segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

VOZ DA CONSCIÊNCIA x VOZ DO ESPÍRITO

VOZ DA CONSCIÊNCIA x VOZ DO ESPÍRITO


RESUMO:

Este estudo tem por objetivo edificar o Corpo de Cristo. É extremamente importante salientar que todos os comentários são a opinião pessoal do autor baseado naquilo que foi estudado. Aconselha-se ao leitor não simplesmente concordar, mas fazer uma profunda reflexão sobre o assunto para formar a sua própria opinião. Em caso de dúvidas ou sugestões, deve-se mandar um email para ju.e.uli@hotmail.com. Todos os versículos citados são da Bíblia de Almeida, Revista e Atualizada, salvo quando houver indicação contrária.

Palavras-chave: Consciência; Espírito Santo; Moral



1 INTRODUÇÃO

Ao criar o homem, Deus não pegou simplesmente o barro e ajuntou, criando uma massa homogênea com vida. Ele fez um organismo vivo e pensante, complexo e cheio de detalhes que até hoje desafiam o intelecto humano. E um desses aspectos que mais impressionam no homem é a sua consciência. Tanto cristãos ou não-cristãos, sábios e iletrados, ricos e pobres, jovens e velhos, todos são dotados desse senso de moral que nos assombra.
Mas o que é consciência? Como é formada? Quais os benefícios em ouví-la? São tantas indagações que cercam esse assunto! E para aqueles que aceitaram o Senhor Jesus como Salvador, há ainda a dúvida maior: como diferenciar a voz da consciência e a voz do Espírito Santo, já que ambas falam diretamente na nossa mente?
E é para tentar responder a essa macro dúvida que surgiu esse estudo.


2 O QUE É CONSCIÊNCIA?

De acordo com a Wikipédia (2001):

O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras). Em termos psicológicos a consciência é descrita como conduzindo a sentimentos já de remorso, quando o indivíduo age contra seus valores morais, já de retidão ou integridade, quando a ação corresponde a essas normas.
WIKIPÉDIA, 2001.

De uma maneira bem simplista, podemos entender que consciência é a voz interior do homem, aquela que julga se os seus atos estão corretos ou não, de acordo com os seus próprios padrões de retidão e caráter.


3 O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

“Sob um ponto de vista secular ou científico a capacidade de consciência moral é vista como de origem provavelmente genética, com seu conteúdo sendo aprendido como parte da cultura” (WIKIPÉDIA, 2001), ou seja, a consciência do homem é formada já no nascimento através da herança genética, mas o seu padrão de retidão só é acurado com o passar dos anos através da cultura da sociedade em que ele vive.
Vejamos o seguinte exemplo: peguemos um cristão e um judeu. Ambos saboreiam uma deliciosa feijoada. Qual deles ficará com a “consciência pesada”? Provavelmente o judeu. Observe que ambos tem consciência, já que ela foi gerada no nascimento de cada um. Entretanto, para um cristão não há problema nenhum em comer carne suína; já para o judeu o porco é considerado um animal imundo e, portanto, a sua consciência o acusará de tê-lo ingerido.
Esse simples exemplo nos mostra claramente que a nossa consciência não nos diz o que é certo, e sim, o que achamos que é certo.


4 RESULTADOS DE SE OUVIR A CONSCIÊNCIA

Cada vez que o indivíduo ouve a voz da consciência, ele demonstra ao mundo quais são os valores morais que regem a sua vida. O simples fato de ouví-la não garante que a pessoa agirá corretamente, pois os seus valores morais podem estar deturpados.
Assim, agir de acordo com a consciência pode resultar em boas ou más ações, dependendo do grau de moralidade, cultura e caráter do indivíduo. Como então diferenciar se estou agindo mesmo corretamente ou se estou agindo errado e a minha consciência não está me acusando, devido a um baixo padrão moral? É aí que entra o Espírito Santo.


5 A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é um ser pessoal, participante da Trindade divina, ou seja, Ele, Jesus e Deus são um só. Quando Jesus estava prestes a deixar os seus discípulos, Ele prometeu enviar o Consolador, para ficar conosco para sempre (Jo 14.16).
Assim, ao aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador, o indivíduo recebe o Espírito Santo e a partir daí, Ele passa a orientá-lo nas suas questões cotidianas. A voz do Espírito é sempre para nos guiar pelo caminho de Jesus, nos ensinando e nos fazendo lembrar das suas palavras (Jo 14.26).

6 RESULTADOS DE OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO

Como a voz do Espírito sempre nos guia pelo caminho de Deus, ouví-la sempre resultará em boas ações. As verdades da consciência são relativas e volúveis, a Verdade do Espírito Santo é absoluta e definitiva, pois se trata do próprio Jesus (Jo 14.6). Enquanto a nossa consciência é aferida pelo nosso próprio padrão moral, o Espírito age em conformidade com a Palavra de Deus, sempre nos levando ao que é justo e correto, independente da cultura, caráter ou moral do indivíduo.
Nesse ponto, chegamos a óbvia conclusão de que é muito melhor ouvir a voz do Espírito do que a nossa consciência. Entretanto, isso nem sempre é fácil, uma vez que ambas falam diretamente na nossa mente. Como diferenciar, então, quem está falando conosco?


7 COMO DIFERENCIAR A VOZ DA CONSCIÊNCIA E A VOZ DO ESPÍRITO

Há três maneiras básicas de diferenciar a voz da consciência e a voz do Espírito Santo:

7.1 PELA BASE DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO
Devemos sempre nos perguntar: “isso vem da Bíblia ou do homem?” Se vier da Bíblia é o Espírito Santo; se vier de uma ideia de algum homem, de um pensamento filosófico, de uma regra cultural, é a nossa consciência.

7.2 PELO RESULTADO PROPOSTO
Se resultar em uma má ação ou algo contrário a Palavra de Deus, nunca é a voz do Espírito. Um clássico exemplo disso: “uma mentirinha não vai fazer mal. Se eu falar a verdade para ele, vou acabar magoando sem necessidade.”

7.3 PELA INTIMIDADE COM O ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é uma pessoa. Então, para reconhecermos a sua voz, nós precisamos conhecê-lo. Quanto mais você se relaciona com Ele, mais fácil será ouví-lo. Jesus disse que as suas ovelhas conheceriam a sua voz (Jo 10.14-16) e a sua voz é a própria voz do Espírito. Veja o exemplo do profeta Samuel: quando Deus falou com ele no início da sua caminhada, ele não reconheceu a sua voz (1Sm 3.1-10, em especial o versículo 7). Mas, com o passar do tempo, o profeta sabia reconhecer muito bem a voz do Senhor (1Sm 16.1-4).


8 RESUMINDO

Segue abaixo um quadro comparativo entre a consciência e o Espírito Santo:











TABELA 1 – QUADRO COMPARATIVO
Consciência
Espírito Santo
O que é
É uma habilidade do intelecto que distingue o certo e o errado, de acordo com o próprio padrão do ser humano
É um ser pessoal, participante da Trindade divina.
Como surge no interior do homem
Quando o homem nasce
Quando o homem aceita Jesus como Senhor e Salvador
Como define o que é certo ou errado
Através da cultura e do caráter do próprio homem
Através da Palavra de Deus
Resultados ao ouvir a voz
Obras boas e más, dependendo da cultura, caráter e retidão do indivíduo
Obras boas, pois de Deus nunca provém o mal

9 CONCLUSÃO

É muito perigoso ouvirmos somente a voz da consciência, pois ela é moldada de acordo com a nossa cultura. Assim sendo, muitas vezes, a nossa consciência nos leva a ações e julgamentos injustos e incorretos. Analisemos a vida de Jó: embora fosse um homem íntegro, reto e temente a Deus (Jó 1.1), ele apegava-se a sua própria justiça (e não a de Deus) e a sua consciência não o reprovava por isso (Jó 27.6). Mas quando Ele ouviu a voz do Espírito (Jó 38-41), percebeu que não era nada e humilhou-se perante Deus (Jó 42.1-6).
Por isso, “toda consciência necessita ser iluminada por Deus (Hb 9.14), pois o contrário pode fazer naufragar a fé (1Tm 1.19). O cristão deve ter uma consciência limpa e boa (Rm 9.1; 1Co 4.4; 1Tm 1.5)” (DICIONÁRIO DA BÍBLIA DE ALMEIDA, 2005, versão eletrônica).
Nunca se esqueça do que o apóstolo Paulo ensina aos diáconos e, consequentemente, a nós também: que devemos conservar o mistério da fé com a consciência limpa (1Tm 3.9).










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.