terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ALELUIA OU ALELUIAS?


Aleluias ou Aleluias?

 

ANALISANDO A EXPRESSÃO "ALELUIA!"

 

Nos últimos tempos, na igreja chamada evangélica, as expressões amém e aleluia tem tomado uma conotação diferente da encontrada na Escritura. Temos visto pessoas nas igrejas usando o amém como forma de animação de auditório e usando como pergunta, quando na escritura o amém é sempre uma confirmação espontânea. Hoje quero falar da expressão aleluia, pois temos visto muitas pessoas usado-a no plural (aleluias). Algumas pessoas a fazem por moda (vê os outros fazerem), outras por não conhecerem (por ignorância), por isso, o meu desejo é dá uma luz ou trazer esclarecimento e para isso vou fazer sete observações importantes sobre a expressão aleluia na Bíblia.

A primeira observação é que, “Aleluia” é uma transliteração do hebraico – halleluyah hallel, que significa louvor e Yah – Yah é uma abreviação de Yahweh e que significa Deus;

A segunda observação é que, o significado de “Aleluia” é: louvor ao Senhor; louvai vos a Deus; ou ainda, louvado seja Deus;

A terceira observação é que, este termo (Aleluia) com o passar dos tempos, tornou-se universal e também um convite ou uma convocação padrão para se louvar a Deus no templo;

A quarta observação é que, “Aleluia” aparece 26 vezes na Bíblia, sendo 22 nos Salmos e 4 vezes em Apocalipse (19:1,3,4,6);

A quinta observação importante é que, nos salmos encontram-se “Aleluia” no começo e no fim. Por exemplo:

a) Os salmos que começam com Aleluia, são: 111 e 112.;

b) Os salmos que terminam com aleluia, são: 104, 105, 115, 116, 117 e 147;

C) E os salmos que começam e terminam com Aleluia são: 106, 113, 135,146, 148, 149 e 150;

A sexta observação é que, em Apocalipse o uso de “Aleluia” se transforma em uma convocação de louvor em um coro celestial;

E a sétima observação importante é que, “você não vai encontrar “Aleluia” no plural (aleluias) porque Aleluia sempre aparece no singular, isto porque, no entendimento dos escritores da Bíblia, o único digno de louvor é o Senhor. O Senhor é o único digno de ser louvado. O louvor é do nosso Deus somente, por isso, o convite, a convocação que os escritores fazem é para louvar o único Deus verdadeiro, portanto, no singular e nunca no plural. Que possamos, também, ter esta compreensão que o único digno de louvor é o Deus Criador do céu e da terra, o Deus da Escritura. Aleluia!

 

•Evangelho de S. João 10:30 - Eu e o Pai somos "um".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.