terça-feira, 25 de abril de 2017

COMO ESTUDAR A BIBLIA COM O MÉTODO ANALITICO


Como Estudar a Bíblia com o Método Analítico


  
Analisar algo é estudá-lo em seus pormenores, detalhe por detalhe, tendo o cuidado de anotar todos os aspectos por menores e mais insignificantes que eles pareçam ser. Se o método sintético pode ser comparado com o olhar para uma biblioteca como um todo, o método analítico significa pegar um por um dos livros e analisá-los.
É básico para o completo conhecimento da Palavra, deparar-se com o porquê do escritor ter dito o que disse do modo que disse. Outra vez, o objetivo é reconstruir tão claramente possível o pensamento original do escritor.
Aqui podem e devem ser usados os princípios de observação, interpretação, correlação e aplicação. Dentro da observação use todas as perguntas básicas para qualquer texto: Quem? O quê? Quando? Onde? Por que? Como?

Estrutura do Método Analítico

Após a escolha do capítulo para ser estudado, leia-o várias vezes (pelo menos 10 vezes), até que o assunto do capítulo torne-se bem familiar. As seguintes perguntas são importantes para a compreensão de um capítulo:
  1. Qual é o tema principal do livro?
  2. Qual é o assunto principal deste capítulo?
  3. O que é que o trecho diz a respeito de Deus, de Jesus Cristo ou do Espírito Santo?
  4. Qual é o versículo-chave ou versículo principal neste texto?
  5. Quais são os principais problemas abordados?
  6. Que soluções são apresentadas?
  7. Qual é a lição central ou as lições principais deste capítulo?
  8. Quais são as principais promessas mencionadas neste capítulo?
  9. Quais são os mandamentos principais?
  10. Qual erro ou pecados que devo evitar ou confessar?
  11. Quais os recursos que o texto me oferece para vencer essas tentações ou pecados?
  12. Menciona-se algum exemplo que eu possa imitar?
  13. O que há neste capítulo que eu mais preciso aplicar na minha vida?
  14. Como posso aplicá-lo hoje?
  15. Comentários adicionais:

Aplicação do Método Analítico

Texto: Tito 1
Quantidade de leituras: 5
Qual é o tema principal do livro? Conselhos e exortações a cerca dos deveres e das doutrinas ministeriais, com ênfase especial sobre as boas obras.
Qual é o assunto principal deste capítulo? A necessidade da instituição de presbíteros e as qualificações necessárias a estes.
Que é que o texto diz a respeito de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo? Deus escolhe, v.1; promete vida eterna, v.2; Deus não mente; no tempo certo tornou a mensagem conhecida através de Paulo, v.3; Deus e Jesus Cristo concedem graça e Paz.
Qual é o versículo – chave ou principal? Versículo 9.
Quais são os principais problemas abordados? Na igreja não havia líderes; As pessoas daquele contexto tinham por costume a pratica daquilo que Paulo condena nos versículos 6 a 9; Havia pressão muito grande por parte dos judaizantes para observância da circuncisão com o objetivo de enriquecimento destruindo famílias inteiras; Os cretenses por natureza eram instáveis.
Que soluções são apresentadas? Que Tito instituísse em cada igreja Bispos com as características dos versículos 6 a 9; Com relação a pressão judaizantes para observância da circuncisão, Paulo afirma que seus promotores precisam ser silenciados mediante a refutação pela sã doutrina, v. 9-11; Com relação a instabilidade dos cretenses Tito devia repreende-los severamente para que estes se firmassem na fé.
Qual é a lição central ou as lições principais deste capítulo? A necessidade da instituição de bispos; Seus requisitos e atribuições.
Quais são as principais promessas mencionadas neste capítulo? Vida Eterna.
Quais são os mandamentos principais? Promover a fé; Promover o completo conhecimento da verdade; Que Tito colocasse em ordem o que faltava; Constituísse presbíteros capazes; Paulo manda que Tito repreenda os cretenses severamente para que sejam sadios na fé.
Qual erro ou pecados que devo evitar ou confessar? Tenho a tendência de irritar-me facilmente, logo preciso evitar tal erro.
Quais os recursos que o texto me oferece para vencer as tentações ou pecados? Reter a fiel Palavra segundo a são Doutrina, v.9.
Menciona-se algum exemplo que eu possa imitar? O exemplo de Paulo que era um homem extremamente consagrado a Deus o qual Deus usou para instruir e ensinar discípulos.
O que há neste capítulo que eu mais preciso aplicar na minha vida? Ser mais hospitaleiro (encontre uma ou mais lições específicas para sua vida).
Como posso aplicá-lo hoje? Deixando Deus trabalhar em mim a hospitalidade e abrindo as portas de minha casa à todos quanto desejarem visitar-me.
Comentários adicionais: Fico extremamente triste com pessoas que “sabem tudo de Bíblia” e que afirmam “conhecer Deus muito bem” embora suas ações mostrem que isso é mentira e assim fazem com que pessoas que ainda não são crentes tenham em descrédito não só os crentes mas também e principalmente o Evangelho.

Gostou deste método de estudo da Bíblia e quer conhecer outros métodos para aprofundar seu conhecimento bíblico e teológico ao extremo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.