Lição
4 – A Queda da Raça Humana
Lições Bíblicas CPAD - Adultos
4º Trimestre de 2015
Título: O começo de todas as coisas — Estudos sobre o livro de Gênesis – Comentarista: Claudionor de
Andrade
Lição 4: A Queda da Raça Humana
TEXTO ÁUREO
“Pelo
que, como por um homem444 entrou o pecado266 no mundo2889,
e pelo pecado, a morte, assim também a morte2288 passou
a todos os homens, por isso que todos pecaram264.”
(Rm 5.12)
[Comentário: Paulo começa a fazer aqui uma
comparação que não foi concluída senão nos versículos 18 a 21. A comparação foi
interrompida por uma meditação que continua até o versículo 17. O texto inicia
com o termo “portanto”, nesta versão “Pelo que”, indicando que
aquilo que se segue está ligado, na mente de Paulo, com o que precedeu, pelo
que a comparação e o contraste que ele traça entre Adão e Cristo é sua
elaboração teológica do que já havia sido dito. Paulo salienta a idéia de “um
só homem” por toda esta passagem, e isso indica que ele encarava tanto Adão
como Cristo como indivíduos históricos.]
Dicionário
STRONG:
444
ανθρωπος anthropos:-
1) um ser humano, seja homem ou mulher; 1a) genericamente, inclui todos os
indivíduos humanos.
266
αμαρτια hamartia:-
1a) não ter parte em; 1b) errar o alvo; 1c) errar, estar errado; 1d) errar ou
desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro; 1e)
desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado; 2) aquilo que é
errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em
ação; 3) coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única
pessoa ou várias.
2889
κοσμος kosmos:-
os habitantes da terra, homens, a família humana; a multidão incrédula; a massa
inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo.
2289
θανατοω thanatoo:-
1) colocar à morte; pela morte, ser liberado do compromisso de algo;
literalmente, tornar-se morto em relação à (algo).
264
αμαρτανω hamartano:-
1) não ter parte em; 2) errar o alvo; 3) errar, estar errado; 4) errar ou
desviar-se do caminho da retidão e honra, fazer ou andar no erro; 5) desviar-se
da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado.
VERDADE PRÁTICA
O
pecado de Adão trouxe-nos a morte, mas a morte de Jesus Cristo garante-nos a
vida eterna e plena comunhão com Deus.
[Comentário: Por causa da Queda, a morte tornou-se
uma realidade e toda a criação está sujeita a ela. "Toda a criação
geme" (Rm 8.22), esperando o momento em que Cristo voltará para libertá-la
dos efeitos da morte.]
LEITURA
DIÁRIA
Gn
3.1-24 – A triste história
da Queda pelo pecado do homem
Rm
5.12,13 - A Queda do homem
trouxe o pecado e a morte
Rm
3.23 – Em Adão, todos os
homens pecaram e foram afastados de Deus
Gn
3.15 – Em sua
misericórdia, Deus faz uma promessa de salvação
Jo
3.16 – Deus proveu
salvação para toda a humanidade
1
Co 15.45-47 – Jesus,
o segundo Adão, veio libertar o homem do pecado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos
5.12-19
12
- Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte,
assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13
- Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não
havendo lei.
14
- No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que
havia de vir.
15
- Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um,
morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só
homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16
- E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio
de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de
muitas ofensas para justificação.
17
- Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que
recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só,
Jesus Cristo.
18
- Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para
condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os
homens para justificação de vida.
19
- Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos
pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
OBJETIVO GERAL
Compreender
que o pecado de Adão trouxe a morte, mas a morte de Jesus trouxe a vida.
HINOS
SUGERIDOS: 5,75, 432 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
1.
Explicar que o Éden foi o local criado por
Deus para ser o habitat do homem;
2.
Conhecer como se deu a tentação de Adão e Eva;
3.
Compreender o juízo de Deus sobre o pecado.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
No
livro de Gênesis, encontramos no capítulo três, um dos relatos mais tristes da
história da humanidade, a Queda. Mas Deus não foi pego de surpresa com o pecado
de Adão e Eva, pois as Escrituras Sagradas afirmam que desde a fundação do
mundo a morte redentora de Jesus, pela salvação da humanidade, já havia sido
determinada (Ap 13.8). O homem pecou de modo deliberado contra Deus, mas o
Criador não o deixou entregue à própria sorte. O Senhor providenciou a sua
redenção. Com o pecado veio o sentimento de culpa. O homem não sabe lidar com
esse sentimento, pois não fomos criados para o pecado, por isso, Adão culpou a
Eva e o próprio Deus pelo seu pecado de desobediência. É difícil aceitar a
responsabilidade por nossos erros. Sempre queremos encontrar um culpado.
O
pecado além de afastar Adão da comunhão com Deus, também introduziu as
hostilidades e dificuldades no relacionamento de Adão e Eva. O pecado continua
a nos afastar de Deus e a prejudicar os nossos relacionamentos.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Por
algum tempo, Adão e Eva viveram a mais completa ventura. Aquela harmonia,
porém, estava para ser quebrada por uma personagem sinistra e inimiga de todo o
bem.
No
entanto, se o Diabo supôs que a obra divina achava-se arruinada para sempre,
enganou-se, porque Deus, em seu infinito amor, já havia elaborado, desde a
fundação do mundo, o Plano de Salvação para resgatar-nos do pecado.
A
Queda de Adão haveria de ser revertida por Jesus Cristo através de sua morte na
cruz.
[Comentário: A queda do primeiro casal foi
devastadora para a posteridade humana. Para qualquer um de nós é algo
completamente impossível supor o que tenha sido o conhecimento prático da
queda. Como projetar a experiência da perda da perfeição original? Nada, em
nossa existência, serve de parâmetro para isso. Até onde tentamos imaginar o
Éden, partimos de nossa realidade caída e, efetuando alguma modalidade de
matemática espiritual, aplicamos o maior exponencial que a nossa mente pode
conceber, e temos um lugar paradisíaco aos nossos olhos. Todavia, segundo o que
afirmam as Escrituras, ainda assim tal realidade está muito aquém da realidade
que aguarda os filhos de Deus: ...mas, como está escrito: Nem olhos
viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus
tem preparado para aqueles que o amam (1 Co 1.29)Jair de Almeida,
em O Padrão Éden: Modelo De Restauração Da Criação. Disponível em:
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_XII__2007__2/jair.pdf.
A ordem original do meio ambiente do ser humano na terra deve ser distinguida
do que ele veio a tornar-se após o impacto da queda do homem, a maldição e o
posterior dilúvio. Na carta aos Romanos, Paulo afirma que toda a humanidade
está por natureza sob a culpa e o poder do pecado, sob o reino da morte e sob a
inescapável ira de Deus (Rm 1.18-19;3.9,19;5.17,21). Ele relaciona a origem
desse estado ao pecado de um homem – Adão, que ele descreve como o nosso
ancestral comum (At 17.26; Rm 5.12-14). Apocalipse 12.9 identifica a
serpente como o próprio Satanás, aqui em forma corpórea.] Vamos pensar
maduramente sobre a fé cristã?
PONTO CENTRAL
O
homem pecou desobedecendo a Deus, porém o Senhor já havia providenciado um
Redentor.
I. O PARAÍSO NO ÉDEN
Após
haver plantado um jardim, no Éden, nele o Senhor colocou o homem que criara (Gn
2.8). Dali, caberia a Adão governar o mundo como o representante de Deus na
Terra. Ele tinha como tarefas cultivar a Terra e guardar o jardim.
[Comentário: A origem do termo Éden é debatida;
pode se derivar de um termo acádico que significa “plano” ou “campina”, ou do
termo hebraico que significa “prazer” ou “deleite” (da qual vem a associação de
Éden com o termo “paraíso”). Éden era aparentemente a região na qual o jardim
se situava. A menção da Assíria e dos rios Tigres e Eufrates indicam uma
locação ao leste da Palestina, na Mesopotâmia. Sugiro a leitura deste artigo:
Qual a verdadeira localização do Jardim do Éden?, disponível em: http://www.cacp.org.br/qual-a-verdadeira-localizacao-do-jardim-do-eden/.]
1.
Cultivar a Terra. Adão
deveria fazer a cultura da Terra (Gn 2.15). Ele não somente a cultivaria, como
dela haveria de criar invenções, utilidades, ciências e artes. Observemos que o
Éden localizava-se numa região abundante em ouro (Gn 2.11,12). Ao criar Adão,
Deus o dotou de muitas habilidades.
[Comentário: O homem é a coroa do programa
criativo de Deus e, como tal, ele deve encontrar realização, não em uma vida de
ócio, mas em vida de trabalho recompensador em obediência à ordem de Deus. O
hebraico por trás deste último termo tem a idéia de proteger contra inimigos.
Adão, o primeiro homem, era santo, livre do pecado, e vivendo em perfeita
comunhão com Deus. Era o primor da criação de Deus e foi-lhe dada a
responsabilidade de trabalhar sob as diretrizes de Deus, no cuidado da sua
criação. Esse relacionamento harmônico entre Deus e a raça humana findou por
causa da desobediência de Adão e Eva (3.6,14-19; Is 43.27; Rm 5.12). Adão foi
colocado dentro desse paraíso e, apesar de certamente se regozijar nesse país
das maravilhas, ele também estava lá para cultivá-lo. Olhe outra vez o verso 5:
“Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva
do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e
também não havia homem para lavrar o solo.” (Gn 2.5). Quando colocado no
jardim, Adão teve que trabalhar lá: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o
colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gn 2.15). O jardim
era bem estabelecido; tinha todos os tipos de árvores para que Adão tivesse
comida (Gn 1.29; 2.16). Tinha abundância de água (quatro nascentes). Era bem
suprido de recursos minerais (Gn 2.12). Era um lugar de beleza (Gn 2.9).]
2.
Guardar o Éden. Não
podemos confundir a inocência de Adão com incapacidade intelectual. Santo no
corpo e na alma, nosso pai era sábio e perfeitamente capaz de discernir entre o
bem e o mal. Aliás, era mais inteligente que nós. Por isso mesmo, Deus o
incumbiu de guardar o Éden, pois teria de enfrentar um inimigo mui astuto e
sagaz.
[Comentário: O termo "inocência" não significa
dizer que Adão não possuía capacidade intelectual. O Físico Adauto Lourenço, em
seu livro "Gênesis 1 e 2" afirma que a raça pré-diluviana alcançou
grande desenvolvimento tecnológico, e temos provas disso em Gênesis, quando
lemos sobre Tubalcaim como o primeiro a fazer uso do cobre e do ferro, ligas
que não são tão fáceis de se obter; é extraído da natureza sob a forma de
minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através
de processos de transformação, é usado na forma de lingotes - é necessário um
certo grau de desenvolvimento intelectual para isso. Em Gênesis 4.16–26, Caim
teve um filho, Enoque, e edificou uma cidade e lhe deu o seu nome, Enoque. A
linhagem de Caim constituiu uma raça de empreendedores impiedosos. Caim,
Enoque, Irade, Meujael, Metusael, Lameque formam essa linhagem. Sem dúvida
havia linhagens laterais, mas o livro menciona esta porque no fim dela aparece
Lameque, em cuja família culminam as características da linhagem. Lameque tinha
duas esposas, que lhe deram três filhos: Jabal, um boiadeiro, Jubal, um músico
e Tubalcaim, um forjador de metal. A violência de Caim repetiu-se em Lameque,
como se vê na sua “canção da espada”. Adão foi colocado no Éden para guardá-lo
e lavrá-lo, mas guardar de quem? Do inimigo, o diabo, que estava na terra. Ou
as trevas dominariam o Éden, ou a luz do Éden se expandiria na terra. Este é o
princípio do Reino de Deus. Guardá-lo dizia respeito ao exercício da
autoridade, ou seja, protegê-lo contra as ações danosas do inimigo de Deus.
guardar significa que havia um ladrão disposto a destruir o jardim e a comunhão
do homem com Deus]
SÍNTESE
DO TÓPICO I
Deus
criou e preparou o jardim do Éden para abrigar o homem.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"O
jardim do Éden estava localizado perto da planície aluvial do rio Tigre e do
rio Eufrastes. Alguns acreditam que estava localizado na região correspondente
ao atual sul do Iraque; outros sustentam que não há dados suficientes no relato
bíblico.
Duas
árvores do jardim do Éden tinham importância especial. (1) A 'árvore da vida'
provavelmente tinha por fim impedir a morte física. É relacionada com a vida
perpétua, em 3.22. O povo de Deus terá acesso à árvore da vida no novo céu e na
nova terra (Ap 2.7; 22.2). (2) A 'árvore da ciência do bem e do mal' tinha a
finalidade de testar a fé de Adão e sua obediência e à sua palavra. Deus criou
o ser humano como ente moral capaz de optar livremente por amar e obedecer ao
seu Criador, ou desobedecer-lhe e rebelar-se contra a sua vontade" (Bíblia
de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro:CPAD, 1991, pp. 34,35).
CONHEÇA MAIS
*Conhecer
"O
fruto proibido de Adão e Eva está na 'árvore da ciência do bem e do mal'. A
palavra hebraica aqui, yada, sugere uma enorme gama de ideias. Contudo, o
conceito básico para ela é tanto a capacidade de fazer distinções quanto de
aprender. Já que Adão e Eva 'conheciam' somente o bem, permaneciam inocentes,
escolhendo e experimentando somente o que era correto aos olhos de Deus. Eles
realmente nem mesmo viam oportunidades para errarem! A queda introduziu a
capacidade de verem as coisas más e boas. Com isso, nasceu o desejo de
experimentá-las." Para conhecer mais leia Guia do Leitor da Bíblia, CPAD,
p. 27.
II - A TENTAÇÃO NO PARAÍSO
O
Éden era um lugar perfeito. A partir daí, a humanidade poderia multiplicar-se e
espalhar-se por todo o planeta, ampliando, em amoroso trabalho, o jardim que
Deus plantara. Infelizmente, nossos pais caíram na tentação do Diabo.
[Comentário: O homem foi imediatamente expulso do
Éden, porque este representava o lugar da comunhão com Deus, e era símbolo da
vida mais completa e de uma bem-aventurança maior reservadas para ele, se
continuasse firme. Foi-lhe vedada a árvore da vida, porque esta era o símbolo
da vida prometida na aliança das obras.]
1.
O agente ativo da tentação. A
fim de induzir a raça humana ao pecado, Satanás instrumenta um animal astuto e
sagaz, a serpente (Gn 3.1). E, por seu intermédio, dialoga com Eva levando-a à
apostasia. Não podemos travar diálogos com o nosso Inimigo, independente do
meio que ele usar para nos convencer, pois pecaremos contra Deus.
[Comentário: A queda do homem foi ocasionada pela
tentação da serpente, que semeou na mente do homem as sementes da desconfiança
e da descrença. Louis Berkhof nos informa que “embora indubitavelmente a
intenção do tentador fosse levar Adão, o chefe d aliança, a cair, não obstante
dirigiu-se a Eva, provavelmente porque (a) não exercia a chefia da aliança, e
portanto, não teria o mesmo senso de responsabilidade; (b) não recebeu
diretamente a ordem de Deus, mas apenas indiretamente e, por conseguinte, seria
mais suscetível de ceder à argumentação e duvidar; e (c) seria sem dúvida o
instrumento mais eficiente para alcançar o coração de Adão” Teologia Sistemática de Louis Berkhof
- Editora Cultura Cristã; pág 206.]
2.
O agente passivo da tentação. Adão
era o guardião do Éden. Todavia, não soube como resguardar a esposa, que acabou
sendo seduzida pelo Diabo. Iludida, Eva pecou: "E, vendo a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela" (Gn 3.6). Adão e Eva deixaram-se levar pela
concupiscência da carne, pela concupiscência dos olhos e pela soberba da vida
(1 Jo 3.16). Adão e Eva pecaram de forma voluntária e cônscia. Biblicamente,
são os responsáveis pela introdução do pecado no mundo (Rm 5.12).
[Comentário: Se foi Eva que pecou par que Adão foi
imputado? Adão pecou não somente como o pai da raça humana, mas também como
chefe representativo de todos os seus descendentes; e, portanto, a culpa de seu
pecado é posta na conta deles, pelo que todos são passíveis de punição e morte
(Rm 5.12). Quanto a isso, Louis Berkhof escreve: “O curso seguido pelo
tentador é bem claro. Em primeiro lugar, ele semeia as sementes da dúvida pondo
em questão as boas intenções de Deus e insinuando que sua ordem era realmente
uma violação da liberdade e dos direitos do homem. Quando nota, pela reação de
Eva, que a semente tinha criado raiz, acrescenta as sementes da descrença e do
orgulho, negando que a transgressão resultaria na morte e dando a entender
claramente que a ordem divina fora motivada pelo objetivo egoísta de manter o
homem em sujeição” Teologia Sistemática de Louis Berkhof -
Editora Cultura Cristã; pág 206.]
SÍNTESE DO TÓPICO II
Adão
e Eva foram tentados por Satanás e cederam à tentação.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"A
raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade
absoluta. Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no
que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou
que Deus não estava falando sério no que dissera ao casal. Noutras palavras, a
primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinominianismo,
negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia. Um dos pecados capitais da
humanidade é a falta de fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo,
Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do
julgamento e da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado
proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em
absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna.
Satanás,
desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser
semelhantes a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é
mau. Os seres humanos, na sua tentativa de serem 'como Deus', abandonam o Deus
onipotente e daí surgem os falsos deuses. O ser humano procura, hoje, obter
conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e
desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar
aquilo que é bom ou mau" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, 1996, p. 36).
III - O JUÍZO DE DEUS
Satanás
enganou, mentiu e prometeu o que nem ele mesmo possuía. O juízo de Deus,
portanto, não tardaria a vir sobre a serpente, sobre a mulher e sobre o homem.
[Comentário: O registro das Escrituras sobre a
queda fornece a única explicação adequada para o presente estado decaído do
homem e o mal que nos cerca. É também mediante este plano de fundo tenebroso
que as resplandecentes glórias da misericórdia e da graça de Deus surgem. Nossa
compreensão mínima das glórias de Cristo e Seu Evangelho é diretamente
proporcional ao nosso entendimento da tragédia de Adão e sua condenação.]
1.
Sobre a serpente. Devido
à sua natureza, a serpente é um tipo perfeito de Satanás: esperta, sagaz e
oportunista (Ef 6.11). Agora, ela seria obrigada a comer pó (Gn 3.14). Mesmo no
Milênio, quando a natureza dos animais for restaurada, ela não será redimida de
sua degradação (Is 65.25).
Em
seguida, Deus decreta a inimizade entre a serpente e a mulher, como também a
promessa da redenção: "E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua
semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar"
(Gn 3.15). Apesar da Queda, Eva seria auxiliar de Deus. Veja suas declarações
ao dar à luz Caim e Sete (Gn 4.1,25). Séculos mais tarde, Maria haveria de
enaltecer o Eterno de Israel por ter sido escolhida como a mãe do Salvador do
mundo (Lc 1.46-56).
[Comentário: No Antigo Oriente, a serpente
desempenhava um grande papel como potência de fertilidade (Canaã) e como força
política (Egito). A serpente serve de máscara para um ser hostil a Deus e
inimigo do homem. O verso 15 se dirige à serpente por trás da serpente,
Satanás, o dragão mortífero: “E foi expulso o grande dragão, a antiga
serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo...” (Ap
12.9). No divino julgamento sobre a serpente em Gênesis 3:14-15 é encontrada
uma das maiores promessas da salvação em toda a Bíblia (v. 15). Esta promessa
foi chamada de protoevangelho [Latim: proto, primeiro + evangelium, evangelho].]
2.
Sobre a mulher. A
fim de punir a desobediência de Eva, o Senhor torna-lhe a maternidade
estressante e mui dolorosa. Não bastasse, sujeita a mulher ao governo do homem:
"Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás
filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn
3.16; Ef 5.22,23).
Apesar
da Queda, não são poucas as filhas de Eva elogiadas por sua incomum virtude e
cooperação no Reino de Deus (Pv 31.10-30; 2 Jo 1-13). Sara, Débora, Ester,
Maria e Priscila são apenas alguns desses belos exemplos.
[Comentário: A mulher não é amaldiçoada de forma
direta, embora seja óbvio que ela incorre em maldição geral de Deus. No
entanto, grandes dificuldades existirão no seu papel de esposa e mãe. A
maternidade passará por grande sofrimento. A frase: “Teu desejo será para teu
marido,” pode descrever uma das seguintes opções:
(1)
O relacionamento da mulher com seu marido seria marcado pelo anelo e a falta de
satisfação.
(2)
A mulher que buscou independência de Deus agora teria um desejo exagerado ou
uma ânsia pelo homem.
(3)
O relacionamento entre o homem e a mulher seria marcado pelo conflito; a mulher
“desejaria” dominar seu marido, e seu marido exerceria seu “domínio” sobre ela.
A
terceira interpretação parece especialmente provável à luz de uma construção de
palavras similar em Gênesis 4:7: “Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado
jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”]
3.
Sobre o homem. Deus
denuncia Adão como o responsável pela Queda da humanidade. Conforme escreve o
apóstolo Paulo, o pecado entrou no mundo não por uma mulher, nem pelo Diabo,
mas por intermédio de um homem (Rm 5.12). Por isso, o juízo divino recai com
mais dureza sobre o nosso primeiro genitor. E, por causa dele, a Terra faz-se
maldita. Por causa de sua desobediência a Deus, os dias de Adão e de seus
descendentes seriam mais trabalhosos. Seu sustento seria obtido com um trabalho
mais árduo, e teria de conviver com adversidades, e com o fim de sua própria
existência: "No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à
terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás" (Gn
3.19). Adão viu, a duras penas, o preço de se desobedecer a Deus e à sua
Palavra.
[Comentário: Deus criou Adão para ser o
representante ou cabeça de toda a raça humana. Como cabeça, Adão agiu em nome
de toda a humanidade, e as consequências de suas ações afetam a todos nós. Como
aquele que tem a maior responsabilidade, a sentença sobre Adão é mais longa e
mais abrangente. Da mesma forma que o castigo de Eva se relaciona ao centro de
sua vida, assim também é o caso com Adão. Ele tinha sido colocado no jardim,
mas agora terá que obter seu sustento do solo “pelo suor de sua fronte” (versos
17 a 19). Com dor comerás indica dificuldades do homem no seu
papel fundamental como trabalhador/sustentador; o trabalho terá dificuldades e
futilidades (espinhos e cardos... no suor do teu rosto). Esta batalha que dura
toda a vida só terminará na morte. Adão não somente terá que lavrar o solo para
obter seu sustento, mas ele finalmente retornará ao pó. A morte espiritual já
aconteceu (cf. versos 7 e 8). A morte física começou. Distante da vida que Deus
dá, o homem simplesmente (embora lentamente) retorna ao seu estado original -
pó (cf. 2:7).]
SÍNTESE DO TÓPICO III
O
juízo de Deus veio sobre Adão, Eva e a serpente.
Nossos
primeiros pais, de fato, pecaram, mas Deus prometeu redimir toda a humanidade
pelo sangue de Cristo, pois Jesus morreu por todos..
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Os
pecados estão refletidos nas punições, as quais foram aplicadas em partes. A
serpente foi amaldiçoada. A serpente posou como supremamente sábia, mas sua
maneira de se locomover sempre seria símbolo de tal humilhação. A frase 'sobre
o teu ventre' não significa que a serpente tinha originalmente pernas e a
perdeu no momento em que a maldição foi imposta, mas que seu modo habitual de
locomoção tipificava seu castigo. A frase 'pó comerás' é idiomaticamente
equivalente a 'tu serás humilhado' (cf. Sl 72.9; Is 49.23), onde a frase
'lamberão o pó' tem claramente este significado. O castigo envolveria
inimizade, hostilidade entre as pessoas. A semente da serpente, que Jesus
relaciona aos ímpios (Mt 13.38,39; Jo 8.44), e a semente da mulher, têm ambas
sentido fortemente pessoal.
O
castigo da mulher seria o oposto do 'prazer' que ela procurou no versículo 6.
Ela conheceria a dor no parto, que é bem diferente do novo tipo de vida que ela
tentou alcançar pela desobediência. Igualmente, a futura ligação do seu desejo
ao seu marido era repreensão à sua decisão de buscar independência.
Deus
pôs uma maldição diretamente na terra em vez de colocá-la no homem. Adão foi
comissionado a trabalhar com a terra, mas não seria por puro prazer
"(Comentário Bíblico Beacon. Vol. 1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.
40).
CONCLUSÃO
Deus
não foi apanhado de surpresa pela Queda de Adão, pois o Cordeiro, em sua
presciência, já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Nossos
primeiros pais, de fato, pecaram, mas Deus prometeu redimir toda a humanidade
pelo sangue de Cristo, pois Jesus morreu por todos (Jo 1.29). Na genealogia de
Jesus, registrada por Lucas, Adão é chamado de filho de Deus (Lc 3.38).
Maravilhosa graça!
Portanto,
apesar da aparente vitória do pecado, o Senhor Jesus, o segundo Adão, veio para
resgatar-nos das mãos de Satanás: "Porque, assim como todos morrem em
Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (1 Co 15.22).
Somente Jesus Cristo pode-nos resgatar do pecado.
[Comentário: Em relação à queda, Deus “imputou” o
pecado de Adão em todos os homens. As palavras “imputar” e “imputação” vêm do
verbo latino imputare que significa “considerar, calcular, atribuir, ou colocar
na conta de alguém”. Deus atribui ou cobra o pecado de Adão da conta de cada
homem. Desde seu nascimento todos os homens são considerados e tratados como
pecadores por causa do pecado de Adão. Todos os homens carregam a culpa do
pecado de Adão e sua penalidade. A explicação bíblica para a presença do pecado
no mundo bom de Deus é que ele entrou ou invadiu “por” ou “através de” a
desobediência de um homem, Adão. “… e pelo pecado, a morte…”: O pecado entrou
no mundo através do primeiro ato de desobediência de Adão, e a morte entrou no
mundo através do pecado — uma cadeia de eventos devastadora. É extremamente
importante notar que a morte não entrou em nosso mundo como uma “consequência
natural” do pecado, mas como a penalidade divina pelo pecado. A morte é a
punição, ou o salário, do pecado (Gn 2.17; Ez 18.4; Rm 6.23). Ap 13.8 afirma
que desde a fundação do mundo, isto é, antes da criação (1Pe 1.20) Deus
providenciou para que a morte eterna fosse eliminada por Cristo Jesus. A
justificação declarada por Deus é possível unicamente pela substituição de
Jesus Cristo (2Co 5.7-17-21; Rm 3.21-26). A santificação completa da corrupção
pecaminosa no homem é restrita a lavagem do coração com o sangue de Jesus (2Ts
2.13,14; Tt 3.5-6; 1Pe 1.18-23; Ap 1.5-6). Assim a vida eterna é outorgada ao
pecador que se arrepende dos pecados e crê pela fé na obra salvadora de Cristo.] “NaquEle
que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de
vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,
PARA REFLETIR
A
respeito do livro de Gênesis:
A
Queda foi um fato histórico e real?
Sim.
Podemos ter tal certeza porque a Bíblia nos garante.
A
serpente realmente falou?
Sim.
Não se trata de uma parábola, mas de um fato histórico.
Que
juízo recaiu sobre o homem e sobre a mulher?
Sobre
a mulher: ela teria a sua dor na hora do parto multiplicada. Também teria que
se sujeitar ao governo do homem.
Sobre
o homem: O trabalho de Adão seria misturado com a dor.
Ambos
sofreriam a morte física e foram expulsos do paraíso.
Por
que Adão foi responsabilizado por Deus como o principal responsável pela Queda
da humanidade?
Porque
ele havia recebido a ordem diretamente de Deus.
Deus
foi surpreendido pelo pecado do homem? Explique.
Deus
não foi apanhado de surpresa pela queda de Adão, pois o Cordeiro, em sua
presciência, já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Nossos
primeiros pais, de fato, pecaram, mas foram prontamente redimidos pelo sangue
de Cristo, pois Jesus morreu por toda a humanidade (Jo 1.29).
CONSULTE
Revista
Ensinador Cristão - CPAD, nº 63, p. 39.
Você
encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam
expandir certos assuntos.
SUGESTÃO DE LEITURA
Razões
para Crer
A
obra aborda vários aspectos da apologia cristã. Enriqueça seus argumentos a
favor da fé cristã.
Santidade
Neste
livro, o autor chama a atenção para a necessidade de observarmos a Palavra de
Deus, de ver o pecado sob uma perspectiva divina e de reorientar a sua vida em
todos os níveis segundo a vontade do Senhor.
Manual
do Diácono
Um
manual para subsidiar os diáconos no exercício de suas funções e como ser
eficaz no serviço do seu ministério. Um livro que procura auxiliar com dicas e
orientações.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Em sua clássica obra “Conhecendo as
Doutrinas da Bíblia”, o teólogo pentecostal Myer Pearlman destaca quatro pontos
fundamentais que marcam a história espiritual do homem. Veja o esquema abaixo:
Segundo Myer Pearlman, a Tentação, desde o início,
destaca ao ser humano que o caminho de obediência a Deus não é fácil. Isso quer
dizer que o ser humano terá escolhas a fazer nos termos de Deuteronômio 30.15:
“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal”. A Tentação
está prevista na perspectiva da impossibilidade de conter a ansiedade de entrar
em contato com o que foi proibido. Por isso, ela é sutil, pois, pela sua
sutileza, a natureza humana será envolvida em seus desejos e vontades: nisto
consiste a tentação.
Ao dizer “sim!” para a tentação e colocá-la em
prática, se estabelece no ser humano o estado de Pecado. Em seguida, a culpa
toma conta da sua consciência, ao ponto de o ser humano viver num estado de
cauterização em sua consciência, de modo que ele não mais atende aos apelos do
Espírito Santo: nisto consiste o estado da culpa.
Uma vez praticado o pecado, por intermédio da tentação,
e estabelecido o sentimento de culpa, instala-se, na realidade humana, o Juízo.
No Éden, o Juízo se deu sobre a serpente (de
formosa e honrada, a um animal degradado e maldito), sobre a mulher
(multiplicação das dores de parto) e sobre o homem (comer com o suor do rosto),
constituindo, porém, o maior de todos os juízos: a morte física e a morte
eterna.
Entretanto, a história da humanidade não seria para
sempre condenada à terrível realidade de viver para sempre longe de Deus. O
Pai, por intermédio do Seu Filho, proveria um escape para redimir a vida do ser
humano: “Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais
os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por
um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos
os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça
sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela
desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela
obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.17-19).
Portanto,
assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte,
assim também a morte passou a todos os homens, porque todos
pecaram. (Romanos 5:12)
Lição 3: A Queda da
Raça Humana
As
passagens que estudaremos nesta seção afirmam três verdades muito importantes
sobre a queda de Adão e seus efeitos devastadores sobre toda a raça humana. À
parte desta verdade, é impossível explicar a corrupção moral
da humanidade e a presença universal do mal em um mundo criado para ser bom. As
três verdades são:
1. Deus
criou Adão para ser o representante ou cabeça de toda a raça humana. Como
cabeça, Adão agiu em nome de toda a humanidade, e as consequências de suas ações
afetam a todos nós.
2. Deus
“imputou” o pecado de Adão em todos os homens. As palavras “imputar” e
“imputação” vêm do verbo latino imputare que significa
“considerar, calcular, atribuir, ou colocar na conta de alguém.” Em relação à
queda, isso significa que Deus atribui ou cobra o pecado de Adão da conta de
cada homem. Desde seu nascimento todos os homens são considerados e tratados
como pecadores por causa do pecado de Adão. Todos os homens carregam a culpa do
pecado de Adão e sua penalidade. (Esta ideia é tradicionalmente conhecida como
a doutrina do pecado original.)
3. Deus
entregou todos os homens à corrupção moral. A consequência e
penalidade do pecado de Adão não foi apenas a morte, mas também a corrupção
moral. Isso significa que cada um dos descendentes de Adão nasce inteiramente
inclinado ao mal e à inimizade contra Deus. Uma vez que todos os homens
carregam a culpa do pecado de Adão, eles também carregam a penalidade: morte e
corrupção moral. Sem a graça salvadora de Deus, um indivíduo continuará em seu
estado moralmente corrupto para sempre.
Uma Verdade Inegável, Um Mistério Inexplicável
A
queda da raça humana na queda de Adão sempre será coberta em mistério. Por um
lado, ela é uma das maiores e mais essenciais doutrinas no cristianismo, está
claramente expresso nas Escrituras que ela é verdade, e ela fornece a única explicação
adequada para a corrupção moral universal da humanidade. Ao mesmo tempo,
contudo, as próprias Escrituras que afirmam a doutrina, oferecem pouca
explicação a respeito de como tais coisas podem ser assim, e não oferece
nenhuma defesa contra as acusações frequentes de que tal fato é injusto ou
desleal. Como pode ser justo Deus imputar o pecado e a culpa de Adão a toda a
humanidade? Os pontos a seguir são dignos de consideração:
1. A
veracidade de uma doutrina não é validada por nossa habilidade de compreendê-la
ou de reconciliá-la ao nosso entendimento, e nossa inabilidade não fornece base
para rejeitá-la. Fosse este o caso, não existiria doutrina cristã,
pois não há verdade revelada que não contenha algum elemento de mistério. Em
Deuteronômio 29:29, as Escrituras declaram: As coisas encobertas pertencem ao
SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos,
para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” A grande promessa
das Escrituras é que a verdade em que nós cremos e ainda não compreendemos
plenamente, um dia se fará conhecida a nós, e a sombra da incerteza e da dúvida
que ainda permanece irá desaparecer à luz da revelação plena de Deus. O
apóstolo Paulo escreve: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente;
então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como
também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).
2. Ao
longo das Escrituras, Deus provou Sua perfeita justiça em suas interações com o
homem de maneira que toda e qualquer acusação do contrário seja recebida com
uma severa repreensão. “… Deus é maior do que o homem. Por que
contendes com ele, afirmando que não te dá contas de nenhum dos Seus atos?” (Jó
33:12b-13). “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?!” (Romanos 9:20).
Se Deus fez Adão para ser o cabeça da raça e imputou seu pecado a toda a
humanidade, isso é tanto justo quanto leal. Deus tem o direito divino de
tencionar e trabalhar como Lhe aprouver. Ademais, Deus nunca agiu de nenhuma
maneira que desse às Suas criaturas uma justa causa de reclamação contra Ele.
3. Foi
uma grande demonstração de graça Deus permitir que um homem fosse testado em
nome de todos os outros homens. Adão foi o mais apto homem em toda a
raça humana e viveu em um lugar não contaminado pelo pecado e a corrupção que
agora prevalece. Deus escolheu o maior e mais nobre entre nós para nos
substituir.
4. Toda
a evidência das Escrituras, da história humana, e o testemunho interior da
consciência aponta para a certeza de que nenhum da espécie de Adão poderia ter
feito melhor do que o próprio Adão.
5. Todos
da espécie de Adão, assim que são capazes, voluntariamente participam
da rebelião de Adão contra Deus e desta forma provam que Deus justamente os
condena.
6. Se
é errado ou injusto que Deus condene toda a raça humana através da queda de um
homem (Adão), então é errado da mesma maneira que Deus salve Seu povo (isto é,
os redimidos) através da obediência de um homem (Jesus Cristo). Se
Deus não pode justamente imputar o pecado de Adão à
humanidade, então Ele não pode justamente imputar a justiça de
Cristo àqueles que creem. Neste caso, todos os homens permaneceriam
inteiramente cada um por si, sem um salvador e, portanto, todos seriam
condenados.
Todos os Homens Nascem no Pecado
A
declaração de que “todos os homens nascem em pecado” significa que Deus imputou
o pecado e a culpa de Adão a cada um de seus descendentes.
Todos os homens desde o nascimento são considerados e tratados como pecadores
por causa do pecado de Adão. É importante notar que esta não é apenas uma
“teoria teológica” ou “construção filosófica,” mas o claro ensino das
Escrituras e é demonstrado constantemente no dia a dia.
Em Romanos
5:12-19 encontra-se o mais importante discurso em todas as Escrituras
a respeito da queda de Adão e a imputação de seu pecado a toda a raça humana.
Leia a passagem até que você se familiarize com seu conteúdo e então explique o
significado de cada uma das declarações:
1. “Portanto,
assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte…”
(v. 12):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: “… por um só homem entrou o pecado no mundo…”:
As Escrituras afirmam que Deus criou todas as coisas “muito boas” (Gênesis
1:31). A explicação bíblica para a presença do pecado no mundo bom de Deus é
que ele entrou ou invadiu “por” ou “através de” a desobediência de um homem,
Adão. “… e pelo pecado, a morte…”: O pecado entrou no mundo através do
primeiro ato de desobediência de Adão, e a morte entrou no mundo através do
pecado — uma cadeia de eventos devastadora. É extremamente importante notar que
a morte não entrou em nosso mundo como uma “consequência natural” do pecado,
mas como a penalidade divina pelo pecado. A morte é a punição, ou o salário, do
pecado (Gênesis 2:17; Ezequiel 18:4; Romanos 6:23).
2.
“… assim também a morte passou a todos os homens, porque todos
pecaram…” (v. 12):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: “… assim também a morte passou a todos os
homens…”: Tendo explicado como a morte entrou no mundo, Paulo afirma o que
todos sabemos ser verdade: a morte passou a todos os homens. Os homens nascem
morrendo. “… porque todos pecaram…”: A explicação de Paulo para a
difusão da morte para todos os homens é breve, mas poderosa. A morte é o
salário do pecado (Romanos 6:23), e a morte passou a todos os homens, porque
“todos pecaram.” A palavra “pecaram” em grego é escrita no tempo verbal
aoristo, que é frequentemente usado para descrever uma ação momentânea no tempo
passado ou um único evento na história. Neste caso, o evento histórico ao qual
Paulo está se referindo é o pecado e a queda de Adão. De acordo com a gramática
e o contexto (isto é, os versos seguintes), esta frase não significa que a morte
passou a todos os homens porque todos os homens “pecam” ou “pecaram”
pessoalmente, mas que a morte passou a todos os homens porque “todos pecaram”
em um momento histórico no jardim quando Adão pecou. Através do pecado de Adão,
todos “se tornaram pecadores” (v. 19). Por esta razão, a penalidade da morte
passou a todos os homens, mesmo as crianças e semelhantes que morrem sem
cometer pecado pessoalmente.
3. “Porque
até o regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta
quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo
sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão…” (vs.
13-14):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Estes versículos são dados como prova do fato de
que em Adão todos “tornam-se pecadores,” conforme indicado pela forma que a
passagem começa (“porque”). A lógica é muito clara: (1) De acordo com as
Escrituras, a morte é o salário do pecado ou a penalidade por violar a lei de
Deus (v. 12; veja também Romanos 6:23). Apenas pecadores ou violadores da lei
morrem. (2) Ainda assim, incontáveis pessoas morreram antes que a Lei de Moisés
fosse dada, e incontáveis crianças morreram no ventre ainda que elas nunca
tenham pessoalmente pecaram ou violado as leis de Deus. (3) A morte daqueles
que nunca pecaram pessoalmente à “semelhança da transgressão de Adão” pode ser
explicada apenas pelo fato de que o pecado de Adão foi imputado a eles, e eles
são considerados “pecadores” em Adão.
4. “…
pela ofensa de um só, morreram muitos…” (v. 15):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Os “muitos” é uma referência à grande massa de
humanidade que descendeu de Adão. Todos eles morreram. Novamente, Paulo está
mostrando que a penalidade da morte experimentada por todos os homens é o
resultado do pecado de um homem, a saber, Adão. Através apenas de sua
transgressão, muitos “pecaram” (5:12), e portanto, os “muitos” morreram.
5. “…
o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação…” (v. 16):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: A palavra julgamento refere-se a
uma sentença judicial, decisão, ou veredito.
A palavracondenação refere-se a uma sentença condenatória ou veredito
de culpado. A transgressão de Adão resultou em seu julgamento. Seu
julgamento resultou em sua condenação. A penalidade por este crime foi a morte.
Esta condenação e sua penalidade passaram a todos os homens, porque em Adão
“todos pecaram.”
6. “…
pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte…” (v. 17):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Através do único pecado de Adão, a morte passou a
exercer absoluta autoridade sobre todos os homens (isto é, todos os homens
morrem). Isto é verdade porque o pecado de Adão foi imputado a todos os homens
e todos foram constituídos “pecadores.” Como pecadores, estavam todos debaixo
do julgamento divino da morte. Pelo pecado de Adão, a morte domina e reina ao
longo da história humana.
7. “…
por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação…” (v.
18):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: “… por uma só ofensa, veio o juízo sobre
todos os homens para condenação…”: Esta afirmação simplesmente resume o que já
foi dito nos versos 12-17. Através de uma ofensa de Adão, todos os homens se
tornaram pecadores (vs. 12, 19), condenados (v. 16), e sujeitos à morte (vs.
12, 14-15, 17).
8. “…
pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores…” (v. 19):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: A palavra tornaram significa registrados
como, declarados, ou constituídos. Como resultado
da desobediência de Adão, todos os homens agora são considerados e tratados
como pecadores no sentido judicial. É importante notar que Paulo não diz que
como resultado do pecado de Adão, muitos foram feitos pecaminosos (isto é,
nascidos com uma natureza pecaminosa), o que levou um por um a viverem uma vida
de pecado, e estarem sujeitos à condenação da morte. Mas, os muitos foram
constituídos pecadores e a partir daí trazidos sob a punição da morte mesmo
antes que eles tivessem a oportunidade de pecar pessoalmente.
O Homem Nasce em Corrupção
A
extrema consequência do pecado de Adão não foi apenas a morte, mas também a
corrupção moral: ele caiu de seu estado original de justiça e se tornou uma
criatura moralmente corrupta. Uma vez que todos os homens carregam a culpa do
pecado de Adão, eles também carregam a penalidade: morte e corrupção moral.
Cada um dos descendentes de Adão nascem sob a sentença e morte, moralmente
corrompidos, e completamente inclinados ao mal.
É
evidente a partir da experiência de todos os indivíduos e da experiência coletiva
de toda a humanidade que a corrupção moral do homem não é um comportamento
aprendido ou imitado, algo no exterior que faz seu caminho para dentro da vida
de um homem. Porém, é uma característica inerente enraizada profundamente no
coração, como Cristo diz em Marcos 7:20: “O que sai do homem, isso é o que
contamina.” A história humana, a literatura sacra e secular, a filosofia e a
religião abundam em ilustrações da luta do homem com sua própria corrupção
moral e propensão ao mal.
Um
dos mais importantes termos usados pelos teólogos para descrever a profundidade
da corrupção ou poluição moral herdada é o termo depravação total.
A palavra depravação vem da preposição latina de que
comunica intensidade e a palavra latina pravus que
significa torto ou distorcido. Dizer que algo é
depravado significa que seu estado ou molde original foi profundamente
distorcido ou pervertido. Dizer que o homem é depravado significa dizer que ele
caiu de seu estado original de justiça e que sua própria natureza tornou-se
profundamente corrupta. Quando os teólogos usam os termos “total,
“predominante,” “holística,” ou “radical depravação,”
é importante saber o que eles não querem dizer e o que
eles queremdizer:
DEPRAVAÇÃO TOTAL NÃO SIGNIFICA…
1.
… que a imagem de Deus no homem foi totalmente perdida na queda. Em
Gênesis 9:6, 1 Coríntios 11:7, e Tiago 3:9, as Escrituras ainda se referem ao
homem como sendo à imagem de Deus. Portanto, há uma consciência real na qual a
imagem de Deus permanece em todo homem.
2.
… que o homem não tem conhecimento da pessoa e da vontade de Deus. As
Escrituras nos ensinam que todo homem sabe o suficiente de Deus para odiá-lO e
conhece o suficiente de Sua verdade para rejeitá-la e tentar restringi-la
(Romanos 1:18, 30).
3.
… que o homem não possui uma consciência ou que ele é totalmente insensível ao
bem e ao mal.Em Romanos 2:14-15, as Escrituras ensinam que todo homem
possui uma consciência. Se não cauterizada (1 Timóteo 4:1-2), tal consciência
pode levar o homem a admirar caráter e ações virtuosas.
4. …
que o homem é incapaz de demonstrar virtude. Há homens que amam suas
famílias, sacrificam suas próprias vidas para salvar a outros, e executam
grandes atos de generosidade e altruísmo. É reconhecido que os homens são
capazes de amar a outros, praticar serviço civil, e até fazer bens externos
religiosos (Mateus 7:11).
5. …
que todos os homens são tão imorais ou perversos quanto podem ser, que todos os
homens são igualmente imorais, ou que todos os homens satisfazem-se em toda
forma de mal que existe. Nem todos os homens são delinquentes,
fornicadores, ou assassinos, mas são capazes de tal (Jeremias 17:9; Mateus
5:21-30). O que os restringe é a graça de Deus (Salmo 81:11-12; Atos 7:41-42;
Romanos 1:18-32; 2 Tessalonicenses 2:5-12; 2 Pedro 2:15-16).
DEPRAVAÇÃO TOTAL SIGNIFICA…
1. …
que a imagem de Deus no homem foi seriamente deteriorada, ou desfigurada, e que
a corrupção moral poluiu todo seu ser — corpo (Romanos 6:6, 12; 7:24;
8:10, 13), razão (Romanos 1:21; 2 Coríntios 3:14-15; 4:3-4; Efésios 4:17-19),
emoções (Romanos 1:26-27; Gálatas 5:24; 2 Timóteo 3:1-5), e vontade (Romanos
6:17; 8:7-8).
2. …
que a mente do homem é hostil para com Deus, não pode sujeitar-se à vontade de
Deus, e não pode agradar a Deus (Romanos 8:7-8).
3. …
que tudo o que os homens fazem é contaminado por sua própria corrupção moral. A
corrupção moral do homem e o pecado permeiam suas mais elogiáveis ações (Isaías
64:6).
4. …
que as ações de um homem não são estimuladas por qualquer amor a Deus ou
qualquer desejo de obedecer Seus mandamentos. Nenhum homem ama a Deus
de uma maneira digna ou como a lei ordena (Deuteronômio 6:4-5; Mateus
22:35-37), e não existe um homem que glorifique a Deus com todo o pensamento,
palavra e ação (1 Coríntios 10:31; Romanos 1:21). Todos os homens preferem a si
mesmos em detrimento de Deus (2 Timóteo 3:1-5). Todos os atos altruístas,
heroicos, de dever civil, e de bem religioso externo são estimulados pelo amor
ao ego, mas não pelo amor a Deus.
5. …
que o homem nasce com uma grande propensão ou inclinação ao pecado. Todos
os homens são capazes do maior mal, dos mais inenarráveis crimes, e as mais
vergonhosas perversões (Jeremias 17:9; Mateus 5:21-30).
6. …
que a humanidade está inclinada a uma crescente corrupção moral, e esta
deterioração seria ainda mais veloz não fosse pela graça de Deus que restringe
o mal nos homens (Salmo 81:11-12; Atos 7:41-42; Romanos 1:18-32; 2
Tessalonicenses 2:5-12; 2 Timóteo 2:16; 2 Pedro 2:15-16).
7. …
que o homem não é capaz de libertar a si mesmo de sua condição pecaminosa e
depravada. Ele está espiritualmente morto (Efésios 2:1-3), moralmente
corrupto (Gênesis 8:21), e é incapaz de mudar a si mesmo (Jeremias 13:23).
Agora
que resumimos o significado de total depravação, vamos considerar o ensino das
Escrituras. Encontraremos abundantes testemunhos a o que aprendemos: uma
vez que todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão, eles também
carregam a penalidade da morte e compartilham sua corrupção moral. Cada
um dos descendentes de Adão nasce moralmente corrupto e inteiramente inclinado
ao mal.
1.
Através de um cuidadoso estudo de Gênesis 5:1-3 — que descreve
eventos após a queda — vamos claramente ver as consequências
devastadoras do pecado de Adão e a disseminação da corrupção moral pela raça
humana. Leia o texto até que você se familiarize com seu conteúdo e então
responda às seguintes perguntas:
a. De
acordo com Gênesis 5:1, à imagem de quem Adão foi feito?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. De
acordo com Gênesis 5:3, à imagem de quem os
descendentes de Adão foram feitos? Explique o significado desta verdade:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Adão foi feito à imagem de Deus, mas os
descendentes de Adão foram feitos à imagem depravada de Adão. É importante
observar que os homens não meramente herdam a corrupção moral de Adão da mesma
maneira que um filho pode herdar uma característica física ou deformidade de
seu pai. A corrupção moral dos descendentes de Adão é um resultado do
julgamento de Deus contra eles: Adão pecou e encontrou-se sob a penalidade da
morte e da corrupção moral. O pecado de Adão foi imputado a todos os seus
descendentes e, portanto, eles estão sujeitos à mesma penalidade: morte e
corrupção.
2.
Desde a queda de Adão, todos os homens nascem com uma natureza moralmente
corrupta que é vazia de bem, hostil contra Deus, e inclinada ao mal. O que a
passagens a seguir nos ensinam a respeito desta verdade? Como elas demonstram
que a corrupção moral do homem não é um comportamento aprendido, mas um reflexo
de sua própria natureza?
Gênesis 8:21
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: A palavra mocidade se refere
ao início da vida de alguém ou sua infância. Não é preciso ensinar uma criança
a ser egoísta ou egocêntrica, a mentir, a manipular, etc. Tais posturas e ações
pecaminosas entram em ação a partir de sua própria natureza.
Salmo
58:3
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Salmo
51:5
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Isso não significa que as relações
sexuais entre os pais de Davi que levaram a seu nascimento eram pecaminosas.
Deus ordenou que o homem se multiplicasse e concebesse filhos (Gênesis 1:28). E
mesmo se os pais de Davi o houvessem concebido ao cometer um ato de adultério
ou perverso de outra maneira, isso não explica a frase “Eu nasci na iniquidade”
— o ato de dar à luz não é perverso, mesmo se a criança foi concebida
imoralmente. A única explicação para este verso é que Davi está descrevendo o
que a queda de Adão fez ao homem. Davi está simplesmente publicando uma verdade
que é defendida nas Escrituras e demonstrada na história da humanidade: a
corrupção moral do homem e sua propensão ao mal não é meramente um
comportamento aprendido, mas uma parte de seu próprio ser ou natureza.
3.
Tendo estabelecido a verdade de que todos os homens nasceram carregando a
corrupção moral de Adão, agora consideraremos as passagens que ilustram a
severidade ou profundidade desta corrupção moral. O que as passagens a seguir
nos ensinam sobre a profundidade e a extensão da corrupção humana?
Gênesis
6:5 (antes do dilúvio); 8:21 (após
o dilúvio)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Para ilustrar o ponto, suponha que alguém seja
capaz de colocar em vídeo todos os pensamentos de um homem desde seus primeiros
momentos na infância até os dias atuais, e então exibir esse filme para seus
amigos mais próximos e familiares, com os quais ele compartilhou seus
pensamentos mais íntimos e fraquezas. Não seria um exagero dizer que ele seria
tão tomado pela vergonha que nunca mais seria capaz de encará-los novamente.
Surpreendentemente, mesmo um homem mal e de coração duro que produziu tais
pensamentos vis, ficaria aterrorizado e envergonhado pela extensão de sua
própria corrupção moral.
Jó
15:14-16
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Jó
25:4-6
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eclesiastes
9:3
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Isaías
64:6
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Nota: As maiores e mais elogiáveis ações dos homens não
são nada além de trapos imundos diante de Deus. Alguém pode vestir um leproso
com a mais fina seda branca para cobrir suas feridas, mas imediatamente a
corrupção de sua carne sangraria através da vestimenta, deixando-a tão vil
quanto o homem que ela procura esconder. Assim são as “boas obras” dos homens
diante de Deus. Elas carregam a corrupção do homem que as faz.
4.
Quando se fala da corrupção do moral do homem, uma atenção especial deve ser
dada ao coração. Nas Escrituras, o coração significa o lugar da mente, vontade
e emoções. Ele representa o próprio centro e a essência do ser e da pessoa de
alguém. De acordo com as Escrituras, o próprio coração do homem é corrupto e
dele flui toda forma de pecado, rebelião e perversidade. Responda às seguintes
perguntas para completar o exercício:
a. Como
o coração do homem é descrito em Jeremias 17:9?
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b. De
acordo com Mateus 15:19-20 e Marcos 7:20-23, como
o coração corrupto do homem afeta tudo o que o homem é e faz?
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5.
Para concluir esta parte de nosso estudo sobre a corrupção moral do homem,
vamos considerar uma breve, porém poderosa afirmação feita pelo Senhor Jesus
Cristo em Mateus 7:11. Qual é esta afirmação e como ela demonstra a
forte crença de Cristo na depravação moral do homem?
“Ora,
se vós que sois M_______…”
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6.
Baseado nas passagens que estudamos nas perguntas 1-5, resuma o que você
aprendeu sobre a corrupção moral do homem:
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