quinta-feira, 8 de maio de 2014

o novo nascimento

Titulo:O novo nascimento
Referencia:João 3.1-8
Notas:
João 3.1-8
O Novo Nascimento

1        Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2        Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3        A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4        Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5        Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6        O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
7        Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
8        O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

Mensagem Central:        A única forma de ser salvo dos pecados é nascer de novo.

2 verdades sobre o novo nascimento

1. O novo nascimento é a porta de entrada do reino de Deus (1-3)
Nascer de novo ou Regenerar
12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.12,13).
3Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,4para uma herança incorruptível sem mácula imarcescível, reservada nos céus para vós outros5que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo (1Pe 3-5).
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2Co 5.17).

2. O novo nascimento é uma realidade de natureza espiritual (4-8)
Nascer da água e do Espírito
25Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.26Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.27Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (Ez 36.25-27).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.