Lição
8: Educação Cristã, responsabilidade
dos pais
Data: 26 de Maio de 2013
TEXTO ÁUREO
“Instrui o menino no caminho em que deve andar,
e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6).
VERDADE PRÁTICA
A educação cristã de nossas crianças, adolescentes
e jovens é uma responsabilidade intransferível e pessoal dos pais com o apoio e
assistência da igreja.
HINOS SUGERIDOS
330, 418, 522.
LEITURA DIÁRIA
Dt
6.4-9 – A responsabilidade
dos pais
Sl
78.5 – Pais ensinando
filhos
Ef
6.4 – Filhos criados na
doutrina do Senhor
Ef
4.11 – Jesus provê mestres
para a sua igreja
Lc 2.52 – O desenvolvimento de Jesus
Sl
127.3 – Filhos — Herança do
Senhor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Deuteronômio 6.1-9.
1 - Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e
os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para se vos ensinar, para que os fizésseis
na terra a que passais a possuir;
2 - Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes
todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o
filho de teu filho, todos dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
3 - Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guardes,
para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de
teus pais, na terra que mana leite e mel.
4 - Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único
Senhor.
5 - Amarás, pois o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
6 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão
no teu coração;
7 - e as intimarás a teus filhos, e delas falarás
assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8 - Também as atarás por sinal na tua mão e te
serão por testeiras entre os teus olhos.
9 - E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas
tuas portas.
INTERAÇÃO
Em lições
anteriores vimos que grande parte dos pais não acompanha a vida estudantil dos
filhos. Em que pese às demandas atuais da vida da família cristã, o que os pais
cristãos têm feito pela educação religiosa dos seus filhos? Se, em primeiro
lugar, a fé cristã não for ensinada e vivenciada no lar, certamente será
impossível aos nossos filhos peregrinarem pelo caminho da retidão. A Educação
Cristã é responsabilidade dada por Deus aos pais.
OBJETIVOS
Após esta aula, o
aluno deverá estar apto a:
- Considerar
a Educação Cristã como missão prioritária dos pais.
- Compreender
a educação no Antigo e em o Novo Testamento.
- Saber
da importância da Educação Cristã na família.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para
introduzir a lição dessa semana, sugerimos que leia o trecho do Manual de
Ensino para o Educador Cristão, CPAD: “O mandato ‘Fazei discípulos’ (ARA
[Almeida Revista Atualizada]) inclui intrinsecamente o ensino. Mas temos
de notar que o ensino requerido aqui é o de determinada espécie, isto é,
‘guardar [obedecer] todas as coisas’ que Cristo ordenou. Em outras palavras,
Seus ensinamentos foram designados para produzir informação e transformação
[...]”.
COMENTÁRIO
introdução
Palavra Chave
Educação: Processo de desenvolvimento das
capacidades física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral,
visando à sua melhor integração individual e social.
Educar os filhos
não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não
podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação de seus
filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão
nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode
conceder-nos (Tg 1.5; 3.17). Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a
responsabilidade de educar é dos pais.
I. EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS
PAIS
1. O que significa
educar? Segundo o Dicionário
Houaiss “a palavra educar vem do latim educo
e significa ‘criar uma criança’; cuidar, instruir”. Podemos definir educação
como ensino e instrução. Não podemos jamais nos esquecer que a Igreja do Senhor
tem uma função educadora. Como sal e luz deste mundo ela deve educar e instruir
segundo a Palavra de Deus (Mt 28.19,20). Como crentes precisamos ser guiados e
orientados segundo as Escrituras, pois ela nos protege das sutilezas do Maligno.
2. Educação Cristã. Se quisermos uma sociedade melhor,
mais justa e solidária, precisamos, como Igreja do Senhor, valorizar o ensino
da Palavra de Deus. Para isso, é imprescindível investir na Educação Cristã,
pois o seu principal objetivo é levar o crente a conhecer mais a Deus (Os 6.3),
contribuindo para que o fiel tenha uma vida reta perante o Senhor e a
sociedade. Nesse processo, a participação da liderança é decisiva. Aliás,
ensinar é um dos deveres do pastor (1Tm 3.2; 2Tm 2.24).
3. A educação nas
escolas. Vivemos em uma
sociedade permissiva, onde faltam valores morais e éticos. Tanto nas escolas
públicas quanto nas privadas as crianças e os jovens estão em contato com
filosofias ateístas, materialistas e pragmáticas. Tais ensinos, nocivos à fé cristã,
já fazem parte do currículo de muitas escolas. Por isso, os pais não podem
negligenciar a educação dos seus filhos. Eles precisam, com a ajuda da igreja,
ser instruídos para orientar seus filhos (Ef 6.1-4). Os resultados da educação
divorciada dos valores cristãos podem ser os piores possíveis: milhares de
adolescentes grávidas, aumento das doenças sexualmente transmissíveis, aumento
do número de casos de AIDS, etc.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
Educar é proporcionar
uma formação completa ao educando: espiritual, moral e social.
II. A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E EM O NOVO
TESTAMENTO
1. No Antigo
Testamento.
A ordem do Senhor aos israelitas era para que estes priorizassem a educação. Os
pais tinham a responsabilidade de ensinar os filhos a respeito dos atos do
Senhor em favor do povo de Israel (Sl 78.5). Assim os filhos, mediante o
testemunho dos pais, conheceriam a Deus e aprenderiam a temê-lo (Dt 4.9,10). No
livro de Josué lemos a respeito do memorial erguido com doze pedras retiradas
do rio Jordão (Js 4.20-24). Este memorial serviria para lembrar ao povo o dia
em que o Senhor os fez passar a pés secos pelo rio. Ao verem esse memorial, as
crianças ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de seus pais.
É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças, testemunhando do poder de
Deus às próximas gerações. É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a
nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de vida fale tanto quanto
nossas palavras.
2. Em o Novo
Testamento.
As sinagogas também eram um centro de instrução onde os meninos judeus
aprendiam a respeito da lei. Mesmo havendo essas “escolas” a educação no lar
era prioritária. Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino
nas sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos (Lc 2.21-24,39-42).
Em sua pré-adolescência, Jesus já sabia de cor a Torá, chegando a confundir os
doutores no templo (Lc 2.46,47). Em o Novo Testamento vemos que a educação
começava no lar, passava pela sinagoga, e se fortalecia no templo. Temos também
o exemplo do jovem obreiro Timóteo. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo
exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda
menino (2Tm 1.5,6; 3.14-17).
3. Na atualidade. A Escola Dominical é a maior e a
mais acessível agência de educação religiosa das igrejas evangélicas. Ela
auxilia todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porém,
a Escola Dominical não pode ser a única responsável pela formação espiritual e
moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A responsabilidade maior cabe
aos pais. Aliás, a educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em
nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua Palavra (Ef 6.1-4).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
No Antigo Testamento
os israelitas priorizavam a educação dos filhos em casa. Em o Novo Testamento,
as sinagogas eram os centros de instrução para os meninos aprenderem a lei.
III. A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA
1. Os filhos são
herança do Senhor.
Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor, oferecendo uma
educação de qualidade, pois eles são “herança do Senhor” e a nossa grande
recompensa (Sl 127.3); portanto, agradeça a Deus pelos seus filhos. Como forma
de gratidão, procure ensiná-los e educá-los no temor do Senhor (Ef 6.1-4). Não
seja negligente com a educação deles (Pv 22.6).
2. O ensino da
Palavra de Deus no lar.
Os pais são, por natureza, os primeiros professores dos filhos. A criança
conhece a Deus primeiramente através dos pais, por isso, não deixe de fazer o
culto doméstico. Reserve ao menos 10 minutos por dia para louvar e adorar ao
Senhor com seus filhos. Tais momentos são especiais e ajudam a fortalecer a
família. Não permita que a televisão ou quaisquer meios de distração impeçam a
sua família de desfrutar desses minutos tão especiais.
3. Leve seus filhos
à igreja. Lamentavelmente,
muitos pais vão à igreja sem seus filhos. As crianças e os jovens devem ser
persuadidos, com amor, a ir à Casa do Senhor. Se ainda na infância forem
conduzidos à Casa de Deus, quando jovens darão valor a essa prática saudável
(Mc 10.13-16). A Educação Cristã começa no lar e é fortalecida na Igreja,
notadamente na Escola Dominical.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
Na família, a Educação
Cristã deve estar eminentemente presente.
CONCLUSÃO
“Educação é dever
do Estado e direito do cidadão”, porém, a educação começa na família. Os pais receberam
de Deus uma das mais nobres missões: educar seus filhos. Aqueles que amam ao
Senhor e a sua Palavra vão fazer de tudo para que seus filhos sejam educados
segundo os princípios bíblicos. Somente assim livraremos nossos filhos dos
horrores destes últimos dias.
VOCABULÁRIO
Mister: Urgência.
Utilitarista: Busca egoísta do prazer individual.
Utilitarista: Busca egoísta do prazer individual.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ANDRADE, C. Teologia da Educação
Cristã: A missão educativa da Igreja e suas implicações bíblicas e
doutrinárias. 1 ed., RJ: CPAD, 2002.
GANGEL, K.; HENDRICKS, H. G. (Eds.). Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo a natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão. 1 ed., RJ: CPAD, 1999.
GEISLER, N.; ZACHARIAS, R. Sua Igreja Está Preparada? Motivando Líderes Para Viver Uma Vida Apologética. 1 ed., RJ: CPAD, 2007.
GANGEL, K.; HENDRICKS, H. G. (Eds.). Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo a natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão. 1 ed., RJ: CPAD, 1999.
GEISLER, N.; ZACHARIAS, R. Sua Igreja Está Preparada? Motivando Líderes Para Viver Uma Vida Apologética. 1 ed., RJ: CPAD, 2007.
EXERCÍCIOS
1. Segundo a lição, o que significa “educar”?
R. Criar
uma criança; cuidar, instruir.
2. O que devemos fazer se queremos uma sociedade mais
justa e solidária?
R. Precisamos,
como Igreja do Senhor, valorizar o ensino da Palavra de Deus.
3. Qual é a maior e mais acessível agência de
educação religiosa das igrejas evangélicas?
R. A
Escola Dominical.
4. De acordo com a lição, qual era a ordem do Senhor
para os israelitas?
R. Que
os israelitas priorizassem a educação de seus filhos.
5. Qual era o propósito do memorial erguido por Josué
com as doze pedras do Jordão?
R. As
crianças, ao verem esse memorial, ouviriam a sua história e aprenderiam mais
sobre o Deus de seus pais.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
“Educação Cristã
É a ciência
magisterial da Igreja Cristã que, fundamentada na Bíblia Sagrada, tem por
objetivos:
a) A instrução do
ser humano no conhecimento divino,
a fim de que ele volte a reatar a comunhão com o Criador, e venha a usufruir
plenamente dos benefícios do Plano de Salvação que Deus estabeleceu em seu
amado Filho. O apóstolo Paulo compreendeu perfeitamente o objetivo da Educação
Cristã:
‘Admoestando a todo
homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo
homem perfeito em Jesus Cristo’ (Cl 1.28).
b) A educação do
crente, para que este
logre alcançar a perfeição preconizada nas Sagradas Escrituras: ‘toda a
Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a
correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja
perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra’ (2Tm 3.16,17).
c) A preparação dos
santos, visando
capacitá-los a cumprir integralmente os preceitos divinos da Grande Comissão:
‘Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se
envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade’ (2Tm 2.15)” (ANDRADE, C. Teologia
da Educação Cristã: A missão educativa da Igreja e suas implicações
bíblicas e doutrinárias. 1 ed., RJ: CPAD, 2002, pp.5-6).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
“[A Educação
Cristã] FOI PRATICADA PELA IGREJA PRIMITIVA
Não há a menor
sombra de dúvida de que o Novo Testamento ordena a Igreja a ensinar. Mas a
Igreja Primitiva obedeceu mesmo esse mandamento?
A ILUSTRAÇÃO
Em Atos 2.41-47,
temos um retrato da Igreja primitiva, o qual nos informa que eles ‘perseveravam
na doutrina [ensino] dos apóstolos’ (At 2.42). Este era o padrão contínuo; não
uma exceção.
A IMPLEMENTAÇÃO
Efésios 4 confirma
o compromisso de ensinar. Jesus Cristo, após subir aos céus, deu dons aos
homens, a fim de que servissem à Igreja, conforme está escrito: ‘Uns [...] para
pastores e doutores [mestres, professores]’ (Ef 4.11). O propósito? ‘Querendo o
aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo
de Cristo’ (Ef 4.12); mais uma outra prova de que os talentosos são chamados
para o ministério da multiplicação e não da adição.
Para o judeu, não
havia uma posição mais alta na escada da sociedade do que a de rabino. Por
conseguinte, quando a Igreja do primeiro século foi ensinada sobre a doutrina
dos dons espirituais, confrontou-se com um problema. As pessoas clamavam pelo
‘dom de ensino’ com todos os privilégios a ele pertencentes. Como resultado,
Tiago teve de emitir esta advertência: ‘Meus irmãos, muitos de vós não sejam
mestres [professores], sabendo que receberemos mais duro juízo’ (Tg 3.1).
Considerando que o professor é compelido a falar e que a língua é o último
membro a ser dominado (Tg 3.2), deve-se ter muito cuidado, ao aspirar tal
responsabilidade, ponderada e sensata.
As evidências
bíblicas acima devem ser constrangedoras o bastante para atrair o sério e
abortar o superficial [a respeito do ensino]” (GANGEL, K.; HENDRICKS, H. G.
(Eds.). Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo a
natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão. 1 ed., RJ:
CPAD, 1999, p.7).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Educação Cristã,
Responsabilidade dos Pais
A educação da
criança é responsabilidade dos pais, e o mesmo ocorre quando se fala em
educação cristã. Os pais cristãos são responsáveis por educarem seus filhos e
transmitir a eles as verdades sobre a Bíblia e o Evangelho. É evidente que a
igreja, por meio da Escola Dominical, terá sua participação na transmissão do
Evangelho de forma didática e direcionada, mas isso não exime os pais de
ensinarem seus filhos em casa e com o próprio exemplo de vida.
Lembremo-nos de que
o mundo se utiliza dos meios escolares vigentes para transmitir aos nossos
filhos ensinos que zombam da fé cristã, o que reforça a necessidade de
investirmos em uma excelente educação cristã para nossos filhos.
No Antigo
Testamento, não havia a ideia de “educação cristã”, pois não existia ainda o
cristianismo, mas existia a obrigatoriedade de os pais ensinarem seus filhos a
temerem ao Senhor, respeitar Sua Lei e ter ao Senhor como seu Deus. O ensino
também era demonstrado por meio de monumentos, como as doze pedras retiradas do
Jordão, que seria memorial para as futuras gerações se lembrassem de como Deus
cumpriu sua promessa de colocar o povo na terra prometida, fazendo com que o
Jordão fosse aberto na época das chuvas e o povo pudesse ultrapassar essa
barreira geográfica. No futuro, as crianças perguntariam sobre aquele conjunto
de pedras, e os pais deveriam contar como Deus havia realizado aquele milagre.
Mesmo com o passar
dos anos, quando os judeus não tinham mais o Templo, instituíram as sinagogas
para reunir os membros da comunidade e ensinar às crianças a lei de Deus. Foi
essa instituição — a sinagoga — que Deus posteriormente utilizou para difundir
o Evangelho aos judeus, quando Paulo, em suas viagens missionárias, ia de
cidade em cidade para falar de Jesus. Paulo ia primeiramente às sinagogas,
anunciando Jesus aos seus irmãos, e depois pregava aos gentios em outros
lugares.
A educação cristã
de nossos filhos deve ser de suma importância para nós, tanto quanto a educação
secular nas escolas. Por isso, é importante levá-los à Escola Dominical, onde
aprenderão sistemática e didaticamente a Palavra, por meio de histórias,
leitura da Bíblia e outros meios utilizados para fazer com que as crianças
entendam a fé cristã e tomem uma decisão por Cristo. Além de aprender a
Palavra, eles desenvolverão amizades cristãs e já terão contato com ministérios
próprios do culto, como a música e a adoração.
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