sábado, 7 de novembro de 2015

Lição 4 – A Queda da Raça Humana

Lição 4 – A Queda da Raça Humana
Lições Bíblicas CPAD - Adultos
4º Trimestre de 2015
Título: O começo de todas as coisas — Estudos sobre o livro de GênesisComentarista: Claudionor de Andrade
Lição 4: A Queda da Raça Humana

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/img_00268.jpg

TEXTO ÁUREO
“Pelo que, como por um homem444 entrou o pecado266 no mundo2889, e pelo pecado, a morte, assim também a morte2288 passou a todos os homens, por isso que todos pecaram264.” (Rm 5.12)
[Comentário: Paulo começa a fazer aqui uma comparação que não foi concluída senão nos versículos 18 a 21. A comparação foi interrompida por uma meditação que continua até o versículo 17. O texto inicia com o termo “portanto”, nesta versão “Pelo que”, indicando que aquilo que se segue está ligado, na mente de Paulo, com o que precedeu, pelo que a comparação e o contraste que ele traça entre Adão e Cristo é sua elaboração teológica do que já havia sido dito. Paulo salienta a idéia de “um só homem” por toda esta passagem, e isso indica que ele encarava tanto Adão como Cristo como indivíduos históricos.]
Dicionário STRONG:
444 ανθρωπος anthropos:- 1) um ser humano, seja homem ou mulher; 1a) genericamente, inclui todos os indivíduos humanos.
266 αμαρτια hamartia:- 1a) não ter parte em; 1b) errar o alvo; 1c) errar, estar errado; 1d) errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro; 1e) desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado; 2) aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; 3) coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias.
2889 κοσμος kosmos:- os habitantes da terra, homens, a família humana; a multidão incrédula; a massa inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo.
2289 θανατοω thanatoo:- 1) colocar à morte; pela morte, ser liberado do compromisso de algo; literalmente, tornar-se morto em relação à (algo).
264 αμαρτανω hamartano:- 1) não ter parte em; 2) errar o alvo; 3) errar, estar errado; 4) errar ou desviar-se do caminho da retidão e honra, fazer ou andar no erro; 5) desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado.
VERDADE PRÁTICA
O pecado de Adão trouxe-nos a morte, mas a morte de Jesus Cristo garante-nos a vida eterna e plena comunhão com Deus. 
[Comentário: Por causa da Queda, a morte tornou-se uma realidade e toda a criação está sujeita a ela. "Toda a criação geme" (Rm 8.22), esperando o momento em que Cristo voltará para libertá-la dos efeitos da morte.]

LEITURA DIÁRIA

Gn 3.1-24 – A triste história da Queda pelo pecado do homem
Rm 5.12,13 - A Queda do homem trouxe o pecado e a morte
Rm 3.23 – Em Adão, todos os homens pecaram e foram afastados de Deus
Gn 3.15 – Em sua misericórdia, Deus faz uma  promessa de salvação
Jo 3.16 – Deus proveu salvação para toda a humanidade
1 Co 15.45-47 – Jesus, o segundo Adão, veio libertar o homem do pecado

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 5.12-19
12 - Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei.
14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 - Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 - Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.

OBJETIVO GERAL
Compreender que o pecado de Adão trouxe a morte, mas a morte de Jesus trouxe a vida.

HINOS SUGERIDOS: 5,75, 432 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
1.                   Explicar que o Éden foi o local criado por Deus para ser o habitat do homem;
2.                  Conhecer como se deu a tentação de Adão e Eva;  
3.                  Compreender o juízo de Deus sobre o pecado.






INTERAGINDO COM O PROFESSOR
No livro de Gênesis, encontramos no capítulo três, um dos relatos mais tristes da história da humanidade, a Queda. Mas Deus não foi pego de surpresa com o pecado de Adão e Eva, pois as Escrituras Sagradas afirmam que desde a fundação do mundo a morte redentora de Jesus, pela salvação da humanidade, já havia sido determinada (Ap 13.8). O homem pecou de modo deliberado contra Deus, mas o Criador não o deixou entregue à própria sorte. O Senhor providenciou a sua redenção. Com o pecado veio o sentimento de culpa. O homem não sabe lidar com esse sentimento, pois não fomos criados para o pecado, por isso, Adão culpou a Eva e o próprio Deus pelo seu pecado de desobediência. É difícil aceitar a responsabilidade por nossos erros. Sempre queremos encontrar um culpado. 
O pecado além de afastar Adão da comunhão com Deus, também introduziu as hostilidades e dificuldades no relacionamento de Adão e Eva. O pecado continua a nos afastar de Deus e a prejudicar os nossos relacionamentos.





















COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Por algum tempo, Adão e Eva viveram a mais completa ventura. Aquela harmonia, porém, estava para ser quebrada por uma personagem sinistra e inimiga de todo o bem. 
No entanto, se o Diabo supôs que a obra divina achava-se arruinada para sempre, enganou-se, porque Deus, em seu infinito amor, já havia elaborado, desde a fundação do mundo, o Plano de Salvação para resgatar-nos do pecado.
A Queda de Adão haveria de ser revertida por Jesus Cristo através de sua morte na cruz. 
[Comentário: A queda do primeiro casal foi devastadora para a posteridade humana. Para qualquer um de nós é algo completamente impossível supor o que tenha sido o conhecimento prático da queda. Como projetar a experiência da perda da perfeição original? Nada, em nossa existência, serve de parâmetro para isso. Até onde tentamos imaginar o Éden, partimos de nossa realidade caída e, efetuando alguma modalidade de matemática espiritual, aplicamos o maior exponencial que a nossa mente pode conceber, e temos um lugar paradisíaco aos nossos olhos. Todavia, segundo o que afirmam as Escrituras, ainda assim tal realidade está muito aquém da realidade que aguarda os filhos de Deus: ...mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1 Co 1.29)Jair de Almeida, em O Padrão Éden: Modelo De Restauração Da Criação. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_XII__2007__2/jair.pdf. A ordem original do meio ambiente do ser humano na terra deve ser distinguida do que ele veio a tornar-se após o impacto da queda do homem, a maldição e o posterior dilúvio. Na carta aos Romanos, Paulo afirma que toda a humanidade está por natureza sob a culpa e o poder do pecado, sob o reino da morte e sob a inescapável ira de Deus (Rm 1.18-19;3.9,19;5.17,21). Ele relaciona a origem desse estado ao pecado de um homem – Adão, que ele descreve como o nosso ancestral comum (At 17.26; Rm  5.12-14). Apocalipse 12.9 identifica a serpente como o próprio Satanás, aqui em forma corpórea.] Vamos pensar maduramente sobre a fé cristã?

PONTO CENTRAL
O homem pecou desobedecendo a Deus, porém o Senhor já havia providenciado um Redentor. 
































I. O PARAÍSO NO ÉDEN
Após haver plantado um jardim, no Éden, nele o Senhor colocou o homem que criara (Gn 2.8). Dali, caberia a Adão governar o mundo como o representante de Deus na Terra. Ele tinha como tarefas cultivar a Terra e guardar o jardim. 
[Comentário: A origem do termo Éden é debatida; pode se derivar de um termo acádico que significa “plano” ou “campina”, ou do termo hebraico que significa “prazer” ou “deleite” (da qual vem a associação de Éden com o termo “paraíso”). Éden era aparentemente a região na qual o jardim se situava. A menção da Assíria e dos rios Tigres e Eufrates indicam uma locação ao leste da Palestina, na Mesopotâmia. Sugiro a leitura deste artigo: Qual a verdadeira localização do Jardim do Éden?, disponível em: http://www.cacp.org.br/qual-a-verdadeira-localizacao-do-jardim-do-eden/.]
1. Cultivar a Terra. Adão deveria fazer a cultura da Terra (Gn 2.15). Ele não somente a cultivaria, como dela haveria de criar invenções, utilidades, ciências e artes. Observemos que o Éden localizava-se numa região abundante em ouro (Gn 2.11,12). Ao criar Adão, Deus o dotou de muitas habilidades. 
[Comentário: O homem é a coroa do programa criativo de Deus e, como tal, ele deve encontrar realização, não em uma vida de ócio, mas em vida de trabalho recompensador em obediência à ordem de Deus. O hebraico por trás deste último termo tem a idéia de proteger contra inimigos. Adão, o primeiro homem, era santo, livre do pecado, e vivendo em perfeita comunhão com Deus. Era o primor da criação de Deus e foi-lhe dada a responsabilidade de trabalhar sob as diretrizes de Deus, no cuidado da sua criação. Esse relacionamento harmônico entre Deus e a raça humana findou por causa da desobediência de Adão e Eva (3.6,14-19; Is 43.27; Rm 5.12). Adão foi colocado dentro desse paraíso e, apesar de certamente se regozijar nesse país das maravilhas, ele também estava lá para cultivá-lo. Olhe outra vez o verso 5: “Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.” (Gn 2.5). Quando colocado no jardim, Adão teve que trabalhar lá: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gn 2.15). O jardim era bem estabelecido; tinha todos os tipos de árvores para que Adão tivesse comida (Gn 1.29; 2.16). Tinha abundância de água (quatro nascentes). Era bem suprido de recursos minerais (Gn 2.12). Era um lugar de beleza (Gn 2.9).]
2. Guardar o Éden. Não podemos confundir a inocência de Adão com incapacidade intelectual. Santo no corpo e na alma, nosso pai era sábio e perfeitamente capaz de discernir entre o bem e o mal. Aliás, era mais inteligente que nós. Por isso mesmo, Deus o incumbiu de guardar o Éden, pois teria de enfrentar um inimigo mui astuto e sagaz.
[Comentário: O termo "inocência" não significa dizer que Adão não possuía capacidade intelectual. O Físico Adauto Lourenço, em seu livro "Gênesis 1 e 2" afirma que a raça pré-diluviana alcançou grande desenvolvimento tecnológico, e temos provas disso em Gênesis, quando lemos sobre Tubalcaim como o primeiro a fazer uso do cobre e do ferro, ligas que não são tão fáceis de se obter; é extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes - é necessário um certo grau de desenvolvimento intelectual para isso. Em Gênesis 4.16–26, Caim teve um filho, Enoque, e edificou uma cidade e lhe deu o seu nome, Enoque. A linhagem de Caim constituiu uma raça de empreendedores impiedosos. Caim, Enoque, Irade, Meujael, Metusael, Lameque formam essa linhagem. Sem dúvida havia linhagens laterais, mas o livro menciona esta porque no fim dela aparece Lameque, em cuja família culminam as características da linhagem. Lameque tinha duas esposas, que lhe deram três filhos: Jabal, um boiadeiro, Jubal, um músico e Tubalcaim, um forjador de metal. A violência de Caim repetiu-se em Lameque, como se vê na sua “canção da espada”. Adão foi colocado no Éden para guardá-lo e lavrá-lo, mas guardar de quem? Do inimigo, o diabo, que estava na terra. Ou as trevas dominariam o Éden, ou a luz do Éden se expandiria na terra. Este é o princípio do Reino de Deus. Guardá-lo dizia respeito ao exercício da autoridade, ou seja, protegê-lo contra as ações danosas do inimigo de Deus. guardar significa que havia um ladrão disposto a destruir o jardim e a comunhão do homem com Deus]
http://auxilioebd.blogspot.com.br/p/blog-page.html


SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus criou e preparou o jardim do Éden para abrigar o homem. 

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 "O jardim do Éden estava localizado perto da planície aluvial do rio Tigre e do rio Eufrastes. Alguns acreditam que estava localizado na região correspondente ao atual sul do Iraque; outros sustentam que não há dados suficientes no relato bíblico.
Duas árvores do jardim do Éden tinham importância especial. (1) A 'árvore da vida' provavelmente tinha por fim impedir a morte física. É relacionada com a vida perpétua, em 3.22. O povo de Deus terá acesso à árvore da vida no novo céu e na nova terra (Ap 2.7; 22.2). (2) A 'árvore da ciência do bem e do mal' tinha a finalidade de testar a fé de Adão e sua obediência e à sua palavra. Deus criou o ser humano como ente moral capaz de optar livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou desobedecer-lhe e rebelar-se contra a sua vontade" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro:CPAD, 1991, pp. 34,35).

CONHEÇA MAIS
*Conhecer
"O fruto proibido de Adão e Eva está na 'árvore da ciência do bem e do mal'. A palavra hebraica aqui, yada, sugere uma enorme gama de ideias. Contudo, o conceito básico para ela é tanto a capacidade de fazer distinções quanto de aprender. Já que Adão e Eva 'conheciam' somente o bem, permaneciam inocentes, escolhendo e experimentando somente o que era correto aos olhos de Deus. Eles realmente nem mesmo viam oportunidades para errarem! A queda introduziu a capacidade de verem as coisas más e boas. Com isso, nasceu o desejo de experimentá-las." Para conhecer mais leia Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 27.
http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/img_00270.jpg





















II - A TENTAÇÃO NO PARAÍSO
O Éden era um lugar perfeito. A partir daí, a humanidade poderia multiplicar-se e espalhar-se por todo o planeta, ampliando, em amoroso trabalho, o jardim que Deus plantara. Infelizmente, nossos pais caíram na tentação do Diabo. 
[Comentário: O homem foi imediatamente expulso do Éden, porque este representava o lugar da comunhão com Deus, e era símbolo da vida mais completa e de uma bem-aventurança maior reservadas para ele, se continuasse firme. Foi-lhe vedada a árvore da vida, porque esta era o símbolo da vida prometida na aliança das obras.]
1. O agente ativo da tentação. A fim de induzir a raça humana ao pecado, Satanás instrumenta um animal astuto e sagaz, a serpente (Gn 3.1). E, por seu intermédio, dialoga com Eva levando-a à apostasia. Não podemos travar diálogos com o nosso Inimigo, independente do meio que ele usar para nos convencer, pois pecaremos contra Deus.
[Comentário: A queda do homem foi ocasionada pela tentação da serpente, que semeou na mente do homem as sementes da desconfiança e da descrença. Louis Berkhof nos informa que “embora indubitavelmente a intenção do tentador fosse levar Adão, o chefe d aliança, a cair, não obstante dirigiu-se a Eva, provavelmente porque (a) não exercia a chefia da aliança, e portanto, não teria o mesmo senso de responsabilidade; (b) não recebeu diretamente a ordem de Deus, mas apenas indiretamente e, por conseguinte, seria mais suscetível de ceder à argumentação e duvidar; e (c) seria sem dúvida o instrumento mais eficiente para alcançar o coração de Adão Teologia Sistemática de Louis Berkhof - Editora Cultura Cristã; pág 206.]
2. O agente passivo da tentação. Adão era o guardião do Éden. Todavia, não soube como resguardar a esposa, que acabou sendo seduzida pelo Diabo. Iludida, Eva pecou: "E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela" (Gn 3.6). Adão e Eva deixaram-se levar pela concupiscência da carne, pela concupiscência dos olhos e pela soberba da vida (1 Jo 3.16). Adão e Eva pecaram de forma voluntária e cônscia. Biblicamente, são os responsáveis pela introdução do pecado no mundo (Rm 5.12). 
[Comentário: Se foi Eva que pecou par que Adão foi imputado? Adão pecou não somente como o pai da raça humana, mas também como chefe representativo de todos os seus descendentes; e, portanto, a culpa de seu pecado é posta na conta deles, pelo que todos são passíveis de punição e morte (Rm 5.12). Quanto a isso, Louis Berkhof escreve: “O curso seguido pelo tentador é bem claro. Em primeiro lugar, ele semeia as sementes da dúvida pondo em questão as boas intenções de Deus e insinuando que sua ordem era realmente uma violação da liberdade e dos direitos do homem. Quando nota, pela reação de Eva, que a semente tinha criado raiz, acrescenta as sementes da descrença e do orgulho, negando que a transgressão resultaria na morte e dando a entender claramente que a ordem divina fora motivada pelo objetivo egoísta de manter o homem em sujeição Teologia Sistemática de Louis Berkhof - Editora Cultura Cristã; pág 206.]

SÍNTESE DO TÓPICO II
Adão e Eva foram tentados por Satanás e cederam à tentação. 

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 "A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta. Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério no que dissera ao casal. Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinominianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia. Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna.
Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau. Os seres humanos, na sua tentativa de serem 'como Deus', abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos deuses. O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 36). 
































III - O JUÍZO DE DEUS
Satanás enganou, mentiu e prometeu o que nem ele mesmo possuía. O juízo de Deus, portanto, não tardaria a vir sobre a serpente, sobre a mulher e sobre o homem. 
[Comentário: O registro das Escrituras sobre a queda fornece a única explicação adequada para o presente estado decaído do homem e o mal que nos cerca. É também mediante este plano de fundo tenebroso que as resplandecentes glórias da misericórdia e da graça de Deus surgem. Nossa compreensão mínima das glórias de Cristo e Seu Evangelho é diretamente proporcional ao nosso entendimento da tragédia de Adão e sua condenação.]
1. Sobre a serpente. Devido à sua natureza, a serpente é um tipo perfeito de Satanás: esperta, sagaz e oportunista (Ef 6.11). Agora, ela seria obrigada a comer pó (Gn 3.14). Mesmo no Milênio, quando a natureza dos animais for restaurada, ela não será redimida de sua degradação (Is 65.25).
Em seguida, Deus decreta a inimizade entre a serpente e a mulher, como também a promessa da redenção: "E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15). Apesar da Queda, Eva seria auxiliar de Deus. Veja suas declarações ao dar à luz Caim e Sete (Gn 4.1,25). Séculos mais tarde, Maria haveria de enaltecer o Eterno de Israel por ter sido escolhida como a mãe do Salvador do mundo (Lc 1.46-56). 
[Comentário: No Antigo Oriente, a serpente desempenhava um grande papel como potência de fertilidade (Canaã) e como força política (Egito). A serpente serve de máscara para um ser hostil a Deus e inimigo do homem. O verso 15 se dirige à serpente por trás da serpente, Satanás, o dragão mortífero: “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo...” (Ap 12.9). No divino julgamento sobre a serpente em Gênesis 3:14-15 é encontrada uma das maiores promessas da salvação em toda a Bíblia (v. 15). Esta promessa foi chamada de protoevangelho [Latim: proto, primeiro + evangelium, evangelho].]
2. Sobre a mulher. A fim de punir a desobediência de Eva, o Senhor torna-lhe a maternidade estressante e mui dolorosa. Não bastasse, sujeita a mulher ao governo do homem: "Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3.16; Ef 5.22,23).
Apesar da Queda, não são poucas as filhas de Eva elogiadas por sua incomum virtude e cooperação no Reino de Deus (Pv 31.10-30; 2 Jo 1-13). Sara, Débora, Ester, Maria e Priscila são apenas alguns desses belos exemplos.
[Comentário: A mulher não é amaldiçoada de forma direta, embora seja óbvio que ela incorre em maldição geral de Deus. No entanto, grandes dificuldades existirão no seu papel de esposa e mãe. A maternidade passará por grande sofrimento. A frase: “Teu desejo será para teu marido,” pode descrever uma das seguintes opções:
(1) O relacionamento da mulher com seu marido seria marcado pelo anelo e a falta de satisfação.
(2) A mulher que buscou independência de Deus agora teria um desejo exagerado ou uma ânsia pelo homem.
(3) O relacionamento entre o homem e a mulher seria marcado pelo conflito; a mulher “desejaria” dominar seu marido, e seu marido exerceria seu “domínio” sobre ela.
A terceira interpretação parece especialmente provável à luz de uma construção de palavras similar em Gênesis 4:7: “Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”]
3. Sobre o homem. Deus denuncia Adão como o responsável pela Queda da humanidade. Conforme escreve o apóstolo Paulo, o pecado entrou no mundo não por uma mulher, nem pelo Diabo, mas por intermédio de um homem (Rm 5.12). Por isso, o juízo divino recai com mais dureza sobre o nosso primeiro genitor. E, por causa dele, a Terra faz-se maldita. Por causa de sua desobediência a Deus, os dias de Adão e de seus descendentes seriam mais trabalhosos. Seu sustento seria obtido com um trabalho mais árduo, e teria de conviver com adversidades, e com o fim de sua própria existência: "No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás" (Gn 3.19).  Adão viu, a duras penas, o preço de se desobedecer a Deus e à sua Palavra. 
[Comentário: Deus criou Adão para ser o representante ou cabeça de toda a raça humana. Como cabeça, Adão agiu em nome de toda a humanidade, e as consequências de suas ações afetam a todos nós. Como aquele que tem a maior responsabilidade, a sentença sobre Adão é mais longa e mais abrangente. Da mesma forma que o castigo de Eva se relaciona ao centro de sua vida, assim também é o caso com Adão. Ele tinha sido colocado no jardim, mas agora terá que obter seu sustento do solo “pelo suor de sua fronte” (versos 17 a 19). Com dor comerás indica dificuldades do homem no seu papel fundamental como trabalhador/sustentador; o trabalho terá dificuldades e futilidades (espinhos e cardos... no suor do teu rosto). Esta batalha que dura toda a vida só terminará na morte. Adão não somente terá que lavrar o solo para obter seu sustento, mas ele finalmente retornará ao pó. A morte espiritual já aconteceu (cf. versos 7 e 8). A morte física começou. Distante da vida que Deus dá, o homem simplesmente (embora lentamente) retorna ao seu estado original - pó (cf. 2:7).]

SÍNTESE DO TÓPICO III
O juízo de Deus veio sobre Adão, Eva e a serpente. 
 Nossos primeiros pais, de fato, pecaram, mas Deus prometeu redimir toda a humanidade pelo sangue de Cristo, pois Jesus morreu por todos..

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 "Os pecados estão refletidos nas punições, as quais foram aplicadas em partes. A serpente foi amaldiçoada. A serpente posou como supremamente sábia, mas sua maneira de se locomover sempre seria símbolo de tal humilhação. A frase 'sobre o teu ventre' não significa que a serpente tinha originalmente pernas e a perdeu no momento em que a maldição foi imposta, mas que seu modo habitual de locomoção tipificava seu castigo. A frase 'pó comerás' é idiomaticamente equivalente a 'tu serás humilhado' (cf. Sl 72.9; Is 49.23), onde a frase 'lamberão o pó' tem claramente este significado. O castigo envolveria inimizade, hostilidade entre as pessoas. A semente da serpente, que Jesus relaciona aos ímpios (Mt 13.38,39; Jo 8.44), e a semente da mulher, têm ambas sentido fortemente pessoal. 
O castigo da mulher seria o oposto do 'prazer' que ela procurou no versículo 6. Ela conheceria a dor no parto, que é bem diferente do novo tipo de vida que ela tentou alcançar pela desobediência. Igualmente, a futura ligação do seu desejo ao seu marido era repreensão à sua decisão de buscar independência.
Deus pôs uma maldição diretamente na terra em vez de colocá-la no homem. Adão foi comissionado a trabalhar com a terra, mas não seria por puro prazer "(Comentário Bíblico Beacon. Vol. 1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 40).

CONCLUSÃO
Deus não foi apanhado de surpresa pela Queda de Adão, pois o Cordeiro, em sua presciência, já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Nossos primeiros pais, de fato, pecaram, mas Deus prometeu redimir toda a humanidade pelo sangue de Cristo, pois Jesus morreu por todos (Jo 1.29). Na genealogia de Jesus, registrada por Lucas, Adão é chamado de filho de Deus (Lc 3.38). Maravilhosa graça!
Portanto, apesar da aparente vitória do pecado, o Senhor Jesus, o segundo Adão, veio para resgatar-nos das mãos de Satanás: "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (1 Co 15.22).  Somente Jesus Cristo pode-nos resgatar do pecado. 
[Comentário: Em relação à queda, Deus “imputou” o pecado de Adão em todos os homens. As palavras “imputar” e “imputação” vêm do verbo latino imputare que significa “considerar, calcular, atribuir, ou colocar na conta de alguém”. Deus atribui ou cobra o pecado de Adão da conta de cada homem. Desde seu nascimento todos os homens são considerados e tratados como pecadores por causa do pecado de Adão. Todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão e sua penalidade. A explicação bíblica para a presença do pecado no mundo bom de Deus é que ele entrou ou invadiu “por” ou “através de” a desobediência de um homem, Adão. “… e pelo pecado, a morte…”: O pecado entrou no mundo através do primeiro ato de desobediência de Adão, e a morte entrou no mundo através do pecado — uma cadeia de eventos devastadora. É extremamente importante notar que a morte não entrou em nosso mundo como uma “consequência natural” do pecado, mas como a penalidade divina pelo pecado. A morte é a punição, ou o salário, do pecado (Gn 2.17; Ez 18.4; Rm 6.23). Ap 13.8 afirma que desde a fundação do mundo, isto é, antes da criação (1Pe 1.20) Deus providenciou para que a morte eterna fosse eliminada por Cristo Jesus. A justificação declarada por Deus é possível unicamente pela substituição de Jesus Cristo (2Co 5.7-17-21; Rm 3.21-26). A santificação completa da corrupção pecaminosa no homem é restrita a lavagem do coração com o sangue de Jesus (2Ts 2.13,14; Tt 3.5-6; 1Pe 1.18-23; Ap 1.5-6). Assim a vida eterna é outorgada ao pecador que se arrepende dos pecados e crê pela fé na obra salvadora de Cristo.] “NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”,






























PARA REFLETIR
 A respeito do livro de Gênesis:

A Queda foi um fato histórico e real?
Sim. Podemos ter tal certeza porque a Bíblia nos garante.

A serpente realmente falou? 
Sim. Não se trata de uma parábola, mas de um fato histórico.

Que juízo recaiu sobre o homem e sobre a mulher?
Sobre a mulher: ela teria a sua dor na hora do parto multiplicada. Também teria que se sujeitar ao governo do homem.
Sobre o homem: O trabalho de Adão seria misturado com a dor. 
Ambos sofreriam a morte física e foram expulsos do paraíso. 

Por que Adão foi responsabilizado por Deus como o principal responsável pela Queda da humanidade?
Porque ele havia recebido a ordem diretamente de Deus.

Deus foi surpreendido pelo pecado do homem? Explique.
Deus não foi apanhado de surpresa pela queda de Adão, pois o Cordeiro, em sua presciência, já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Nossos primeiros pais, de fato, pecaram, mas foram prontamente redimidos pelo sangue de Cristo, pois Jesus morreu por toda a humanidade (Jo 1.29).










CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 63, p. 39. 
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.


SUGESTÃO DE LEITURA
Razões  para Crer

A obra aborda vários aspectos da apologia cristã. Enriqueça seus argumentos a favor da fé cristã.

Santidade

Neste livro, o autor chama a atenção para a necessidade de observarmos a Palavra de Deus, de ver o pecado sob uma perspectiva divina e de reorientar a sua vida em todos os níveis segundo a vontade do Senhor. 


Manual  do Diácono

Um manual para subsidiar os diáconos no exercício de suas funções e como ser eficaz no serviço do seu ministério. Um livro que procura auxiliar com dicas e orientações.









SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO


Em sua clássica obra “Conhecendo as Doutrinas da Bíblia”, o teólogo pentecostal Myer Pearlman destaca quatro pontos fundamentais que marcam a história espiritual do homem. Veja o esquema abaixo:

http://www.estudantesdabiblia.com.br/images/img_00271.jpg

Segundo Myer Pearlman, a Tentação, desde o início, destaca ao ser humano que o caminho de obediência a Deus não é fácil. Isso quer dizer que o ser humano terá escolhas a fazer nos termos de Deuteronômio 30.15: “Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal”. A Tentação está prevista na perspectiva da impossibilidade de conter a ansiedade de entrar em contato com o que foi proibido. Por isso, ela é sutil, pois, pela sua sutileza, a natureza humana será envolvida em seus desejos e vontades: nisto consiste a tentação.
Ao dizer “sim!” para a tentação e colocá-la em prática, se estabelece no ser humano o estado de Pecado. Em seguida, a culpa toma conta da sua consciência, ao ponto de o ser humano viver num estado de cauterização em sua consciência, de modo que ele não mais atende aos apelos do Espírito Santo: nisto consiste o estado da culpa.
Uma vez praticado o pecado, por intermédio da tentação, e estabelecido o sentimento de culpa, instala-se, na realidade humana, o Juízo.
No Éden, o Juízo se deu sobre a serpente (de formosa e honrada, a um animal degradado e maldito), sobre a mulher (multiplicação das dores de parto) e sobre o homem (comer com o suor do rosto), constituindo, porém, o maior de todos os juízos: a morte física e a morte eterna.
Entretanto, a história da humanidade não seria para sempre condenada à terrível realidade de viver para sempre longe de Deus. O Pai, por intermédio do Seu Filho, proveria um escape para redimir a vida do ser humano: “Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.17-19).



















Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Romanos 5:12)
Lição 3: A Queda da Raça Humana
As passagens que estudaremos nesta seção afirmam três verdades muito importantes sobre a queda de Adão e seus efeitos devastadores sobre toda a raça humana. À parte desta verdade, é impossível explicar a corrupção moral da humanidade e a presença universal do mal em um mundo criado para ser bom. As três verdades são:
1. Deus criou Adão para ser o representante ou cabeça de toda a raça humana. Como cabeça, Adão agiu em nome de toda a humanidade, e as consequências de suas ações afetam a todos nós.
2. Deus “imputou” o pecado de Adão em todos os homens. As palavras “imputar” e “imputação” vêm do verbo latino imputare que significa “considerar, calcular, atribuir, ou colocar na conta de alguém.” Em relação à queda, isso significa que Deus atribui ou cobra o pecado de Adão da conta de cada homem. Desde seu nascimento todos os homens são considerados e tratados como pecadores por causa do pecado de Adão. Todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão e sua penalidade. (Esta ideia é tradicionalmente conhecida como a doutrina do pecado original.)
3. Deus entregou todos os homens à corrupção moral. A consequência e penalidade do pecado de Adão não foi apenas a morte, mas também a corrupção moral. Isso significa que cada um dos descendentes de Adão nasce inteiramente inclinado ao mal e à inimizade contra Deus. Uma vez que todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão, eles também carregam a penalidade: morte e corrupção moral. Sem a graça salvadora de Deus, um indivíduo continuará em seu estado moralmente corrupto para sempre.
Uma Verdade Inegável, Um Mistério Inexplicável
A queda da raça humana na queda de Adão sempre será coberta em mistério. Por um lado, ela é uma das maiores e mais essenciais doutrinas no cristianismo, está claramente expresso nas Escrituras que ela é verdade, e ela fornece a única explicação adequada para a corrupção moral universal da humanidade. Ao mesmo tempo, contudo, as próprias Escrituras que afirmam a doutrina, oferecem pouca explicação a respeito de como tais coisas podem ser assim, e não oferece nenhuma defesa contra as acusações frequentes de que tal fato é injusto ou desleal. Como pode ser justo Deus imputar o pecado e a culpa de Adão a toda a humanidade? Os pontos a seguir são dignos de consideração:
1. A veracidade de uma doutrina não é validada por nossa habilidade de compreendê-la ou de reconciliá-la ao nosso entendimento, e nossa inabilidade não fornece base para rejeitá-la. Fosse este o caso, não existiria doutrina cristã, pois não há verdade revelada que não contenha algum elemento de mistério. Em Deuteronômio 29:29, as Escrituras declaram: As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” A grande promessa das Escrituras é que a verdade em que nós cremos e ainda não compreendemos plenamente, um dia se fará conhecida a nós, e a sombra da incerteza e da dúvida que ainda permanece irá desaparecer à luz da revelação plena de Deus. O apóstolo Paulo escreve: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).
2. Ao longo das Escrituras, Deus provou Sua perfeita justiça em suas interações com o homem de maneira que toda e qualquer acusação do contrário seja recebida com uma severa repreensão. “… Deus é maior do que o homem. Por que contendes com ele, afirmando que não te dá contas de nenhum dos Seus atos?” (Jó 33:12b-13). “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?!” (Romanos 9:20). Se Deus fez Adão para ser o cabeça da raça e imputou seu pecado a toda a humanidade, isso é tanto justo quanto leal. Deus tem o direito divino de tencionar e trabalhar como Lhe aprouver. Ademais, Deus nunca agiu de nenhuma maneira que desse às Suas criaturas uma justa causa de reclamação contra Ele.
3. Foi uma grande demonstração de graça Deus permitir que um homem fosse testado em nome de todos os outros homens. Adão foi o mais apto homem em toda a raça humana e viveu em um lugar não contaminado pelo pecado e a corrupção que agora prevalece. Deus escolheu o maior e mais nobre entre nós para nos substituir.
4. Toda a evidência das Escrituras, da história humana, e o testemunho interior da consciência aponta para a certeza de que nenhum da espécie de Adão poderia ter feito melhor do que o próprio Adão.
5. Todos da espécie de Adão, assim que são capazes, voluntariamente participam da rebelião de Adão contra Deus e desta forma provam que Deus justamente os condena.
6. Se é errado ou injusto que Deus condene toda a raça humana através da queda de um homem (Adão), então é errado da mesma maneira que Deus salve Seu povo (isto é, os redimidos) através da obediência de um homem (Jesus Cristo). Se Deus não pode justamente imputar o pecado de Adão à humanidade, então Ele não pode justamente imputar a justiça de Cristo àqueles que creem. Neste caso, todos os homens permaneceriam inteiramente cada um por si, sem um salvador e, portanto, todos seriam condenados.
Todos os Homens Nascem no Pecado
A declaração de que “todos os homens nascem em pecado” significa que Deus imputou o pecado e a culpa de Adão a cada um de seus descendentes. Todos os homens desde o nascimento são considerados e tratados como pecadores por causa do pecado de Adão. É importante notar que esta não é apenas uma “teoria teológica” ou “construção filosófica,” mas o claro ensino das Escrituras e é demonstrado constantemente no dia a dia.
Em Romanos 5:12-19 encontra-se o mais importante discurso em todas as Escrituras a respeito da queda de Adão e a imputação de seu pecado a toda a raça humana. Leia a passagem até que você se familiarize com seu conteúdo e então explique o significado de cada uma das declarações:
1. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte…” (v. 12):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: “… por um só homem entrou o pecado no mundo…”: As Escrituras afirmam que Deus criou todas as coisas “muito boas” (Gênesis 1:31). A explicação bíblica para a presença do pecado no mundo bom de Deus é que ele entrou ou invadiu “por” ou “através de” a desobediência de um homem, Adão. “… e pelo pecado, a morte…”: O pecado entrou no mundo através do primeiro ato de desobediência de Adão, e a morte entrou no mundo através do pecado — uma cadeia de eventos devastadora. É extremamente importante notar que a morte não entrou em nosso mundo como uma “consequência natural” do pecado, mas como a penalidade divina pelo pecado. A morte é a punição, ou o salário, do pecado (Gênesis 2:17; Ezequiel 18:4; Romanos 6:23).
2. “… assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram…” (v. 12):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: “… assim também a morte passou a todos os homens…”: Tendo explicado como a morte entrou no mundo, Paulo afirma o que todos sabemos ser verdade: a morte passou a todos os homens. Os homens nascem morrendo. “… porque todos pecaram…”: A explicação de Paulo para a difusão da morte para todos os homens é breve, mas poderosa. A morte é o salário do pecado (Romanos 6:23), e a morte passou a todos os homens, porque “todos pecaram.” A palavra “pecaram” em grego é escrita no tempo verbal aoristo, que é frequentemente usado para descrever uma ação momentânea no tempo passado ou um único evento na história. Neste caso, o evento histórico ao qual Paulo está se referindo é o pecado e a queda de Adão. De acordo com a gramática e o contexto (isto é, os versos seguintes), esta frase não significa que a morte passou a todos os homens porque todos os homens “pecam” ou “pecaram” pessoalmente, mas que a morte passou a todos os homens porque “todos pecaram” em um momento histórico no jardim quando Adão pecou. Através do pecado de Adão, todos “se tornaram pecadores” (v. 19). Por esta razão, a penalidade da morte passou a todos os homens, mesmo as crianças e semelhantes que morrem sem cometer pecado pessoalmente.
3. “Porque até o regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão…” (vs. 13-14):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Estes versículos são dados como prova do fato de que em Adão todos “tornam-se pecadores,” conforme indicado pela forma que a passagem começa (“porque”). A lógica é muito clara: (1) De acordo com as Escrituras, a morte é o salário do pecado ou a penalidade por violar a lei de Deus (v. 12; veja também Romanos 6:23). Apenas pecadores ou violadores da lei morrem. (2) Ainda assim, incontáveis pessoas morreram antes que a Lei de Moisés fosse dada, e incontáveis crianças morreram no ventre ainda que elas nunca tenham pessoalmente pecaram ou violado as leis de Deus. (3) A morte daqueles que nunca pecaram pessoalmente à “semelhança da transgressão de Adão” pode ser explicada apenas pelo fato de que o pecado de Adão foi imputado a eles, e eles são considerados “pecadores” em Adão.
4. “… pela ofensa de um só, morreram muitos…” (v. 15):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Os “muitos” é uma referência à grande massa de humanidade que descendeu de Adão. Todos eles morreram. Novamente, Paulo está mostrando que a penalidade da morte experimentada por todos os homens é o resultado do pecado de um homem, a saber, Adão. Através apenas de sua transgressão, muitos “pecaram” (5:12), e portanto, os “muitos” morreram.
5. “… o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação…” (v. 16):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: A palavra julgamento refere-se a uma sentença judicialdecisão, ou veredito. A palavracondenação refere-se a uma sentença condenatória ou veredito de culpado. A transgressão de Adão resultou em seu julgamento. Seu julgamento resultou em sua condenação. A penalidade por este crime foi a morte. Esta condenação e sua penalidade passaram a todos os homens, porque em Adão “todos pecaram.”
6. “… pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte…” (v. 17):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Através do único pecado de Adão, a morte passou a exercer absoluta autoridade sobre todos os homens (isto é, todos os homens morrem). Isto é verdade porque o pecado de Adão foi imputado a todos os homens e todos foram constituídos “pecadores.” Como pecadores, estavam todos debaixo do julgamento divino da morte. Pelo pecado de Adão, a morte domina e reina ao longo da história humana.
7. “… por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação…” (v. 18):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: “… por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação…”: Esta afirmação simplesmente resume o que já foi dito nos versos 12-17. Através de uma ofensa de Adão, todos os homens se tornaram pecadores (vs. 12, 19), condenados (v. 16), e sujeitos à morte (vs. 12, 14-15, 17).
8. “… pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores…” (v. 19):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: A palavra tornaram significa registrados comodeclarados, ou constituídos. Como resultado da desobediência de Adão, todos os homens agora são considerados e tratados como pecadores no sentido judicial. É importante notar que Paulo não diz que como resultado do pecado de Adão, muitos foram feitos pecaminosos (isto é, nascidos com uma natureza pecaminosa), o que levou um por um a viverem uma vida de pecado, e estarem sujeitos à condenação da morte. Mas, os muitos foram constituídos pecadores e a partir daí trazidos sob a punição da morte mesmo antes que eles tivessem a oportunidade de pecar pessoalmente.
O Homem Nasce em Corrupção
A extrema consequência do pecado de Adão não foi apenas a morte, mas também a corrupção moral: ele caiu de seu estado original de justiça e se tornou uma criatura moralmente corrupta. Uma vez que todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão, eles também carregam a penalidade: morte e corrupção moral. Cada um dos descendentes de Adão nascem sob a sentença e morte, moralmente corrompidos, e completamente inclinados ao mal.
É evidente a partir da experiência de todos os indivíduos e da experiência coletiva de toda a humanidade que a corrupção moral do homem não é um comportamento aprendido ou imitado, algo no exterior que faz seu caminho para dentro da vida de um homem. Porém, é uma característica inerente enraizada profundamente no coração, como Cristo diz em Marcos 7:20: “O que sai do homem, isso é o que contamina.” A história humana, a literatura sacra e secular, a filosofia e a religião abundam em ilustrações da luta do homem com sua própria corrupção moral e propensão ao mal.
Um dos mais importantes termos usados pelos teólogos para descrever a profundidade da corrupção ou poluição moral herdada é o termo depravação total. A palavra depravação vem da preposição latina de que comunica intensidade e a palavra latina pravus que significa torto ou distorcido. Dizer que algo é depravado significa que seu estado ou molde original foi profundamente distorcido ou pervertido. Dizer que o homem é depravado significa dizer que ele caiu de seu estado original de justiça e que sua própria natureza tornou-se profundamente corrupta. Quando os teólogos usam os termos “total, “predominante,” “holística,” ou “radical depravação,” é importante saber o que eles não querem dizer e o que eles queremdizer:
DEPRAVAÇÃO TOTAL NÃO SIGNIFICA…
1. … que a imagem de Deus no homem foi totalmente perdida na queda. Em Gênesis 9:6, 1 Coríntios 11:7, e Tiago 3:9, as Escrituras ainda se referem ao homem como sendo à imagem de Deus. Portanto, há uma consciência real na qual a imagem de Deus permanece em todo homem.
2. … que o homem não tem conhecimento da pessoa e da vontade de Deus. As Escrituras nos ensinam que todo homem sabe o suficiente de Deus para odiá-lO e conhece o suficiente de Sua verdade para rejeitá-la e tentar restringi-la (Romanos 1:18, 30).
3. … que o homem não possui uma consciência ou que ele é totalmente insensível ao bem e ao mal.Em Romanos 2:14-15, as Escrituras ensinam que todo homem possui uma consciência. Se não cauterizada (1 Timóteo 4:1-2), tal consciência pode levar o homem a admirar caráter e ações virtuosas.
4. … que o homem é incapaz de demonstrar virtude. Há homens que amam suas famílias, sacrificam suas próprias vidas para salvar a outros, e executam grandes atos de generosidade e altruísmo. É reconhecido que os homens são capazes de amar a outros, praticar serviço civil, e até fazer bens externos religiosos (Mateus 7:11).
5. … que todos os homens são tão imorais ou perversos quanto podem ser, que todos os homens são igualmente imorais, ou que todos os homens satisfazem-se em toda forma de mal que existe. Nem todos os homens são delinquentes, fornicadores, ou assassinos, mas são capazes de tal (Jeremias 17:9; Mateus 5:21-30). O que os restringe é a graça de Deus (Salmo 81:11-12; Atos 7:41-42; Romanos 1:18-32; 2 Tessalonicenses 2:5-12; 2 Pedro 2:15-16).
DEPRAVAÇÃO TOTAL SIGNIFICA
1. … que a imagem de Deus no homem foi seriamente deteriorada, ou desfigurada, e que a corrupção moral poluiu todo seu ser — corpo (Romanos 6:6, 12; 7:24; 8:10, 13), razão (Romanos 1:21; 2 Coríntios 3:14-15; 4:3-4; Efésios 4:17-19), emoções (Romanos 1:26-27; Gálatas 5:24; 2 Timóteo 3:1-5), e vontade (Romanos 6:17; 8:7-8).
2. … que a mente do homem é hostil para com Deus, não pode sujeitar-se à vontade de Deus, e não pode agradar a Deus (Romanos 8:7-8).
3. … que tudo o que os homens fazem é contaminado por sua própria corrupção moral. A corrupção moral do homem e o pecado permeiam suas mais elogiáveis ações (Isaías 64:6).
4. … que as ações de um homem não são estimuladas por qualquer amor a Deus ou qualquer desejo de obedecer Seus mandamentos. Nenhum homem ama a Deus de uma maneira digna ou como a lei ordena (Deuteronômio 6:4-5; Mateus 22:35-37), e não existe um homem que glorifique a Deus com todo o pensamento, palavra e ação (1 Coríntios 10:31; Romanos 1:21). Todos os homens preferem a si mesmos em detrimento de Deus (2 Timóteo 3:1-5). Todos os atos altruístas, heroicos, de dever civil, e de bem religioso externo são estimulados pelo amor ao ego, mas não pelo amor a Deus.
5. … que o homem nasce com uma grande propensão ou inclinação ao pecado. Todos os homens são capazes do maior mal, dos mais inenarráveis crimes, e as mais vergonhosas perversões (Jeremias 17:9; Mateus 5:21-30).
6. … que a humanidade está inclinada a uma crescente corrupção moral, e esta deterioração seria ainda mais veloz não fosse pela graça de Deus que restringe o mal nos homens (Salmo 81:11-12; Atos 7:41-42; Romanos 1:18-32; 2 Tessalonicenses 2:5-12; 2 Timóteo 2:16; 2 Pedro 2:15-16).
7. … que o homem não é capaz de libertar a si mesmo de sua condição pecaminosa e depravada. Ele está espiritualmente morto (Efésios 2:1-3), moralmente corrupto (Gênesis 8:21), e é incapaz de mudar a si mesmo (Jeremias 13:23).
Agora que resumimos o significado de total depravação, vamos considerar o ensino das Escrituras. Encontraremos abundantes testemunhos a o que aprendemos: uma vez que todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão, eles também carregam a penalidade da morte e compartilham sua corrupção moral. Cada um dos descendentes de Adão nasce moralmente corrupto e inteiramente inclinado ao mal.
1. Através de um cuidadoso estudo de Gênesis 5:1-3 — que descreve eventos após a queda — vamos claramente ver as consequências devastadoras do pecado de Adão e a disseminação da corrupção moral pela raça humana. Leia o texto até que você se familiarize com seu conteúdo e então responda às seguintes perguntas:
a. De acordo com Gênesis 5:1, à imagem de quem Adão foi feito?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. De acordo com Gênesis 5:3à imagem de quem os descendentes de Adão foram feitos? Explique o significado desta verdade:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Adão foi feito à imagem de Deus, mas os descendentes de Adão foram feitos à imagem depravada de Adão. É importante observar que os homens não meramente herdam a corrupção moral de Adão da mesma maneira que um filho pode herdar uma característica física ou deformidade de seu pai. A corrupção moral dos descendentes de Adão é um resultado do julgamento de Deus contra eles: Adão pecou e encontrou-se sob a penalidade da morte e da corrupção moral. O pecado de Adão foi imputado a todos os seus descendentes e, portanto, eles estão sujeitos à mesma penalidade: morte e corrupção.
2. Desde a queda de Adão, todos os homens nascem com uma natureza moralmente corrupta que é vazia de bem, hostil contra Deus, e inclinada ao mal. O que a passagens a seguir nos ensinam a respeito desta verdade? Como elas demonstram que a corrupção moral do homem não é um comportamento aprendido, mas um reflexo de sua própria natureza?
Gênesis 8:21
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: A palavra mocidade se refere ao início da vida de alguém ou sua infância. Não é preciso ensinar uma criança a ser egoísta ou egocêntrica, a mentir, a manipular, etc. Tais posturas e ações pecaminosas entram em ação a partir de sua própria natureza.
Salmo 58:3
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Salmo 51:5
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Isso não significa que as relações sexuais entre os pais de Davi que levaram a seu nascimento eram pecaminosas. Deus ordenou que o homem se multiplicasse e concebesse filhos (Gênesis 1:28). E mesmo se os pais de Davi o houvessem concebido ao cometer um ato de adultério ou perverso de outra maneira, isso não explica a frase “Eu nasci na iniquidade” — o ato de dar à luz não é perverso, mesmo se a criança foi concebida imoralmente. A única explicação para este verso é que Davi está descrevendo o que a queda de Adão fez ao homem. Davi está simplesmente publicando uma verdade que é defendida nas Escrituras e demonstrada na história da humanidade: a corrupção moral do homem e sua propensão ao mal não é meramente um comportamento aprendido, mas uma parte de seu próprio ser ou natureza.
3. Tendo estabelecido a verdade de que todos os homens nasceram carregando a corrupção moral de Adão, agora consideraremos as passagens que ilustram a severidade ou profundidade desta corrupção moral. O que as passagens a seguir nos ensinam sobre a profundidade e a extensão da corrupção humana?
Gênesis 6:5 (antes do dilúvio); 8:21 (após o dilúvio)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Para ilustrar o ponto, suponha que alguém seja capaz de colocar em vídeo todos os pensamentos de um homem desde seus primeiros momentos na infância até os dias atuais, e então exibir esse filme para seus amigos mais próximos e familiares, com os quais ele compartilhou seus pensamentos mais íntimos e fraquezas. Não seria um exagero dizer que ele seria tão tomado pela vergonha que nunca mais seria capaz de encará-los novamente. Surpreendentemente, mesmo um homem mal e de coração duro que produziu tais pensamentos vis, ficaria aterrorizado e envergonhado pela extensão de sua própria corrupção moral.
Jó 15:14-16
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Jó 25:4-6
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eclesiastes 9:3
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Isaías 64:6
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nota: As maiores e mais elogiáveis ações dos homens não são nada além de trapos imundos diante de Deus. Alguém pode vestir um leproso com a mais fina seda branca para cobrir suas feridas, mas imediatamente a corrupção de sua carne sangraria através da vestimenta, deixando-a tão vil quanto o homem que ela procura esconder. Assim são as “boas obras” dos homens diante de Deus. Elas carregam a corrupção do homem que as faz.
4. Quando se fala da corrupção do moral do homem, uma atenção especial deve ser dada ao coração. Nas Escrituras, o coração significa o lugar da mente, vontade e emoções. Ele representa o próprio centro e a essência do ser e da pessoa de alguém. De acordo com as Escrituras, o próprio coração do homem é corrupto e dele flui toda forma de pecado, rebelião e perversidade. Responda às seguintes perguntas para completar o exercício:
a. Como o coração do homem é descrito em Jeremias 17:9?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. De acordo com Mateus 15:19-20 e Marcos 7:20-23, como o coração corrupto do homem afeta tudo o que o homem é e faz?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Para concluir esta parte de nosso estudo sobre a corrupção moral do homem, vamos considerar uma breve, porém poderosa afirmação feita pelo Senhor Jesus Cristo em Mateus 7:11. Qual é esta afirmação e como ela demonstra a forte crença de Cristo na depravação moral do homem?
“Ora, se vós que sois M_______…”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Baseado nas passagens que estudamos nas perguntas 1-5, resuma o que você aprendeu sobre a corrupção moral do homem:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Copyright © por Paul David Washer, Sociedade Missionária HeartCry. Website:heartcrymissionary.com
Publicado por Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries.Website: grantedministries.org
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.