sábado, 7 de novembro de 2015

Lição 5 Caim era do maligno.

Lição 5 Caim era do maligno.

Texto Áureo
"[...] Que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão [...]." ( 1 Jo 3.11,12)


VERDADE PRÁTICA
Quem ama de verdade não se deixa dominar nem pela inveja nem pelo ódio.

LEITURA DIÁRIA

Gn 4.1 – Caim, o primogênito de Adão, era mau

Gn 4.2 – Caim, foi um importante lavrador da terra

Gn 4.5 – Caim e sua oferta foram rejeitados por Deus

Gn 4.6 – Caim tinha o seu coração tomado pelo rancor

Gn 4.8 – O ódio e o rancor fizeram de Caim um homicida

1 Jo 3.12 – Caim foi dominado pelo pecado, pois seu coração era mau

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 4.1-10
1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 - E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 - E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 - E o SENHOR  disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 - Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9 - E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

OBJETIVO GERAL
Conscientizar dos perigos de se deixar dominar pela inveja e pelo ódio.

HINOS SUGERIDOS: 75,126,330 da Harpa Cristã

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Explicar porque Caim era do maligno;
Compreender porque Deus rejeitou o sacrifício de Caim; 
Explicar que ódio e a inveja de Caim o levaram a matar seu irmão.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O capítulo 4 do livro de Gênesis nos mostra que o pecado de Adão e Eva não afetou somente eles, mas trouxe sérios infortúnios para seus descendentes. A história do pecado de Caim, muito se assemelha a de seus pais, pois podemos ver um ato de violação (4.8), uma cena de julgamento (4.9-15) e a execução da sentença divina sobre o pecador (4.16).
Caim tinha um coração mau, dominado pelo ódio e a inveja, por isso, teve o seu sacrifício rejeitado. Deus não olhou e não olha para a oferta em si, mas o mais importante é o coração do ofertante, por isso, Jesus declarou: "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta" (Mt 5.23,24). Jamais poderemos comprar a Deus ou impressioná-lo com as nossas ofertas, pois tudo que existe nos céus e a Terra pertence ao Senhor. Ele é o dono da prata e do ouro. Sejamos fiéis ao Senhor em nossas ofertas, mas que jamais venhamos a permitir que nossos corações sejam contaminados pelo pecado.


IMPIEDADE. A vileza de desonrar a Deus.
INVEJA. A tristeza pelo sucesso do outro.
IRA. O vento que apaga a lâmpada da mente.
REBELDIA. A insistência em andar na contramão.
HOMICÍDIO. Um atentado contra a santidade da vida.
IMPENITÊNCIA. Um coração refratário à obra da graça.
ORGULHO. O primeiro e o pior pecado.
Os Sete Pecados de Caim foi o título de uma série de sermões expositivos que Judiclay pregou na Igreja Batista Betel  em fevereiro de 2010. 

POR QUE CAIM MATEU ABEL?

Partindo do pressuposto que o melhor comentário da Bíblia é a própria Bíblia, encontramos a resposta nas Escrituras. O Novo Testamento lança luz sobre o Antigo Testamento e revela a razão pela qual Caim matou o seu irmão. “O motivo íntimo do desumano ato de Caim é revelado em 1 João 3.12”.

“Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1 Jo 3.11-12).

O apóstolo João interpreta a narrativa de Gênesis e afirma que o motivo principal do crime era a natureza pecaminosa de Caim, cujo coração era maligno e perverso. João é categórico ao dizer que Caim era do Maligno e suas obras eram más. Tendo em vista que nada incomoda mais as trevas do que a luz, Caim nutria uma diabólica animosidade para com Abel, homem de fé (Hb 11.4) e justo (Mt 23.35).

“Os atos de Caim era malignos, e os de seu irmão eram justos. Esses dois adjetivos oferecem contraste. A palavra grega para maligno é a mesma que João usa para descrever Satanás (2.13,14; 5.18,19). Em resumo, João revela que as obras de Caim tiveram sua origem em Satanás. O termo justo, porém, é um termo que se refere a Jesus Cristo (1.9;2.1,29;3.7) Em outras palavras, Caim pertencia a Satanás e Abel pertencia a Deus”. [ii]

A Bíblia ensina que cada pecado, alimentado e conservado, gera outro pecado. “O caminho do pecado é descendente, e os homens que estão no pecado vão de mal a pior”.[iii] O salmista diz que “um abismo chama outro abismo” (Sl. 42.7) Há pecados que servem como úteros para outros pecados. Em seu caminho de transgressão, Caim pecou contra o seu irmão, tirando-lhe a vida de uma maneira tão cruel. No entanto, o pecado de Caim foi primariamente contra o seu Criador. “O pecado é um desafio à justiça de Deus, um roubo à sua misericórdia, um zombar de sua paciência, um desprezo ao seu poder e um desdém ao seu amor”, afirma John Bunyan.
  
Os Sete Pecados de Caim: os descaminhos do filho de Adão é um livro cujo propósito é denunciar a potencialidade destrutiva do pecado, com seus perigos e conseqüências. Como bem exortou William Gurnall: “Nunca pense que você encontrará mel no pote, se Deus escrever veneno no rótulo”. Portanto, evitar o caminho de Caim é fundamental para todos os que querem permanecer no verdadeiro Caminho e, como Abel, viver pela fé e ser justo.











COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O capítulo 4 de Gênesis apresenta a triste história do primeiro homicídio da Terra. Caim, o primeiro homem nascido de mulher, matou o próprio irmão depois que teve sua oferta recusada por Deus. O que deveria ser uma ocasião de ações de graças enlutou a família de Adão. Caim demonstrou, dessa forma, que era do maligno, que tinha um coração e atitudes que desagradavam a Deus.

PONTO CENTRAL
O coração de Caim era mau, por isso, Deus rejeitou a sua oferta. 













I - CAIM, SEGUIDOR DE SATANÁS

1. A semente da mulher. O nascimento de Caim foi acolhido com ações de graças a Deus. Ao contemplar o filhinho, exclamou Eva: "Alcancei do Senhor um varão" (Gn 4.1). Eva considerou que seu primeiro filho foi um presente de Deus. A seguir, nasceu Abel, o segundo filho, e a partir daí a narrativa bíblica vai apresentar as profissões de cada um dos irmãos: Caim se tornou um lavrador, e Abel, um pastor.
Satanás, pelo que inferimos dos fatos, não teve muito esforço em aliciar o primeiro filho de Adão. Dessa forma, Caim entra para a História Sagrada como o primeiro discípulo declarado do Diabo, cuja lista seria longa e enfadonha: Faraó, Herodes, Stalin, e alguns contemporâneos nossos.   

2. O agricultor. Já homem feito, pôs-se Caim a trabalhar a terra, conforme o Senhor havia ordenado (Gn 1.26-28). E, pelo que depreendemos, ele foi muito bem-sucedido como agricultor. A Terra, embora amaldiçoada pela transgressão de seu pai, não lhe negou colheita alguma. Solo arável não lhe faltava naquele mundo sem fronteira.

3. A apostasia de Caim. Apesar de seu sucesso profissional, Caim não se voltou a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.23). Antes, deixou-se cooptar pelo Diabo. Este, sempre oportunista, fez daquele jovem o seu principal aliado, objetivando frustrar a redenção da humanidade.
Mas Satanás estava enganado. Embora sagaz, pouco sabia dos reais planos de Deus para a nossa salvação. Enquanto isso, ia o jovem Abel tangendo o seu gado na graça divina.

SÍNTESE DO TÓPICO I
Caim entrou para a história de uma maneira triste, ele se tornou o primeiro homicida da humanidade.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 "A história dos primeiros dois rapazes nascidos a Adão e Eva realça as repercussões do pecado dentro da unidade familiar. Caim e Abel, tinham temperamentos notavelmente opostos. Caim gostava de trabalhar com plantas. Abel gostava de estar com animais. Ambos tinham uma disposição de espírito religioso.
Os filhos de Adão levaram sacrifícios ao Senhor, o primeiro incidente sacrificial registrado na Bíblia. Que Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura não quer dizer necessariamente que animais são superiores a plantas para propósitos sacrificiais. Por que atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta fica evidente à medida que a história se desenrola. A primeira pista aparece quase imediatamente. Caim não suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar. A preferência do Senhor por Abel encheu Caim de raiva. Só Caim podia ser o 'número um'.
O Senhor não estava ausente na hora da adoração. Ele abordou Caim e lhe deu um aviso. Deus não o condenou diretamente, mas por meio de um jogo de palavras informou Caim que ele estava em real perigo. Em hebraico, a palavra aceitação é, literalmente, levantamento, e está em contraste com descaiu. Um olhar abatido não é companhia adequada de uma consciência pura ou de uma ação correta. O ímpeto das perguntas de Deus era levar Caim à introspecção e ao arrependimento" (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol I.  Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 43).

CONHEÇA MAIS
*Caim, um homem dominado pela maldade
"Ele foi amaldiçoado por Deus no sentido de
Deus já não abençoar seus esforços para extrair da terra o seu sustento. Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento diante de Deus.
O sinal posto em Caim talvez deva ser entendido como posto em Caim para assegurá-lo da promessa de Deus. Caim não sofreu pena de morte nesse tempo. Posteriormente, quando a iniquidade e a violência da raça humana tornou-se extrema na terra, a pena de morte foi instituída (Gn 9.5,6)". Para conhecer mais leia Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 39.





II - O CULTO DE CAIM

A Escritura diz que, passado algum tempo, Caim e Abel trouxeram, do fruto do seu trabalho, uma oferenda ao Senhor.

1. O sacrifício rejeitado. "E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor" (Gn 4.3). É provável que ele tenha aprendido a cultuar a Deus com o seu pai, Adão, pelo menos, exteriormente. Do fruto de sua colheita, separou uma oferta ao Criador. Podem ter sido frutas, legumes ou cereais, oferendas válidas (Lv 23.10).
Abel também pôs-se a cultuar o Senhor, oferecendo-lhe as primícias do rebanho (Gn 4.4). Diz o texto sagrado que Deus atentou para o sacrifício de Abel, mas rejeitou o de Caim (Gn 4.5). O problema não estava na oferta, mas no ofertante. Tanto a oferta de animais, como a de frutos da terra, eram igualmente aceitáveis no culto divino. Não nos esqueçamos de que o Senhor viria a reprovar até mesmo a oferta animal ao tornar-se esta formal e impiedosa (Jr 6.20).

2. A atitude interior reprovada. Por que o Senhor reprovou o sacrifício de Caim? Porque o seu culto não passava de uma mera formalidade. Como se não bastasse, apresentava-se a Deus com a alma tomada pelo ódio. Naquele instante, indaga-lhe o Senhor: "Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?" (Gn 4.6). Por esse motivo, recomenda-nos Paulo: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda" (1 Tm 2.8).
Na Igreja de Deus não pode haver espaço para homens iracundos e contenciosos, que farão da obra do Senhor uma causa de ganho pessoal. Deus não se agrada de pessoas que agem dessa forma 

3. O pecado sempre presente. Se Caim o quisesse, poderia reverter aquela situação, dominando o seu coração homicida. Eis o que lhe aconselha o amoroso Deus: "Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás" (Gn 4.7).
Caim racionaliza o seu pecado. Recusando-se a fazer o bem, permitiu que Satanás lhe tornasse mal o coração. Neste, o homicídio foi um processo que, germinado pela inveja, frutificou numa ira assassina (Tg 1.13-15). Se não quisermos pecar contra Deus, não permitamos que o pecado nos germine na alma. Arranquemos, pois, as ervas daninhas que Satanás nos lança no íntimo.

SÍNTESE DO TÓPICO II
O coração de Caim era mau, por isso, sua oferta foi rejeitada pelo Senhor.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"'E irou-se Caim fortemente' (4.5). A ira de Caim mostra quão decidido ele estava em agir por conta própria, sem se submeter a Deus. A ira é uma emoção destruidora. Nunca poderemos nos desculpar por ter ofendido alguém dizendo: 'Tenho um temperamento agressivo'. Precisamos considerar a ira como pecado e conscientemente nos submeter à vontade de Deus" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p 28).




















III -CAIM NÃO GUARDOU O SEU IRMÃO

O crime de Caim foi doloso. Além de mover um ódio doentio contra o irmão, dissimuladamente levou-o até a cena do crime, onde veio a matá-lo.

1. O crime. Narra o autor sagrado que, estando ambos no campo, longe dos olhos dos pais, Caim insurgiu-se contra Abel e o matou (Gn 4.8). Assassino dissimulado e cruel, aproveitou-se da confiança de seu irmão para matá-lo. Esse fato deve nos servir de aviso: até que ponto estamos nutrindo sentimentos perniciosos contra nossos irmãos a ponto de planejar contra eles o mal ou coisa pior? Que Deus nos faça refletir sobre nossas atitudes e não nos deixe ser pessoas como Caim.

2. O álibi. Quando inquirido por Deus acerca do paradeiro do irmão, Caim desculpa-se, como se estivesse noutro lugar, quando da morte de Abel: "Não sei; sou eu guardador do meu irmão?" (Gn 4.9). O seu álibi é energicamente destruído pelo justo Senhor: "Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra" (Gn 4.10).
Há muito sangue clamando no mundo. A pergunta não haverá de ser emudecida: "Onde está Abel, teu irmão?" (Gn 4.9). O que responderemos? De fato, somos chamados a demonstrar amor e respeito uns pelos outros, pois somos guardadores de nossos irmãos. 

3. A marca do crime. Como a administração da justiça ainda não havia sido delegada à comunidade humana, o Senhor põe um sinal em Caim, para que ninguém viesse reivindicar-lhe o sangue de Abel (Gn 4.15).
Caim, de fato, não foi penalizado com a morte, mas ficou marcado para o resto de seus dias, dando início a uma geração de assassinos, devassos e inimigos de Deus. 

SÍNTESE DO TÓPICO III
O ódio e a inveja levaram Caim a matar o seu irmão.

De fato, somos chamados a demonstrar amor e respeito uns pelos outros, pois somos guardadores de nossos irmãos.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 "Caim foi amaldiçoado por Deus no sentido de Deus já não abençoar seus esforços para extrair da terra o seu sustento (vv. 2,3). Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento diante de Deus, pois afastou-se do Senhor e procurou viver sem a sua ajuda (v. 16).
O sinal na testa de Caim (4.15) talvez deva ser entendido como posto em Caim para assegurá-lo da promessa de Deus. Caim não sofreu pena de morte nesse tempo. Posteriormente, quando a iniquidade e a violência da raça humana tornou-se extrema na terra, a pena de morte foi instituída (9.5,6).
Caim e seus descendentes foram os cabeças da civilização humana até hoje desviada de Deus. A motivação básica de todas as sociedades humanistas está em superar a maldição, buscar o prazer e reconquistar o 'paraíso', sem submissão a Deus. Noutras palavras, o sistema mundial fundamenta-se no princípio da autorredenção da raça humana na sua rebelião contra Deus" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 39).

CONCLUSÃO
O exemplo de Caim deve nos fazer lembrar de que precisamos ter uma vida íntegra diante de Deus e demonstrar amor e respeito para com o nosso próximo.
Abel foi o primeiro crente a ser arrolado entre os heróis da fé. Quanto a Caim, foi o primeiro ser humano a ter o nome riscado do Livro da Vida.  
O que lhe faltava? Uma vida que agradasse a Deus e o exercício do amor fraternal. Quando não se ama como Jesus amou, o homicídio torna-se corriqueiro na vida do homem. Por isso, há tantos homicídios em nosso meio. Homicídios espirituais, morais e emocionais. Lembremo-nos das palavras de João: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas" (1 Jo 3.11,12).

PARA REFLETIR
A respeito do livro de Gênesis:

O que levou Caim a odiar Abel?
O fato da oferta de Abel ser aceita e a dele não.

Como era o culto de Caim?
O culto de Caim era para satisfazer o seu ego.

Por que o ofertório de Caim foi reprovado?
Porque seu coração era mau, cheio de inveja e ódio.

Que desculpa deu Caim ao Senhor?
Ele afirmou estar em outro lugar quando da morte de Abel.

Quais as características da geração de Caim?
Uma geração perversa e contumaz.

CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 64, p. 39.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição.  São artigos que buscam expandir certos assuntos.

SUGESTÃO DE LEITURA

Hermenêutica Fácil e Descomplicada
Esse livro, mais prático do que teórico, visa criar no leitor, interesse e comprometimento pela interpretação das Escrituras.

Quem é Você para Julgar
É um livro sobre discernimento; a competência de distinguir o falso do verdadeiro. Como podemos nos precaver do farisaísmo, de um lado, e da credulidade descuidada, de outro?

Visão Panorâmica do Antigo Testamento
É uma ajuda à compreensão dos livros do Pentateuco. Este livro contém análises sobre a formação do Canon sagrado, sua credibilidade.















A oferta de Caim
Nós bem sabemos que, no princípio Deus criou o homem, mas este pecou e, por isso, foi lançado fora do Éden. Após essa queda, Adão e Eva começaram a povoar a terra e tiveram filhos e filhas, conforme vemos a seguir:

“1 Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; 2  homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. 3  Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. 4  Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas.” (Gênesis 5:1-4 RA)

Não é difícil imaginar que Adão e Eva tenham contado suas histórias a seus filhos e tenham lhes falado acerca do local de onde vieram, da comunhão com o Deus único, do resultado de sua escolha em desobedecer a Deus e de como foram recebidos novamente na presença do criador após o pecado: um cordeiro foi sacrificado para que os dois se cobrissem e pudessem se apresentar a Deus.

Partindo da suposição de que os filhos de Adão e Eva sabiam que Deus havia utilizado um cordeiro como sacrifício para restaurar a comunhão com eles, podemos imaginar que tanto Abem como Caim tinham como saber que o sacrifício de um cordeiro servia, no mínimo, para esse propósito de estabelecer comunhão de Deus e aniquilar o pecado que faz a separação entre o santo e o impuro.

Entretanto, o comportamento desses dois filhos de Adão resultaram em reações divinas diferentes. Abel, fez-se agradável a Deus e lhe ofereceu um sacrifício retirado das primícias do seu rebanho, o que foi bem recebido pelo Senhor. De modo diverso, Caim torna-se um homem cujas obras Deus não se agradou. Este, também, fez uma oferenda ao Senhor: o produto de sua lavoura. Mas, sua oferta não foi bem recebida pelo Senhor.

A questão é: por que Deus não se agradou da oferta de Caim, uma vez que ele era lavrador e deu ao Senhor, espontaneamente, do fruto de seu trabalho?

“2 Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. 3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. (Gênesis 4:2-3 RA)

É claro que do ponto de vista profético, Abel estava mais bem posicionado, uma vez que sua oferta atingiu em cheio o centro do projeto de Deus para a salvação do homem e para o estabelecimento da comunhão entre ambos.

Porém, poderíamos pensar que Deus não foi justo com Caim, pois ele ofertou o que tinha de melhor, o fruto de seu trabalho como lavrador. Ademais, Deus poderia ter relevado o fato de Caim não ter acertado o alvo por não ter sido instruído clara e previamente a esse respeito.

Como a narrativa bíblica neste ponto é pouco esclarecedora sobre os motivos que levaram Deus a desagradar-se da oferta de Caim, temos que observar melhor o texto, o contexto em que os fatos ocorreram e outros textos relacionados. Uma coisa importante a se notar é que, primeiramente, Deus olhou para o homem e para o seu comportamento, suas atitudes, e não para a sua oferta, conforme se vê a seguir:

“4  Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; 5  ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gênesis 4:4-5 RA)

Antes da referência acerca da oferta, a bíblia é clara em dizer que Deus agradou-se de Abeu e não agradou-se de Caim. Somente depois vem a referência sobre a oferta.

Os versos seguintes nos mostram claramente que Deus aponta onde estava o erro de Caim, em seu procedimento, que era continuamente mau, senão vejamos:

“6 Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? 7  Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gênesis 4:6-7 RA)

Pelo visto, o comportamento de Caim não era bom. Ele procedia mal e, por isso, não alcançava aprovação de Deus antes mesmo de ofertar. João, nos deixa claro que o comportamento de Caim era mau e que suas obras eram más. Isso já estava em seu coração antes mesmo de assassinar fisicamente seu irmão, do qual tinha inveja por ser ele um homem de obras justas.

“ não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.” (1 João 3:12 RA)

O que estamos apontando é para o fato de que as obras de Caim eram más, no plural, ou seja, todas as suas obras eram desagradáveis a Deus, antes mesmo de matar seu irmão. Seu sentimento em relação ao seu irmão já era mau e foi exatamente isso que fez com que sua oferta desagradasse a Deus. Pior! Caim é soberbo! Não reconhece seus erros, não se arrepende, não confessa e não pede perdão pelo mal que comete contra seu irmão. Até mesmo depois de assassinar Abel, age com arrogância diante de Deus, senão vejamos:

“Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não seiacaso, sou eu tutor de meu irmão?” (Gênesis 4:9 RA)

Ao observar esses textos bíblicos podemos entender que muito mais Caim necessitava de apresentar a Deus uma oferta de arrependimento, apontando para o sacrifício que substitui o pecador arrependido e necessitado de voltar à comunhão com Deus. Caim precisava oferecer a Deus um cordeiro! Isso seria, de fato, agradável a Deus, um coração contrito e arrependido:

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17 RA)

Então, por que Deus não se agrada da oferta de Caim? Porque, primeiramente, não se agradava do próprio Caim, de seu comportamento, de suas obras e do modo como desprezava seu irmão em seu coração, a ponto de matá-lo, mostrando que, para ele, seu irmão não tinha nenhum valor.

Assim procedem os que desprezam seus irmãos: procuram matá-los. Vejamos o texto em que João faz essa conexão com precisão:

“10  Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. 11 ¶ Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; 12  não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. 13  Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia. 14  Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. 15  Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.” (1 João 3:10-15 RA)

Ora, devemos aprender essa lição! Antes de pensarmos em ofertar a Deus, devemos examinar nossos corações. Talvez, antes de oferecermos o fruto do nosso trabalho a Deus, devamos nos arrepender de nossos pecados, especialmente sobre o modo como tratamos nossos irmãos.

De nada adianta ao homem fazer ofertas maravilhosas a Deus se seu comportamento lhe é desagradável, entregue ao pecado, que jaz à porta. Vejamos uma outra passagem bíblica onde o próprio Jesus bem representa esse sentimento de Deus:

“23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24  deixa perante o altar a tua ofertavai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” (Mateus 5:23-24 RA)

O que Jesus está a nos ensinar é que se estamos desagradando a Deus com o nosso comportamento, nossa oferta não atingirá o coração de Deus. É preciso deixar a oferta para depois.

Primeiro, Deus olha para o nosso comportamento. Depois disso, ele olha para a nossa oferta. Especialmente por isso, nossa primeira oferta tem que representar nosso arrependimento pelos nossos pecados.

 


As Duas Sementes: Lobo x Ovelha

TEXTO: Romanos 9: 1-24
PENSAMENTO: As ovelhas manifestam o fruto do Espírito, e não se confundem com os lobos, porque suas atitudes e seu comportamento são diferentes. O lobo engana, mas por pouco tempo, já que é o próprio Espírito quem produz esse comportamento nas Suas ovelhas. O lobo não permanece na casa do Pai, pois ele não é filho.
1. Um lobo pode se vestir de ovelha, mas não pode se comportar como uma delas.
a) Gl 5: 22
* As ovelhas manifestam o fruto do Espírito.
b) Rm. 8: 5-9
* Quem produz esse comportamento é o Espírito.
c) 1ª Jo 2: 19;
Mt 12: 33-37
* O lobo não permanece.
2. Era um plano de Deus fazer separação entre as duas sementes.
a) Gn. 3: 15
* Deus promete fazer separação e inimizade.
b) Ex. 34: 11-17
* Deus adverte contra a infidelidade.
c) Dt 7: 4-5
* Não devemos fazer alianças com os filhos da perdição.
d) Gn 9: 25-27
* A semente da perdição sobrevive através de Cão.
e) Gn 10: 19
* Sodoma e Gomorra – cidade dos filhos da perdição.
f) Gn 13: 13
* Homens maus e pecadores.
g) Gn 18: 23-33
* Deus guarda a semente.
h) Gn 22: 18
* a semente é abençoada para sempre.
i) Gn 24: 3
* Não se casem com esta semente da perdição.
j) Gn 28: 1
* Não tomem mulheres dos cananeus.
l) Gn 36: 2:
Rm. 9: 11, 12
* Esaú tomou esposa entre os cananeus.
m) Sf. 2: 4, 5
* Deus faz ameaças contra os filisteus.
3. Nascimento das duas sementes.
a) Gn 3: 13-15
* a serpente me enganou e eu comi.
b) Gn 4: 5
* Deus não recebe a oferta do filho da perdição.
c) Gn 5: 1-5
* Deus não reconhece Caim como descendente de Adão.
d) 16 Jo 3: 12
* Caim era filho da perdição.
4. Nascimento de Jesus.
a) Mt 1: 18-25
* O que nela foi gerado é do Espírito Santo.
b) Jo 1: 1, 2
* E o Verbo era Deus.
c) 1ª Tm. 3: 16
* Jesus era o mistério revelado.
d) 1ª Jo 1: 1-4
* E a vida se manifestou.
5. PALAVRA FINAL
Tu és uma ovelha do Senhor, renascida de semente incorruptível, e por causa desta semente divina tu conheces a voz do teu Pastor e lhe obedeces, és predestinada para reinares em vida.




As duas Sementes

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.  (Gênesis 3:15)
PENSAMENTO:
O propósito deste estudo é entendermos claramente que neste mundo há duas sementes: os filhos de Deus, predestinados para salvação e os filhos do diabo que foram destinados para perdição.
1. Desde que entrou o pecado no mundo, Deus quis fazer separação entre a semente de Deus e a semente do diabo.
         a) Porei inimizade entre ti e a mulher – para justificar a Sua ira, Deus devia ter matado Lúcifer por este ter induzido Adão e Eva a desobedecerem a Deus, mas não poderia porque Deus é amor e não poderia se contradizer matando sua criação; então, Deus permitiu que no ventre da mulher fosse gerada a semente da perdição. Algo se passou, porque Caim nasceu, ele já era filho do maligno. (A massa do ventre de Eva teve parte com o diabo). A partir de Caim toda a sua descendência é destinada à perdição. – Gênesis 3:15
         b) Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim era destinado para perdição. – Gênesis 4:4,5
         c) Não segundo Caim, que era do maligno. Os homens que não tiveram pré-existência tiveram início após o nascimento de Caim; são os filhos da perdição, cujo pai é o diabo. Em Caim descendem todos os filhos da perdição: faraó, Judas, Herodes etc. – I João 3:12
         d)A Bíblia nos diz que há pessoas que não têm seus nomes inscritos no livro da vida. São os filhos da perdição, aqueles que não foram escolhidos e nem chamados para o reino de Deus, para a salvação. Eles foram gerados pela semente do mal e seu destino é a perdição.
2. Nem todos foram predestinados para a salvação – alguns são destinados para a perdição.
         a) O trigo ficará no celeiro, mas a palha será queimada. – Mateus 13:29,30
         b) Vasos de ira, preparados para a destruição. – Romanos 9:22
         c) A fé não é de todos. – II Tessalonicensses 3:2
         d) Sendo desobedientes, para o que também foram postos. – I Pedro 2:8
         e) Nascidos para a destruição. – II Pedro 2:12-14
         f) Saíram do nosso meio porque não eram dos nossos. – I João 2:18,19
         g) Homens ímpios destinados para condenação. – Judas 4,11
3. Os filhos do diabo não crerão em Jesus Cristo nem darão bons frutos.
         a) Os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá. –Daniel 12:10
         b) A árvore boa dá bons frutos (filhos de Deus), a árvore má dá maus frutos (filhos do diabo). – Mateus 7:15-20
         c) Não compreendeis a minha linguagem. – João 8: 37-47
         d) Vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. Aquelas cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a fundação do mundo. – João 10:24-26
4. Os filhos do diabo não têm os seus nomes escritos no livro da vida.
         a) Nomes que não foram escritos no livro da vida do Cordeiro. – Apocalípse 13:8
         b) Aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a fundação do mundo. – Apocalípse 17:8
5. A Bíblia fala de quatro mundos, na aula de hoje estudaremos dois deles.
                   5.1 O mundo de Deus (os filhos de Deus).
Todas as palavras MUNDO nestes versículos se referem ao mundo dos eleitos (Okumene).
         a) Mateus 24:13,14
         b) João 3:16
         c) II Coríntios 5:19
         d) I João 2:2
                   5.2 O mundo do diabo (filhos do diabo).
Todas as palavras MUNDO nestes versículos se referem ao mundo dos filhos da perdição (Ayom).
         a) João 14:17
         b) João 17:12-15
         c) I João 4:5
6. Parábolas que falam das duas sementes.
         a) O trigo e o joio. – Mateus 13:24-43
         b) O peixe bom e o peixe ruim. – Mateus 13:47-50
         c) As virgens prudentes e as virgens insensatas. – Mateus 25:1-13
         d) Parábola do semeador. – Marcos 4:1-20
7. Judas Iscariotes sempre foi filho da perdição.
         a) João 6:70
         b) João 13:10,18
PALAVRA FINAL: Não questione o fato de Deus ter permitido a existência de outra raça sobre a face da terra e ter feito separação entre as duas sementes. Creia que Ele é Soberano, e agradeça a Deus todos os dias por você fazer parte da boa semente, aquela que ouve a Sua voz.


2º Tema: “AS SEMENTES DE DEUS, E AS SEMENTES DO MALIGNO”
Texto Principal: Romanos 9: 22-24 “Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”
Introdução: Ao entendermos que a predestinação é algo real em nossas vidas, passamos a compreender que, existem os filhos de Deus (eleitos por Deus) e os filhos do maligno (aqueles que não foram eleitos), ou seja, há dois tipos de pessoas (duas comunidades), “duas sementes”. Aquele que não foi gerado pela semente incorruptível é fruto de uma semente maldita, cujo primeiro depositário foi Caim. A bíblia define muito bem os portadores desta semente, quando fala em ímpios, lobos, cabritos e joio, são os filhos da perdição. A origem dessas sementes é diferente. No mundo convivem juntas, suas vidas se cruzam e, por vezes, se entrelaçam para que o plano arquitetado por Deus, seja cumprido, mas seus destinos são diferentes. Quando você conhecer a verdade sobre as duas sementes, tu não terás dificuldade para entender a predestinação, a espinha dorsal do evangelho da graça de Deus.
1 - Quando o pecado entrou no mundo, Deus quis fazer separação entre justos e ímpios (permitindo que do ventre de Eva saíssem duas sementes), os que seriam justificados e os que seriam condenados no tocante à vida eterna. Gênesis 3: 1-5, 12-15 “Porei inimizade entre ti e a mulher” Gênesis 4: 1-5 “Agradou-se o Senhor de Abel... ao passo que de Caim... não se agradou” Aparentemente, Deus dá uma chance a Caim (V: 6-7), mas como ele era uma semente do maligno... (V: 8) I João 3: 12 “Caim... era do Maligno... suas obras eram más” I João 3: 7-10 “filhos de Deus e os filhos do diabo” Romanos 9: 19-21 “tem o oleiro direito sobre a massa, para... fazer um vaso para honra e outro, para desonra”
2 - Nem todos foram predestinados à salvação, alguns foram destinados à perdição. A Bíblia traz alguns exemplos de filhos da perdição, ou daqueles que nunca tiveram seus nomes escritos no Livro da Vida. Mateus 7: 15-23 “disfarçados em ovelhas... são lobos roubadores” João 6: 70-71 “um de vós é diabo” João 8: 33-38, 44-47 “Vós sois do diabo, que é o vosso pai” João 13: 10-11, 18 “vós estais limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem era o traidor” João 17: 12 “nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição” II Pedro 2: 12-14 “filhos malditos” Apocalipse 13: 8 “aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida... desde a fundação do mundo”
3 - Quando a Bíblia se refere à palavra “mundo”, nem sempre ela traz o mesmo sentido (pois há um “mundo” que ama a Deus e é amado por Ele, e há um “mundo” que o odeia). João 3: 16 “Deus amou o mundo” II Coríntios 5: 18-19 “Cristo reconciliando consigo o mundo” I João 2: 1-2 “Jesus... propiciação pelos... pecados... do mundo inteiro” João 14: 17 “o Espírito da verdade... o mundo não pode receber” João 17: 14-15 “o mundo os odiou” (odiou aos filhos) I João 4: 4-5 “falsos profetas... procedem do mundo”
4 - Jesus sempre citou parábolas que mostram a existência de “duas sementes”. Mateus 13: 24-30 (o trigo e o joio); Mateus 13: 47-50 (o peixe bom e o peixe ruim) Mateus 25: 1-12 (as virgens prudentes e as virgens imprudentes) Marcos 4: 1-20 (a semente e a terra boa).
Palavra Final: Nenhum filho do diabo se salvará, mas somente os filhos de Deus. Os filhos do diabo são os ímpios que andam sempre errados e não se convertem, (Salmos 58: 3), para a semente do maligno não há nem arrependimento e nem reconciliação com Deus, pois eles já tem o seu Deus, o diabo. Os filhos de Deus são os justos que, ainda que nasçam em pecado chegarão a Deus, para eles há reconciliação (Salmos 51: 5).






Lições Bíblicas CPAD – Adultos = 4º Trimestre de 2015
Título: O começo de todas as coisas — Estudos sobre o livro de Gênesis
Comentarista: Claudionor de Andrade
Lição 5: Caim era do Maligno


TEXTO ÁUREO

[...] Que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão [...]” (1Jo 3.11,12).

VERDADE PRÁTICA

Quem ama de verdade não se deixa dominar nem pela inveja nem pelo ódio.






LEITURA DIÁRIA

Gn 4.1 - Caim, o primogênito de Adão, era mau

Gn 4.2 – Caim, foi um importante lavrador da terra

Gn 4.5 – Caim e sua oferta foram rejeitados por Deus

Gn 4.6 – Caim tinha o seu coração tomado pelo rancor

Gn 4.8 – O ódio e o rancor fizeram de Caim um homicida

1Jo 3.12 – Caim foi dominado pelo pecado, pois seu coração era mau

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 4.1-10.

1 — E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 — E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 — E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 — E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 — Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 — E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 — Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 — E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9 — E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 — E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

HINOS SUGERIDOS

75, 126 e 330 da Harpa Cristã.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar dos perigos de se deixar dominar pela inveja e pelo ódio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

·   I. Explicar porque Caim era do maligno;
·   II. Compreender porque Deus rejeitou o sacrifício de Caim;
·   III. Explicar que ódio e a inveja de Caim o levaram a matar seu irmão.



INTERAGINDO COM O PROFESSOR

O capítulo 4 do livro de Gênesis nos mostra que o pecado de Adão e Eva não afetou somente eles, mas trouxe sérios infortúnios para seus descendentes. A história do pecado de Caim, muito se assemelha a de seus pais, pois podemos ver um ato de violação (4.8), uma cena de julgamento (4.9-15) e a execução da sentença divina sobre o pecador (4.16).
Caim tinha um coração mau, dominado pelo ódio e a inveja, por isso, teve o seu sacrifício rejeitado. Deus não olhou e não olha para a oferta em si, mas o mais importante é o coração do ofertante, por isso, Jesus declarou: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta” (Mt 5.23,24). Jamais poderemos comprar a Deus ou impressioná-lo com as nossas ofertas, pois tudo que existe nos céus e a Terra pertence ao Senhor. Ele é o dono da prata e do ouro. Sejamos fiéis ao Senhor em nossas ofertas, mas que jamais venhamos a permitir que nossos corações sejam contaminados pelo pecado.













COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

O capítulo 4 de Gênesis apresenta a triste história do primeiro homicídio da Terra. Caim, o primeiro homem nascido de mulher, matou o próprio irmão depois que teve sua oferta recusada por Deus. O que deveria ser uma ocasião de ações de graças enlutou a família de Adão. Caim demonstrou, dessa forma, que era do maligno, que tinha um coração e atitudes que desagradavam a Deus.


PONTO CENTRAL

O coração de Caim era mau, por isso, Deus rejeitou a sua oferta.


I. CAIM, SEGUIDOR DE SATANÁS

1. A semente da mulher. O nascimento de Caim foi acolhido com ações de graças a Deus. Ao contemplar o filhinho, exclamou Eva: “Alcancei do Senhor um varão” (Gn 4.1). Eva considerou que seu primeiro filho foi um presente de Deus. A seguir, nasceu Abel, o segundo filho, e a partir daí a narrativa bíbica vai apresentar as profissões de cada um dos irmãos: Caim se tornou um lavrador, e Abel, um pastor.
Satanás, pelo que inferimos dos fatos, não teve muito esforço em aliciar o primeiro filho de Adão. Dessa forma, Caim entra para a História Sagrada como o primeiro discípulo declarado do Diabo, cuja lista seria longa e enfadonha: Faraó, Herodes, Stalin, e alguns contemporâneos nossos.
2. O agricultor. Já homem feito, pôs-se Caim a trabalhar a terra, conforme o Senhor havia ordenado (Gn 1.26-28). E, pelo que depreendemos, ele foi muito bem-sucedido como agricultor. A Terra, embora amaldiçoada pela transgressão de seu pai, não lhe negou colheita alguma. Solo arável não lhe faltava naquele mundo sem fronteira.

3. A apostasia de Caim. Apesar de seu sucesso profissional, Caim não se voltou a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.23). Antes, deixou-se cooptar pelo Diabo. Este, sempre oportunista, fez daquele jovem o seu principal aliado, objetivando frustrar a redenção da humanidade.
Mas Satanás estava enganado. Embora sagaz, pouco sabia dos reais planos de Deus para a nossa salvação. Enquanto isso, ia o jovem Abel tangendo o seu gado na graça divina.


SÍNTESE DO TÓPICO (I)

Caim entrou para a história de uma maneira triste, ele se tornou o primeiro homicida da humanidade.


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“A história dos primeiros dois rapazes nascidos a Adão e Eva realça as repercussões do pecado dentro da unidade familiar. Caim e Abel, tinham temperamentos notavelmente opostos. Caim gostava de trabalhar com plantas. Abel gostava de estar com animais. Ambos tinham uma disposição de espírito religioso.
Os filhos de Adão levaram sacrifícios ao Senhor, o primeiro incidente sacrificial registrado na Bíblia. Que Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura não quer dizer necessariamente que animais são superiores a plantas para propósitos sacrificiais. Por que atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta fica evidente à medida que a história se desenrola. A primeira pista aparece quase imediatamente. Caim não suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar. A preferência do Senhor por Abel encheu Caim de raiva. Só Caim podia ser o ‘número um’.
O Senhor não estava ausente na hora da adoração. Ele abordou Caim e lhe deu um aviso. Deus não o condenou diretamente, mas por meio de um jogo de palavras informou Caim que ele estava em real perigo. Em hebraico, a palavra aceitação é, literalmente, levantamento, e está em contraste com descaiu. Um olhar abatido não é companhia adequada de uma consciência pura ou de uma ação correta. O ímpeto das perguntas de Deus era levar Caim à introspecção e ao arrependimento” (Comentário Bíblico Beacon. 1ª Edição. Volume I. RJ: CPAD, 2005, p.43).






II. O CULTO DE CAIM

A Escritura diz que, passado algum tempo, Caim e Abel trouxeram, do fruto do seu trabalho, uma oferenda ao Senhor.
1. O sacrifício rejeitado. “E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor” (Gn 4.3). É provável que ele tenha aprendido a cultuar a Deus com o seu pai, Adão, pelo menos, exteriormente. Do fruto de sua colheita, separou uma oferta ao Criador. Podem ter sido frutas, legumes ou cereais, oferendas válidas (Lv 23.10).
Abel também pôs-se a cultuar o Senhor, oferecendo-lhe as primícias do rebanho (Gn 4.4). Diz o texto sagrado que Deus atentou para o sacrifício de Abel, mas rejeitou o de Caim (Gn 4.5). O problema não estava na oferta, mas no ofertante. Tanto a oferta de animais, como a de frutos da terra, eram igualmente aceitáveis no culto divino. Não nos esqueçamos de que o Senhor viria a reprovar até mesmo a oferta animal ao tornar-se esta formal e impiedosa (Jr 6.20).

2. A atitude interior reprovada. Por que o Senhor reprovou o sacrifício de Caim? Porque o seu culto não passava de uma mera formalidade. Como se não bastasse, apresentava-se a Deus com a alma tomada pelo ódio. Naquele instante, indaga-lhe o Senhor: “Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?” (Gn 4.6). Por esse motivo, recomenda-nos Paulo: “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda” (1Tm 2.8).
Na Igreja de Deus não pode haver espaço para homens iracundos e contenciosos, que farão da obra do Senhor uma causa de ganho pessoal. Deus não se agrada de pessoas que agem dessa forma.

3. O pecado sempre presente. Se Caim o quisesse, poderia reverter aquela situação, dominando o seu coração homicida. Eis o que lhe aconselha o amoroso Deus: “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás” (Gn 4.7).
Caim racionaliza o seu pecado. Recusando-se a fazer o bem, permitiu que Satanás lhe tornasse mal o coração. Neste, o homicídio foi um processo que, germinado pela inveja, frutificou numa ira assassina (Tg 1.13-15). Se não quisermos pecar contra Deus, não permitamos que o pecado nos germine na alma. Arranquemos, pois, as ervas daninhas que Satanás nos lança no íntimo.


SÍNTESE DO TÓPICO (II)

O coração de Caim era mau, por isso, sua oferta foi rejeitada pelo Senhor.


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“‘E irou-se Caim fortemente’ (4.5). A ira de Caim mostra quão decidido ele estava em agir por conta própria, sem se submeter a Deus. A ira é uma emoção destruidora. Nunca poderemos nos desculpar por ter ofendido alguém dizendo: ‘Tenho um temperamento agressivo’. Precisamos considerar a ira como pecado e conscientemente nos submeter à vontade de Deus” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.28).







III. CAIM NÃO GUARDOU O SEU IRMÃO

O crime de Caim foi doloso. Além de mover um ódio doentio contra o irmão, dissimuladamente levou-o até a cena do crime, onde veio a matá-lo.
1. O crime. Narra o autor sagrado que, estando ambos no campo, longe dos olhos dos pais, Caim insurgiu-se contra Abel e o matou (Gn 4.8). Assassino dissimulado e cruel, aproveitou-se da confiança de seu irmão para matá-lo. Esse fato deve nos servir de aviso: até que ponto estamos nutrindo sentimentos perniciosos contra nossos irmãos a ponto de planejar contra eles o mal ou coisa pior? Que Deus nos faça refletir sobre nossas atitudes e não nos deixe ser pessoas como Caim.

2. O álibi. Quando inquirido por Deus acerca do paradeiro do irmão, Caim desculpa-se, como se estivesse noutro lugar, quando da morte de Abel: “Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” (Gn 4.9). O seu álibi é energicamente destruído pelo justo Senhor: “Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra” (Gn 4.10).
Há muito sangue clamando no mundo. A pergunta não haverá de ser emudecida: “Onde está Abel, teu irmão?” (Gn 4.9). O que responderemos? De fato, somos chamados a demonstrar amor e respeito uns pelos outros, pois somos guardadores de nossos irmãos.

3. A marca do crime. Como a administração da justiça ainda não havia sido delegada à comunidade humana, o Senhor põe um sinal em Caim, para que ninguém viesse reivindicar-lhe o sangue de Abel (Gn 4.15).
Caim, de fato, não foi penalizado com a morte, mas ficou marcado para o resto de seus dias, dando início a uma geração de assassinos, devassos e inimigos de Deus.


SÍNTESE DO TÓPICO (III)

O ódio e a inveja levaram Caim a matar o seu irmão.


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“Caim foi amaldiçoado por Deus no sentido de Deus já não abençoar seus esforços para extrair da terra o seu sustento (vv.2,3). Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento diante de Deus, pois afastou-se do Senhor e procurou viver sem a sua ajuda (v.16).
O sinal na testa de Caim (4.15) talvez deva ser entendido como posto em Caim para assegurá-lo da promessa de Deus. Caim não sofreu pena de morte nesse tempo. Posteriormente, quando a iniquidade e a violência da raça humana tornou-se extrema na terra, a pena de morte foi instituída (9.5,6).
Caim e seus descendentes foram os cabeças da civilização humana até hoje desviada de Deus. A motivação básica de todas as sociedades humanistas está em superar a maldição, buscar o prazer e reconquistar o ‘paraíso’, sem submissão a Deus. Noutras palavras, o sistema mundial fundamenta-se no princípio da autorredenção da raça humana na sua rebelião contra Deus” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, p.39).









CONCLUSÃO

O exemplo de Caim deve nos fazer lembrar de que precisamos ter uma vida íntegra diante de Deus e demonstrar amor e respeito para com o nosso próximo.
Abel foi o primeiro crente a ser arrolado entre os heróis da fé. Quanto a Caim, foi o primeiro ser humano a ter o nome riscado do Livro da Vida.
O que lhe faltava? Uma vida que agradasse a Deus e o exercício do amor fraternal. Quando não se ama como Jesus amou, o homicídio torna-se corriqueiro na vida do homem. Por isso, há tantos homicídios em nosso meio. Homicídios espirituais, morais e emocionais. Lembremo-nos das palavras de João: “Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1Jo 3.11,12).

PARA REFLETIR

A respeito do livro de Gênesis:

O que levou Caim a odiar Abel?
O fato da oferta de Abel ser aceita e a dele não.

Como era o culto de Caim?
O culto de Caim era para satisfazer o seu ego.

Por que o ofertório de Caim foi reprovado?
Porque seu coração era mau, cheio de inveja e ódio.

Que desculpa deu Caim ao Senhor?
Ele afirmou estar em outro lugar quando da morte de Abel.

Quais as características da geração de Caim?
Uma geração perversa e contumaz.

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

Caim era do Maligno

O capítulo 4 do livro do Gênesis apresenta a consumação do pecado e sua história de implicações práticas para o gênero humano. O assassinato de Abel por seu irmão, Caim, é o símbolo do alcance do mal quando este domina o coração humano. E o consequente banimento de Caim da presença de Deus mostra o quanto o homem se afasta da presença do Altíssimo quando decide em seu coração fazer o mal.
O caminho de Caim se torna o caminho de todos nós, quando desejamos em nosso coração a vingança, o “dar o troco”, o revide, ou seja, tudo o que passa na contramão do filtro de Jesus Cristo: ame o vosso inimigo.
Tudo começa bem na vida do ser humano. Assim, Caim nasceu e cresceu numa família que devotava a vida a Deus, tanto que a sua mãe, Eva, devotou a Deus ação de graças: “Alcancei do Senhor um varão” (Gn 4.1). A vida de Caim para os seus pais era uma bênção de Deus. Um presente.
Adulto, Caim tornara-se um agricultor, pois trabalhava a terra, administrava-a e assim cumpria o plano de Deus estabelecido para a humanidade (Gn 1.26-28). Fazendo assim, Caim obedecia a Deus. Até que, num belo dia, o ciúme, a inveja e o desejo egoístico tomaram o coração de Caim. Seu sacrifício fora rejeitado por Deus e o de seu irmão, aprovado e aceito por Ele. A razão de o Senhor aceitar o sacrifício de Abel e rejeitar o de Caim, embora não esteja totalmente claro nas Escrituras, pelo menos deixa claro que o Senhor olhava e olha com atenção e justiça para o interior do ser humano, de modo que nada lhe escapa o olhar divino.
Caim não se achou aprovado, muito menos aceito, pelo olhar de Deus. Entretanto, essa reprovação de Deus não significava que Caim seria banido de sua presença, pois bastava outro sacrifício com a motivação correta, espontânea e voluntária que o Senhor não haveria de rejeitá-lo. Mas Caim não escolheu o caminho do bem. Ele matou o seu irmão covardemente. O resultado: Caim foi banido da presença de Deus.
O caminho de Caim é muito fácil de trilhar. Basta dar vazão ao ódio, à inveja, ao rancor, à raiva e a tudo que não esteja de acordo com o nosso interesse. O caminho de Caim está a cada dia próximo de nós, quando rejeitamos considerar o nosso próximo superior a nós mesmos. O caminho de Caim está mais próximo das nossas vidas, quando procuramos fugir da realidade inventando desculpas para não fazermos a nossa parte com retidão.

Qual o caminho que você deseja trilhar: o de Caim ou o de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.