sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Advertencia contra o Adulterio - cpad 2013



ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO - SUBSÍDIO PARA LIÇÃO BÍBLICA 
"Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço. [...] Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade" (Pv 5.15, 18)

A infidelidade conjugal (adultério), do hebraico na’aph é uma das práticas condenadas nos Dez Mandamentos: “Não adulterarás” (Êx 20.14).

Um caso de infidelidade conjugal no Antigo Testamento bastante conhecido é o de Davi:

E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu? Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa. (2 Sm 11.3-4)

As consequências deste episódio foram trágicas, pois culminou na trama da morte do marido de Bate-Seba, Uriaz (2 Sm 11.14-17). Davi pagou um alto preço por isso (2 Sm 12.14-19). Apesar do grande erro cometido, ao assumir seu pecado e demonstrar sincero arrependimento, a graça e a misericórdia de Deus se manifestaram em forma de perdão absoluto (2 Sm 12.13), isentando Davi das consequências legais de sua inflação:

Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. (Lv 20.10)

Em soberania e graça Deus concedeu o seu perdão a Davi. Quem pode contestá-lo? Quem é o legalista que confrontará o Senhor por ministrar em graça o seu perdão?

No Novo Testamento o tema infidelidade conjugal (adultério) é tratado por Jesus:

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mt 5.27-28)

O termo grego para "adultério" é moicheúseis, e para "cobiçar" epithumesai, que no contexto implica em ansiar, desejar possuir. Jesus foi para além da letra da Lei e dos comportamentos aparentes, enfatizando o “espírito” da Lei e as intenções do coração (homem interior). Conforme A. T. Robertson:

Jesus situa o adultério nos olhos e no coração antes do ato externo. Wunsche (Beitrage) cita duas declarações rabínicas pertinentes ao tema traduzidas por Bruce: “Os olhos e o coração são dois corretores do pecado”. (Comentário Mateus & Marcos: à luz do Novo Testamento Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 73)

Dessa forma, mais uma vez os legalistas sofreram um duro golpe, pois com certeza, muitos dos que condenavam e apontavam os pecados alheios “concretizados” se viram incluídos no rol de adúlteros.

Outro episódio bastante conhecido no Novo Testamento é o da mulher pega em fragrante adultério:

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio. E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais. (Jo 8.3-11)

Mais uma vez a graça é manifesta em forma de atenção, compaixão, perdão e responsabilização. Sim, a graça perdoa, mas responsabiliza: “Vai-te em paz e não peques mais”.

INFIDELIDADE CONJUGAL E PERDÃO

A infidelidade conjugal (adultério) na vida do cristão geralmente é resultado de uma associação de fatores, dentre os quais: Acomodação com a vida espiritual (negligência na vida de oração e falta de vigilância), vida carnal, conflitos no casamento, etc.

A infidelidade promove na vida dos cônjuges e dos familiares dores, frustrações, angústias e tantos outros males (espirituais, sociais, morais e emocionais), podendo inclusive destruir o casamento e a harmonia familiar.

Diante de toda essa realidade é preciso deixar claro que a infidelidade conjugal se enquadra na categoria de pecado, e nesta condição é possível de ser perdoado. Essa possibilidade é geralmente negligenciada por cônjuges que aguardam a mínima (ou máxima) falha do outro, no sentido de ver nisso oportunidade e causa para o divórcio e novo casamento (em algumas situações a ideia já está maquinada em mentes perversas, pervertidas ou sem temor a Deus). Entre os textos que fundamentam a necessidade de perdoar os nossos ofensores destacamos:

Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. (Mt 6.12)

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão. (Mt 18.15)

Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mt 18.33-35)

Temos uma grande dificuldade em aplicar os textos acima no contexto da infidelidade conjugal. Geralmente duas posições extremas são adotadas. A primeira é a legalista, que exige em todos os casos a exposição e a punição eclesiástica pública (mesmo em casos que não ganharam tal dimensão), o castigo severo, a exclusão arbitrária, a impossibilidade do perdão e da reconciliação conjugal. A segunda é extremamente liberal, e trata a infidelidade conjugal de maneira banal, como algo comum, inclusive podendo ser vivenciada e tolerada em nome de uma “graça” que não é a graça bíblica, racionalizando o fato, e usando a liberdade cristã para dar ocasião a carne, privando do Reino de Deus os que assim agem (Gl 5.13, 16-21). É preciso buscar o equilíbrio nos posicionamentos.

Não tenho dúvida alguma que a vontade do Pai celestial nos casos de infidelidade conjugal, onde o arrependimento da parte infiel é notório e verdadeiro, é a liberação do perdão. O próprio Deus foi vitimado pela infidelidade de Israel:

O relacionamento entre Deus e Israel é frequentemente comparado a um contrato matrimonial (e.g. Is 54.5; Jr 3.14; cf. Ef 5.22-32). “Desviando-se do Senhor”, a fim de adorar aos ídolos, Israel foi considerado por Deus como um caso de infidelidade ou prostituição espiritual. O casamento de Oséias deveria ser, portanto, uma lição prática para o infiel Reino do Norte. (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1273)

O perdão do Senhor para com a infidelidade de Israel é descrito da seguinte forma:

E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o SENHOR. E acontecerá, naquele dia, que eu responderei, diz o SENHOR, eu responderei aos céus, e estes responderão à terra. E a terra responderá ao trigo, e ao mosto, e ao óleo; e estes responderão a Jezreel. E semeá-la-ei para mim na terra e compadecer-me-ei de Lo-Ruama; e a Lo-Ami direi: Tu és meu povo! E ele dirá: Tu és o meu Deus! (Os 2.19-23)

Algumas palavras quero destacar no texto bíblico acima. São elas: benignidade, misericórdia e fidelidade. Israel sofreu por sua  infidelidade, mas o Senhor retribuiu a infidelidade de Israel com fidelidade, bondade e misericórdia.

Há muitos livros que tratam sobre o tema “perdão”, que mostram os benefícios do mesmo.

Lendo a biografia de Davi, escrita por Charles R. Swindoll, me deparei com a seguinte narrativa que exemplifica bem o que acabamos de colocar:

As palavras de perdão e graça ditas são maravilhosamente terapêuticas para o ofensor, não importa quão pequena ou quão grande seja a ofensa. Expressar nossos sentimentos remove toda a dúvida. Stuart Briscoe escreve:

Há alguns anos, uma mulher muito bem vestida me procurou no escritório, muito aflita. Ela havia aceitado o Senhor alguns dias antes, mas pedira para ver-me porque algo a perturbava. A mulher contou-me uma história desagradável de um caso que estava tendo com um dos amigos do marido. A seguir, ela insistiu que o marido tinha de saber e que eu devia contar-lhe! Essa foi uma experiência nova para mim!

Depois de alguma discussão com a mulher, telefonei para o marido. Quando chegou em meu escritório, contei-lhe o que tinha acontecido. A reação dele foi algo notável e belo de se ver. Voltando-se para a esposa em lágrimas e com medo, ele disse:- Amo você e a perdôo. Vamos começar de novo.

Muitas coisas tiveram de ser esclarecidas e muitas feridas curadas; mas a resposta dele mostrando perdão, por compreender o perdão de Deus, tornou-se a base de uma nova alegria e uma nova vida. (Davi: um homem segundo o coração de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 1998, p. 317)

Por ser, na dimensão humana, o mais íntimo dos relacionamentos (Gn 2.24), o casamento é o que mais sofre com a infidelidade.

Ninguém está livre de cair no pecado de adultério. Nos dias atuais o mal uso as redes sociais, como por exemplo o facebook, tem cooperado para o aumento de casos de infidelidade conjugal. É preciso estar vigilante para não cair neste pecado que tanto males causa à família. Casais que enfrentam crises no casamento precisam buscar o diálogo, ou recorrer a busca por ajuda, pois as crises deixam os cônjuges vulneráveis ao adultério.

Na condição de pastor, já tratei de vários casos envolvendo a infidelidade conjugal, e sempre trabalhei no sentido da manutenção dos casamentos, incentivando o perdão e a restauração dos mesmos. Cada caso é um caso, e implica em uma série de considerações, de acompanhamento, e de muito diálogo, sempre tendo a Bíblia como fundamento no processo do aconselhamento pastoral, buscando acima de tudo a glória de Deus. 











Advertências contra o adulterio

Texto Áureo: Pv. 5.15,18 - Pv. 5,1-6.
Texto Áureo: Pv. 5.15,18 – Pv. 5,1-6.
INTRODUÇÃO:  Uma das áreas Opaco OS Autores de Provérbios apresentam bons Conselhos E um da Sexualidade Humana. Temas variados São destacados Pelos Sábios, um Fim de Que ósmio ouvintes NAO SE deixem engañar Pelos Discursos enganadores. O adulterio E frontalmente criticado nn Provérbios, EM UMA Defesa de Sexualidade Sadia, pautada NAS orientações divinas.No Estudo Desta Semana trataremos um ESSE Respeito, ressaltando, AO final, uma cosmovisão Cristã sobre a Sexualidade, mostrando Que ESSA PODE serviços desfrutada Dentro do Casamento.
1. A Sexualidade EM Provérbios : O Livro sapiencial de Provérbios ESTA repleto de alusões à Sexualidade, de sempre com o Objetivo de MANTER a Fidelidade não Casamento. Os Sábios se referem à Esposa, Como hum Manancial, UMA FONTE OU UMA cisterna, na quali O Homem PODE saciar SUA sede (Pv. 5,12-21). A Orientação dos pensadores E com o intuito de Opaco OS Jovens fujam da tentação (II Tm. 2.22). O Envolvimento ilícito fóruns do Casamento Reprovado E, na Medida los Que o Deleite conjugal motivado e No Casamento. Ao inves de buscar aventurar-se fóruns de fazer enlace matrimonial, Os cônjuges devem desfrutar do Prazer sexual Dentro do Casamento. Os Textos de Provérbios ecoam como Diretrizes da Torá, um Fim de Opaco como PESSOAS Localidade: Não cometam adulterio (Ex. 20,14). O Sábio ESTA Consciente dos apelos da Juventude, BEM COMO DAS atrações do Pecado sexual.Elementos recorre à metáfora faça Alimento Roubado Como atiçamento (Pv. 9.17). Mas como consequencias fazer adulterio São drásticas, o adulterio E comparado a UMA cova profunda (Pv. 23.27). Um dos principais Problemas dos Pecados sexuais Opaco E como PESSOAS Localidade: Não Medem como implicações. A Há aqueles Que, diferentemente de José (Gn 39,1-12), Que fugiu do Pecado, preferem entregarem-se à tentação.O rei Davi E UM Exemplo Bíblico Que Localidade: Não DEVE Ser imitado Nesse particular, elementos cedeu AO Olhar da concupiscência, e não Caiu Pecado fazer adulterio (II Sm. 11,1-5). Muitos estao Fazendo o MESMO, OS Líderes eclesiásticos testemunhado TEM ESSA Realidade. A Sociedade na quali Vivemos E extremamente sexualizada, a Mídia explora o Corpo Como hum mero Instrumento de Satisfação dos Desejos. Muitos cristãos estao Sendo cooptados Pelos Valores deturpados a Respeito da Sexualidade Humana. Os seguidores de Freud TEM Reduzido à Sexualidade um hum mero instinto animalesco. Por Causa Disso, Cada Vez Mais como PESSOAS estao se entregando irresponsavelmente à concupiscência.
2. AS consequencias DO adulterio EM Provérbios: No livro de Provérbios, o adulterio E Perigoso porqué Traz consequencias destrutivas parágrafo como VIDAS das PESSOAS envolvidas (Pv. 5,4-6), POIs o adúltero morre POR Falta de disciplina (Pv. 5.23), elementos destroi um MESMO si (Pv. 6.32), e segue Como hum boi AO matadouro (Pv. 7.22,23). ESSES Conselhos antecipam como Palavras de Paulo, um Fim de Que OS cristãos fujam da imoralidade sexual, e parágrafo Que vivam los Santidade (I Ts 4.7;. 5,22). When Localidade: Não atentamos parágrafo essas INSTRUÇÕES, findamos nenhum Caminho da Ruína, EM tristeza e culpa (Pv. 5,11-14). Aquelas PESSOAS Que entram Pelo Caminho enganoso faça adulterio convivem com o Sentimento de culpa. Essa E UMA situacao de condenação, Que macula hum Dos Principios Fundamentos de fazer relacionamento conjugal: a Transparência. Adão e Eva, no ato conjugal, estavam nus, e Localidade: Não se envergonhavam (Gn 2,25), ISSO Traz UMA simbologia, fazer um pacto Entre Marido e Mulher na Sexualidade. When ESSA Aliança E quebrada, atraves fazer adulterio, a Parte traidora rompe com ESSE Princípio (I Co. 6,13-20). O Resultado E a culpa, Que persegue, ESSA PODE serviços negada, mas vira atraves de Pesadelos, preocupações, Entre To Us Link Sentimentos Negativos. Localidade: Não HÁ outra saida, senão a da Confissão, AINDA SEJA Que Doloroso, É O Primeiro Passo Para O Arrependimento (Pv. 28.13;. I Jo 1.9). Se ESSE Passo Localidade: Não por dado, O Casamento Tendera uma ruina, Marido e Mulher se afastarão AO Longo do Tempo, o Interesse sexual Entre Ambos arrefecerá, Os Filhos ficarão com o Legado das Escolhas equivocadas. ISSO Acontece porqué o adulterio, Como TODO Pecado, Nao FICA impune, POR ISSO se Aplica uma advertencia Bíblica: o Que o Homem plantar, ISSO also ceifará (Gl. 6.7,8). O Pecado PODE serviços aprazível enquanto dura, PODE Ser Agradável a Natureza pecaminosa, mas Nunca sai barato, PODE LeVar uma ruina also Financeira. Muitos Casamentos se desfizeram porqué hum dos cônjuges, AO INVES de Investir na Bolsa e não Casamento, preferiu Gastar Seu Dinheiro los Experiências extraconjugais. A ESSE Respeito o Sábio indaga: “PODE ALGUEM Tomar fogo sem seio, Sem queimar como SUAS vestes?” (Pv. 6.27). O adulterio PODE resultar los tormento mental, POR suspeitar Que alguem Saiba da SUA Condição, Que PODE LeVar uma Doenças Físicas, de Ordem psicossomáticas, e espirituais, Como o distanciamento Progressivo da Presença de Deus. E Preciso Seguir o Exemplo positivo de Davi, confessar o Pecado, reconhecer SEUS homens, e se voltar para o Senhor (Sl. 51).
3. ORIENTAÇÕES Cristas CONTRA O adulterio:CONFORME destacamos Acima, o Arrependimento, demonstrado los Confissão, E o Ponto de Partida de para o reestabelecimento Espiritual (Tg. 5.16). Mas somente ISSO Localidade: Não E Suficiente, E Preciso also resgatar o pacto com o cônjuge, reatando OS Laços conjugais (Ml. 2.14,15). Os elos com A Outra Pessoa envolvida devem serviços Quebrados. Nessa época de Redes Sociais, E recomendável o afastamento de possibilidades de Contato com PESSOAS Que possam LeVar AO adulterio. Colocar uma Mente NAS COISAS Que São de Cima, EM Tudo Que E nobre, correto, puro, Amável, Admirável, excelente, Digno de louvor contribui Bastante (Fp. 4.8). A Maturidade sexual E alcançada when OS cônjuges São capazes de diferenciar amor de Lascivia. Nem Todos São capazes de Fazer ESSA Distinção e fundamental Pará a vida conjugal. HÁ HOMENS Que se entregam um QUALQUÉR Oportunidade aventureira Que se apresenta. O Amor, construido AO Longo de UMA vida, E descartado POR Causa de UMA Paixão Passageira. O Amor e hum verbo, e toma tempo, Trata-se de UMA decisão, Exige Sacrifício (Ef. 5,25). Se como PESSOAS calculassem ósmio custódio fazer adulterio, certamente fugiriam DELE, POIs como consequencias São destruidoras (Pv. 6.32). E necessario also Fazer uma Distinção Entre remorso e Arrependimento. Nem Semper uma Pessoa Confessa porqué ESTA arrependida, PODE serviços hum ato de remorso, Que infelizmente Localidade: Não conduz à Salvação (II Co. 7.10). O Arrependimento E acompanhado de atitudes de Resistência AO Pecado (Mt. 26,41). O indice de cristãos QUE SE envolvem não Pecado fazer adulterio dez aumentado consideravelmente sas ultimos Anos. Como Redes Sociais Tem contribuído par a Incidência Desse Tipo de Pecado NAS Igrejas.Recomenda-se o USO cuidadoso dessas Mídias, fugindo da Pornografia, Que PODE motivar como Práticas aventureiras fóruns do Casamento.
CONCLUSÃO:  Ao Longo da Biblia n deparamos com varias advertências Quanto AOS perigos e como consequencias fazer adulterio. O livro de Provérbios apresenta muitos Conselhos um ESSE Respeito Que precisam serviços considerados. De Os cristãos FORAM criados Pará a Sexualidade, mas NEM Tudo Que E Aprovado Pela Sociedade E lícito (I Co. 6,12-18). Em Provérbios o sexo E comparado a hum Manancial (Pv. 5.18,19), POR ISSO PODE serviços usufruído Dentro do Casamento (Hb. 13.14), respeitando a Dignidade dos cônjuges, e fundamentado na Palavra de Deus (Pv. 6,20-24) .  PENSE NISSO!
DEUS É FIEL e Justo!


Adultério na Bíblia

"Não adulterarás. - Êxodo 20:14
"Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.
Levítico 20:10
Mas o homem que comete adultério não tem juízo;
todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.
Provérbios 6:32
"Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Mateus 5:27-28
Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".
Marcos 10:11-12
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. - Gálatas 5:19-21
"Não se deite com a mulher do seu próximo, contaminando-se com ela.
Levítico 18:20
Gazela amorosa, corça graciosa;
que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer,
e sempre o embriaguem os carinhos dela. Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral?
Por que abraçar o seio de uma leviana?
Provérbios 5:19-20
Pois os lábios da mulher imoral destilam mel, sua voz é mais suave que o azeite; mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte;
os seus passos conduzem diretamente para a sepultura. Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos e não enxerga a vereda da vida. Agora, então, meu filho, ouça-me;
não se desvie das minhas palavras. Fique longe dessa mulher;
não se aproxime da porta de sua casa, para que você não entregue aos outros o seu vigor nem a sua vida a algum homem cruel,
Provérbios 5:3-9

Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. Mateus 5:32
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Mateus 15:19
"Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério. Lucas 16:18
e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?" Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo.
Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?" "Ninguém, Senhor", disse ela.
Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".
João 8:4-11

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Gálatas 5:16-17

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. Hebreus 13:4

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Apocalipse 2:21-22

Outros Versículos encontrados:


"Não adulterarás. Êxodo 20:14

"Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados. Levítico 20:10

 'Não adulterarás. Deuteronômio 5:18

Os olhos do adúltero ficam à espera do crepúsculo;
'Nenhum olho me verá', pensa ele;
e mantém oculto o rosto.
Jó 24:15

Você vê um ladrão e já se torna seu cúmplice,
e com adúlteros se mistura.
Salmos 50:18

pois o preço de uma prostituta é um pedaço de pão,
mas a adúltera sai à caça de vidas preciosas.
Provérbios 6:26
Mas o homem que comete adultério não tem juízo;
todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.
Provérbios 6:32

Pesos adulterados e medidas falsificadas são coisas que o Senhor detesta. Provérbios 20:10

O Senhor detesta pesos adulterados,
e balanças falsificadas não o agradam.
Provérbios 20:23

"Este é o caminho da adúltera: ela come e limpa a boca, e diz:
'Não fiz nada de errado'.
Provérbios 30:20

"Mas vocês, aproximem-se, vocês, filhos de adivinhas, vocês, prole de adúlteros e de prostitutas!  Isaías 57:3

Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, também se prostitu­iu, sem temor algum. Jeremias 3:8

E, por ter feito pouco caso da imoralidade, Judá contaminou a terra, come­tendo adultério com ídolos de pedra e madeira. Jeremias 3:9

"Por que deveria eu o perdoar?"
"Seus filhos me abandonaram e juraram por aqueles que não são deuses.
Embora eu tenha suprido as suas necessidades, eles cometeram adultério e frequentaram as casas de prostituição.
Jeremias 5:7

"Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, Jeremias 7:9

Ah, se houvesse um alojamento para mim no deserto, para que eu pudesse deixar o meu povo e afastar-me dele.
São todos adúlteros, um bando de traidores!  
Jeremias 9:2

Tenho visto os seus atos repugnantes, os seus adultérios, os seus relinchos, a sua prostituição desavergonhada sobre as colinas e nos campos.
Ai de você, Jerusalém!
Até quando você continuará impura?"  Jeremias 13:27

A terra está cheia de adúlteros e, por causa disso, a terra chora e as pastagens do deserto estão secas.
Seu modo de vida é perverso e o seu poder é ilegítimo.
Jeremias 23:10

E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: eles cometem adultério e vivem uma mentira.
Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade.
Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra." 
Jeremias 23:14

Porque cometeram loucura em Israel: adulteraram com as mulheres de seus amigos e em meu nome falaram menti­ras, que eu não ordenei que falassem. Mas eu estou sabendo; sou testemunha disso', declara o Senhor.
Jeremias 29:23

Ali, nas nações para onde vocês tiverem sido levados cativos, aqueles que escaparem se lembrarão de mim; lembrarão como fui entristecido por seus corações adúlteros, que se desviaram de mim, e, por seus olhos, que cobiçaram os seus ídolos. Terão nojo de vocês mesmos por causa do mal que fizeram e por causa de todas as suas práticas repugnantes.
Ezequiel 6:9

"Você, mulher adúltera! Prefere estranhos ao seu próprio marido!
Ezequiel 16:32

Eu a condenarei ao castigo determinado para mulheres que cometem adultério e que derramam sangue; trarei sobre você a vingança de sangue da minha ira e da indignação que o meu ciúme provoca.
Ezequiel 16:38

Um homem comete adultério com a mulher do seu próximo, outro contamina vergonhosamente a sua nora, e outro desonra a sua irmã, filha de seu próprio pai.
Ezequiel 22:11

pois elas cometeram adultério e há sangue em suas mãos. Cometeram adultério com seus ídolos; até os seus filhos, que elas geraram para mim, sacrificaram aos ídolos.
Ezequiel 23:37

Então eu disse a respeito daquela que fora destruída pelo adultério: Que agora a usem como prostituta, pois é o que ela é. Ezequiel 23:43

Mas homens justos as condenarão ao castigo que merecem as mulheres que cometem adultério e derramam sangue, porque são adúlteras e há sangue em suas mãos.
Ezequiel 23:45

Quando o Senhor começou a falar por meio de Oseias, disse-lhe: "Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor". Oséias 1:2

"Repreendam sua mãe, repreendam-na, pois ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido.
Que ela retire do rosto o sinal de adúltera e do meio dos seios a infidelidade. –
Oséias 2:2

Não tratarei com amor os seus filhos, porque são filhos de adultério. – Oséias 2:4

O Senhor me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas".
Oséias 3:1

Só se veem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério; ultrapassam todos os limites!
E o derramamento de sangue é constante. -
Oséias 4:2

Sacrificam no alto dos montes e queimam incenso nas colinas, debaixo de um carvalho,
de um estoraque ou de um terebinto, onde a sombra é agradável.
Por isso as suas filhas se prostituem e as suas noras adulteram. -
Oséias 4:13

"Não castigarei suas filhas por se prostituírem, nem suas noras por adulterarem,
porque os próprios homens se associam a meretrizes e participam dos sacrifícios oferecidos pelas prostitutas cultuais - um povo sem entendimento precipita-se à ruína!
Oséias 4:14

"Embora você adultere, ó Israel, que Judá não se torne culpada!
"Deixem de ir a Gilgal; não subam a Bete-Áven.
E não digam: 'Juro pelo nome do Senhor!'  
Oséias 4:15

São todos adúlteros, queimando como um forno cujo fogo o padeiro não precisa atiçar,
desde quando sova a massa até quando a faz crescer.  
Oséias 7:4

"Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora testemunharei contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsa­mente e contra aqueles que exploram os traba­lhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos e não têm respeito por mim", diz o Senhor dos Exércitos.
Malaquias 3:5

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mateus 5:27

Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.  Mateus 5:28

Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. - Mateus 5:32

Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal milagroso! Mas nenhum sinal será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Mateus 12:39

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Mateus 15:19

Uma geração perversa e adúltera pede um sinal milagroso, mas nenhum sinal será dado a você, a não ser o sinal de Jonas". Então Jesus os deixou e retirou-se.  Mateus 16:4

Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério". Mateus 19:9
"Quais?", perguntou ele.
Jesus respondeu: " 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
Mateus 19:18

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,  Marcos 7:21

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". Marcos 8:38

Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. Marcos 10:11

E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".  Marcos 10:12

Você conhece os mandamentos: 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe'". Marcos 10:19
"Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério.  Lucas 16:18

O fariseu, em pé, orava no íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Lucas 18:11

Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'." Lucas 18:20

Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos  João 8:3

e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. João 8:4

Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos?  Romanos 2:22

Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas, se o marido morrer, ela estará livre daquela lei e, mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera. Romanos 7:3

Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "Não matarás", "Não furtarás", "Não cobiçarás"e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".  Romanos 13:9

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativose, - 1 Coríntios 6:9

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. – Hebreus 13:4

Pois aquele que disse: "Não adulterarás" também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei. Tiago 2:11

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos! 2 Pedro 2:14

Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Apocalipse 2:22