem" (v.14). Esta certeza consiste em três partes:
a) No Novo Testamento, a ressurreição se refere
principalmente ao corpo
O "dormir" dos crentes ou a expressão
"os que dormem" dizem respeito aos corpos dos cristãos (At 13.36-37;
Rm 8.10-11,23; 1 Co 15.35-46). A Bíblia não ensina o "sono" da alma!
Por exemplo, o homem rico e Lázaro, depois que morreram, estavam
respectivamente no reino dos mortos (hades) e no paraíso, mas absolutamente
conscientes (Lc 16.19-31).
O corpo, que deixamos por ocasião da morte,
"dorme"; mas o espírito do crente – sua personalidade, seu ser, sua
consciência – encontra-se com Cristo a partir do momento da morte. O apóstolo
Paulo estava totalmente convicto dessa realidade, motivo porque escreveu:
"...tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente
melhor" (Fp 1.23).
Quando os saduceus discutiram com Jesus acerca da
ressurreição dos mortos, Ele lhes disse: "E, quanto à ressurreição dos
mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou (Êx 3.6): Eu sou o Deus de
Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de
vivos" (Mt 22.31-32).
O Senhor Jesus Cristo diz: "Eu sou a
ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que
vive e crê em mim não morrerá, eternamente..." (Jo 11.25-26).Em João 8.51
Ele também acentua: "...se alguém guardar a minha palavra, não verá a
morte, eternamente." Se bem que o corpo adormece, o espírito daquele que
crê em Jesus continua vivendo.
Em 2 Coríntios 5.8 está escrito que "deixar o
corpo" significa ao mesmo tempo "habitar com o Senhor". Em
outras palavras: assim que deixamos o corpo estamos com Cristo.
Romanos 8.10 se refere a uma verdade espiritual
que já aconteceu, mas por outro lado essa verdade também se aplica ao futuro
após a morte: "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está
morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça."
Em 1 Tessalonicenses 4.16 lemos acerca dos
"mortos em Cristo". Uma vez que Jesus ressuscitou e vive, também
vivem todos os que dormiram nEle. Espiritualmente eles estão em Cristo e vivem
com Cristo ("Pois a nossa pátria está nos céus" – (Fp 3.20),
fisicamente eles serão ressuscitados.
b) A esperança de estar com Cristo
Mas a realidade é ainda mais maravilhosa, e isso
também faz parte da certeza da salvação e do arrebatamento. Como cristãos, não
dizemos por acaso: "O Senhor levou tal irmão ou tal irmã". Realmente
é verdade que um cristão é buscado por Jesus, enquanto um não-crente é levado
pela morte. A Igreja de Jesus não verá a morte: "Não queremos, porém,
irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos
entristecerdes como os demais, que não têm esperança" (1 Ts 4.13). Os
outros estão fora (v.12), não estão em Cristo!
O versículo 14 trata dos que dormem em Jesus:
"Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus,
mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem." Isso fica mais
claro na Edição Revista e Corrigida: "Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com
ele". Os cristãos que morreram foram postos para dormir por Jesus, assim
como uma mãe ou um pai põem seus filhos para dormir à noite. Isso significa na
prática: quando um crente morre, ele é buscado por Jesus, e assim não verá a
morte. Estou convicto de que o Senhor está presente na morte de cada um de Seus
filhos, para levá-los para junto de Si.
c) A garantia de que os mortos virão com Cristo
A promessa de que Deus, "mediante Jesus,
trará, em sua companhia, os que dormem" é uma afirmação revolucionária. É importante
observar que não está escrito: "trará para Ele", mas "trará, em
sua companhia", ou seja, "trará com Ele". O próprio Senhor
comunica ao apóstolo – e assim a toda a Igreja – que os mortos em Cristo não
serão prejudicados de modo algum, mas que até terão a primazia.
Quando voltar, Jesus trará consigo os que morreram
nEle, pois eles já estão com Ele (1 Ts 4.14-15), e ressuscitará seus corpos
mortos em primeiro lugar (v.16). Somente depois disso acontecerá a
transformação dos crentes ainda vivos, e então eles serão arrebatados juntos ao
encontro do Senhor (v.17).
Examinemos o versículo 14 em duas outras versões:
"Visto que nós cremos que Jesus morreu e
depois voltou à vida, podemos também crer que, quando Jesus voltar, Deus trará
de volta com Ele todos os cristãos que já morreram" (A Bíblia Viva).
"Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com
ele" (Edição Revista e Corrigida).
Portanto, isso significa simplesmente que os
trazidos com Jesus em Sua vinda são os espíritos sem corpo dos que morreram em
Cristo. Primeiro, seus corpos serão ressuscitados e juntados aos espíritos.
Depois os crentes vivos serão transformados e toda a Igreja será levada para o
céu com Jesus.
O fundamento dessa esperança de ressurreição foi
criado exclusivamente por Jesus através da Sua morte e ressurreição. Disso
consiste a força e o poder da ressurreição. Agora, o que importa é se cremos na
Sua morte e ressurreição (v.14). Certa vez Jesus perguntou aos Seus discípulos:
"Quem dizeis (ou crêdes) que eu sou?" (Mt 16.15). Então Pedro deu a
única resposta certa: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (v.16).
Na sua opinião, quem é Jesus?
Segunda certeza: o Senhor voltará pessoalmente
"Porquanto o Senhor mesmo... descerá dos
céus..."(1 Ts 4.16). A ressurreição/o arrebatamento será o momento em que
o Senhor Jesus deixará Seu trono no céu e virá pessoalmente ao encontro da Sua
Igreja a fim de levá-la para a casa do Pai. Assim como um noivo vai ao encontro
da sua noiva, o Salvador virá ao encontro dos que comprou pelo Seu sangue e os
conduzirá para Sua glória.
O Senhor não enviará um anjo ou qualquer outro
emissário para fazer isso, Ele virá pessoalmente. Então se cumprirá
literalmente a promessa de João 14.3: "E, quando eu for e vos preparar
lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou,
estejais vós também." Assim como Ele em pessoa nos salvou e morreu na cruz
por nós, assim como Ele mesmo foi preparar-nos lugar – Ele voltará pessoalmente
para buscar-nos para Si, para que estejamos onde Ele está. Em inúmeras
passagens do Novo Testamento somos conclamados a esperar a volta de Jesus a
qualquer momento (por exemplo, em 1 Co 11.26; 1 Ts 1.10; Hb 10.37).
Terceira certeza: a palavra de ordem
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra
de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Ts 4.16). A Edição
Revista e Corrigida diz: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido
e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro". Segundo meu entendimento, o próprio Senhor dará
esta palavra de ordem, pois Ele é o Soberano a quem todos os exércitos
celestiais obedecem. Isso é indicado nas seguintes passagens:
"Em verdade, em verdade vos digo que vem a
hora e já chegou, em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os
que a ouvirem viverão" (Jo 5.25). Jesus, o Bom Pastor, também disse:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu
lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha
mão" (Jo 10.27-28). Você já é uma ovelha do rebanho de Jesus? A resposta a
essa pergunta tem importância decisiva em relação à eternidade. Você já tem um
relacionamento pessoal com Jesus, por tê-lO recebido em sua vida (Jo 1.12)?
Você pode dizer com certeza que é um filho de Deus? Se não o pode, pedimos que
você dê esse passo decisivo ainda hoje!
• Quando o Senhor Jesus ressuscitou a Lázaro, lemos
que Ele clamou dando uma ordem:"...(Jesus) clamou em alta voz: Lázaro, vem
para fora!" (Jo 11.43). Devemos imaginar o seguinte: no decorrer dos
tempos, milhões de pessoas crentes no Senhor Jesus dormiram, ou seja,
faleceram. Aí chega a hora do arrebatamento. O Senhor se levanta do Seu trono e
clama: "Vem para fora!" Então as sepulturas se abrirão, e nenhum dos
que foram comprados pelo Seu sangue ficará para trás. Não importa se seus
corpos foram queimados, se morreram contaminados por radiação nuclear ou se
estão nas profundezas dos mares – Ele é o Criador, Ele os ressuscitará e os
conduzirá ao encontro de seus espíritos/almas.
• No Salmo 33.9 está escrito acerca dEle, o Filho
do Altíssimo: "Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a
existir" (compare também Is 55.4).
Essa "palavra de ordem" do Senhor vem da
linguagem militar. Ela é semelhante à voz de comando de um general que chama
suas tropas para o combate. Por ocasião do arrebatamento, o General celestial
dará ordem às tropas que lutam por Ele, que deveriam estar revestidas de toda a
armadura espiritual (Ef 6.11ss), para que deixem o campo de batalha sobre a
terra e venham com Ele para a Sua glória.
Quarta certeza: a voz do arcanjo
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra
de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Ts 4.16). A
designação "arcanjo" se aplica a apenas um anjo na Bíblia, isto é, a
Miguel: "Contudo, o arcanjo Miguel..." (Jd 9). Miguel significa
"Quem é como Deus?" Este anjo é um dos mais importantes em hierarquia
(Dn 10.13).
No tempo de Daniel, Miguel lutou contra um
príncipe dos demônios no mundo celestial e veio ajudar Gabriel, para que este
pudesse confirmar a Daniel que suas orações haviam sido atendidas (Dn 10.12-14
e 21). Anteriormente este arcanjo também lutou com Satanás pelo corpo de
Moisés: "Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o Diabo e
disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo difamatório
contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!" (Jd 9). No
final, Miguel e seus exércitos de anjos lutarão contra os exércitos de demônios
de Satanás, os vencerão e lançarão sobre a terra para que não tenham mais
acesso ao céu (Ap 12.7-9).
Por que se ouvirá a voz do arcanjo Miguel no
momento do arrebatamento? Por que e para que ele levantará a sua voz – após a
palavra de ordem do Senhor para o arrebatamento? A chave ou a resposta para
isso está nas significativas palavras do arcanjo Gabriel ao judeu Daniel:
"Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e
ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso
príncipe" (Dn 10.21). Este arcanjo intervém de modo especial em favor do
povo de Israel: "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o
defensor dos filhos do teu povo..." (Dn 12.1).
Devemos lembrar que no momento em que o Senhor
Jesus Cristo der a ordem para a ressurreição e para o arrebatamento da Sua
Igreja, a dispensação da graça terminará. Então o "corpo de Cristo"
estará completo, então o Pentecoste em sentido inverso (a retirada do Espírito
Santo) acontecerá e a Igreja será levada para o céu.
Depois disso será restabelecida novamente uma
espécie de "situação do Antigo Testamento" – a conexão entre a 69ª e
a 70ª semana de anos de Daniel. Lembremo-nos apenas do quinto selo e daqueles
na Grande Tribulação "...que tinham sido mortos por causa da palavra de
Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo:
Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o
nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" (Ap 6.9-10). Conforme meu
entendimento, estes não pertencem à Igreja, pois verdadeiros discípulos de
Jesus não pedem vingança. Pelo contrário. Ao morrer apedrejado pelos fariseus e
escribas, Estevão clamou: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então,
ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com
estas palavras, adormeceu" (At 7.59-60).Quanto às condições típicas do
Antigo Testamento durante a Grande Tribulação, lembremos também das duas
testemunhas, que farão milagres, ferirão a terra com toda sorte de flagelos e
farão sair fogo das suas bocas para devorar os inimigos (Ap 11.3-6; compare
também Lc 9.54-55).
A Igreja de Jesus era um mistério, ela foi
inserida por Deus entre a 69ª e a 70ª semana de anos de Daniel. Depois que ela
for arrebatada, começará a 70ª semana de anos (ligada à 69ª semana) de Daniel
9. Enquanto a Igreja estiver na casa do Pai celestial, o mundo e Israel
entrarão na Grande Tribulação. Assim, o povo judeu passará outra vez
inteiramente para o centro da ação de Deus. Por isso o príncipe angélico de
Israel entrará novamente em ação (como no caso de Daniel), e levantará a sua
voz. Para quê? Em favor do povo de Israel: "Nesse tempo, se levantará
Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de
angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas,
naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no
livro" (Dn 12.1). "Naquele tempo" significa: quando a Igreja
tiver sido arrebatada, o anticristo tiver aparecido e a Grande Tribulação tiver
começado, o arcanjo Miguel intervirá em favor do povo de Israel, pois então
começará a salvação do remanescente de Israel: "Muitos dos que dormem no
pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e
horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do
firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e
eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao
tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará... Muitos
serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão
perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Dn
12.2-4 e 10). A voz do arcanjo em geral também é entendida como uma chamada
coletiva de reunião e recolhimento dos santos do Antigo Testamento.
Atualmente muitos israelitas já chegaram ao
conhecimento mais elevado que existe: eles creram em Jesus Cristo, o seu
Messias! E o próprio Senhor acrescenta sempre mais judeus à Sua Igreja, como se
conclui pelo seguinte relato:
(...) Cinco pessoas foram batizadas em outubro.
Shalom e Ora, um jovem casal israelense, e duas filhas converteram-se através
de sua vizinha, que freqüenta regularmente a igreja. "É algo
especial", escreve John Pex, "quando jovens judeus reconhecem o seu
Messias – principalmente quando um casal se converte e é batizado".
(...) A loja da Sociedade Bíblica em Tel Aviv está
muito bem localizada e é visitada por muitos israelenses. Andy Ball, seu
diretor, relata o exemplo de uma mulher ortodoxa que comprou um Novo Testamento
na loja: ela queria conhecer a fé cristã em primeira mão. Uma funcionária do
governo queria um Antigo Testamento em árabe para outra pessoa e nessa
oportunidade comprou um Novo Testamento para si própria. A loja bíblica também
abastece outras casas de comércio, universidades e hotéis com Novos
Testamentos, livros e artigos cristãos... (Amzi 3/98)
Ao profeta Daniel foi ordenado: "Tu, porém,
Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o
esquadrinharão, e o saber se multiplicará." Que tipo de saber se
multiplicará? Resposta: cada vez mais judeus reconhecerão que Jesus é o
Messias. Já observamos o início disso hoje em dia. O número de membros das
igreja judaico-messiânicas multiplicou-se por 10 nos últimos 30 anos!
Mas, voltando à voz do arcanjo: podemos imaginar
que Miguel acompanhará o Senhor quando Ele vier buscar a Sua Igreja. A Bíblia
Viva diz: "Pois o próprio Senhor descerá do céu com um potente clamor, com
o vibrante brado do arcanjo e com o vigoroso toque de trombeta de Deus" (1
Ts 4.16). Evidentemente o Senhor não teria necessidade desse acompanhamento,
mas parece que o arcanjo Miguel é o guerreiro que atua nos ares contra Satanás
(Daniel 10), e como Israel terá entrado em cena novamente, o arcanjo intervirá lutando
em favor do povo da aliança de Deus.
O arrebatamento da Igreja de Jesus (toda pessoa
salva, seja judeu ou gentio, será retirada da terra) provocará um golpe
repentino, dramático e inimaginável na história da humanidade que ficará para
trás. Esse acontecimento revolucionário desencadeará uma série de outros
acontecimentos subseqüentes. Queremos destacar um deles:
Em Israel irromperá um avivamento
Romanos 11.25 diz de maneira bem clara:
"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais
presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que
haja entrado a plenitude dos gentios (na Igreja de Jesus)." Quando a
plenitude dos gentios (das nações) tiver entrado no "corpo de
Cristo", ele será levado para o céu. Aí terminará o endurecimento de
Israel, sua cegueira acabará.
Então muitos judeus chegarão ao saber de Daniel
12.4, entendendo que o Senhor Jesus é o seu Messias. É muito provável que nos
dias após o arrebatamento milhares e milhares de judeus se converterão a Jesus,
à semelhança do que aconteceu no começo da Igreja no livro de Atos. Então
brotará e nascerá a semente do Evangelho espalhada oralmente e de forma
impressa pelos judeus messiânicos, que nesse tempo também terão sido
arrebatados. Os que ficarem para trás, familiares, amigos, colegas, etc.,
procurarão Bíblias, livros e outras publicações cristãs deixadas pelos
arrebatados. Eles se lembrarão daquilo que leram e ouviram, de comentários
bíblicos e pregações sobre a esperança pelo Messias. Essa esperança já germina
atualmente no coração de muitos judeus.
Depois do arrebatamento aparecerão também os
144.000 selados de Israel (Ap 7.4-8) e as duas testemunhas (Ap 11.3ss). Cada
vez mais judeus se converterão e levarão o Evangelho ao seu próprio povo e aos
gentios. Nisto os judeus terão uma grande vantagem, pelo fato de terem sido
espalhados por todo o mundo e dominarem muitas línguas diferentes.
Mas, para sermos exatos, devemos dizer também que
nem todos os judeus se converterão. Muitos, especialmente os ligados ao
governo, farão a aliança com o anticristo, isto é, com o líder romano [europeu]
(Dn 9.26-27; Ap 13.1; Is 28.14-16). Quando fala desse tempo, também Daniel diz
que muitos serão purificados (converter-se-ão), mas muitos permanecerão ímpios;
que muitos entenderão, mas muitos outros não entenderão (Dn 12.10). Apenas um
remanescente será salvo, como se vê claramente em outras passagens das
Escrituras (por exemplo, em Rm 9.27; Ez 20.33-38). Mas atrás de todo esse
remanescente crente se colocará o arcanjo Miguel como príncipe de Israel. No
arrebatamento ele levantará a sua voz, porque terá chegado sua hora para agir
em favor do remanescente de Israel.
Como vimos, em nossos dias muitos israelitas estão
crendo no seu Messias, em Jesus Cristo. Será que o Senhor está preparando o Seu
povo para o arrebatamento e a Grande Tribulação? Será que Ele o faz porque a
hora já está muito adiantada?
Quinta certeza: a trombeta de Deus
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra
de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Ts 4.16). A
trombeta de Deus aqui mencionada é a mesma de 1 Coríntios 15.52: "...num
momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta
soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos
transformados." Esta trombeta de Deus chamará todos os santos de todos os
tempos para a casa do Pai.
Por que ela é chamada de "última
trombeta"? Porque então a dispensação da graça chegará ao fim. A
dispensação da anunciação do Evangelho da graça começou com uma
"trombeta" e terminará com uma trombeta. Por que ela começou com uma
"trombeta"? Porque podemos dizer que a pregação do Evangelho
"repercutiu", "ressoou" ou foi "trombeteada". Por
exemplo, a frase: "Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor..."
(1 Ts 1.8), significa literalmente: "porque vocês trombetearam a palavra
do Senhor". Em Romanos 10.18 está escrito: "Mas pergunto: Porventura,
não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas
palavras, até aos confins do mundo."
A trombeta do Evangelho conclamando para a
salvação em Jesus Cristo ressoou por quase dois mil anos. Em breve se ouvirá a
última trombeta, o Evangelho deixará de ser pregado, a dispensação da graça
chegará ao fim e a Igreja estará concluída, a sua plenitude terá sido
alcançada. A Igreja será chamada para subir à casa do Pai.
Em que será que pensaram os tessalonicences, que
em grande parte eram judeus, quando Paulo escreveu sobre a trombeta? O Apocalipse
ainda não existia, portanto eles ainda não sabiam nada sobre as sete trombetas
de juízo ali descritas. Por isso, certamente eles pensaram na trombeta da
salvação de Números 10.2-10. Nesse trecho do Antigo Testamento são mencionadas
duas trombetas que eram tocadas em certas ocasiões. A ordem de Deus dizia:
"Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para
convocares a congregação e para a partida dos arraiais" (Nm 10.2). Por um
lado, portanto, estas trombetas de prata eram tocadas para convocar, chamar,
juntar e reunir, e por outro lado para levantar acampamento e partir. Isso não
tem sentido profético? Convocação (chamamento) = pregação do Evangelho para vir
a Jesus ("muitos são chamados..."), até que a plenitude estiver
reunida. Partida = ressurreição/arrebatamento para a casa do Pai.
É interessante verificar que essas trombetas
deviam ser confeccionadas de prata. Que prata era usada para essa finalidade? O
siclo de prata do resgate [salvação] (Êx 30.12-13). Esses siclos eram dados
como pagamento de resgate pela vida dos israelitas, para que não houvesse entre
eles nenhuma praga. Isso também nos faz lembrar das 30 moedas de prata que
foram pagas pela prisão do Senhor Jesus, que obteve a nossa salvação na cruz.
As diferentes maneiras de tocar as trombetas
significavam, entre outras coisas, o seguinte:
a) Quando as duas trombetas eram tocadas de
maneira normal, isso servia para o chamamento e ajuntamento de toda a
congregação na porta da tenda da congregação (Nm 10.3) = um chamamento para
salvação.
b) Quando as trombetas eram tocadas a rebate,
fortemente, como "sinal de alarme", isso indicava a ordem para
partir. O último toque da trombeta era o sinal para juntar os pertences e
partir = uma maravilhosa ilustração do arrebatamento.
Agora ainda ressoa a trombeta do Evangelho para
chamamento e ajuntamento. Mas quando for tocada a última trombeta de Deus como
"sinal de alarme" para o arrebatamento, ao mesmo tempo isto será um
sinal para o ajuntamento de Israel, porque então terá chegado o tempo do seu
salvamento. É o que se conclui de Números 10.9: "Quando, na vossa terra,
sairdes a pelejar contra os opressores que vos apertam, também tocareis as
trombetas a rebate, e perante o SENHOR, vosso Deus, haverá lembrança de vós, e
sereis salvos de vossos inimigos."
Depois do arrebatamento virá o opressor, o
anticristo, mas o Senhor se lembrará de Israel e no final salvará o Seu povo.
Isaías 27.12-13 anuncia isso de maneira muito bonita: "Naquele dia, em que
o SENHOR debulhará o seu cereal desde o Eufrates até ao ribeiro do Egito; e
vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um. Naquele dia, se tocará uma
grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que forem
desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no monte
santo de Jerusalém."
Pelos motivos já mencionados e os que vamos
acrescentar, a trombeta de Deus para o arrebatamento, segundo o meu
entendimento, não equivale às sete trombetas do Apocalipse (capítulos 8-11).
• A trombeta de Deus para o arrebatamento anuncia
a conclusão da era da graça. Trata-se da trombeta da salvação. No seu som temos
a salvação, o perdão e a vitória do Evangelho. Ela ressoa principalmente para a
Igreja, mas também para Israel, no sentido de que então o remanescente será
reunido.
• As trombetas tocadas pelos anjos em Apocalipse,
entretanto, são todas trombetas de juízo sobre o mundo das nações que rejeitou
a Cristo. Além disso, os vinte e quatro anciãos (a Igreja, veja Ap 4.9-11) já
se encontram no céu por ocasião da sétima trombeta e anunciam a volta de Jesus
e Seu reino (Ap 11.15-17ss).
• É muito interessante observar que outras
traduções de 1 Tesalonisences 4.16, por exemplo a Edição Corrigida e Revisada,
dizem: "...Porque o mesmo Senhor descerá do céu... com a trombeta de
Deus...". Isto quer dizer que o próprio Senhor – como Sumo Sacerdote da
Sua Igreja – tocará a trombeta, porque ela estará na Sua mão. Ele mesmo chamará
os Seus para casa. Ele mesmo dará a ordem e o sinal para a retirada da Sua
Igreja. Segundo o meu entendimento, isso também é o mais provável, pois a
trombeta é chamada de "trombeta de Deus", e Jesus Cristo é Deus (Tt
2.13; 1 Jo 5.20). Por que não seria o Salvador que haveria de chamar os Seus
salvos? Aliás, no Antigo Testamento apenas os sacerdotes podiam tocar as
trombetas. E Jesus é o Sumo Sacerdote, não um anjo qualquer. As sete trombetas
de juízo (Ap 8.6-9,12; 11.15) são empunhadas e tocadas por anjos. Por isso,
deve haver uma diferença entre a trombeta do arrebatamento e as sete trombetas
de juízo.
Sexta certeza: ressurreição e arrebatamento
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra
de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os
que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o
encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor"
(1 Ts 4.16-17). Não se trata aqui de uma ressurreição geral. Somente os mortos
emCristo e os vivos em Cristo serão ressuscitados ou transformados. Todos os
demais mortos permanecerão nas suas sepulturas até o dia do juízo final. O que
é descrito aqui é uma ressurreição seletiva dentre os mortos e realmente diz
respeito somente àqueles que estãoem Cristo.
Em João 5.28-29 o Senhor mencionou duas diferentes
ressurreições: "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos
os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o
bem, para a ressurreição da vida; os que tiverem praticado o mal, para a
ressurreição do juízo." E quando Jesus desceu do monte com Seus discípulos
depois da Sua transfiguração, Ele lhes disse algo que muito os admirou e que
até então eles ainda não tinham ouvido. Trata-se de uma expressão totalmente
nova em relação ao arrebatamento: "Ao descerem do monte, ordenou-lhes
Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho
do Homem ressuscitasse dentre os mortos. Eles guardaram a recomendação,
perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos?" (Mc
9.9-10).
Jesus foi o primeiro que ressuscitou dentre os
mortos (At 26.23; Cl 1.18; 1 Co 15.20). Também 1 Coríntios 15.23 fala disso:
"Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os
que são de Cristo, na sua vinda." Esta afirmação, em conexão com 1
Tessalonicences 4.16, explica que todos os que estão em Cristo ressuscitarão
dentre os mortos. Esta é a chamada "primeira ressurreição" (Ap
20.5-6). As outras pessoas, as que não estavam em Jesus, que não pertenciam a
Ele pela fé salvadora e, assim, não tinham um relacionamento pessoal com Ele,
serão ressuscitadas mil anos mais tarde e então irão para o inferno (Ap
20.11-15).
Na primeira ressurreição/arrebatamento o Senhor
Jesus deixará o Seu trono e, vindo do céu (da casa do Pai), aparecerá nos ares
(1 Ts 4.17). Ele não virá de maneira visível sobre a terra, mas permanecerá na
atmosfera superior. Os espíritos/almas dos que dormiram nEle O acompanharão,
como provavelmente também o arcanjo Miguel. Então serão ressuscitados primeiro
os corpos dos que morreram em Cristo. Logo a seguir, os corpos dos que ainda
estiverem vivos serão transformados. Então a Igreja será arrebatada
coletivamente ao encontro do Senhor nos ares, entre nuvens, e Ele levará Sua
noiva para a casa do Pai. A Igreja terá então deixado seu lugar na terra e João
14.1-6 estará cumprido. Tudo isso naturalmente acontecerá numa fração de
segundos (comp. 1 Co 15.51-53).
Sétima certeza: estar para sempre com o Senhor
"...e, assim, estaremos para sempre com o
Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Ts
4.17-18). Esta garantia: "...estaremos para sempre com o Senhor", é
um consolo eterno acima de tudo o que é passageiro neste mundo... A partir desse
momento, nada mais estará sujeito à morte para qualquer filho de Deus. Todas as
tristezas do passado, todas as misérias e tentações, todas as perguntas, tudo
será esquecido e respondido por este fato: "...estaremos para sempre com o
Senhor." "Estaremos para sempre com o Senhor" significa que a
Igreja estará sempre onde Jesus estiver; ela participará de toda a Sua riqueza
divina. Então se cumprirá o que está escrito em Tito 2.13:
"...aguardando a bendita esperança e a
manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus."
"Aguardando ansiosamente aquele tempo quando
se verá a sua glória – a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus
Cristo" (A Bíblia Viva).
Mas quem não tem Jesus cai num abismo insondável
de desespero. Aquele que não tem Jesus perde a bendita e eterna esperança.
Justamente nesta passagem da ressurreição e do arrebatamento, a Bíblia nos
mostra que haverá pessoas que estarão dentro (1 Ts 4.16) e pessoas que estarão
fora (v.12), que haverá pessoas cheias de esperança e pessoas sem esperança
(v.13), pessoas que estarão para sempre com o Senhor e pessoas eternamente
separadas dEle (v.17), pessoas consoladas e pessoas sem consolo (v.18). Aquele
que nãoestá em Cristo não tem nenhum relacionamento com Deus; tal pessoa está
"fora", sem esperança, porque não tem lar. Uma pessoa sem Jesus
ficará eternamente sem consolo e sem paz.
Como você pode ganhar o direito de morar na casa
do Pai celestial, adquirir a esperança de "estar para sempre com o
Senhor" e transmitir esse consolo também para outros? Decidindo-se por
Jesus Cristo e por Sua obra de salvação consumada na cruz – também por você. Se
você aceitar isso pela fé, 1 Tessalonicenses 4.14-18 realmente se cumprirá
também em sua vida. Por isso, decida-se totalmente por Jesus Cristo, o Filho do
Deus vivo! A Palavra do Deus Eterno lhe diz em Jó 11.13 e 18: "Se
dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus... Sentir-te-ás seguro,
porque haverá esperança".
Qual a diferença entre o arrebatamento e a vinda
de Cristo?
É de extrema importância entender a distinção que
existe nas Escrituras entre o arrebatamento e a vinda de Cristo. O
arrebatamento não deve ser confundido com a vinda de Cristo. Embora o Senhor
venha dos céus em ambas as ocasiões, o arrebatamento e a vinda de Cristo são eventos
que diferem de forma distinta.
• Arrebatamento
é quando o Senhor vem para os Seus santos (Jo 14.2,3) Vinda de Cristo é quando Ele vem com os
Seus santos (que foram levados à glória no arrebatamento) Jd 14; Zc 14.5.
• O
arrebatamento pode acontecer a qualquer momento a vinda de Cristo não acontecerá até cerca
de 7 anos após o arrebatamento.
• No
arrebatamento o Senhor vem secretamente, num piscar de olhos (1 Co 15.52) em Sua vinda Ele vem publicamente e todo
olho O verá (Ap 1.7).
• No
arrebatamento Ele vem para libertar a Igreja (1 Ts 1.10) em Sua vinda Ele vem para libertar Israel
(Sl 6.1 4).
• No
arrebatamento Ele vem nos ares para a Sua Igreja, pois é o Seu povo celestial
(1 Ts 4.15 18) em Sua vinda Ele volta
à terra (no local chamado Monte das Oliveiras) para Israel que é o Seu povo
terrenal (Zc 14.4,5).
• No
arrebatamento é o próprio Senhor Quem reúne os Seus santos (1 Ts 4.15 18; 2 Ts
2.1) em Sua vinda Ele envia os Seus
anjos para reunir os eleitos de Israel (Mt 24.30,31).
• No
arrebatamento Ele leva os crentes para fora deste mundo, deixando para trás os
ímpios (Jo 14.2,3) em Sua vinda os
ímpios são tirados do mundo para julgamento e os crentes (aqueles que tiverem
se convertido por meio do evangelho do Reino que será pregado durante a
tribulação) são deixados para desfrutar de bênçãos na terra (Mt 13.41 43;
25.41).
• No
arrebatamento Ele vem para libertar os Seus santos (a Igreja) da ira vindoura
(1 Ts 1.10) em Sua vinda Ele vem para
derramar a Sua ira (Ap 19.15).
• No
arrebatamento Ele vem como o Noivo, para receber Sua noiva, a Igreja (Mt
25.6,10) em Sua vinda Ele vem como o
Filho do Homem em juízo sobre aqueles que O rejeitaram (Mt 24.27, 28).
• No
arrebatamento Ele vem como a "Estrela da Manhã" que desponta pouco
antes de raiar o dia (Ap 22.16) em Sua
vinda Ele vem como o "Sol de Justiça", que é o próprio raiar do dia
(Ml 4.2).
• No
arrebatamento Ele vem sem quaisquer sinais, pois o cristão anda por fé e não
por vista (2 Co 5.7) já a Sua vinda
será cercada de sinais pois os judeus pedem sinais (Lc 21.11,25 27; 1 Co 1.22).
Nas Escrituras nunca é feita referência ao
arrebatamento como um "ladrão de noite". Este termo refere se à vinda
do Senhor (1 Ts 5.2; 2 Pd 3.10; Mt 24.43; Ap 16.15; 3.3).
Em um certo sentido há três vindas. Sua vinda para
o que era Seu (Primeira Vinda Jo 1.10,11; Hb 10.7), Sua vinda para os que Lhe
pertencem (Arrebatamento Jo 14.2,3; 1 Ts 4.15 18 N.T.: ou "pelos que Lhe
pertencem"), e Sua vinda com os que Lhe pertencem (A Vinda de Cristo Jd
14).
(traduzido de
"Outline of Prophetic Events Bruce
Anstey)
ETAPAS DO MINISTÉRIO FUTURO DE JESUS CRISTO
- O Arrebatamento da
Igreja (1 Tessalonicenses 4:16-17)
- O Tribunal de
Cristo – Bema (2 Coríntios 5:10)
- O Casamento do
Cordeiro com Sua Noiva – As Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7-9)
- O Aparecimento
Glorioso – Epifaino (Apocalipse 19)
- A Salvação de
Israel (Jesus a prediz em Mateus 24:22-31)
- A prisão de Satanás
por mil anos (Apocalipse 20:1-3)
- O Reino Milenar
(Apocalipse 20:10 e Isaías 60-66)
- O Julgamento do
Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15)
- O Reino Eterno
(Apocalipse 21-22)
O QUE É O ARREBATAMENTO?
O
Arrebatamento constitui a primeira etapa da Segunda Vinda de Jesus Cristo (ver
linha do tempo). O Arrebatamento é claramente explicado por Paulo em 1
Tessalonicenses 4:13-18:
- Não quero, porém,
irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem [quando
morreram], para que não vos entristeçais[por eles], como os
demais, que não têm esperança [além da sepultura].
- Porque, se cremos que
Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem [quando
morreram], Deus os tornará a trazer com ele.
- Dizemo-vos, pois,
isto, pela [própria] palavra
do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não
precederemos [diante da presença Dele] os que
dormem [quando morreram Nele].
- Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta
de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
- Depois nós, os que
ficarmos vivos [na terra], seremos
arrebatados juntamente com eles [os que ressuscitaram] nas
nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre (pela
eternidade das eternidades) com o Senhor.
- Portanto,
consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Portanto o
Arrebatamento consiste no encontro da igreja (a noiva) com Jesus (o
noivo) nos ares. É o momento em que Jesus busca a sua igreja. Todos que
Nele crêem serão arrebatados, ou seja, desaparecerão da terra para viverem com
Ele nos céus até a segunda etapa da sua segunda vinda: o Aparecimento Glorioso.
Analisando
a passagem de 1 Tessalonicenses 4:13-18, é possível dividirmos o Arrebatamento
em 5 eventos:
- O Senhor mesmo,
dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a
trombeta de Deus, descerá dos céus (verso 16);
- Os mortos
ressuscitarão primeiro (verso 16);
- Depois nós, os
vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre
nuvens (verso 17);
- Para o encontro do
Senhor nos ares (verso 17);
- E estaremos para
sempre com o Senhor (verso 17).
É
importante ressaltar, que estaremos sempre com o Senhor. Mas estaremos com Ele
aqui também na terra, quando o Senhor virá com todos os seus santos para seu governo milenar de paz, logo após
seu Aparecimento Glorioso. Esses temas serão discutidos mais adiante neste
livro.
Outra
característica importante é que o Arrebatamento acontecerá muito rapidamente,
num piscar de olhos, conforme definido em 1 Coríntios
15:51-52:
"Eis aqui vos digo um mistério (uma verdade secreta, um evento decretado pelo propósito oculto ou
conselho de Deus): Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos
transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante [o som
da] a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos [em
Cristo] ressuscitarão incorruptíveis (livres e imunes da
queda), e nós seremos transformados."
Em Tito
2:13, Paulo define o Arrebatamento também com a expressão
"Bem-aventurada Esperança" ou "Bem-aventudada
Esperança":
"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória
do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;"
DORMIR OU MORRER?
Existe uma
observação que deve ser aqui comentada. O versículo 15 afirma que de
modo algum precederemos os que já dormem. O termodormir aqui
referenciado tem causado algumas confusões ao se estudar o Arrebatamento. As
confusões se resumem nas seguintes perguntas:
- Quando morremos,
nós dormimos até a volta de Jesus?
- Então, o nosso
espírito não se encontra com Jesus imediatamente depois que morremos?
Imediatamente
após morrermos, nosso espírito se encontrará diante de Deus Pai para o juízo
sobre nossas obras:
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o
juízo...” - Hebreus 9:27
Significa
que, se morrermos antes do Arrebatamento, não permaneceremos dormindo até que
Jesus nos arrebate. No Arrebatamento ocorre uma ressurreição dos mortos em
Cristo (verso 16) e depois nós, os vivos que já aceitaram a Jesus Cristo
como Senhor e Salvador em nossas vidas, seremos também levados aos ares para o
encontro com Ele. Neste “piscar de olhos”, todos receberemos um corpo
glorificado e conseqüentemente a vida eterna neste momento. R.R. Soares, em seu
livro Morte: Para onde iremos? mostra um estudo detalhado do
que acontece após a morte aqui na Terra, de acordo com a Palavra de Deus.
Jesus foi
o primeiro, entre todos, a receber esse corpo já glorificado, no momento de sua
ressurreição. Agora seremos nós, no momento em que nos juntaremos a Ele para
sempre. Aleluia!
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem
conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre
muitos irmãos.” - Romanos 8:29
Receberemos
um corpo incorruptível, que não ficará mais cansado ou fadigado com os dias. É
sobre esse corpo que Isaías comenta em Isaías 40:29-31:
“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum
vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas
os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias;
correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” - Isaías 40:29-31
QUEM SOBE NO ARREBATAMENTO?
Salmos 24:3-4 retrata muito bem quais serão
os que subirão para se encontrar com Cristo nas alturas:
“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à
vaidade, nem jura enganosamente.” - Salmos
24:3-4
Em resumo,
ser puro de coração é ser autêntico, ser fiel a Deus, amar a
Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Parece simples, mas é
muito mais profundo do que se imagina. Muitos buscam a Deus somente para
resolverem seus problemas pessoais, ou seja, não ficam no centro da vontade de
Deus, mas querem que Deus esteja no centro de seus problemas para resolvê-los.
Amar a Deus requere temor a Deus, respeito a Deus, reconhecimento de que Deus é
quem nos controla.
Davi era
homem segundo coração de Deus. Não era perfeito, mas tinha o coração alinhado
com o coração de Deus. Davi pecou – matou, adulterou – mas verdadeiramente
reconheceu seu erro e de maneira sincera pediu perdão ao Pai, que continuou o
considerando como homem segundo Seu coração. É isso que Deus quer de nós –
nossa sinceridade e autenticidade tanto com Ele como com o próximo. Isso é
coração puro.
Sobre
ser limpo de mãos: com nossas mãos fazemos tudo, toda e qualquer
obra, seja boa ou má, seja autêntica ou falsa. A Bíblia diz que maldito aquele
que faz a obra de Deus com negligência, com desleixo, com relaxo. Quantas
ovelhas e líderes centram a Igreja em si mesmos, e não em Jesus Cristo? Quantos
querem aparecer, crescer, se exibir, enquanto que João 3:30 diz
que temos que diminuir e Jesus crescer? Tudo isso é distorção, contaminação que
o inimigo lança sobre o Corpo de Cristo, provocando feridas. E mostrar as
feridas nunca é bom. Mas a ferida tem que ser exposta para que o Corpo seja
curado e restaurado.
Quantas
vezes já escutamos que fazer negócio comercial com crentes é perigoso, pois
nunca pagam! É muito triste saber que os crentes se encontram entre os mais
inadimplentes no Brasil. Muitos se limitam a dizer: “Ah! É irmão...
está tudo bem...” e fica por isso mesmo. É desleixo.
Muitos
crentes, para a vida secular, para o interesse próprio, fazem o melhor. Quando
é para Deus, qualquer coisa serve... está bom de qualquer jeito – relaxo,
negligência. O crente precisa mudar de postura urgentemente, senão corre o
risco de não subir no dia do Arrebatamento. Gênesis 17:1 diz:
“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a
Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença
e sê perfeito.” - Gênesis 17:1
Ou seja,
para seguir a Deus, não é de qualquer jeito, mas em obediência e santidade –
isso é o que Deus quer de nós: “...anda em minha presença, e sê perfeito”.
ETAPAS DO MINISTÉRIO FUTURO DE JESUS CRISTO
- O Arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses
4:16-17)
- O Tribunal de Cristo – Bema (2
Coríntios 5:10)
- O Casamento do Cordeiro com Sua Noiva – As
Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7-9)
- O Aparecimento Glorioso – Epifaino (Apocalipse
19)
- A Salvação de Israel (Jesus a prediz em Mateus
24:22-31)
- A prisão de Satanás por mil anos (Apocalipse
20:1-3)
- O Reino Milenar (Apocalipse 20:10 e Isaías
60-66)
- O Julgamento do Grande Trono Branco
(Apocalipse 20:11-15)
- O Reino Eterno (Apocalipse 21-22)
O QUE É O ARREBATAMENTO?
O Arrebatamento constitui a
primeira etapa da Segunda Vinda de Jesus Cristo (ver linha do tempo). O
Arrebatamento é claramente explicado por Paulo em 1 Tessalonicenses
4:13-18:
- Não quero, porém, irmãos, que sejais
ignorantes acerca dos que já dormem [quando
morreram], para que não vos entristeçais[por eles], como os
demais, que não têm esperança [além da sepultura].
- Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,
assim também aos que em Jesus dormem [quando
morreram], Deus os tornará a trazer com ele.
- Dizemo-vos, pois, isto, pela [própria] palavra
do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não
precederemos [diante da presença Dele] os que
dormem [quando morreram Nele].
- Porque o mesmo Senhor descerá do céu com
alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram
em Cristo ressuscitarão primeiro.
- Depois nós, os que ficarmos vivos [na
terra], seremos arrebatados juntamente com eles [os que
ressuscitaram] nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim
estaremos sempre (pela eternidade das eternidades) com o
Senhor.
- Portanto, consolai-vos uns aos outros com
estas palavras.
Portanto o Arrebatamento
consiste no encontro da igreja (a noiva) com Jesus (o noivo) nos ares.
É o momento em que Jesus busca a sua igreja. Todos que Nele crêem serão
arrebatados, ou seja, desaparecerão da terra para viverem com Ele nos céus até
a segunda etapa da sua segunda vinda: o Aparecimento Glorioso.
Analisando a passagem de 1
Tessalonicenses 4:13-18, é possível dividirmos o Arrebatamento em 5 eventos:
- O Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem,
ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus (verso
16);
- Os mortos ressuscitarão primeiro (verso 16);
- Depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos
arrebatados juntamente com eles, entre nuvens (verso 17);
- Para o encontro do Senhor nos ares (verso
17);
- E estaremos para sempre com o Senhor (verso
17).
É importante ressaltar, que
estaremos sempre com o Senhor. Mas estaremos com Ele aqui também na terra,
quando o Senhor virá com todos os seus santos para seu governo milenar de paz, logo após seu Aparecimento Glorioso.
Esses temas serão discutidos mais adiante neste livro.
Outra característica importante é que o Arrebatamento acontecerá muito rapidamente, num piscar de olhos, conforme definido em 1 Coríntios 15:51-52:
Outra característica importante é que o Arrebatamento acontecerá muito rapidamente, num piscar de olhos, conforme definido em 1 Coríntios 15:51-52:
"Eis
aqui vos digo um mistério (uma
verdade secreta, um evento decretado pelo propósito oculto ou conselho de Deus):
Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento,
num abrir e fechar de olhos, ante [o som da] a última
trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos [em Cristo] ressuscitarão
incorruptíveis (livres e imunes da queda), e nós seremos
transformados."
Em Tito 2:13, Paulo
define o Arrebatamento também com a expressão "Bem-aventurada Esperança"
ou "Bem-aventudada Esperança":
"Aguardando
a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Senhor Jesus Cristo;"
DORMIR OU MORRER?
Existe uma observação que deve
ser aqui comentada. O versículo 15 afirma que de modo algum
precederemos os que já dormem. O termodormir aqui referenciado
tem causado algumas confusões ao se estudar o Arrebatamento. As confusões se
resumem nas seguintes perguntas:
- Quando morremos, nós dormimos até a volta de
Jesus?
- Então, o nosso espírito não se encontra com
Jesus imediatamente depois que morremos?
Imediatamente após morrermos,
nosso espírito se encontrará diante de Deus Pai para o juízo sobre nossas
obras:
“E, como
aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo...” - Hebreus 9:27
Significa que, se morrermos
antes do Arrebatamento, não permaneceremos dormindo até que Jesus nos arrebate.
No Arrebatamento ocorre uma ressurreição dos mortos em Cristo (verso 16)
e depois nós, os vivos que já aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador
em nossas vidas, seremos também levados aos ares para o encontro com Ele. Neste
“piscar de olhos”, todos receberemos um corpo glorificado e conseqüentemente a
vida eterna neste momento. R.R. Soares, em seu livro Morte: Para onde
iremos? mostra um estudo detalhado do que acontece após a morte aqui
na Terra, de acordo com a Palavra de Deus.
Jesus foi o primeiro, entre
todos, a receber esse corpo já glorificado, no momento de sua ressurreição.
Agora seremos nós, no momento em que nos juntaremos a Ele para sempre. Aleluia!
“Porque os
que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu
Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” - Romanos 8:29
Receberemos um corpo
incorruptível, que não ficará mais cansado ou fadigado com os dias. É sobre
esse corpo que Isaías comenta em Isaías 40:29-31:
“Dá força
ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se
cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no
Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se
cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” - Isaías
40:29-31
QUEM SOBE NO ARREBATAMENTO?
Salmos
24:3-4 retrata muito bem quais serão
os que subirão para se encontrar com Cristo nas alturas:
“Quem
subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é
limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura
enganosamente.” - Salmos 24:3-4
Em resumo, ser puro de
coração é ser autêntico, ser fiel a Deus, amar a Deus sobre todas as
coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Parece simples, mas é muito mais profundo
do que se imagina. Muitos buscam a Deus somente para resolverem seus problemas
pessoais, ou seja, não ficam no centro da vontade de Deus, mas querem que Deus
esteja no centro de seus problemas para resolvê-los. Amar a Deus requere temor
a Deus, respeito a Deus, reconhecimento de que Deus é quem nos controla.
Davi era homem segundo coração
de Deus. Não era perfeito, mas tinha o coração alinhado com o coração de Deus.
Davi pecou – matou, adulterou – mas verdadeiramente reconheceu seu erro e de
maneira sincera pediu perdão ao Pai, que continuou o considerando como homem
segundo Seu coração. É isso que Deus quer de nós – nossa sinceridade e
autenticidade tanto com Ele como com o próximo. Isso é coração puro.
Sobre ser limpo de mãos:
com nossas mãos fazemos tudo, toda e qualquer obra, seja boa ou má, seja
autêntica ou falsa. A Bíblia diz que maldito aquele que faz a obra de Deus com
negligência, com desleixo, com relaxo. Quantas ovelhas e líderes centram a
Igreja em si mesmos, e não em Jesus Cristo? Quantos querem aparecer, crescer,
se exibir, enquanto que João 3:30 diz que temos que diminuir e
Jesus crescer? Tudo isso é distorção, contaminação que o inimigo lança sobre o
Corpo de Cristo, provocando feridas. E mostrar as feridas nunca é bom. Mas a
ferida tem que ser exposta para que o Corpo seja curado e restaurado.
Quantas vezes já escutamos que
fazer negócio comercial com crentes é perigoso, pois nunca pagam! É muito
triste saber que os crentes se encontram entre os mais inadimplentes no Brasil.
Muitos se limitam a dizer: “Ah! É irmão... está tudo bem...” e
fica por isso mesmo. É desleixo.
Muitos crentes, para a vida
secular, para o interesse próprio, fazem o melhor. Quando é para Deus, qualquer
coisa serve... está bom de qualquer jeito – relaxo, negligência. O crente
precisa mudar de postura urgentemente, senão corre o risco de não subir no dia
do Arrebatamento. Gênesis 17:1 diz:
“Sendo,
pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e
disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê
perfeito.” - Gênesis 17:1
Ou seja, para seguir a Deus,
não é de qualquer jeito, mas em obediência e santidade – isso é o que Deus quer
de nós: “...anda em minha presença, e sê perfeito”.
ARREBATAMENTO E APARECIMENTO GLORIOSO DE CRISTO: DOIS EVENTOS DISTINTOS
Como foi citado antes, o
Arrebatamento constitui a primeira fase da segunda vinda de Jesus e o
Aparecimento Glorioso constitui a segunda fase. No livro “Estamos
vivendo os últimos dias?”, Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins oferecem uma
tabela comparativa entre as duas fases da vinda de Cristo (veja abaixo),
clarificando que são eventos diferentes. O primeiro, acontece antes da
Tribulação, ao passo que o segundo acontece depois.
O ponto importante é: no
Arrebatamento, somente os crentes verão a Jesus, e no Aparecimento Glorioso,
TODOS o verão (crentes e não-crentes).
O que acontecerá no
Arrebatamento:
- O próprio Senhor descerá da casa de seu Pai,
onde Ele está preparando um lugar para nós (João 14:1-3 e 1
Tessalonicenses 4:16). Ele virá novamente para receber-nos para si
mesmo (João 14:1-3)
- Ele ressuscitará aqueles que dormem nele
(crentes mortos que não precederemos; 1 Tessalonicenses 4:14-15)
- O Senhor dará a ordem enquanto desce (1
Tessalonicenses 4:16)
- Tudo isto tem lugar “num abrir e fechar de
olhos” (1 Coríntios 15:52)
- Ouviremos a voz do arcanjo (1
Tessalonicenses 4:16)
- Ouviremos também a trombeta de Deus (1
Tessalonicenses 4:16), a sua última trombeta para a Igreja.
- Os mortos em Cristo ressuscitarão
primeiro (1 Tessalonicenses 4:16-17)
- Então nós, os que estivermos vivos e
permanecermos, seremos transformados, feitos incorruptíveis, com nosso
corpo “imortal” (1 Coríntios 15:51-53)
- Então seremos arrebatados juntos (1
Tessalonicenses 4:17)
- Com eles nas nuvens, onde crentes mortos
(ressuscitados) e vivos terão uma esplendorosa reunião; (1
Tessalonicenses 4:17)
- Para encontrar o Senhor nos ares (1
Tessalonicenses 4:17)
- “Voltarei e vos receberei para mim mesmo”.
Jesus nos leva para a casa do Pai, “para que, onde estou, estejais vós
também” (João 14:13)
- “Assim, estaremos para sempre com o
Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17)
- O tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10).
Após a chamada dos crentes, Cristo julgará todas as coisas (Romanos
14:10 e 2 Coríntios 5:10).
- O tribunal é descrito detalhadamente em 1
Coríntios 3:11-15. Preparação para o item 17
- Bodas do Cordeiro. Cristo encontra sua noiva,
a Igreja. Neste meio tempo, o mundo enfrentará a tribulação, precedente da
ira de Deus (Mateus 24:21)
O que acontecerá no
Aparecimento Glorioso de Cristo:
- Imediatamente após a Tribulação (Mateus
24:29)
- Fenômeno cósmico no sol, na lua e nas
estrelas (Mateus 24:29)
- O céu se abre, Cristo aparece sobre um cavalo
branco (Apocalipse 19:11)
- Seguido por exércitos do céu (Apocalipse
19:14)
- Sinal do Filho do Homem no céu, visto por
todos (Mateus 24:30)
- Vindo em poder e grande glória (Mateus
24:30)
- Os descrentes lamentam por não estarem
preparados (Mateus 24:30)
- A besta (anticristo) e seus exércitos
confrontam Cristo (Apocalipse 19:19)
- Cristo lança a besta e o falso profeta no lago
de fogo (Apocalipse 19:20)
- Os que rejeitaram a Cristo são
mortos (Apocalipse 19:21)
- Satanás é lançado no abismo por mil
anos (Apocalipse 20:1-3)
- Ressurreição dos santos do Velho Testamento e
da Tribulação (Mateus 24:31; Apocalipse 20:4)
- Cristo julga as nações e estabelece seu
reino (Mateus 25)
POR QUE O ARREBATAMENTO OCORRE ANTES DO PERÍODO DE TRIBULAÇÃO?
Antes de explicar esse ponto,
gostaria de citar que existem duas vertentes de estudo entre os pesquisadores
cristãos com relação ao Arrebatamento. São elas:
- A vertente pós-tribulacionista:
sugere que o Arrebatamento aconteça após os sete anos de Tribulação
- A vertente meso-tribulacionista: sugere
que o Arrebatamento aconteça na metade do período de Tribulação
- A vertente pré-tribulacionista:
sugere que o Arrebatamento ocorra antes da Tribulação
O posicionamento que adotamos
neste estudo é o pré-tribulacionista, ou seja, consideramos que o Arrebatamento
venha antes da Tribulação. A justificativa principal para adotar essa vertente
é que o Senhor prometeu nos livrar desse período horrível, conforme dizem as
Escrituras:
- Apocalipse 3:10
"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." - 1 Tessalonicenses 1:10
"E [de maneira que temos que] esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura [que trará punição aos impenitentes]."
Deus também diz nas Escrituras
que os cristãos não estão destinados à ira do Senhor, conforme 1
Tessalonicenses 5:9:
"Porque Deus não nos
destinou [nos sujeitando] para a [Sua] ira [Ele
não nos elegeu para nos condenar], mas para a [certeza da] aquisição
da [Sua] salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo (o
Messias)..."
Outro detalhe importante é que
a igreja está ausente entre os capítulos 4 e 18 do livro de Apocalipse,
mostrando que a igreja não passará por esse período. Por estes motivos,
consideramos que o Arrebatamento ocorra antes, e não depois da Tribulação.
O ARREBATAMENTO NÃO INICIA O PERÍODO DE TRIBULAÇÃO
Outro detalhe importante é que
a igreja está ausente entre os capítulos 4 e 18 do livro de Apocalipse,
mostrando que a igreja não passará por esse período. Por estes motivos,
considero que o Arrebatamento ocorra antes, e não depois da Tribulação.
Ao contrário do que muitos
imaginam, o Arrebatamento não é o fator de início dos sete anos de Tribulação. Sabemos,
através dos versículos acima citados, que o Arrebatamento ocorre antes da
Tribulação, porém não sabemos quanto tempo antes. O evento que inicia os sete
anos de Tribulação é o acordo do anticristo com Israel, propondo uma falsa paz,
conforme Daniel 9:27 (Versão na Linguagem de Hoje):
"Este
rei fará um acordo com o povo, de sete anos; mas depois de decorrer metade
desse tempo, denunciará o tratado e proibirá os judeus de fazerem qualquer
sacrifício ou oferta; posteriormente, como cúmulo das suas terríveis acções, o
inimigo profanará completamente o santuário de Deus. Mas quando chegar o tempo
determinado nos planos de Deus, o julgamento do Senhor será derramado sobre
esse assolador visão de Daniel de um homem."
Não se pode deixar de enfatizar
que o anticristo também surgirá ANTES da Tribulação, conforme 2
Tessalonicenses 2:3-12:
“Ninguém
de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a
apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se
opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que
se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos
lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora
vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque
já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do
meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo
assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja
vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios
de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não
receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a
operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os
que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.” - 2 Tessalonicenses 2:3-12
Por causa dos falsos milagres
que o anticristo realizará, muitos infelizmente acreditarão nele como sendo o
messias, rejeitando a Jesus, o verdadeiro Messias. Mais adiante, estudaremos o
perfil do anticristo.
AS POSIÇÕES PRÉ, MESO E PÓS-TRIBULACIONISTA PARA O ARREBATAMENTO
Nesse estudo, adotamos a
posição pré-Tribulacionista para o momento do Arrebatamento, que é considerada
a posição mais biblicamente correta e condicente com a seqüência dos
acontecimentos pertinentes ao final dos tempos. A preocupação é estar sempre de
acordo com a Bíblia no tocante à seqüência cronológica dos eventos que marcam a
Volta de Jesus Cristo. Queremos deixar claro que respeitamos outras
posições quanto ao Arrebatamento, porém adotamos esta como a mais sensata para
a seqüência dos acontecimentos no final dos tempos.
Apresentamos, a seguir, as
posições pré, meso e pós-Tribulacionista para a ocasião do Arrebamento.
O ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONISTA1
O Arrebatamento pré-Tribulacionista
se baseia no cumprimento da 70ª. semana de Daniel, quando o anticristo fará
um acordo de paz com Israel, imediatamente iniciando o período de sete anos
de Tribulação. Antes desse período, a Igreja de Jesus Cristo é ressuscitada e
arrebatada com todos os seus santos vivos e levada à casa do Pai (João
14:1-3), julgada e recompensada por suas boas obras (2 Coríntios 5:10).
Após os sete anos de
Tribulação, Jesus Cristo retorna em seu Aparecimento Glorioso e destrói o anticristo e o falso profeta, prende Satanás por mil
anos (Apocalipse 20:3) e estabelece o governo milenar.
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Arrebatamento algum tempo logo antes da Tribulação (1 Ts
4:13-17)
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Era da Igreja
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Eternidade
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3 1/2 anos
1/2 semana deDaniel 9:27 |
3 1/2 anos
1/2 semana deDaniel 9:27 = 1 tempo + tempos + 1/2 tempo (Ap 12:14) |
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Primeira vinda de Cristo
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O anticristo quebra o acordo de
paz, profana o templo (2 Ts 2:3-4)
Começa a Grande Tribulação |
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A acordo do antricristo com
Israel (Dn 9:27)
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O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11)
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Seguem alguns dos motivos que
justificam que o Arrebatamento Pré-Tribulacionista é a posição mais correta de
ser aceita:
- A Palavra nos diz claramente em Mateus 3:7, Lucas
3:7 e 1 Tessalonicenses 1:10 que os cristãos são salvos da
"ira futura" (um dos termos usados para denominar a Tribulação)
- A Palavra também nos diz em Apocalipse
3:10, Romanos 5:9, 1 Tessalonicenses 1:10 e 5:9 que os
cristãos serão protegidos da "hora da tentação que há de vir sobre
todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". Essa tentação
ainda não aconteceu, mesmo sabendo que atualmente o mundo viva sob uma
opressão como nunca antes houve na história da humanidade. A igreja ainda
está aqui na terra, orando e guerreando. A tentação referida nos
versículos acima se refere a uma opressão ainda mais intensa, que só
ocorrerá depois que a Igreja for retirada da terra, por ocasião do
Arrebatamento
- O ponto de vista pré-Tribulacionista é o mais
lógico da Bíblia no que se refere à Segunda Vinda de Cristo sempre que
tomamos o significado das profecias de maneira simples e literal
- A posição pré-Tribulacionista do Arrebatamento
é a única que distingue claramente a Igreja de Israel. A Igreja aparece até Apocalipse
4:3, depois o livro de Apocalipse mostra o foco principal durante a
Tribulação, que é Israel. Somente em Apocalipse 18:24 vemos a
Igreja retornando (após os sete anos de Tribulação)
- Apenas a posição pré-tribulacionista preserva
o poder motivador do retorno iminente de Cristo, que era o grande desafio
da Igreja primitiva
- Em João 14:1-3, Atos 1:11, 1
Coríntios 15:52-52, Filipenses 3:20, Colossenses 3:4, entre
outras passagens, os apóstolos ensinaram que Cristo poderia retornar a
qualquer momento. Sem tal expectativa, a Igreja perde o foco espiritual e
tem a tendência de se tornar morta
- A posição pré-tribulacionista é a única
distingue claramente entre Israel e a Igreja
- O ponto de vista pré-tribulacionista mantém a
certeza da Palavra de que os cristãos serão guardados da Tribulação.
Existem ainda mais razões pelas quais
se justifica o Arrebatamento pré-Tribulacionista como a posição mais correta
biblicamente de ser aceita.
O ARREBATAMENTO MESO-TRIBULACIONISTA1
O Arrebatamento meso-Tribulacionista é parecido ao pré-Tribulacionista,
porém assume que o Arrebatamento ocorrerá no meio da Tribulação, tomando como base Mateus 24:15,21 e Apocalipse
11:12.
Neste ponto de vista, a Igreja
passaria pela ira e a perseguição do anticristo na primeira metade da
Tribulação. A posição meso-Tribulacionista usa a profecia das duas testemunhas em Apocalipse
11 para apontar que o Arrebatamento ocorreria no meio da Tribulação:
- Apocalipse 11:12
"E [as duas testemunhas] ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram."
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Era da Igreja
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Eternidade
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3 1/2 anos
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3 1/2 anos
1/2 semana deDaniel 9:27 |
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Primeira vinda de Cristo
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Arrebatamento ocorreria no meio da
Tribulação (1 Ts 4:13-17)
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A acordo do antricristo com
Israel (Dn 9:27)
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O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11)
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Porém, a
posição meso-Tribulacionista tenta se justificar usando os seguintes
argumentos:
- O termo "Subi
para aqui" de Apocalipse 11 seria o momento do Arrebatamento
da Igreja, mas nesse versículo fica claro que quem sobe são somente as
duas testemunhas, e não a Igreja como um todo
- Apocalipse
12:14 estaria em seqüência cronológica a Apocalipse 11 quando
diz "um tempo, tempo e metade de um tempo" (42
meses = 3,5 anos) e seria a justificativa de que após o Arrebatamento
haveriam somente mais 3,5 anos de Tribulação. Tal conclusão é incorreta
porque a Igreja já não é mencionada entre Apocalipse 4 e 18 (o
Arrebatamento já ocorreu). Apocalipse 12 marca o meio da Tribulação,
mas já sem a Igreja nesse cenário
A posição
meso-Tribulacionista não é considerada biblicamente correta pois nega vários
versículos bíblicos que garantem que Deus guardará a Igreja da Sua Ira durante
a Tribulação2. Clique aqui para
saber quais são estes versículos. Outro fator importante é que a Bíblia jamais
afirma em lugar nenhum que o anticristo deveria vir primeiro para que o
Arrebatamento acontecesse. Basta olhar o gráfico acima para concluir que se a
Igreja fosse arrebatada no meio da Tribulação, o anticristo já estaria presente
e governando.
Portanto,
a posição meso-Tribulacionista para o Arrebatamento não é a mais correta de ser
aceita.
O ARREBATAMENTO PÓS-TRIBULACIONISTA2
No Arrebatamento
pós-Tribulacionista, o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo se
fundem em um só evento. Em outras palavras, a posição pós-Tribulacionista não
considera o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo como dois eventos
distintos.
O conceito
do pós-Tribulacionismo se apóia na identificação incorreta da Igreja como sendo
os santos da Tribulação3, sendo que os santos da Tribulação se
referem aos convertidos após o Arrebatamento, quando não há mais Igreja sobre a
terra. Ou seja, para a posição pós-Tribulacionista, a Igreja passaria por todo
o período de Trbulação, mas em seu final seria arrebatada, com a segunda Vinda
de Cristo. Não existe nenhuma passagem bíblica que justifique este argumento e
por isso, esta posição tem sido freqüentemente refutada.
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Era da Igreja
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Eternidade
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3 1/2 anos
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3 1/2 anos
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Primeira vinda de Cristo
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A acordo do antricristo com
Israel (Dn 9:27)
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Arrebatamento ocorreria somente no fim da Tribulação (Ap
19:11)
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O pós-Tribulacionismo ensina que,
como a Igreja é avisada de que sofrerá perseguições e tribulações, então
fatalmente ela passaria pelo período de Tribulação2. Tal fato nega as promessas do Senhor de livrar a Igreja da Tribulação
e além disso também não distingue a Igreja de Israel. Entre Apocalipse
4 e 18, a Igreja está claramente ausente e o foco de perseguição do
anticristo passa a ser Israel.
Portanto, a posição
pós-Tribulacionista não é biblicamente correta para ser aceita.
CONCLUSÕES
Apenas estamos explicando aqui os
argumentos bíblicos para se adotar o Arrebatamento pré-Tribulacionista como
sendo o mais biblicamente correto. Mas tudo isso não é o mais importante.
Seja qual for a
posição do Arrebatamento (pré, meso ou pós-Tribulacionista), fato é que estamos
na iminência de Jesus voltar, e temos muito trabalho a fazer, que começa por
santificarmos nossas próprias vidas, restaurarmos a Noiva (a Igreja) e pregar o
evangelho a todo ser humano que ainda não teve a oportunidade de escutar o evangelho
uma vez sequer.
Temos que adornar e preparar a Noiva
para receber o Noivo dignamente em sua volta.
BIBLIOGRAFIA
1 LAHAYE, Tim. Motivos para crer no arrebatamento
pré-tribulacionista. Bíblia de estudo profética. 1.ed. São Paulo:
Editora Hagnos, 2006. p.1271-1274.
2 BENWARE, Paul. A ocasião do arrebatamento. Bíblia
de estudo profética. 1.ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2006. p.1114.
3 COUCH, Mal. Postribulationism and 2 Thessalonians 2:1-12. 2002
Pre-Trib Study Group from Pre-Trib Research Center, 2002. URL: http://www.pre-trib.org/article-view.php?id=119.
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