terça-feira, 21 de janeiro de 2014

É CORRETO USAR O TERMO ALELUIAS?


É correto usar o termo aleluias?

 

Aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluya em hebraico padrão ou Halləlûyāh hebraico tiberiano), que significa "Louvem! Adorem! (הַלּלוּ) Yah (Jah) Deus (יָהּ)" ou "Elogio (הַלּלוּ) [o] SENHOR Deus")(יָהּ).

A palavra Aleluia como descrita nos Salmos e no Apocalipse, é uma combinação de (הַלְּלוּ) Hallelu e (יָהּ) Yah ou (Jah).

Yah ou Jah é uma forma abreviada representada pela primeira metade do Tetragrama הוהי,(YHWH, IHVH, JHVH), isto é, as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico.

Aleluia aparece junto com “amém” no fim do quarto livro dos Salmos (Salmo 106.48). Para a maioria dos cristãos, a palavra "aleluia" é uma palavra de elogio ou louvor a Deus. A palavra é usada no Judaísmo como parte das orações de Hallel. Aleluia é a forma latina da palavra, e é usado por protestantes e católicos em preferência a Hallelujah, conforme usado em muitos idiomas.

O termo é usado 24 vezes na Bíblia Hebraica e, com exceção do Salmo 135.3, introduz e/ou conclui os Salmos em que se encontra. Também aparece outras 4 vezes na transliteração grega do Apocalipse de São João.

Esta palavra aparece no Novo Testamento apenas em Apocalipse 19.1,3,4,6. Trata-se de uma transliteração do termo grego (allhlouia) allelouia  uma expressão que significa Louvai ao Senhor (JAVÉ).

ALELUIA, portanto deriva-se das duas palavras hebraicas: (הַלְּלוּ) Hallelu, que significa “louvor”, e (יָהּ) Yah ou (Jah). Significando, então “louvai ao Senhor”.

Usar a palavra "aleluia" no plural não é correto, já que seu significado também não permite plural. Portanto não existe "aleluias". Se encontrarmos a palavra no plural, a tradução não está certa.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.