segunda-feira, 1 de abril de 2013

Familia


A FAMÍLIA
Edificando a Casa Sobre a Rocha
Textos : Gn 2:18-25; Salmo 127:1;
Mt 7:24-27; Is 38:1b; Gn 2:1-3.
 
A palavra FAMÍLIA é de origem latina (Família ae), e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo. Ao estabelecer seu projeto de criação, Deus fez tudo perfeito e numa cadeia sequencial. Por último, criou o homem e a mulher como o arremate, o ponto final. O livro de Gênesis traz duas narrativas sobre a criação do homem e da mulher: uma no capitulo 1, sintética, geral; e outra no capitulo 2, mais detalhada. O fato é que Deus criou o homem para a convivência. Ao criar o primeiro casal, deu-lhe o potencial reprodutor dizendo Ele: "Dou-lhes condição de gerar outros seres para que não estejam sós." Deus é um ser comunicativo, e como o ser humano é a sua imagem e semelhança, herdamos dEle esta qualidade. Só há comunicação quando existe o outro. Por isso Deus fez a família como o primeiro centro comunicador, facilitando desta forma a saúde completa do indivíduo.
1) EXISTE FAMÍLIA PERFEITA?
 
Um dos muitos problemas, quando se trata sobre família, é o conceito no meio evangélico, de que, como crentes, nossa família tem que ser perfeita. Afinal, não temos um Deus, um Salvador, a Bíblia, a garantia de uma vida eterna? Isso é o que alegam os defensores desse conceito. Esquecem-se de que a família é formada por pessoas limitadas, imperfeitas, que carregam traumas emocionais, frustrações, que tiveram problemas de orientação na infância (os pais também não são perfeitos), e tudo isso influencia a vida comunitária íntima da família.
A pregação de que a família deve (ou tem de) ser perfeita leva muitas pessoas à frustrações nessa área, pois elas percebem que este é um alvo impossível de ser alcançado. Como não conseguem alcançá-lo camuflam os problemas, escondendo-os atrás de uma capa de aparência de que "tudo vai", quando na realidade não vai. Estes pregadores estão levando as famílias a uma vida farisaica, o que pode ser um dos motivos dos filhos estarem abandonando a fé. Essa atitude torna-se um peso para as pessoas. Não foi isto que Deus planejou para nós seres humanos. Famílias perfeitas não, mas FAMÍLIAS FELIZES SIM
2) A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA EM QUATRO ÂNGULOS DIFERENTES.
1.   Como fonte de procriação (o propósito de Deus). Gn 1:28; SI 128:6. "E Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra..." Cuidado, a missão de encher a terra não é só para você...
2.   Como moderadora do caráter (lar como uma oficina). É na família que se forma o caráter da pessoa.
3.   Como o paradigma da ordem social.
4.   Como sinal da própria condição da sociedade. "Famílias arruinadas geram famílias arruinadas para a sociedade." Está provado estatisticamente, que filhos de pais separados, tendem a separar-se também. Isto até parece uma maldição hereditária.
Rui Barbosa, grande pensador disse: "A pátria é a família amplificada. Multiplicai a família e tereis a pátria." Isto é muito sério, porque cada pátria é a somatória daquilo que é a família, que por sua vez é formada por pessoas. O mundo, a pátria e a IGREJA serão resultados da estruturação da família, tal lar tal sociedade. É por esta razão que o casamento é a mais íntima de todas as relações humanas. Quando esta relação é boa e se desenvolve, ela fornece uma das maiores satisfações da vida.
3) O ARQUITETO DA FAMÍLIA.
1.   A origem deste projeto está no coração de Deus, Gn 2:18. A família é ideia de Deus.
2.   A solução de Deus para a solidão do homem, Gn 2:18. "Não é bom que o homem viva só, disse Deus." O homem é um ser de natureza gregária, por isso ele tem necessidade de dar e receber companhia. Ec 4:9-12.
3.   Dormindo na vontade de Deus enquanto este prepara o cônjuge, Gn 2:21. "Tudo que começa sem Deus termina em fracasso". Adão dormiu literalmente na vontade de Deus, enquanto este preparava a sua companheira. Nossos jovens precisam compreender, que sempre valeu a pena contar com a direção de Deus, na escolha do futuro cônjuge. "Tudo o que começa com Deus, termina debaixo das bênçãos."
4.   Por que Deus fez a mulher da costela de Adão? Gn 2: 21 . Três sugestões:
 
1.  Dependência de proteção. A propósito, Deus fez a mulher como a parte mais frágil, 1 Pe 3.7.
2.  Dependência afetiva. Nenhuma mulher se sente realizada como esposa, se não tiver certeza de que é amada em profundidade pelo seu marido.
3.  Em pé e ao lado dele. Ao lado nas grandes ou pequenas questões da vida.
5.  O primeiro casamento (e trouxe-a para Adão...) Gn 2:22.
Eu posso imaginar como Adão não ficou ao ver Eva chegando. Ela era a primeira mulher, sem pecado, acabando de sair das mãos do Criador, deveria ser uma mulher cuja beleza, deixou Adão maravilhado.
OS QUATRO PILARES DE SUSTENTA­ÇÃO DE UMA FAMÍLIA FELIZ.
1. "Por isso DEIXA o homem pai e mãe..." Gênesis 2:24.
1.  Deixar sim, abandonar NÃO.
Muitos casais, não são abençoados como poderiam ser, porque depois que casaram, abandonaram os pais. Deus não pode abençoar pessoas assim. Em Efésios 6:2,3 está escrito: "Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que TE VA BEM, e vivas muito tempo sobre a terra ."
2.  O DEIXAR aqui fala de independência .
 
  GEOGRÁFICA. Há um provérbio que diz: "Quem casa quer casa", isto tem muito a ver com a realidade. Tenho aconselhado os jovens que vão se casar, que, se possível, nos primeiros anos de vida conjugal, é bom morar um pouco distante da casa dos pais. Isto vai contribuir para que haja amadurecimento dos dois, como marido e mulher.
          FINANCEIRA . Quando os pais bancam tudo, eles
se sentem meio dono do casamento dos filhos, e isto não é bom.
  EMOCIONAL. Pv. 23:22; 25:17. Se tudo o que acontecer em casa a esposa levar para a mãe, terá apenas crise na relação conjugal. Os pais deveriam intervir no casamento dos filhos de preferencia quando forem solicitados.
3.  Algumas sugestões para noras e sogras, segundo o casal Abrahão e Bertha Grinberg:
  Seja política, diplomática e tolerante.
  Respeite, seja realista. Não interfira.
  Acate o direito da outra à privacidade.
  Evite críticas, ofensas pessoais e interferências.
     Conselhos só quando solicitados. Não faça comentários sobre a casa da outra. Cada um tem o seu estilo.
 
 
Seja cordial. Evite discussões. Use a discrição e resolva os problemas com sabedoria.
  Presenteie a sogra/nora, quando puder. Uma pequena lembrança
encanta e muitas vezes custa pouco. Cuidado com a hipocrisia.
  Evite competição entre ambas. Só rivaliza quem se sente inferior
e inseguro.
  Mostre com palavras e principalmente com atos seu interesse
pela sogra/nora.
  Não queira se fazer de superior. Quem assim procede está
escondendo um sentimento de inferioridade.
  Evite o ócio. Mantenha-se ocupada. Pessoa ocupada não tem
tempo para coisas mesquinhas.
     Não interfira na educação dos netos, a não ser quando lhe solicitarem ajuda e orientação. Mesmo assim cuidado.
  Respeite seus sogros. Eles são os pais de seu marido.
  O convívio com a sogra é facilitado quando o amor ao marido
é verdadeiro e profundo.
  Não sejam competidoras. Prefiram sercooperadoras.
Tudo neste relacionamento é uma questão de limites. Quando observados trazem equilíbrio e saúde emocional para todos. Quando quebrados, instala-se o caos.
2.  “...e se UNE à sua mulher...”
O termo unir ou apegar (como em algumas traduções), lembra a mesma palavra hebraica usada em Josué 23:8: "Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizeste até o dia de hoje." Apegar é juntar, afeiçoar, moldar, adaptar, agarrar, unir, atar, conciliar, harmonizar, ligar, soldar, associar, etc. Aqui fica claro o caráter da união.
 
 
 
 
  União PERMANENTE, até que a morte os separem.
Casamento não é para alguns dias, semanas, ou meses, é para a vida toda. Por esta razão que eu tenho dito aos jovens, que a escolha e a decisão deve ser tomada com muita responsabilidade e na direção do Senhor.
  União MONÓGAMA, um homem para uma mulher,
o que passar disto não procede de Deus. O modelo a ser seguido está em Gn 2:22, "E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão." Se Deus achasse que uma mulher não seria suficiente para um homem, ele teria feito duas ou três Evas. Jesus também só tem uma noiva que é a Igreja.
  União EXCLUSIVA, Ml 2:16; Mt19:6; 1 Co 7:11 .
1.0 divórcio à luz da Bíblia: Deus odeia o divórcio. É bom sempre lembrar que se dependesse só de Deus não haveria divórcio. (Ml 2:16 )" Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis".
   No Velho Testamento. A Bíblia apresenta o casamento como uma união permanente e íntima entre marido e esposa. Este é o ideal imutável de Deus. Mas desde a queda, os seres humanos têm vivido num nível sub - ideal. A Bíblia reconhece isto. Em Dt 24:1-4 existem algumas diretrizes breves que regulam a prática do divórcio - prática que é tolerada, mas jamais ordenada ou endossada por Deus.
   No Novo Testamento. Jesus deixa claro a natureza permanente do casamento, salientando que a permissão divina para o divórcio só foi concedida devido à pecaminosidade humana (e não por ser ideal de Deus).(Mt 5:31; 19:3-9).
 
 
 
 
  Em seus ensinos Paulo. Ao responder uma pergunta dos coríntios, o apóstolo repete os ensinos de Jesus, e depois acrescenta uma segunda causa para o divórcio: o abandono do crente pelo cônjuge incrédulo.
CONCLUSÃO : John R.W.Stott, conceituado teólogo, resume da seguinte forma o ensino bíblico sobre o divórcio.
"A intenção de Deus em criar o sexo masculino e feminino na humanidade e ordenar o casamento é clara. A sexualidade humana encontra satisfação no casamento e esta é uma união permanente e exclusiva. Este é o propósito e o ideal divino."
2. Por que muitos estão se divorciando? Quais são algumas das muitas causas do divórcio?
  Infidelidade sexual. Quando acontece o adultério.
  Abandono.
  Atitudes imaturas.
  Sanções sociais.
  Abuso físico e psicológico.
  Alcoolismo.
  Abuso de entorpecente.
  Instabilidade da meia idade.
  Pressões da falta de dinheiro.
  Tédio.
  Inflexibilidade e ressentimentos.
 
  
3.   Os efeitos do divórcio.
 
  Efeitos emocionais. Ansiedade, culpa, medo, tristeza, depressão, (às vezes acompanhada de pensamentos suicidas), ira, amargura e frustração.
  Efeitos comportamentais. O divórcio não afeta apenas os nossos sentimentos, influencia também aquilo que fazemos: Comer, pagar contas, resolver problemas diários, cuidar de nossos bens, etc.
  Efeitos sociais. A família (reações que vão desde o choque, rejeição, medo, apoio e encorajamento).Aliados, amigos, advogados, parentes.
4.   Como evitar o divórcio.
  Aconselhamento-(Construindo um casamento satisfatório). Bem-aventurado são os casais, que aceitam com humildade os conselhos.
  Auto-análise (Cada um analisando o próprio papel dentro do casamento).
  Reconciliação. (Foi constatado que apenas um casal em cada oito procura a reconciliação após pedirem o divórcio).
  Orientação divina (Deus pode ligar novamente um casamento rompido).
Referências gerais: Gn 2:18-25:; Mt 19:5; Mc 10:2-12; 1 Co 7:39; Mt 5:31; 1 Co 7:10-16 ; Ml 2:16; Ex 20:14.
3. "... tornando-se os DOIS UMA SÓ CARNE", Gn 2:24 Tornar-se uma só carne envolve o sexo, mas transcende o ato físico. Significa, escreve Trobisch: "que duas pessoas compartilham tudo o que possuem e não apenas seus corpos, nem apenas bens materiais, mas também seus pensamentos e emoções , sua alegria e sofrimento, suas esperanças e temores, seus sucessos e fracassos".
Muito trabalho, sabendo que vamos descansar, relaxar, recuperar as energias para a labuta do dia seguinte.
3. Uma escola.(Lugar onde se aprende a ética cristã). O melhor lugar para se aprender tudo sobre a vida cristã, deve ser o "lar cristão". O lar deve seresta "grande escola" onde os professores são os "pais sacerdotes".
 
8. O AMBIENTE DO LAR. (Salmo 127:1)
 
O ambiente do lar é onde passamos a maior parte do tempo de nossa vida, por isso é importante cuidar deste lugar "sagrado" para a família. É de muito valor o espírito criativo da esposa na decoração do LAR, para oferecer ao marido e filhos um ambiente aconchegante.
Sugestão: decorar o lar com aquilo que não tenha influência negativa, Dt 11:18-20. Revistas e livros sadios são importantes, 1 Tm4:13. Música inspirada por Deus é de grande valor na edificação espiritual; S1100.
Se atentarmos com cuidado para estes princípios de Deus para a família, vamos experimentar bênçãos, que muitas vezes são desconhecidas. Nossa família pode ser como a luz da aurora, brilhando cada vez mais na proporção que formos sendo lapidados pela Palavra do Senhor.
IX. RESPONDA COM HONESTIDADE:
1)  Como tem sido sua relação conjugal ?
2)  Quem mais se esforça para melhorar o relacionamento ?
3)  Ceder sem aborrecer-se é comum para você? E para seu cônjuge também?
4)  Como é sua família? Você se sente bem com os seus?
5)  O final de semana (sábado e domingo) é um período agradável em sua família? Como vocês compartilham estes dias?
 
 
Pensamentos:
 
 
"Investir na família, é investir na base de sustentação da vida em seus mais variados aspectos".
 
"A família é tão importante, que foi a primeira instituição criada
antes da queda".
 
"A causa da crise espiritual de algumas igrejas, estão em algumas Famílias doentes".
 
"Investir nas famílias, e trabalhar para que se cumpra o que Paulo disse: Crê no Senhor Jesus e será salvo tú e a tua casa".
 
"Quando Jesus está em casa, logo os vizinhos percebem isto".
 
"A casa do cristão, deve ser uma capela onde Deus é adorado, uma escola onde se aprende a viver segundo a Palavra de Deus, e um refúgio para as pressões e tensões da vida".
 
"A família é como um barco que navega no mar da vida, para não afundar, é necessário ter Jesus como o Grande Comandante".
 
"O primeiro milagre de Jesus foi em uma festa de casamento, quando Jesus está presente nunca a festa acaba".
 
 
A COMUNICAÇÃO NO LAR
Segredos de uma boa Comunicação
Textos: Ef 4:25-32; Tg 3: 5-11; 1 Co 1:10; 1 Pé 3: 10.
 
Muitas vezes a causa primária da crise conjugal consiste na falta de habilidade ou relutância dos casais em se comunicarem. Muitos casais sabem que estão errando, falhando em sua comunicação, mas não estão bem certos quanto ao que devem fazer para melhorar . Deus é um ser comunicador por natureza, (Gn 1:26; S119:1; Jo 1:1).
1) DEFINIÇÃO.
"Comunicar é um processo (verbal ao não) de compartilhar informações com outra pessoa, de forma tal que ela compreenda o que você está dizendo. Comunicar é tornar idéias em comum". A comunicação não é tão fácil quanto parece.
No latim (communicatio) é composta de três outras pala­vras: com (juntos), munis (presente, dádiva), actio (ação). Então comunicação é trocar presentes e os comunicadores, juntos, fazem uma festa: é preciso comunicar inclusive coisas tristes. Na origem no entanto, comunicar queria dizer "troca de boas coisas".
Conversar significa versar juntos. Eu faço uma estrofe, você faz outra, e assim formamos uma poesia. Quem versa sozinho, monologa.
Renunciar a comunicação verbal ou utilizá-la de maneira insuficiente é desprezar as incríveis possibilidades de desfrutar as bênçãos que Deus preparou para família .
2)   DOIS TIPOS DE COMUNICAÇÃO QUE
PODEMOS DESENVOLVER.
1.    EDIFICANTE, Ef 4:29; Pv 18:21; 12:25; 1 Ts 5:11. Em Provérbios 18:21 está escrito: "A morte e a vida estão no poder da língua..." Bem aventurado são aqueles que conseguem desenvolver dentro do lar um tipo de comunicação que edifica.
2.    CORRUPTA Tg 3:10; Pv 18:21; Tg 3:5,16. "A morte... está no poder da língua..." Pense nisto, há poderem suas palavras.
 
3.   OS TRÊS PONTOS CHAVES DA COMUNICAÇÃO. (Falar, ouvir e compreender).
1. O FALAR (Conteúdo, forma, lugar e tempo) Provérbios 18.21.
1. Conteúdo - . Falar é a parte mais fácil e ao mesmo tempo, a mais difícil, no processo de comunicação. Se as pessoas avaliassem e levassem em consideração os efeitos daquilo que vão dizer ao cônjuge ou filhos, certamente a comunicação no lar seria muito melhor. Paulo na epístola aos Efésios cap.4 verc. 29, diz: "Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe..." A palavra torpe, revela o conteúdo negativo do que se fala. O apóstolo diz que da nossa boca deve sair palavras que promovam a edificação e transmita graça aos que nos ouvem. Devemos falar somente aquilo que vai promover edificação.
2.   Forma -. Não basta falar o certo da maneira errada. Muitas vezes falamos a verdade, porém sem amor, sem diplomacia, sem tato. Quando se fala o certo da forma errada não se consegue o objetivo desejado.
3.   Lugar -. Não basta falar o certo, da forma certa, no lugar errado. Conforme o assunto que se pretende tratar com a família, ou cônjuge ou filhos, deve-se escolher um lugar adequado. As vezes o melhor lugar é no quarto, com a porta fechada, com a certeza que só os dois estão participando da conversa.
4.   Tempo -. Pv 15:23 "...a palavra a seu tempo quão boa é." Alguns maridos reclamam, dizendo: "Minha mulher fala demais..." Quando conseguimos falar somente o que edifica, da forma certa, no lugar adequado e no tempo certo, com certeza este processo de comunicação irá resultar em solidificação das bases que sustentam a família. Pv 25:11; Ec 3:1 .
2. O OUVIR (Tg1:19; Pv 18:13).
Você sabia que segundo uma pesquisa, nós ouvimos apenas 20% do que nos é dito. Muitas mulheres reclamam: "Meu marido não sabe me ouvir..." Entre falar, ouvir e compreender, o mais difícil é ouvir. Tiago percebeu isto e escreveu inspirado: "Prontos para ouvir, tardio para falar..." porém com freqüência nós invertemos esta ordem, estamos quase sempre prontos para falar.
Nossa compreensão depende da maneira como ouvimos. Se temos dificuldades para ouvir o cônjuge ou os membros da família , teremos dificuldades de compreendermos.
Para ouvir bem no processo de comunicação é necessário colocar alguns princípios básicos em prática.
  Ouvir olhando nos olhos de quem está falando.
  Ouvir demonstrando interesse no assunto que a pessoa está
 
 
 
falando, para que ela se interesse pelo seu assunto quando você falar.
    Ouvir com o coração aberto e a mente desarmada.
Ouvir com a "boca fechada" até que a pessoa tenha terminado de falar.
    Ouvir se esforçando para compreender exatamente o que a pessoa está querendo dizer.
3. O COMPREENDER (Ef4:32).
Quase sempre a falta de compreensão na relação familiar, é porque as pessoas não sabem ouvir. Se houver disposição para ouvir com eficiência, haverá compreensão sempre.
4. UMA SEQUÊNCIA IMPORTANTE.
1.   O que você quer dizer.
2.   O que você realmente diz.
3.   O que a outra pessoa ouve.
4.   O que a outra pessoa pensa que ouve.
5.   O que a outra pessoa diz acerca do que você disse.
6.   O que você acha que a outra pessoa disse acerca do que você disse.
"Filtramos o que ouvimos através do nosso sentimento."
5.  OS QUATRO BENEFÍCIOS DA COMUNI­CAÇÃO.
1.      Integração  2. Conhecimento
3. Desenvolvimento  4. Revelação
 
6. OS CINCO NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO.
    NÍVEL 5- Superficial.
    NÍVEL 4- Troca de informações.
    NÍVEL 3- Verbalização de ideais e opiniões.
    NÍVEL 2- Verbalização de sentimentos e emoções.
    NÍVEL 1- Conversação com profundo discernimento. É a participação mútua de ideais e sentimentos pessoais, sem reserva e sem constrangimento.
7. QUATRO COMPLEXOS QUE IMPEDEM A COMUNICAÇÃO EFICAZ.
1.  A incapacidade para o diálogo. (O processo deve começar no namoro.)
2.  O MEDO de verbalizar, expor, se abrir. (Por que Medo?) Há pessoa que tentou uma vez se abrir com o cônjuge, mas como foi mal compreendida e muitas vezes agredida, nunca mais se abriu.
3.  O conformismo em relação a situação. O não querer melhorar. É preocupante quando uma pessoa diz: "Sei que estou errado, mas não quero melhorar".
4.  O fato de não acreditar que se têm coisas boas para oferecer. O problema da baixo auto - estima. O complexo de inferioridade contribui, para que os canais de comunicação sejam bloqueados.
5.  A FALTA DO ESPÍRITO DE PERDÃO, (Lc 11:4; Mt
5:23,24; Lc 17:3; Mt 18:21-22; 19:3-8; Pv 19:11). O perdão
deve ser visto como uma questão de sobrevivência do
relacionamento familiar. É impossível viver uma relação
sadia entre família, se não houver o exercício permanente
do perdão.
1. O que não é perdão. Para compreender o que é perdão, é necessário primeiro saber o que não é perdão.
 
♦ Abertura condicional. "Eu lhe perdoarei se... Eu te perdou mas não        volte mais aqui..." Isto não é perdão.
   Desculpar o erro.
   Ignorar o incidente. Fazer de conta que não aconteceu nada.
   Simplesmente esquecer. Não tratar o problema pensando que o tempo é remédio para tudo.
O que é perdão.
Gosto sempre de afirmar que, perdoar não é tão fácil quanto alguns pensam. Isto porque é uma atitude de sacrifício pessoal, é descascar o ego, é deixar Cristo aparecer em nossas vidas. Disse o pastor Caio Fábio: "O perdão é a encarnação da graça".
1)  Algo que fazemos, independente de sentirmos ou não. É uma atitude de obediência a Palavra de Deus. Disse Jesus: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós"; Mt 6:14.
2)  Um ato da vontade. Em Jericó, Jesus perguntou para um esmoler. "O que queres que eu te faça?" LC 18:41. É preciso compreender a importância do perdão e querer perdoar. É sempre bom lembrar que Jesus fez esta pergunta pela seguinte razão; nem tudo que precisamos queremos, e as vezes o que queremos não precisamos. É preciso ter força de vontade para agir com atitude de perdão.
3)  Algo que exige ajuda de Deus. Eu diria que é impossível haver perdão sem contar com a graça de Deus. Para vencer a violência de uma traição só é possível, se a pessoa encontrar força sobrenatural no perdão.
4)  Atire fora sua lista de ressentimento. "Perdoar é fazer uma faxina emocional."
 
5)  Liberar o ofensor da obrigação de pagar. Tudo que devemos para Deus é bem menor do que os nossos ofensores nos devem... Se graciosamente Deus nos perdoou, devemos agir sempre da mesma maneira com o próximo.
6)  Arcar com as conseqüências.
2. O que acontece quando morre o espírito de perdão?
Jesus dá a resposta no texto de Mateus 19:3-9 .
1) Destrói-se a unidade do casal. Os dois deixam de
ser um e voltam a ser dois. Muitos passam a viver
de "faz de conta" que está tudo bem. Apesar de
estarem juntos, estão separados no coração, na
alma.
2) Por qualquer motivo se apela para a separação.
Quando não há disposição para perdoar sempre, os motivos mais banais passam a ser suficientes para provocar os conflitos mais intensos no lar e podem levar a separação conjugal.
3) Passa a prevalecer a dureza de coração. Deus
não pode agir em muitas vidas, por causa da dureza
do coração. Quando o coração se "petrifica", fica
difícil para o milagre acontecer.
2) HÁ PODER EM NOSSAS PALAVRAS.
Com palavras, podemos matar o nosso casamento. Palavras amargas são como veneno.
1. Cinco Palavras Que Podem Matar.
1.    "ESTÚPIDO" (Mata o amor próprio).
2.    "NUNCA" (Mata a esperança).
3.    "MENTIROSO" (Mata a confiança).
4.    "DEPOIS" (Mata a oportunidade).
   5. "ME ARREPENDO DE TER CASADO COM VOCÊ" (Mata a comunhão conjugal). 2. Cinco Palavras Que Podem Restaurar.
1.       "MUITO OBRIGADO " (Apreciação).
2.       "VOCÊ ESTA LINDO " (Percepção).
3.       "ESTÁ DELICIOSO" ( Elogio )
4.       "ÓTIMO" ( Estímulo ).
5.       "ME PERDOE" ( Humildade ).
III. PRINCÍPIOS PARA TRATAR OS CON­FLITOS.
1.  Ataque o problema e não a pessoa.
2.  Não use parentes de seu cônjuge para fazer piadas.
3.  Não fuja do assunto.
4.  Apresente soluções junto com as críticas.
5.  Seja humilde, você pode estar errado.
4) DIRETRIZES PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE NO LAR.
1.   Ouvir antes de responder é virtude do sábio, Pv 18:13. Aprenda a arte de ouvir.
2.   Não seja apressado no falar, mas fale de tal forma que seja possível compreender e aceitar o que você esta dizendo, Pv 15:13,28; Tg 1:19.
3.   O silêncio pode frustrar o seu cônjuge, não use essa arma. Explique porque você não quer falar no momento.
4.    É possível discordar sem se envolver em brigas, Pv 17:14; 20:3; Rm 13:13; Ef 4:31.Não responda com raiva, use a resposta branda e bondosa, Pv 14:29; 15:1; 25:15; 19:11; Ef 4:26,31.
5.  Evite implicância, Pv 10:19; 17:9; 20:9.
6.  Não culpe ou critique outra pessoa. Ao invés disso, restaure... anime... edifique, Rm 14:13; Gl 6:1; 1 Ts 5:11. Se alguém atacar você, não reaja da mesma forma; Rm 12:17.
7.  Tente compreender a opinião da outra pessoa. Deixe espaço para as diferenças. Preocupe-se com os interesses do cônjuge ou filhos; Fl 2:1 -4; Ef 4:2.
 
RESPONDA INDIVIDUALMENTE E DE­POIS DISCUTAM AS RESPOSTAS EM CONJUNTO.
1. Desenhe um circulo em torno da frase que você acha que descreve a qualidade de comunicação em seu casamento:
1)  Não precisa melhorar
2)  Muito eficaz
3)  Satisfatória
4)  Inconstante
5)  Superficial
6)  Frustradora
7)  Muito inadequada.
Agora volte e sublinhe a frase que você acha que o seu cônjuge escolheria.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
        O PERFIL DO           
MARIDO IDEAL
Textos: Efésios 5:23-33; 1 Pe 3:7; 2 Reis 4:1.
 
Quando o marido compreende, aceita e vive os princípios de Deus estabelecidos em sua Palavra relacionados com os seus deveres domésticos, a família passa a experimentar as bênçãos da provisão, proteção e direção do Espírito Santo.
Para ser um "Grande Marido", é necessário estar
sempre aberto para aprender com humildade, aquilo que Deus tem para nos ensinar, através dos seus instrumentos. O Senhor usa maneiras e métodos diferentes para nos ensinar grandes lições.
1)  OLHANDO PARA JESUS.   Hebreus 12:2a
1.  Jesus disse: "Aprendei de mim..." Mt 11:28.
2.  Pedro escreveu: "Cristo nos deixou o exemplo, para que sigamos as suas pisadas." 1 Pe 2:21.
3.  Em Jo 13:15 está escrito: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também".


2)  O


S DEVERES DO MARIDO.


Quando Paulo escreve para a igreja de Éfeso, sobre os deveres do marido, ele deixa claro que para ser um "marido ideal" é preciso equilibrar duas coisas: "Liderar com autoridade e Amar com profundidade". Apesar de Paulo em Ef 5, tratar primeiro sobre liderança, vou inverter esta ordem para facilitar nosso estudo, sendo assim, trataremos primeiro sobre o dever de AMAR a esposa.
1.  O MARIDO COMO AMANTE DA SUA ESPOSA, Ef 5:25.
"Amar a esposa como Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela..." Para que haja melhor compreensão no estudo sobre o "amar a esposa como Cristo amou a Igreja", é imprescindível saber o significado da palavra (gr) "ÁGAPE".
1.    Definição no grego.
Amor EROS(instintivo). É amor instintivo, sensual. Amor STORGE (afetivo). É o amor entre os membros da família. Amor PHILEO (filantrópico). É o amor social, aquele sentimento que nos leva a estendera mão ao necessitado. Amor ÁGÂPE (divino, 1 Co 13). Este é o amor que transcende o natural, o comum, o humano. Foi com esta qualidade de amor que Cristo amou e ama a Igreja.
2.    As virtudes do fruto do Espírito.
Não creio que seja por acaso que Paulo começa a lista das virtudes do fruto do Espírito com o AMOR . Quero usar esta lista para fazer uma ilustração das oito virtudes do fruto do Espírito em relação ao amor.
1)   A Alegria é a música do amor. Onde o amor está vivo e dinâmico, a alegria é abundante.
2)   A paz é a harmonia do amor. Se o amor domina, então a paz é real.
3)   Longaminidade é a resistência do amor.
Longaminidade é a capacidade de esperar sem aborrecer-se. O amor tem esta força.
4)  A benignidade é o serviço do amor. Servir é exercitar o amor.
5)  A bondade é o comportamento do amor. O amor nos ensina a agir com espírito de discípulo piedoso sempre.
6)  A fidelidade é a medida do amor. Enquanto a chama do amor estiver acesa com intensidade, não haverá infidelidade e traição. Quem ama não trai.
7)  A mansidão é o termômetro do amor. Manter o temperamento sob os domínios do Espírito Santo é obra do amor.
8)  O domínio próprio é o seguro do amor. Por causa do amor, José conseguiu dominar a si mesmo e não caiu na armadilha da morte espiritual, quando foi acediado pela mulher de Potifar.
3. Qualidades desse amor.
   1) Amor VOLUNTÁRIO, Gl 2:20.
   2) Amor PROFUNDO, Jo 15:13.
   3) AmorlNCONDICIONAL,fJo4:19.
   4) AMOR SACRIFICIAL, Jo 3:16.
Amor que se dispõe a sacrifícios, amor que é avaliado pelo sacrifício pessoal. É bom lembrar, que o amor verdadeiro envolve compromisso e individualidade. Amaré atenderas necessidades FÍSICAS, MENTAIS E EMOCIONAIS da pessoa amada. É uma atitude de sacrifícios que vai além do sofrimento e da enfermidade.
4. 0 amor é a base do bom ajustamento conjugal. (Dt 24:5).
Ajustando as diferenças. Diferenças quanto ao estilo de vida, tradição familiar, personalidade, caráter e temperamento) hábitos pessoais, objetivos, preferências, gostos, etc.
AMOR - ACEITAÇÃO - RENÚNCIA - HARMONIA .
5. A crise conjugal é a crise do amor, (Mt 24:12; Ap 2:4). Disse Jesus à igreja de Éfeso: "Tenho porém contra ti que já não me amas como no princípio..."
 
1) O que acontece quando acaba ou esfria o amor?
Tudo perde a graça e a razão de ser. O amor é o óleo que lubrifica as engrenagens. Se faltar óleo no motor do carro, o motor funde e o prejuízo é grande.
Há muitos casamentos estragados, "com o motor fundido", porque faltou "óleo-amor". Se houver amor, haverá sempre um casamento funcionando de forma sadia e harmoniosa.
2) Por que o casamento esfriou. Esquecer de colocar
óleo no motor do carro é muito comum. O excesso de
atividades, as preocupações do dia a dia, a distração
com tantas outras coisas, pode levar-nos a esquecer
de cuidar da vida útil da maquina do carro.
Não é muito diferente com a "vida a dois". Os embaraços do dia a dia, as pressões normais da vida, o excesso de trabalho, a familiaridade, podem nos fazer esquecer de "lubrificar" a relação com o "óleo - amor". Sem amor o casamento "pifa", para.
1) Você sabia que o amor não se compra. O amor
se conquista... O amor é fruto de uma conquista que envolve o coração e não apenas o "bolso". É um perigo quando alguém tenta comprar o amor, isto é impossível.
 
2) O AMOR É VIVO, EXPRESSIVO E DINÂMICO, Jo14: 23; Ap 3:9 . É impossível amar sem demonstrar, mesmo porque é um sentimento que flui naturalmente. Quando o cálice transborda, este óleo precioso se derrama e aparece em forma de atitude e comportamento.
 
2. Como o amor pode ser demonstrado.
(Ef 5:24-33)
1. Através da proteção e cuidado (espiritual, emocional e social).
2.  Cuidando da santificação dela. Segundo as Escrituras, o homem que ama a esposa coloca as necessidades espirituais dela em primeiro lugar. Seu primeiro interesse é que ela mantenha com o Senhor uma comunhão adequada. O dever do marido não é apenas fazer a esposa feliz, mas ser uma benção para ela, é sacrificar-se para o seu bem estar eterno:
3.  Ao reconhecer o erro, e se submeter à cruz perante ela, o marido está demonstrando muito amor.
4.  Quando o marido exerce liderança com humildade,
expressa profundo amor.
5.  O interesse e compreensão dos problemas simples do dia-a-dia da esposa, são fortes demonstrações de amor. Cl. 3:19.
6.  A delicadeza nas pequenas coisas. É dever do marido procurar alegrar o coração de sua esposa e através de uma conduta nobre e atenção solícita, renovar sempre os laços que os unem.
7.  Provas verbais . O desleixo no trajar e na maneira de falar dentro do lar pode chegar a ser falta de respeito. Sabemos que existe uma estreita relação entre o asseio do corpo e a pureza da alma.
8.  Atenção física também vale muito. O casamento tem como base a estima mútua, e a cortesia é um dos pontos onde se apoia a estima. É claro que a cortesia precisa ser sincera. Não pode ser apenas uma ação mecânica, superficial.
9.  Uma atitude positiva também ajuda. É quando a esposa se propõe a fazer alguma coisa que vai ser bom para ela e para a família, então o marido demonstra interesse em ajudar e incentivar. Uma das reclamações de. muitas esposas é esta : "Meu marido não me dá apoio em nada... Tudo o que eu vou fazer ele só me desanima, dizendo que eu não sou capaz, que não vou conseguir, etc." O marido que ama age diferente.
 
 
10. Mostrar que ela é necessária. A esposa que mais tem prazer em ser uma "grande mulher" para o marido, é aquela que sabe, que na vida da família e do marido ela tem o seu valor.
OS NOSSOS ATOS FALAM MAIS ALTO DO QUE QUALQUER COISA."
 
"Gostaria que a tua esposa te obedecesse como a Igreja obedece a Cristo? Então haja para com ela como Cristo age para com a Igreja, ainda que tenhas que dar a tua vida por ela; não te negues mesmo que até isso tenhas que sofrer. E ainda não terás equiparado com tudo aquilo que Cristo fez. Pois estarás agindo depois de havê-la conquistado. Cristo porém se sacrificou pela igreja quando esta lhe fugia e odiava, e quando ela se dispôs, Ele a trouxe aos seus pés, não mediante ameaças ou insultos, ou devido ao terror de qualquer coisa, e sim mediante a sua solicitude por ela. Assim também te conduz para com a tua esposa, aquela que é a tua sócia na vida, que é a mãe dos teus filhos, que é a fonte de toda a tua satisfação. Não deves amarrá-la pelas ameaças, e sim pelo amor e pela gentileza".( Cl 3:19 )
PENSAMENTOS
Muitas vezes amar significa, levar um copo d'água ao cônjuge no meio da noite."
Ame a sua esposa, ao ponto de tratá-la com mais respeito do que você trata seus amigos e parentes."
"Há muitas mulheres que carregam magoas secretas em relação à maneira como são tratadas".
"Quando o homem ama ele está fazendo um bem para si
mesmo."
Todas as mulheres gostam de receber flores, qual foi a última vêz que você ofereceu flores para a sua esposa?"
Se você não realizar os sonhos da sua esposa, quem o fará?
 
"Aprenda a quebrar a rotina, antes que ela quebre você".
O veneno chamado CIÚMES.
Dentre as muitas causas dos conflitos no lar, está o ciúmes doentio. Quando o casal não se esforça para vencer este sentimento "maligno", a estabilidade da relação fica comprometida.(1 Co 13:4) "...o amor não arde em ciúmes..."
1)  Ciúmes doentio é falta de autoconfiança. Precisamos confiar em Deus, no cônjuge e em nós mesmos.
2)  Ciúmes doentio pode ser complexo de inferioridade. A baixo auto estima pode ser a causa.
3)  Ciúmes doentio é possessivo. Toda pessoa ciumenta faz do cônjuge um escravo dos seus ciúmes.
4)  Toda pessoa doente de ciúmes, precisa de cura interior. Deus é o mais interessado em ajudar os que vivem este drama.
 
Seis perguntas para os maridos.
1)  Você costuma elogiar sua esposa?(Nunca a critique em público, nem que seja para dizer que a letra dela é feia ). Descubra o poder do elogio, é uma maneira eficiente de estimular o cônjuge ou filhos. Todo elogio deve ser feito com sinceridade.
2)  Você é sensível aos medos da sua esposa ?
3)  Você desenvolve segurança emocional em sua esposa? A esposa precisa viver com a certeza de que o marido a ama em profundidade.
4)  Você dá importância às pequenas coisas? Pequenas atitudes de bondade, pode ser grande demonstração de amor. Nunca se esqueça das datas importantes relacionadas a vida da sua esposa, isto faz muito bem para as mulheres.
 
5)   Você providencia tempo para orar juntos, ler a Bíblia juntos, brincar juntos, namorar ? Quem não da valor para estas coisas, com certeza muito cedo o seu casamento perderá a graça.
6)  Você encara a sua esposa como parte mais frágil? O
cavalheirismo deixa o relacionamento mais saudável.
7)  Você aceita nela aquilo que não dá para mudar, porque faz parte da sua personalidade? Nunca queira que sua esposa seja uma outra pessoa, porque se não, ela perderia sua própria identidade.
 
SUGERINDO
 
"De vez em quando, leve-a para comer fora... anão ser que você cozinhe a comida predileta dela, como ela faz para você."
"Sê você tem direito de gastar alguns reais no seu hobby, porque ela não?"
"Nunca leve um convidado para casa, sem combinar previamente com ela."
3. O MARIDO COMO O LÍDER DO LAR
(Ef. 5.23)
 
Se como amante da esposa o marido precisa agir como "cordeiro", como líder ele deve agir como "leão", mas sem perder o espírito de "cordeiro".
1. A fonte da autoridade para exercer liderança. Toda autoridade para exercer liderança no lar, tem que proceder do Senhor. Quanto mais o marido se submete a Cristo, mais autoridade ele terá.
 
1) Deus é o cabeça de Cristo, 2) Cristo o cabeça do homem, 3) O homem o cabeça da mulher.
2.  O que não é autoridade vinda de Deus. Há muitas
pessoas que não conseguem compreender o que
realmente é autoridade. Vejamos primeiro o que não é
autoridade.
1)  Não é ditadura, tirania. Todo governo opressor é reprovado em qualquer lugar, isto porque escraviza, oprime, etc.
2)  Não é agir, com falta de respeito, (Respeito gera respeito). Não se pode confundir grito ou expressão facial carrancudo com autoridade. Muitas vezes isto é falta de educação e de equilíbrio.
3)  Não é tomar as decisões sozinho, (A mulher é a sócia da nossa vida). Se todos os maridos chamassem suas esposas para participarem do que eles fazem, dando sugestões, opiniões, estas mulheres se sentiriam mais necessárias.
4)  Não é autoritarismo, abuso do poder. Quando o homem abusa da sua autoridade no lar, sua presença passa a ser indigesta e nada agradável para a família.
3.  O que é autoridade.
A medida que o marido se submete a Cristo, sua autoridade é transformada por Cristo em cuidado sacrificial. Um amor dedicado é um amor que serve.
1)  É responsabilidade ( mordomo do lar).
2)  É liderar, com sabedoria, humildade e direção do Espírito Santo.
3)  É ser o EXEMPLO, MODELO para família, (Mc 9:35). A base da autoridade deve ser o exemplo do líder. Quando o homem como líder, é o exemplo em tudo dentro do lar, sua autoridade é confirmada e sua presença é o ponto de equilíbrio para todos.
 
 
 
4.  O líder e o cavalheirismo.
A nossa sociedade de hoje está precisando do renascimento do cavalheirismo. Os homens devem estudar e praticar e as mulheres esperar e aceitar.
5.  Cinco princípios para exercer uma liderança eficaz.
 
1)   Presença, Mt 28:20. Jesus como um líder modelo, disse:" ...eis que eu estou convosco, até a consumação dos séculos". Quando o líder fica muito ausente do lar, sua liderança se fragiliza e não convence a família.
2)   Prioridade, Mt 6:33. O marido cristão não pode esquecer, que, a sua primeira igreja é a esposa, depois os filhos e depois vem as outras atividades religiosas ou seculares. Mudar esta ordem cronológica de prioridades, é provocar conflitos da relação.
3)   Autoridade, Mt 7:29. Israel na época dos juizes, experimentou um tempo de anarquia, porque cada um fazia o que bem lhe parecia. É sempre assim, quando o líder não tem autoridade, cada um faz o que quer, e o que se tem é uma "bagunça" generalizada no lar.
4)   Percepção, Lc 7:13. A sensibilidade para perceber o que acontece ao redor, é um fator imprescindível para líder com segurança e equilíbrio.
5)   Personalidade, Jo 10:11. Os que lideram com personalidade, sempre serão lideres eficientes no lar.
6. Alguns tipos de líderes, maridos e pais mal sucedidos.
1)   Indeciso - deixa todos inseguros.
2)   Insensível - tem o coração petrificado, indiferente.
3)   Ciumento - provoca conflitos na relação
4)   Crítico - não elogia, só critica
5)   Teimoso - nunca reconhece seus erros
6)   Camaleão - conforme o ambiente ele muda de cor.
7)   Explosivo - apavora a família quando chega.
8)   Brincalhão - brinca excessivamente.
9)   Democrático - nunca assume como líder.
10)  Preguiçoso - sempre arruma desculpa para justificar sua preguiça.
11) Liberal - para este, pode e vale tudo.
12)  Inflexível - não se curva, arrogante, soberbo.
7. Qualidades de lideres e maridos bem su­cedidos. Veja se você se aproxima deste perfil.
1)   SABE AMAR - ama verbalmente, e suas atitudes justificam suas palavras.
2)   SABE COMPREENDER - mesmo que o problema seja grave ou simples.
3)  SABE PERDOAR - consciente de que este é o segredo da vitória no lar.
4)   É CONVERTIDO, - produz frutos que revelam o caráter de Cristo.
5)   SABE SER ROMÂNTICO - não tem vergonha de expressar seu amor.
6)   SABE SER SINCERO - não mente, fala a verdade.
7)   SABE SER CAVALHEIRO - educado, gentil e prestativo.
8)   É TRABALHADOR - não tem medo de ir à luta.
9)   É HONESTO - caráter íntegro é tudo para ele.
10)É FIEL - sabe que a fidelidade é o segredo do compromisso de Deus para conosco.
 
COMO MARIDO...de um a dez...
Que nota Deus lhe daria? Que nota sua esposa lhe daria? Que nota seus filhos lhe dariam?
 
Anotações
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





O PERFIL DA ESPOSA IDEAL


Texto: 1 Pe 3.1-71; Pv 14. 1; 31.10-31; 18.22.
 
A mulher é o elo que liga marido e filhos. Por esta razão ela é, por muitas vezes, o ponto de equilíbrio do lar. Uma mulher virtuosa é capaz de fazer do seu lar um pequeno céu de felicidade e alegria em Cristo, apesar das circunstâncias.
O primeiro nome que a mulher recebe na Bíblia é de auxiliadora. Auxiliadora para completar o homem, consciente de que em Cristo não há diferença. Gl 3:27-28; 1 Co 11.3. Elizabete Elliot, uma escritora contemporânea, escreve o seguinte: " Nós fomos criadas para sermos mulheres. O fato de ser mulher, não me faz um tipo de cristã diferente, mas o fato de ser cristã me faz uma mulher diferente.
A mulher como auxiliadora - discípula, deve revelar o caráter de Cristo em seu viver diário, conservando sobre si a unção do Espírito Santo. Antes da submissão ao marido, já deve ser ao Senhor. Isso só é possível se a vida estiver centralizada em Cristo.
I.   OS DEVERES DA ESPOSA SEGUNDO O PLANO DE DEUS.
As feministas, consideram a "submissão" da mulher ao marido, algo inconcebível, porém é preciso compreender esta regulamentação divina, na ótica divina e não humana.
 
1. SUB - MISSÃO (1 Pe 3. 1 - 7; Ef 5. 24) O que a Palavra de Deus nos ensina, está no significado da palavra submissão.
1.  DEFINIÇÃO. Compreendendo este princípio, partindo do significado literal da palavra "submissão".
SUB - quer dizer "debaixo - de".
MISSÃO - "profissão ou vocação."
Em resumo: SUBMISSÃO é EXERCER MISSÃO DE APOIO, missão de base, de auxilio. Alguém disse: "Por detrás de um grande homem, quase sempre existe uma grande mulher".
A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da mulher para com o marido. Esta submissão não escraviza. É importante entender o que não é submissão segundo a Bíblia.
2. Quais são os benefícios da submissão, segundo a Palavra de Deus.
 
1)  Proteção. Proteção é o primeiro benefício da submissão. Uma mulher que não exerce missão de apoio no lar, está desprotegida e exposta aos perigos nas áreas EMOCIONAL, FÍSICA E ESPIRITUAL.
2) Equilíbrio Social. (Gl 3:27,28 .)
3)  Poder espiritual, ( 1 Pe 3:6 ).
3. Três exemplos negativos de esposas:
  1)  Eva, Gn. 2,17; 3. 6. Por causa da insubmissão de
Eva, quanto aquilo que o Senhor havia dito, toda a natureza sofre os efeitos da queda. Não valeu a pena.
   2) Mulher de Ló. Gn 19.17,26. A insubmissão desta
esposa, atraiu o juízo de Deus sobre si, ela foi transformada em um "monte de sal". Dura coisa é viver ao lado de uma mulher, cuja atitude e comportamento é uma verdadeira salmoura.
    3) A Mulher de Jó. ( 2.8,9). Se Jó não tivesse raízes
profundas em sua vida de compromisso com Deus,
certamente ele teria esmorecido diante das palavras
de morte de sua esposa. Há muitas pessoas que

tem tudo para serem felizes, só não o são, por causa daquilo que vem sendo dito um para o outro dentro do lar. Não podemos nos esquecer que, "palavras tem poder para construir ou destruir".
 
    4. Dois bons exemplos de esposas:
1)  Sara, I Pe 3.6 . Se esta esposa não foi perfeita, foi virtuosa, porque jamais o Espírito Santo levaria Pedro a escréversobre ela, de uma forma tão honrada, se ela não fosse uma "esposa virtuosa".
2)  Ana, I Sm 1.8-11. Dentre muitas mulheres que a Bíblia faz menção, esta é uma das que me chama atenção. Algumas qualidades de Ana : Humilde, Persistente, Confiante, Sensível, Grata, íntegra.
    5. O PRIMEIRO PASSO DA SUBMISSÃO:
1.  Reconhecer o marido como líder "O Cabeça" do lar, e levar todos os filhos a respeitá-lo como tal.
2.  Quando a mulher não reconhece o marido como
líder, ela passa a usar alguns meios para roubar-lhe a AUTORIDADE, competindo pela liderança. Como isso pode acontecer ou estar acontecendo?
    Através de horários, estas estabelecem hora para tudo e faz do relógio uma forma de "algema" para o marido.
    Através do sexo. Ouvi falar de uma mulher, que só tinha relação sexual com o marido, se ele pagasse em dinheiro.
Através de doenças que não existem. Você sabia, que tem algumas mulheres que tem o hábito de reclamar de doenças, ou vivem dizendo que está doendo. São pessoas que tem problema de "auto-piedade", gostam que os outros tenham dó delas. Se está doente, é obrigação do marido, procurar médico, assistência para esposa, mas se a mulher esta usando uma "estratégia enganosa" para enfraquecer a liderança do marido, esta atitude aos olhos de Deus é pecado.
 
 
 
 
    Através das lágrimas. Quando uma mulher chora demasiadamente, usando as lágrimas como "uma arma", para impor algo, ela está revelando imaturidade. Uma esposa sábia jamais faria isto.
    Através da Espiritualidade. Um certo pastor me contou, que em sua igreja havia uma esposa, que quando queria forçar o marido a fazer alguma coisa, profetizava para ele. Essa atitude de brincar com o sagrado, pode trazer sérios prejuízos para a família. Uma espiritualidade sadia, não brinca com as coisas do Espírito Santo.
    Através do Desperdício. Reconheço que muitos marido são "excessivamente econômicos", porém, alguns fecham a mão, provocados pelo desequilíbrio no gastar das suas esposas. O equilíbrio financeiro, depende não só do marido, mas também do equilíbrio da esposa.
    Através do Silêncio. O que dizer de um casal que consegue ficar uma semana, um mês ou um ano sem conversar dentro de casa. Para que isto não aconteça é bom lembrar do que Paulo escreveu aos Efésios : "Quando estiverem irados, não pequem alimentando o seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha com vocês ainda irados - resolvam isto logo." Ef. 4: 26
    Através das ameaças de suicídio ou separação.
Penso que nunca deveríamos falar aquilo que na verdade, não queremos que aconteça. Fico admirado com a facilidade com que algumas esposas dizem para o marido: "Desse jeito vou embora", 'Tenho vontade de tirar minha vida", etc. Por pior que seja a crise, nunca devemos tentar apagar o fogo com gasolina.
"Que exemplo esta mulher está dando às filhas?" (Ez. 16:44)
 
 
2. O que a mulher demonstra ao reconhe­cer o seu papel?
1.  Aceitação da vontade de Deus, 1 Jo 2.17. "Foi Deus quem baixou essa determinação regulamentadora da vida doméstica". Rejeitar este principio, é não estar vivendo sob o senhorio de Cristo.
2.  Profundo amor ágape. Tito 2.3-5.
"As mulheres idosas, semelhantemente, sejam sérias no seu viver, como convém as santas, não caluniadoras, dadas a muito vinho. Então poderão ensinar as mulheres novas a amarem seus maridos e filhos,"
Quando escrevi para os maridos, procurei ser objetivo e direto, quanto ao dever do homem de amar a sua esposa voluntariamente, incondicionalmente e sacrificialmente. Se a esposa espera ser tratada como eterna namorada, com romantismo, respeito, carinho, cortesia, atitudes de bondade, etc, ela tem toda razão . Porém, faço uma pergunta para as esposas: "O que vocês estão fazendo para merecer este tratamento?"
Não é difícil cobrar, difícil é fazer aquilo que estamos cobrando do cônjuge. Muitas mulheres, depois que se casam, deixam morrer o "espírito romântico", e passam a menosprezar aquilo que pode manter o casamento cheio de graça e vida.
Alguém disse: "Quem tem na garagem um carro Vectra ou Omega, não sai a procura de fusquinha meia qualquer coisa..." Quem tem em casa uma grande mulher, não sai em busca de "mulherzinha sem caráter". Muitas mulheres estão perdendo seus maridos, por não fazerem o mínimo necessário, para mantê-los conquistados.
Muitas pessoas só conseguem dar valor ao que tem, depois que perdem.
3) Perguntas que podem ajudar as esposas que desejam melhorar:
1)  Como você demonstra seu amor para o seu marido? É impossível amar sem demonstrar, quem ama de alguma forma isto aparece.
2)  Como você trata seu marido na intimidade e diante das crianças e outras pessoas?
3)  Você o surpreende as vezes com atitudes românticas?
4)  Você toma a iniciativa para o ato sexual?
5)  Como você fala do seu marido para outras pessoas? A mulher que fala mal do marido, não respeita a si mesma. Ef5:33.
6)  Você sabia que o exercer missão de apoio é uma das mais fortes demonstração de amor?
7)  Você usa o elogio para motivá-lo a melhorar cada vez mais? Quem só critica, não motiva, provoca a ira e o desânimo.
8)  Quando o seu marido chega com muita disposição lhe convidando para um programa de lazer, qual é a sua atitude? A mulher que sempre diz não, quando o marido propõe um passeio, um jantar, uma pescaria, etc, ela contribui para que o marido vá morrendo como marido para ela...
9) As vezes você acorda perguntando: "O que posso fazer hoje para que ele seja mais feliz?"
10)Qual foi a última vêz que você sugeriu alguma coisa,
para tirar ou não deixar o relacionamento cair na rotina?
 
 
 
 
4. CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIR­TUOSA , Pv 31.10-31.
É impossível falar sobre os deveres da esposa, sem pensar em Provérbios 31. A pergunta que quase sempre fazem, quando se trata de mulher, é esta: "Em que consiste a beleza da mulher?
Os dois extremos: As super vaidosas. São aquelas que extrapolam os limites do bom senso. Todo exagero não é saudável. Pedro, quando escreve para igreja de Jerusalém, está preocupado, com o excesso no vestir, na ornamentação, no pentear os cabelos das mulheres cristãs. Paulo, aconselha as mulheres, para que se vistam com modéstia e honestidade. As desleixadas, são aquelas que confundem simplicidade com desleixo, humildade com descuido e negligência. Nenhum dos dois extremos servem para as filhas de Deus, aBíblia nos orienta sempre a buscar o equilíbrio, a moderação.
1.   A mulher virtuosa evangeliza sem palavras. Viver
refletindo o caráter
de Cristo, fala mais alto do que a própria
voz. Se algumas esposas se preocupassem em falar mais
com a vida do que com a boca, muitos maridos já tinham se
convertido.
1 Pe 3.1.
2.  Controlada no seu temperamento, (MANSIDÃO). "Mas o fruto do Espírito é: ... mansidão..." Gl 5:22. A mulher virtuosa, tem o seu temperamento controlado pelo Espírito Santo. "Sejam belas interiormente, em seus corações, com encanto duradouro de um espírito amável e manso, que é tão precioso para Deus." 1 Pe 3.4.( Bíblia Viva).
3.  DISPOSTA PARA SERVIR, Pv 31:17, 27 ; Gn 24.16-19. "Cinge os seus lombos de força e fortalece os seus braços. Olha pelo governo da sua casa, e não come o pão da preguiça."
 
4.  O espírito de ajuda se nota nela, Pv 31.12. "Ela sempre procura ajudar o marido; sempre procura o bem-estar e alegria para ele". (Bíblia Viva)
5.  Sabe avaliar uma mercadoria e comprar, Pv 31.16. "Ela sabe negociar. Compra um terreno e planta uma horta, com o dinheiro que ganhou com o seu trabalho". ( B.V.) Ela não é super dependente do marido, ela faz a sua parte.
6.  Usa seus dons em benefício da família, Pv 31.19. Esta mulher tem consciência do seu valor e usa sua inteligência para o bem. Ela é uma cooperadora no lar.
7.  Sabe se vestir, Pv 31.22b; 1 Tm 2.9-15. "Seus vestidos também são feitos por ela, com linho da melhor qualidade." Há muitos maridos que não tem prazer de andar com a esposa, por causa da maneira como ela se veste. Algumas vestem-se relaxadamente, outras vestem-se com falta de modéstia e pudor. Perguntas que podem ajudar:
 
1)  Você se preocupa em vestir-se bem para o seu marido?
2)  Você veste-se com honestidade, sem perder a beleza.
3)  Você se preocupa em esperar seu marido, as vezes, enquanto vestida de uma maneira mais atraente, quando ele volta do trabalho ?
4)  Quando seu marido reprova alguma coisa na sua roupa, como você reage?
5)  Como cristã, se o marido lhe sugerir uma "minissaia", como você reagiria?
6)  Na intimidade, você se preocupa em vestir-se da melhor maneira para o marido? O homem se excita pelo que vê. Nunca deixe o seu marido procurar em outra, o que ele gostaria de ver em você. Vista-se com modéstia, sem perder a beleza.
8. Tem o coração caridoso, Pv 31.20. "Com a agulha e a
linha ela faz roupas e dá aos pobres e necessitados." (B.V).
9.   Tem força e dignidade, e não se preocupa com a velhice, Pv 31.25. "Suas grandes virtudes são a energia e a honra. Ela não se preocupa com a velhice". (B.V.) A preocupação com a beleza estética, tem o seu valor, porém quando é excessiva, pode ser evidência de algum tipo de complexo, que precisa ser curado pelo Senhor.
10.Ao abrir a sua boca demonstra sabedoria, Pv 31.26. "Quando ensina seus filhos ela mostra sabedoria , ensinando e corrigindo com amor". Ela fala o certo, na hora certa, no tempo certo, no lugar certo.
11.Detesta a ociosidade, Pv 31.27. Ela não tem que ficar no muro, na cerca ou no telefone falando o que não convém, o seu tempo é bem empregado.
12.Sabe cultivara beleza interior, consciente que a beleza exterior não dura para sempre, Pv 31.25,30.
O resultado final é maravilhoso, empolga os filhos e o marido. Seus filhos dizem aos colegas: "Minha mãe é formidável"! É a melhor mãe do mundo. Seu marido diz a ela, cheio de orgulho: "Pode haver muitas boas esposas neste mundo mas eu tenho certeza que nenhuma delas é como você. "
"Os encantos de uma mulher podem ser apenas ilusão e a beleza não dura para sempre. A verdadeira beleza e a verdadeira honra de uma mulher está em amar e obedecer ao Senhor."
"A mulher que fizer isto deve ser elogiada diante de todos; deve receber suprimentos e homenagens de toda a sociedade." Provérbios 31: 29-31 .
 
 
 
 
5) ALGUNS TIPOS DE MULHERES QUE NÃO CONQUISTAM OS MARIDOS E FILHOS.
1.  Desleixada. (É aquela que não se preocupa com a limpeza e nem com a ordem das coisas em casa). Sendo o lar o lugar onde passamos a maior parte do tempo de nossa vida, é fundamental mantê-lo sempre o mais limpo possível.
2.  Preguiçosa, (é quando se tem muitas coisas para fazer, e mesmo assim ela consegue dormir até ao meio dia, quase todos os dias). Não tenho nada contra as mulheres que dormem até mais tarde, se estas conseguem manter tudo em ordem.
3.  Passiva . A mulher que, quando procurada pelo marido para dar uma opinião diz; "o que você fizer está bom", "para mim serve qualquer coisa", "faz como você achar melhor", esta é a esposa passiva. Esta atitude não é de uma mulher virtuosa.
4.  Insubmissa (É quando a mulher diz: "minha vó foi assim, minha mãe é assim e eu vou morrer assim, gostou...") Toda esposa que age assim, está investindo na falência da relação conjugal.
5.  Ansiosa. Ansiedade é um estado afetivo em que causa sentimento de insegurança. A mulher ansiosa deixa qualquer marido perturbado.
6.  Faladeira. Sou contra homens que batem em mulheres, mas tem algumas esposas que provocam os maridos, quando falam demasiadamente.
7.  Dominadora. Quando a mulher compete pela liderança no lar, essa competição se transforma em motivo para todo tipo de conflitos, que podem trazer prejuízos irreparáveis.
 
 
8. Autoritária. Quando a esposa tenta forçar o marido a fazer
aquilo que não é dever dele, este tipo de imposição, quase
sempre faz o marido reagir de maneira não muito
agradável. As atitudes de uma "mulher autoritária", torna-
a uma pessoa indesejável.
9.      Ciumenta. Os ciúmes desestabiliza qualquer relacionamento. Toda mulher ciumenta é como "uma pedra permanente no sapato do marido".
10.   Passeadeira. Algumas mulheres, tentam justificar sua constante ausência no lar, dizendo que estão trabalhando a serviço do reino de Deus. A Bíblia em Provérbios 31: 27 diz que a mulher virtuosa "olha pelo governo de SUA casa".
 
11.Camaleonina. É sempre difícil conviver ao lado de uma pessoa, que muda de comportamento com freqüência. A esposa camaleonina conforme o ambiente muda de comportamento, isto não é bom, porque ela pode estar revelando dupla personalidade.
12.Vaidosa ao extremo. A vaidade é tolerável, quando está dentro dos limites do bom senso, fugiu disto é prejudicial e escraviza.
13.Eterna descontente. Toda murmuração nasce de um coração que não sabe ser grato. A ingratidão é uma das coisas que faz o céu se fechar para a pessoa. Uma esposa descontente, não apenas entristece o marido, mas também a Deus.
 
6) O PERFIL DA ESPOSA IDEAL.
1.    AMA, (Não apenas com palavras , mas com atitudes...).
2.    PERDOA, (Oferece sempre um coração sem vingança).
3.    É CRENTE (Revela na sua vida o caráter de Cristo).
4.    COMPREENSIVA, (Procura sempre entender o momento que estão passando, de fartura ou escassez).
5.    ROMÂNTICA, (Surpreende o marido com atitudes amorosas e é criativa).
6.  SUBMISSA, (Não se cansa de exercer missão de apoio ao lado do marido).
7.  BOA DONA DE CASA, ( Sabe cuidar do lugar da casa como um lugar "sagrado").
8.  NÃO GOSTA DE FOFOCA, (Abre sempre a boca para dizer aquilo que edifica e abençoa).
9.  HUMILDE,( Reconhece suas falhas e não tem dificuldade para pedir perdão e perdoar).
10.            BUSCA SEMPRE A VONTADE DE DEUS. (Esta esposa
tem consciência que, o melhor lugar para estar é no centro
da vontade de Deus).
 
 
 
* Anotações

 
 
 
 
 
 
 
AJUSTAMENTO SEXUAL DO CASAL
 
 
Texto: I Co 7.2-5: Hb 13.4; Pe 3.7.
 
Há muitos casais cristãos que ainda não aprenderam o que a Bíblia realmente diz acerca do sexo, de como gozar plenamente o que Deus planejou para o marido e esposa. A consciência do sexo já existia antes do pecado entrar no mundo. Isto porque Deus instituiu o casamento antes da queda, Gn 2. A sexualidade está no ser humano por soberana vontade de Deus. Por isso o sexo, na perspectiva, bíblica é santo e puro.
Segundo Masters Johnson, pelo menos 50 por cento dos casamentos são prejudicados por alguma forma de desajuste ou disfunção sexual. Algumas vezes os problemas sexuais surgem primeiro e produzem as discórdias conjugais.
A palavra sexo vem do latin (sexus) do verbo secare, que significa cortar, secionar, separar, distinguir. Uma definição geral de sexo - é tudo o que diferencia o homem da mulher. Essa diferenciação dá-se em quatro sentidos: Morfológico, Fisiológico, Biológico e Psicológico.
O sexo é a parte fisiológica e a sexualidade é a parte psíquica. De modo mais amplo, "a sexualidade" é a dimensão da nossa personalidade ativada pelo sexo.
 
 
 
 
 
 
 
PERGUNTAS IMPORTANTES:
  Você foi orientado (a) sobre sexo por seus pais?
  De que forma você obteve orientação sexual?
  De que forma você trata sobre este assunto com seus filhos?
  O sexo é um presente de Deus para você?
  Como você vivência isto?
  É difícil para você falar neste assunto? Por quê ?
 
1)    O CRISTÃO E A SEXUALIDADE.
A Bíblia aborda o assunto desde os seus primeiros capítulos. Exemplos: (Gn 1:27,28; 2.24; 4.1; Lc 15,18,20; Pv 5,7; Cantares de Salomão; Mt 5.27,28 e 32; Jo 2; 1 Co 7.3-7). Casos ilustrativos: Sansão e Dalila, (Jz 14 e 16); Davi e Bate Seba (2 Sm 11 e 12); José e a mulher de Potifar, (Gn 39); o caso Amnon e Tamar (2 Sm 13).
2)    A SANTIDADE DO SEXO NO CASAMENTO, Hb 13.4; 1 Co 7.2-5.
"Mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."
Antes da queda, o homem conhecia e desfrutava do ato conjugal, Gn 1.28,31; 2.24. É bom lembrar que a queda acontece no cap. 3 de Gênesis. No cap. 13 e versículo 4 do livro de Hebreus está escrito: "Digno de honra seja entre todos o LEITO sem mácula...." Aqui a palavra LEITO no grego é (KOITE).que significa implantação de espermatozóide.
3)   QUAIS SÃO AS BÊNÇÃOS QUE DEUS
PLANEJOU PARA O CASAL ATRAVÉS
DO ATO CONJUGAL?
1.  A benção do companheirismo.
2.  A benção da unidade física, emocional e espiritual.
3.  A benção da procriação.
4.  A benção do prazer e gozo conjugal.
4)   CONHECENDO AS DIFERENÇAS
ENTRE HOMEM E MULHER.
1.  No homem o sexo é mais biológico do que afetivo. Na Mulher, o sexo é mais afetivo do que biológico e está intrinsecamente ligado a maternidade.
2.  O homem é um ser basicamente lógico; A mulher é um ser basicamente emotivo. A mulher guarda mais facilmente datas que envolve emoção; e o homem guarda datas puramente históricas.
3.  O homem é mais racional, A mulher mais intuitiva.
4.  O homem é mais prático naquilo que executa. A mulher vê mais o lado estético das coisas.
5.  O homem vê mais o conjunto das coisas, A mulher cuida mais com os detalhes.
5)   O QUE O SEXO SIGNIFICA PARA O
HOMEM.
1. Conhecendo a fisiologia do sexo, para que haja ajustamento nessa área no casamento.
1.  Satisfaz seu instinto sexual.
2.  Satisfaz seu senso de masculinidade.
3.  Aumenta seu amor pela esposa
4.  Reduz as tensões no lar.
5.  Proporciona a mais emocionante experiência da vida conjugal.
 
6)   O QUE O SEXO SIGNIFICA PARA
MULHER.
1.  Satisfaz seu senso de feminilidade.
2.  Assegura-lhe do amor do marido.
3.  Satisfaz seu instinto sexual.
4.  Proporciona-lhe relaxamento do sistema nervoso.
5.  Dá-lhe a suprema experiência da vida conjugal.
 
7)      O AJUSTAMENTO SEXUAL.
1. O processo de aprendizagem depende de:TEMPO; (Nenhum casal tem atuação perfeita na cama no começo). COMPREENSÃO, PACIÊNCIA, ESTUDO, EXPERIÊNCIA, DECISÃO, DISCUSSÃO FRANCA.
"Se sua relação com o parceiro não é tudo o que você espera que seja, 'o problema', na maioria dos casos, não é a 'relação sexual', mas o relacionamento.
8)      EFEITOS DOS PROBLEMAS SEXUAIS NO CASAMENTO.
1. Incapacidade de realização. Alguns problemas mais comuns no casamento nessa área:
1. Frigidez ou "disfunção pré-orgásmica". (Incapa­cidade ou negativa da mulher em experimentar o prazer sexual em sua plenitude, inclusive o orgasmo).
2.   Impotência,( incapacidade do homem de chegar ou manter a ereção com a finalidade do intercurso sexual).
3.   Ejaculação prematura ( ejaculação do sêmen com consequente perda da ereção, imediatamente antes, ou logo depois da introdução do pênis na vagina ).
4.   Dispareunia (intercurso dolorido ). Embora cada um deles possa ter uma causa física, ela é no geral psicológica.
 
2.   Diminuição da auto-estima. A auto-estima e a capaci­dade sexual no geral andam juntas, especialmente nos homens. Se o intercurso não é satisfatório, o marido e a mulher podem ter dúvidas quanto à sua competência sexual - Taís dúvidas às vezes são agravadas pelas brincadeiras do parceiro.
3.   Escolha de Substitutos. Quando o sexo no casamen­to não é satisfatório, os maridos e esposas quase sempre se voltam para atividades substitutas. Estas incluem:
 
1.  Masturbação. Estímulo dos próprios órgãos genitais até chegar ao orgasmo.
2.  Fantasias.
3.  Sexo extraconjugal. Infidelidade - o sexo com alguém que não seja seu cônjuge.
4.  Relacionamento em deterioração. Os problemas
sexuais geralmente produzem ira, ressentimento, tensão
interpessoal, quebra de comunicação, e algumas vezes
divórcio.
 
9) CAUSAS DOS PROBLEMAS SEXUAIS NO CASAMENTO.
Muitas pessoas se aproximam do casamento esperando a liberdade sexual que terão a seguir. Mas inúmeras destas mesmas pessoas ficam decepcionadas quando descobrem (às vezes na própria lua - de - mel; outras mais tarde) que o sexo no casamento não é tão excitante e agradável quanto pensavam ou esperavam. As causas são várias:
1.   Má informação. Apesar da visão moderna sobre sexo, frequentemente ficamos surpreendidos no trabalho de aconselhamento, por ver a ignorância e falta de conhecimento correto que caracterizam muitos casais. Esta ignorância pode ter origem na falta de educação sexual correta, desinformação adquirida através de companheiro da mesma idade, inibições que impedem as pessoas de fazer perguntas, expectativas falsas obtidas de filmes, livros e as próprias fantasias, e falha em compreender que as reações masculinas e femininas diferem. Os impulsos e instintos sexuais são inatos, mas o conhecimento e como fazer amor precisam ser aprendidos.
2.  A fadiga, a Pressa e a Falta de Oportunidade. A fadiga tem sido considerada como a causa mais comum do sexo insatisfatório. O intercurso sexual mutuamente agradável, exige energia física e mental. Ele também requer uma atitude relaxada, sem pressa, que não se preocupa muito com o correr do tempo.
3.   O tédio. Depois de estarem casados por algum tempo o casal acostuma um com o outro. Eles não têm mais ideias novas para fazer amor. O jogo que precede o ato conjugal encurta, e o coito toma-se rotina. Depois de vários anos, as atividades sexuais tornam-se monótonas. Os parceiros passam pouco tempo estimulando-se sexualmente e a pessoa às vezes se descuida da sua aparência. O sexo nessas circunstância não é satisfatório e o cenário foi então preparado para um caso extraconjugal com alguém mais excitante e diferente do nosso cônjuge. O diabo tirará proveito disto.
4.   Atitudes culturais e experiências passadas. A soci­edade em que a pessoa vive geralmente influencia as suas atitudes e comportamentos sexuais. No passado, o sexo não era discutido abertamente, mas a fidelidade conjugal era a norma esperada.
5.   Causas físicas. Os problemas sexuais têm às vezes origens físicas, tais como distúrbios endócrinos, obesidade, diabetes, baixo nível de energia, ou o enfraquecimento dos músculos vaginais nas mulheres que tiveram filhos.
O principal impedimento para a satisfação sexual talvez seja o uso de drogas, inclusive o álcool.
6.   Bloqueios Psicológicos. Algumas pessoas se casam acreditando que o ajuste e satisfação sexual serão fáceis, automáticos, rápidos e permanentes. Na maioria dos casos isto não acontece. Por quê?
 
1.  Dúvidas quanto a própria masculinidade e ou feminilidade.
2.  Medo.
3.  Embaraço.
4.  Diferença nas preferencias sexuais.
5.  Culpa.
6.  Ira.
7. Cuidado com o tabu da olimpíada sexual, quantidade x qualidade.
 
7.   Conflito Conjugal.
8.   Causas Diversas.
 
1.  Medo de tendências homossexuais,
2.  Preocupação com assuntos não sexuais como finan­ças ou tensão familiares,
3.  Tensão ambiental,
4.  Crenças religiosas inibidoras tabus e mitos,
5.  Excesso de envolvimento na profissão ou outras atividades,
    6. Mitos e tabus a respeito da olimpíada sexual, (qualidade x quantidade),
7. Preferências, dons, aptidões e capacidades. A sexualidade ou a intensidade do desejo sexual varia de pessoa para pessoa. É importante encontrar um ponto de equilíbrio.
 
10) VIVER UMA VIDA SEXUAL ABUNDANTE.
1.    O cônjuge deve compreender o direito do outro, (1 Co 7.3,4).
2.    O marido nunca deve negar sua participação para atender à necessidade e prazer sexual da esposa.
3.    O homem e a mulher devem estar se perguntando freqüentemente sobre o que possa ser a necessidade do cônjuge nessa área sexual.
4.    O leito de um homem e uma mulher crente, deve viver o clima da mais absoluta democracia.
 
11) QUANDO E PORQUE O CASAL DEVE
SE ABSTER DO ATO CONJUGAL.
1.   Por consentimento mútuo. (Os dois concordam.)
2.   Por tempo determinado pelo casal.
3.   Para oração.
4.   Por doença.
12) A RELAÇÃO SEXUAL DEVE SER
CARINHOSA, VISANDO O PRAZER DO
CÔNJUGE
1.   A Relação sexual não se presta exclusivamente para procriação. Por que ?
2.   Uma pergunta que as vezes é formulada por muitos: "A espiritualidade sufoca o espírito romântico do casal ?" NÃO. É possível ser espiritual e ao mesmo tempo ser carinhoso(a). (Gn 26:8,9; Dt 24:5)
13) A BÍBLIA E AS TÉCNICAS DO ATO SEXUAL
 
Desfazendo exageros, Pv5.18,19. Por falta de informações e compreensão da Palavra, muitos tem menosprezado aquilo que Deus preparou para o nosso prazer. O livro de Provérbios e Cantares nos ajudam a compreender e viver melhor nesta área.
1. QUATRO FAZES NO EXCITAMENTO:
1.   DESPERTAR (ESTÍMULO). Criando um ambiente...
2.   PLATO (tempo de maior excitação).
Aprendendo no livro de cantares de Salomão.
(Ct 1.2; 2.6-14; 4. 1-7, 10,11; 5.3-5,10-16; 7.1-8.)
3.   ORGASMO.
4.   RELAXAMENTO.
Nota : O livro de Cantares de Salomão pode ser interpretado de três formas, todas corretas, Fala de Deus e Israel, Cristo e a Igreja, Salomão e a Sulamita e também sobre o marido e sua esposa.
14) ALGUNS CONSELHOS PARA OS QUE DESEJAM MELHORAR.
1.  Nunca seja egoísta, 1 Co 7.5; 1 Tm 4.3.
2.  Elimine os complexos através da oração e compreensão.
3.  Lembre-se, a canseira pode ser a causa do fracasso.
4.  Desenvolva uma comunicação franca nesta área.
5.  Procure não praticar o ato com a tensão de um problema.
6.  Reserve tempo para o exercício do ato
7.  A privacidade do casal é de fundamental importância.
8.  O asseio é uma necessidade de todos.


9.   A preocupação com uma possível gravidez, pode ser a causa da baixa qualidade da relação sexual.
10.Nunca se esqueça que o homem se excita pelo que vê e a mulher pelo que ouve.
11 .Nunca tenha o sexo como obrigação. Todo relacionamento deve ser voluntário.
12.Cuidado com a contaminação do leito, que deve ser sem mácula.
13.Cuidado com as relações pornográficas, Rm 1.26.27.
 
 
PROSPERIDADE

EM TEMPO DE CRISE
(Economia Doméstica)
Textos : Salmos 1:1-3; Js 1:7; Jo 6; Isaias 55:5 .
 
"Você não nasceu para viver na miséria."
 
O equilíbrio financeiro proporciona bem estar na família. Uma das muitas causas dos conflitos no lar é o desequilíbrio financeiro. Preocupar-se com a estabilidade financeira é uma das formas de investimento na saúde relacional da família. Nessa palestra vamos estudar alguns passos para o sucesso financeiro.
 
1) SER ANTES DE TER.
 
Não é pecado desejar ser próspero. O grande pecado que se comete é quando colocamos o desejo de ter antes do desejo de SER.
1.  A prosperidade segundo Deus, começa com a prosperidade do SER, (Mt 5:1-12).
2.  Buscando prosperidade, porém tendo sempre ambições superiores, "pelas coisas lá do alto" (Cl 3:1-3).
3.  A prosperidade material somente será benção, se marcada pelas características de 1 Timóteo 6:9-10 .
 
 
2)    APRENDA A SONHAR GRANDE COM HUMILDADE.
Quem deseja ser próspero, tem que aprender a pensar e sonhar grande, ter metas, objetivos e propósitos grandes. Quem sonha e pensa pequeno, cai na mediocridade e demonstra desconhecer o próprio Deus que serve. Olhando para as Escrituras, vamos aprender que Deus é um Deus que nos estimula a sonhar e pensar grande. O tamanho do meu sonho e pensamento deve ser proporcional ao tamanho do meu Deus, (Jr 33:3; Ml3:10).
"SONHE GRANDE, MAS SEJA HUMILDE PARA COMEÇAR DO PEQUENO." (Mt 25:23 )
3)    DIGA NÃO À INVEJA .
Inveja - Definição: "Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio."(Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa).
Os pensamentos dos invejosos são sempre negativos em relação aos que prosperam, e isto impede a pessoa que quer prosperar de alcançar sucesso financeiro.
1. Os invejosos :
1.   São impedidos de obterem o que desejam, (Tg 4:2).
2.   Não herdarão o reino de Deus, (Gl 5:21 ).
3.   São provocadores, (Gl 5:26).
4.   Estão impedidos de crescer na graça, (1 Pe 2:1,2).
5.   Exemplos de invejosos na Bíblia.
 
1)   Caim matou seu irmão, ( Gn 4:4-5 ).
2)   Os filhos de Labão, ( Gn 31:1 ).
3)   Os irmão de José, (Gn 37:11 ).
4)   Saul perseguiu a Davi para matá-lo, (1 Sm 18:8 ).
5)   Sambalate, foi opositor de Neemias, (Nm 2:10).
            6) Os principais sacerdotes, ( Mc 15: 10 ).
É preciso mudar a atitude mental, e começar a desejar o melhor para o próximo. Tenha sempre em mente que a condenação à riqueza e prosperidade de outrem é prejudicial a si mesmo. Quando eu vivo o que está escrito em Romanos 12:15; Deus assume um compromisso de bênção comigo.
4) AUTO ESTIMA. ( Aprenda a gostar de você )
Auto-estima - definição : É a idéia que fazemos de nós mesmos. Em Levíticos 19:18, a Palavra de Deus diz: "...amarás a teu próximo como a ti mesmo." É impossível uma pessoa que não tem auto-conceito positivo, prosperar. Porquê?
1.   Os efeitos da baixo auto-estima são destruidores. O
isolamento, impotência, ausência de curiosidade, intolerância, hipersensibilidade, são alguns dos muitos efeitos da baixo auto-estima.
2.   Possíveis causas da baixo-estima.
 
1.    Falsa teologia (os que aceitam a abordagem teológica de auto-crucificação).
2.    O pecado. (Quando violamos as leis de Deus somos culpados, sentimos remorso, culpa e decepção dentro de nós, e isso contribui para a nossa inferioridade e destrói nossa auto-imagem.)
3.    Experiências passadas.
4.    Relacionamento errado entre pais e filhos.
5.    Influência da comunidade.
3. Como construir uma boa imagem.
1. Aprendendo o que a Bíblia diz sobre o valor humano, (Gn 1:26-28 Sl 8:4,5; Jo 3:16 ).
2.Amar a nós mesmos é bíblico, (Ef 5:28,29).
3. Aprendendo pela Bíblia a diferença entre Orgulho e Amor Próprio, (Pv 16:18,19).
4.  Aceite suas falhas. (Como se aprende andar? Caindo e se levantando.)
5.  Aprenda a sorrir.
6. Preste serviços úteis a seu próximo, (Lc 10:25-35).
7.Selecione
suas amizades, (I Co 15:33 ).
"SE VOCÊ NÃO GOSTA DE VOCÊ MESMO, COMO VAI CONVENCER OS OUTROS A GOSTAREM?"
5) NÃO GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA.
Todo dinheiro que ganhamos com muito trabalho e suor deve ser gasto com muito critério e responsabilidade. Quem não administra com sabedoria o que ganha, não consegue construir muita coisa na vida. Aprendemos a gastar com equilíbrio, quando assimilamos alguns pontos imprescindíveis sobre a questão do dinheiro.
1. O que o dinheiro representa.
O homem trabalha certo número de horas por dia em troca de determinado salário. Esse salário representa uma porção da sua energia física e mental, transformada em dinheiro, com o qual ele pode adquirir o necessário para o seu sustento. É o resultado do seu trabalho por determinado tempo, é parte da sua vida gasta em certa atividade que visa diretamente a contribuir para o desenvolvimento da coletividade.
2. A arte de ganhar dinheiro. ( Um dom de Deus, Ec 5.19).
A Bíblia em lugar nenhum condena a aquisição do dinheiro. Muito pelo contrário, procura estimular esse dom que nos vem de Deus. "Quanto ao homem, a quem Deus conferiu riquezas... isto é dom de Deus." (Ec 5:19)
Jesus deixou isto bem claro, nas parábolas dos talentos e das minas. Ganhar dinheiro é uma arte que todo crente deve cultivar. Oportunidades freqüentes se oferecem à pessoas inteligentes e amigas do trabalho. Aproveitem-nas. Não façam disto entretanto, o fim em sua vida.
DEUS, O NOSSO SÓCIO. Todo bom mordomo procura fazer Deus o sócio de seu negócio. Quem constituir a Deus orientador na sua administração do seu dinheiro, não correrá o perigo de se dominar pelo vil metal. Graças a Deus pelos cristãos, que, ao adquirirem fortuna, não têm se esquecido de Deus na sua abastança.
                     Pensamentos:
"O dinheiro não pode subir aos céus, mas pode realizar coisas celestiais na terra."
"Através do dinheiro, Deus fala ao homem, ansioso por mostrar-lhe como tomar-se uma benção pelo seu uso sábio."
3. Fazendo milagre com o pouco. ( Economia)
Quem administra bem o que ganha, faz coisas inacreditáveis, verdadeiros milagres. A palavra economia vem da mesma palavra mordomia no grego. O mordomo é uma pessoa que sabe praticar a economia na administração dos bens que Deus lhe deu, por mais insignificantes que sejam. Se os membros da nossa igreja fossem mais econômicos, seu dinheiro iria mais longe. O mal de muitos é não saberem distribuir, é não terem métodos no gastar. A questão do dinheiro é muito importante na vida do crente e revela o seu caráter. O dinheiro é a pedra de toque que nos faz descobrir o quilate do cristão. A maneira de agirmos com respeito a ele, revela de modo saliente os traços essenciais da nossa personalidade.
 
 
4. Plano de economia e investimento.
1. Estabeleça uma ordem cronológica de prioridades. Quatro perguntas que devem ser feitas antes de comprar.
1)   O que comprar? Toda pessoa que administra bem o que ganha, nunca sai para fazer compras sem saber o que vai comprar. É bom que se crie o hábito de marcar no papel o que se vai comprar. Quando saímos para fazer compras, sem saber o que vamos comprar, corremos o risco de comprar muitas coisas desnecessárias, e nos esquecer do essencial. Um conselho para todos: Não vá fazer a compra do mês com fome, porque com fome, somos tentados a comprar muitas coisas que não compraríamos se estivéssemos com a "barriguinha abastecida".
2)   Quando comprar? Fora de época, sempre se compra mais barato. É possível economizar, quando se compra em lojas que estejam fazendo promoções, comprando em grande quantidade, produtos da época. É sugestivo ter em casa, se possível, uma horta, congelar alimentos, comprar diretamente do produtor. Não se esqueça: "Um real economizado, vale muito mais do que um real ganho." Se economiza também quando a família mesma confecciona os presentes de aniversário e de natal. A filosofia "faça você mesmo", contribui muito para o sucesso na economia doméstica. Quando aprendemos a consertar o que quebra em casa, economizamos muito. A criatividade é imprescindível para o bom administrador.
3)   Onde comprar? Onde a oferta é maior do que a procura. Muitas vezes vale a pena andar um pouco mais, procurar e pechinchar. A maioria dos homens bem sucedidos financeiramente, colocaram em prática estes princípios simples, porém básicos de economia doméstica.
4)    Como comprar? Não faça prestações para comprar itens que desvalorizam. Cuidado para não exagerar nas compras e prestações. Muitos ao perder o equilíbrio no comprar à prestação, acabaram se complicando financeiramente, ( Rm 13:8 ).
 
5.   Não viva de aparência, ( Pv 13:7 ).
Há pessoas que vivem em função do que os outros vão dizer, ou pensar. Viver de aparência, não é atitude de sábio, porque é tentar mostrar algo que não é verdadeiro. Deus não pode abençoar uma pessoa cuja vida é movida pela falsidade. Seja sempre o que você é, viva a vida com realismo e veracidade. Deus tem compromisso de bênção com esses.
6.   Sugestões para uma administração sábia. (Ordem cronológica de prioridades).
10%....do Senhor.
10 %.... Economias.
25 %.... Casa(Aluguel, Educação, mobília, reformas, etc)
30%..... Alimentação,
15 %.... Impostos.
05 %.... Transporte.
05 %.... Eventualidades (seguro, limpeza, etc.)
1.  Mantenha sua despesa dentro da renda familiar. Não gaste mais do que você ganha.
2.  Faça investimento hoje, pensando no bem estar e segurança para o futurp.
3.  Alguns hábitos que podem resultarem grandes prejuí­zos: Gastar dinheiro antes de ganhá-lo, fazer extravagâncias em direções erradas. É preciso ter compromisso com prioridades ajustadas. Se não houver disciplina quanto a isso, nunca alcançaremos equilíbrio financeiro.
 4. Nunca jogue fora à reveria o que sobrou, cuidado.
Quando Jesus multiplicou os pães no deserto, Ele pediu para os discípulos juntar e recolher o que havia sobrado, para atender uma necessidade futura. Este é o princípio indispensável, para quem querprosperar,(Jo 6).
6)  SAIBA ONDE VOCÊ QUER CHEGAR.
Quem não tem objetivos, metas e propósitos na vida, vive como um barquinho em meio às águas correntes de um rio, sem saber para onde vai. É impossível ter sucesso na área financeira, sem estabelecer os alvos para serem alcançados ao longo da vida.
1. Recomendações valiosas para estabelecermos e alcançarmos nossas metas.
1.    Crie o hábito de escrever tudo o que para você é importante.
2.    A meta tem que ser sua.
3.    A meta deve ser pessoal e o indivíduo deve estar comprometido com ela.
4.    A meta tem que ser específica.
5.    A meta tem que ser longa.
7)  A LEI DO DÍZIMO É INFALÍVEL.
(Malaquias 3:8,10)
O cristão passa a ser dizimista fiel quando compreende o significado e porque a lei do dízimo é infalível. Sem dúvida, é uma questão de fé, produzida pela Palavra do Senhor.
1. Porque devo ser dizimista.
1. Devolver o dízimo é reconhecer que a terra pertence ao Senhor, (SI 24:1 ).
2.  Pagar o dízimo é uma questão de gratidão a Deus. Bem aventurado aquele que reconhece isto.
3.  Graças ao dízimo, o culto era sustentado e os nece­ssitados alimentados, no tempo do Velho Testamento.
4.  A doação é um instrumento de crescimento para quem doa. Os que não exercitam a liberalidade, não crescem nessa área da vida.
5.  Deus quer que nós sejamos seus colaboradores no reino. É uma honra, é grande privilégio.
6.  Doar é um ato de amor e de solidariedade para com o nosso próximo.
 
8) GENEROSIDADE, MISSÃO E PROSPE­RIDADE.
A Bíblia deixa muito claro o quanto Deus dá importância à nossa atitude de solidariedade para com os pobres e também o investimento que fazemos naqueles que estão gastando a vida na obra missionária, (Pv 19:17; 21:13; 22:9; 28:27; 1 Reis 17 8-16; Lc6:38; 12:48).
9)    GRATIDÃO E PROSPERIDADE.
Textos: 1 Sm 14:45; 2 Sm 10:12; 2 Reis 4:13; Atos 28:10; 1 Ts5:18; Cl 1:12; S1100:4 .
1.  "Como um incenso perfuma uma catedral, assim a gratidão perfuma o templo da alma. Não "só perfuma, mas enobrece cada sentimento."
2.  Ser grato é não esquecer dos benefícios recebidos e ter sempre consciência, de que temos uma dívida moral, (SI 103:1,2).
3.  Muitas vezes, esse sentimento tão nobre chamado "gratidão" morre por falta de expressão.
4.    Jesus nos ensina esse princípio, que leva-nos a expe­rimentar o milagre da multiplicação, (Jo 6:1-14).
5.    Deus não tem compromisso com filhos ingratos.
6.    A nossa atitude de gratidão para com Deus e as pessoas, pode fechar o inferno e abrir o céu para assistir às nossa vidas.
NUNCA IDOLATRE A BENÇÃO RECE­BIDA. (Gn 22:1-14)
Uma das atitudes que eu acho maravilhosa é quando uma pessoa alcança a bênção da prosperidade material e passa a possuir muitos bens, mas não deixa isso subir ao coração. Por maior que seja a bênção, não devemos colocar a benção no lugar do Deus abençoador. Se Deus lhe der uma grande bênção, continue revestido com o espírito de simplicidade e humildade.
 
 
 
DISCIPLINA NO LAR
Um Pai Sacerdote
I. UM SACERDOTE NO LAR (O sacerdócio dos pais.)
 
No culto litúrgico, o ministro ou sacerdote às vezes, volta-se de frente para o altar e outras vezes para o público. O significado destas posições é o seguinte: ele olha para o povo quando fala a este em nome de Deus, e olha para o altar quando fala a Deus em favor do povo. Estas são duas posições básicas do sacerdote: ser o representante de Deus junto ao povo, e o do povo, junto a Deus.
O sacerdócio dos pais também utiliza estas duas posições. Primeiro, eles são chamados a apresentar Deus aos filhos. Em segundo lugar, os pais são chamados a apresentar os filhos a Deus (Deuteronômio 6.4-9).
 
1. Apresentando Deus aos filhos. Como? (Dt 31.13)
1. Através do EXEMPLO, Dt 6.5. O ponto de partida e a base do sacerdócio dos pais no lar é o seu amor e devoção a Deus. A vida prática dos pais no lar é a primeira cartilha que os filhos aprendem a ler. O pai sacerdote deve refletir o caráter de Cristo no lar, para que os filhos aprendam a amar ao Senhor.
2. Através do ensino da PALAVRA, Dt 6.6,7. A respon­sabilidade de plantar a semente do reino de Deus no coração dos filhos não é de outra pessoa a não ser dos pais. Negligenciar isto é cometer um crime contra a formação da vida religiosa e do caráter dos filhos. Quanto tempo estamos dedicando por dia, ou por semana, para passar alguma coisa de Deus através da Palavra para os nossos filhos? É muito importante quando a família decora uma pequena porção da Palavra por semana. Em poucos anos, todos terão depositado no coração um rico tesouro de trechos da Palavra de Deus. As vezes é bom ter um sistema certo ao iniciar-se um programa de memorização das Escrituras. Damos abaixo, alguns dos maiores temas da Bíblia, em ordem alfabética. Isto auxilia na recordação do material decorado.
Alegria...................... ...... Ne 8.10
Calma........................ ...... Is 30.15
Compreensão............. ..... S1119.104
Culpa.........................        Rm 3.23
Confissão...................        1 Jo 1.9
Dízimo.......................        Ml 3.10
Expiação...................        1 Pe 1.18-19
.............................. ...... Rm 10.9
Inimigos.....................       Ed 8.31
Inspiração..................       2 Tm 3.16,17
Justiça.......................
Juventude.................. ..... Ec12.1
Libertação....................         Cl 1.13,14
Misericórdia............... ..... Lm 3.22,23
Nova Vida.................. ...... 2 Co 5.17
Oferta.................................    Sl 50.14
 
Oração...................... ...... Mc 11.24
Pai............................. ...... 2 Co 6.16
Reino.......................... ..... Ap 11.5
Salvação....................        Rm 1.16
Santidade.........................     Hb 12.14
Senhor.......................        Atos 2.36
Testemunho...............        Atos 1.6
Vitória........................        Ap 15.57


3. Apresentando Deus através de SÍMBOLOS. A
  maneira como arranjamos nossa casa, pode intensificar ou perturbar nossa consciência da presença de Jesus. Um símbolo consegue expressar a verdade de maneira mais simples e profunda do que palavras. Os símbolos cristãos são janelas através das quais as verdades espirituais podem ser reveladas a nós. Se Jesus é mesmo Senhor da família, porque não deixar que a decoração do lar dê testemunho disso abertamente, e com bom gosto artístico? Com quadros, placas, e outros objetos podemos rodear nossa vida diária de linguagem celestial - um lembrete silencioso da presença dEle em nosso meio. Ilustração: "A mulher que tinha três filhos que decidiram pela carreira de marinheiro".
4. Através do CULTO DOMÉSTICO,SI 100.O segredo
de se conseguir uma boa vida em família é
simplesmente promover o relacionamento da família
com Jesus Cristo. O culto doméstico é uma das formas
de promover este relacionamento com Jesus, e trazer
Deus para a família.
2.  Apesar de o culto doméstico tomar muito pouco do nosso tempo, a maioria sempre tem alguma desculpa para não realizá-lo. Vejamos alguns motivos apresentados para não se realizar o culto doméstico: Nem todos almoçam ou jantam à mesma hora. Atividades extracurriculares.
Não sabemos como fazê-lo. Não temos tempo. Não recebemos instruções neste sentido. Acho que não saberíamos conduzir as coisas. Não sei orar. Nunca oramos em voz alta. Não sabemos orar tão bem como os outros. Não saberíamos começar. Minha esposa pode tomar a iniciativa. Eu ficaria meio acanhado e as crianças também. Essa objeções nada mais são do que meras desculpas. Se uma família não sabe orar em conjunto, na certa é uma família que também não "conversa".
1) Como Realizar O Culto Doméstico. A Oração às refeições. Sugerindo um plano de oração:
    Segunda feira: a "oração da fé". Cada um escolhe um motivo de oração.
    Terça feira: oração pelos membros da família, próximos e distantes.
    Quarta feira: a oração do Pai Nosso.
    Quinta feira: oração pelos missionários.
    Sexta feira: oração de confissão. Cada pessoa confessa um pecado seu que está perturbando a paz da família.
    Sábado: oração pela igreja.
    Aos domingos: nosso culto é o da igreja. Louvor, hinos, corinhos, etc. Leitura de um texto das Escrituras. Uma Palavra sobre o que foi lido, do Pai, da Mãe ou de um dos filhos. Todos devem participar da oração, do cântico e da leitura da Bíblia.
3. Apresentando os filhos para Deus. (I 1 Ts 1.7; 1.5; Hb7.25).
1. A oração sacerdotal dos pais. Feliz é o filho que, vez por outra, encontra o pai ou a mãe de joelhos, ou os vê levantarem cedo, ou dirigem-se a um lugar à parte em busca da comunhão do Senhor.
A oração não é um mero exercício espiritual. É uma transação que se realiza com Deus. Em uma casa onde o altar da oração está de pé, ali o diabo não terá vez para armar a sua tenda, pois só Jesus reinará como Senhor.
2. Apresentando através da benção, Mc 10.6; Ex. Abraão, Jacó e Jesus, Hb 11.20: Gn 48.15
2) O SACERDÓCIO DOS PAIS E A DISCI­PLINA:
 
(Pv 23.13,14:29.15.) Desfazendo exageros, os dois extremos da disciplina, (Castigo ou interminável bate papo?)
1. Porque a disciplina é indispensável e quais são os
propósitos:
1.   Controlar a vontade , Pv 22.6; 29.15
2.   Desenvolver respeito a autoridade, Hb 12.9.
3.   Criar bons hábitos.
4.   Manter o senso de responsabilidade.
5.   Manter a ordem
6.   Edificar o caráter.

2. "NÃO PROVOQUEIS A IRA A VOSSOS FILHOS" (Ef 6.4.)
1.  Quando e como os pais provocam a ira dos filhos?
2.  Quando se dá ordem sem ser o exemplo. 1 Co 11.1. A autoridade do pai deve estar fundamentada no seu exemplo.
3.  Quando se dá ordem sem razão de ser. Sempre que os pais agem com incoerência, perdem a credibilidade para com os filhos.
4.  Quando exige obediência sem amor, Pv 15.17. Os pais devem disciplinar sempre que os filhos errarem, porém quando eles acertarem, devem aplaudir, fazer festa com eles.
5.  Quando nunca os compreende. Os bebês carecem de serem compreendidos pelos pais, quanto mais os adolescentes.
6.  Quando os pais se recusam a admitir seus próprios erros. Um pai que sempre erra e pede perdão para seus filhos, está ensinando os mesmos a pedir perdão quando errarem.
7.  Quando se exige deles, além do que eles são capazes de oferecer ou produzir.
8.  Quando falta diálogo. Uma das maiores reclamações dos filhos é esta, meus pais não tem tempo para conversar comigo.
9.  Quando os pais fazem comparações. Toda com­paração negativa, tem um efeito destrutivo.
 
10.Quando há hipocrisia religiosa. Aquilo que somos na igreja, devemos ser em todos os lugares.
11.Quando há desequilíbrio conjugal. Quando o relacionamento entre os cônjuges está deteriorado, os filhos tendem a se irritarem com os pais.
12.Quando há dependência ou independência excessiva.
13.Quando há falta de incentivo. Quando os pais não tem o costume de incentivar seus filhos, os mesmos não sabem o quanto estão deixando de colaborar para o sucesso deles.
3. Disciplina é fazer discípulos, é formar uma pessoa em conformidade com o caráter e mente do mestre (neste caso os pais).
1. ENSINO OU INSTRUÇÃO. O primeiro passo. Pv 14. 3. Exemplo: De instruções: Como se portar na mesa, como atar os sapatos, sobre valores, a utilização das coisas que a família possui em comum, informações corretas sobre Deus , a igreja e a vida cristã.
2. CASTIGO, é o segundo passo da disciplina. Pv 19.18; 13.24.
Diríamos que é a disciplina da vara no sentido literal, como cobrança daquilo que foi ensinado e não foi posto em prática.
4. VOCÊ CONHECE SEU FILHO? Perguntas importantes para se aplicar a disciplina que melhor se ajusta ao seu filho.
1) Quem é esta criança ? É a herança do Senhor. 2) Que tipo de filho eu tenho? 3) Qual é o temperamento do meu filho? 4. Que tipo de caráter meu filho tem? 5) Em que situação meu filho está vivendo em relação à sua idade?
1.  Na disciplina dos filhos é preciso observar a idade deles.
2.  A criança muito novinha dificilmente vai associar o que fez agora com uma sanção aplicada amanhã.
Conhecendo o temperamento e o caráter do seu filho.
3)    A Natureza do Seu Filho
 
Nascido em pecado, SI 51.5. Por natureza filho da ira, Ef 2.3 Astuto por natureza, Pv 22.15. Inclinado a fazer aquilo que envergonha, Pv 29.15. Herda toda bagagem de comportamento dos pais, ! Pe 1. 18-19. Desde a mais tenra idade se revela pelas suas ações Pv 20.21.
4)    Sugestões Práticas Sobre Disciplina.
 
1.   Disciplina é um ato de amor, Ap 3.19 . Se a disciplina não for ministrada de maneira equilibrada, os pais podem provocar no filho um profundo sentimento de vingança.
2.   A obediência evita disciplina, Pv 10.13.0 filho precisa sempre ser lembrado de que a obediência evita disciplina.
3.   Aplique a disciplina sem raiva Pv 22.8. Toda disciplina mi­nistrada com raiva, fora de controle, falha.
4.  Use instrumentos certos, Pv 20.30. Nunca use ins­trumentos como fio de ferro, pedaço de madeira, tamanco, salto do sapato. Evite puxar a orelha ou o cabelo do filho. Não chute, não de pé do -ouvido. Precisamos tomar cuidado para não confundirmos disciplina com prática de violência.
5.  Ministre a disciplina em um lugar recluso. Sempre que o filho for disciplinado, não deve ser exposto à vergonha publicamente.
6.  Aplique a disciplina de modo lúcido. Saiba o que está fazendo ao disciplinar seu filho.
7.  Após a disciplina, invista tempo orando com seu filho.
8.  Após a disciplina comunique se com seu filho. Não permita que os canais de comunicação se fechem após a disciplina.
 
5) PAI QUE TODOS OS FILHOS QUEREM TER.
1.       Pai que faz confissão de amor ao filho.
2.       Pai que ministra disciplina sem raiva, Pv 22.8.
3.       Pai que oferece perdão sério, Mt 18.21,22.
4.       Pai que deseja estar sempre próximo do filho.
5.       Pai que prioriza a relação com os filhos.
6.       Pai que faz compromisso de amor com os filhos.
7.       Pai que respeita o filho não proferindo praga sobre ele.
8.       Pai que tem tempo para os filhos.

DEZ PRINCÍPIOS PARA O CASAL
1)   Não amarás outra pessoa mais do que tú me amas.
2)   Não sonharás com outrem, nem nutrirás fantasias a respeito de outros amores.
3)    Não falarás a meu respeito de maneira injuriosa.
4)   Lembra-te de nossos aniversários, e de outras datas especiais, e planeja tudo com antecedência.
5)   Honra teu pai e tua mãe, mas não permitas que se intrometam entre ti e mim.
6)   Não matarás minhas tentativas de expressar meu afeto por ti.
7)   Não adulterarás.
8)   Não roubarás meu privilégio de comungar contigo num nível mais profundo.
9)   Não mentirás para mim.
10) Não cobiçarás o teu próximo, nem o cônjuge
dele.


PROBLEMAS QUE PODEM ATINGIR A FAMÍLIA

1)    CRISE MORAL.
Vivemos numa sociedade corrompida moralmente. O poder da corrupção, a imoralidade sexual fazem parte do dia-a-dia. Os valores morais estão sendo trocados: o que era certo passou a ser errado e ridicularizado. O que era errado, de repente é o que parece certo. Fica difícil orientar os filhos, já que a pressão de comportamentos diferentes que vêm lá de fora é muito forte. Esse quadro traz sérios abalos para a família.

2)    BEBIDAS/DROGAS.
As causas do vício.
1.  Personalidade, Hereditariedade e Fisiologia.
1. Existem alguns sintomas que surgem com freqüência acima do normal naqueles que tomam drogas em excesso. Isto inclui elevado nível de ansiedade, imaturidade emocional, problemas de aceitação de autoridade, baixa capacidade para aceitar a frustração, baixo auto-estima, que as vezes é oculta por atitudes de grandiosidade, sentimento de isolacionismo, perfeccionismo, culpa e compulsão.
2.  Ambiente anterior e cultura.
3. O ambiente familiar e a sociedade em que o indivíduo é criado, também aumentam ou diminuem a possibilidade dele tornar-se um viciado.

1.    Exemplo dos pais.
2.    Atitudes dos pais.
3.    Expectativas culturais.
 
4.   A pressão atual. As raízes do vício geralmente são encontradas nos anos da adolescência.
5.   Perpetuação das influências.
6.   Influências espirituais.

Efeitos da dependência. Efeitos físicos, psicossociais e familiares.

3)     GRAVIDEZ ILEGÍTIMA.
Linda, a neném cresce, ganha corpo de uma moça e vai ficando cada vez mais bonita. E os pais sonham com essa princesa. De repente, a linda princesinha aparece grávida. Todo castelo construído pelos pais cai por terra. O primeiro impacto é terrível.

4)     COMO TRATAR O PROBLEMA.
1.   Há casos em que o pai não quer ver a filha e a expulsa de casa.
2.   Há casos em que os pais obrigam os jovens ao casa­mento, para "lavar a honra da família". Como são novos, imaturos e despreparados dificilmente vão conseguir estabelecer uma união estável. É importante que o casamento seja uma decisão pessoal dos jovens e não uma imposição dos pais.
3.   O impacto de uma filha grávida, fora do casamento, ou mesmo de famílias cujo filho engravida uma jovem, é destruidor.
4.    O despreparo dos pais é total. O sentimento de impotência como educadores toma conta da cabeça deles.
5.    Ajudando a princesa em crise. É nesta hora que se prova a maturidade como pai,
6.    O fato de ajudar e dar apoio não significa que os pais estão aprovando a situação. Uma coisa é bem distinta da outra.
7.    A ação deve ser primeira preventiva, tanto da parte dos pais como da igreja. O que estamos fazendo para os nossos jovens para que eles vençam fora de casa.
8.    Concordo que a pessoa deve pagar pelo erro, mas não concordo com os pais que expõe a filha ou o filho publicamente a situações que violam a dignidade humana. Esta atitude não é uma atitude cristã.

5) OUTRAS QUESTÕES.
1.  Filhos descasados voltando para casa.
2.  Choque de gerações no lar.
3.  Esterilidade.
4.  Impotência.
5.  Estupro. (Como tratar da pessoa que passou por este problema).
6.  Morte (luto).
7.  Planejamento Familiar.
8.  Métodos anticoncepcionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.