segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA, MANTER UMA BOA

CONSCIÊNCIA, MANTER UMA BOA

Definição: Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados, discernindo o certo e o errado, e a sensação de que se deveria fazer o que é certo.
1. Consciência é a voz orientadora de Deus no homem.
· Provérbios 20:27 O espírito do homem é a lâmpada do Senhor; ela esquadrinha todo o mais íntimo do ser. [Ver também Jó 32:8.]
· Isaías 30:21 Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; andai nele.
· João 1:9 [O Espírito de Jesus toca cada homem:] A luz verdadeira que alumia a todos os homens estava vindo ao mundo. [Ver também Jo 14:6.]
· Romanos 2:14,15 [Até mesmo aqueles que não conhecem Jesus pessoalmente têm uma consciência dos padrões divinos, que Ele deu a cada homem.] Quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei.15 Eles mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.

2. Devemos escolher se vamos ou não obedecer à nossa consciência.
· Jó 27:6b Não me reprovará a minha consciência enquanto eu viver.
· Atos 24:16 Por isso sempre procuro ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.
· 2 Coríntios 1:12 Ora, a nossa glória é esta: O testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e especialmente convosco.
· 1 Timóteo 3:9 Conservando o mistério da fé com a consciência pura.
3. Peso na consciência nos condena pelo pecado.
· Jó 15:20a,21a,24a Todos os dias o ímpio sofre tormentos. 21a O sonido dos horrores está nos seus ouvidos. 24a Assombram-no a angústia e a tribulação; prevalecem contra ele.
· Salmo 40:12b [O rei Davi orou:] As minhas iniqüidades me prenderam, e não posso ver. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração desfalece.
· Salmo 73:21 O meu coração se amargurou, e senti picadas nos meus rins.
· Isaías 59:12 Pois as nossas transgressões se multiplicam perante Ti, e os nossos pecados testificam contra nós. As nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades.
· Romanos 1:18,19 [Deus fala à consciência de todos sobre os seus erros.] Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade pela injustiça, 19 visto que o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou.

4. Quando resistimos à verdade ela perde poder sobre a nossa mente. Se não damos ouvidos à nossa consciência, com o tempo ficamos insensíveis a ela.
· Jeremias 6:15a Estão envergonhados da sua abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonharam; nem mesmo sabem que coisa é envergonhar-se.
· Mateus 6:22,23 A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas! [Ver também Lc 11:34,35.]
· Romanos 1:21 Pois tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças, antes seus raciocínios se tornaram fúteis, e seus corações insensatos se obscureceram.
· Efésios 4:17-19 Portanto, digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade do seu pensamento, 18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. 19Tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à dissolução para, com avidez, cometerem toda a sorte de impureza.
· 2 Tessalonicenses 2:10-12 E com todo engano da injustiça para os que perecem. Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira, 12 e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
· 1 Timóteo 4:2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência.
· Tito 1:15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes a sua mente como sua consciência estão contaminadas.
· 2 Tessalonicenses 2:7 [Nos Últimos Dias, a convicção do Espírito Santo deixará de restringir o comportamento desregrado e rebelde do homem, e a Terra será um inferno:] Pois já o mistério da injustiça [o espírito do Anticristo] opera; somente há um [o Espírito Santo] que agora o detém até que seja afastado.

5. Exemplos bíblicos de peso na consciência:
· Gênesis 3:6b-11 [Após comerem o fruto proibido, Adão e Eva ficaram com peso na consciência:] Tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; coseram, pois, folhas de figueira, e cingiram-se. Então ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás?10 Ele respondeu: Ouvi a Tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me. 11 Perguntou-lhe Deus: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
· Gênesis 42:21 [Os irmãos de José:] Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma, quando nos rogava, mas nós não o atendemos; é por isso que vem sobre nós esta angústia.
· Êxodo 9:27 [O faraó do Egito:] Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Desta vez pequei. O Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos ímpios.
· 1 Samuel 24:5-6 [O rei Davi sentiu-se mal por ter cortado em secreto a orla do manto do rei Saul:] Depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. Disse ele aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor.
· 2 Samuel 24:10 [Rei Davi:] Mas o coração de Davi o acusou depois de haver ele levantado o censo do povo, e disse ao Senhor: Muito pequei no que fiz. Porém agora, ó Senhor, peço-Te que perdoes a iniqüidade do Teu servo. Procedi mui loucamente.
· Esdras 9:6 [Esdras, o sacerdote e escriba, disse:] Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a Ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos Céus.
· Daniel 5:6 [O rei Belsazar da Babilônia:] Então se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram [quando viu a mensagem de julgamento de Deus, a “escritura na parede”]; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro.
· Mateus 26:75 [O apóstolo Pedro:] Então Pedro se lembrou das palavras que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes Me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. [Ver também Mc 14:72; Lc 22:61,62.]
· Mateus 27:3-5 [Judas Iscariote:] Então Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
· João 8:9 [Os escribas e fariseus, que tinham acusado a meretriz e estavam para matá-la a pedradas:] Quando ouviram isto [o que Jesus disse em defesa da mulher], foram-se retirando um a um, a começar pelos mais velhos, até que ficou só Jesus e a mulher no meio onde estava.
· Atos 2:37 [A multidão a quem Pedro testemunhou sobre Jesus:] Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
· Atos 9:5 [Saulo de Tarso, que tinha perseguido os cristãos, e que depois se tornou Paulo, o apóstolo:] Ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões [a sua consciência sob convicção do erro]. *(ERC) (Ver também At 26:14.)

6. A salvação, através da graça, limpa a consciência do sentimento de culpa por erros passados.
· Romanos 8:1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
· Hebreus 9:14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo?
· Hebreus 10:22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
· 1 João 3:19-21 Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dEle tranqüilizaremos o nosso coração,20 sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.21Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus.

7. Ir contra a nossa consciência é violar a nossa fé, e um pecado.
· Romanos 14:22a,23b Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. 23b E tudo o que não provém de fé é pecado.
· Romanos 7:22,23 Pois segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus, 23 mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
· 1 Coríntios 8:7b [Paulo fala dos convertidos de religiões pagãs que comiam comida sacrificada a ídolos durante a sua adoração a eles, e que depois de tornarem-se cristãos às vezes sentiam-se tentados a continuar tais práticas.] Alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem coisas sacrificadas ao ídolo, e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.
· 1 Timóteo 1:19 Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, havendo rejeitado, vieram a naufragar na fé.

8. Uma consciência limpa perante Deus nos dá convicção, possibilitando-nos superar circunstâncias e as opiniões dos outros.
· Provérbios 28:1 Fogem os ímpios sem que ninguém os persiga, mas os justos são ousados como o leão.
· Atos 4:19,20 [Pedro e João eram fiéis em obedecer à sua consciência e convicções.] Responderam, porém, Pedro e João: Julgai vós se é justo, diante de Deus, obedecer antes a vós do que a Deus? 20 Pois não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. [Ver também At 5:29.]
· Atos 23:1 Paulo fitou os olhos no Sinédrio, e disse: Irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.
· Romanos 9:1 Em Cristo digo a verdade, não minto dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo.
· Romanos 14:22b Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova.
· 1 Timóteo 1:5 Ora, o intuito deste mandamento é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, de uma fé não fingida.
· Hebreus 13:18 Orai por nós. Estamos persuadidos de que temos boa consciência, desejando em todas as coisas portar-nos corretamente.

9. Mesmo que a nossa consciência não nos condene, devemos levar em consideração a fé de outros.
· Romanos 14:1-7 Ora, quanto ao que é fraco na fé, recebei-o, mas não para condená-lo em questões discutíveis . Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, pois Deus o recebeu por seu.
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai. E estará firme, pois poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Pois nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
· Romanos 14:14-20 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesmo imunda. Mas se alguém a tem por imunda, então para esse é imunda. 15Se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. 16 Não seja blasfemado o vosso bem. 17 Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo, 18 porque quem nisto serve a Cristo, agradável é a Deus e aprovado pelos homens. 19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. 20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas é errado o homem comer com escândalo.
· 1 Coríntios 8:9-13 Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira motivo de tropeço para os fracos.10 Pois se alguém te vir, a ti, que tens ciência, à mesa em templo de ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 E, assim, pela tua ciência perecerá o irmão fraco, por quem Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. 13Pelo que, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. [Ver também 1Co 10:28-32.]

10. Manter uma boa consciência também é parte importante do nosso exemplo cristão.
· Romanos 13:5 [Precisamos obedecer as leis locais, não só para evitarmos uma punição, mas para seguirmos o que sabemos ser certo.] Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do castigo, mas também por causa da consciência.
· 2 Coríntios 4:2 Pelo contrário, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam; não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Antes, recomendamo-nos à consciência de todos os homens, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
· Hebreus 13:18 Orai por nós. Estamos persuadidos de que temos boa consciência, desejando em todas as coisas portar-nos corretamente.
· 1 Pedro 3:16 Tende uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.